Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A alma sobrevive sem o corpo? › O que é alma?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
10/03/2002 às 15:00 #74472Miguel (admin)Mestre
Alma, alma.
Fico a imaginar onde vcs qerem chegar.
Qual alma vcs falam?
Sim. Pois para um poeta a alma é aquela que está ligada aos sentimentos, a paixão.
Para um ciêntista pode falar que é o ânima do corpo aquilo que é animado.
E tantas outras definiçoes.
E para o filósofo? Qual definiçao?
Será que temos uma ou umas definiçoes?
Platao distingue a alma algo reminiscivel, isto é, cabe a esta uma evoluçao para retornar ao mundo das idéias. Sendo assim perfeita.
Olha, Aristoteles até na contemporaneidade ainda é uma discuçao que devemos apurar com mais precisao…
Mas, vale a pena deixa eu ir almoçar, com alma ou sem… hehehe25/04/2002 às 20:10 #74473Miguel (admin)Mestrese a alma é perfeita, entao ela é razao. A razao é universal e comum a todos e pertence ao mundo das ideias platonico, pq ela é certa..A razao tb é imortal, pois 2×2 sera sempre 4 em qualquer lugar do mundo e epoca, logo retomando minha afirmaçao do começo a alma é razao, sendo IMORTAL, nao dependendo de um corpo para existir uma vez q ela ja existiu sem um corpo no mundo das ideias.}}
30/04/2002 às 17:44 #74474Miguel (admin)MestreA alma, nossos Eus, é a razão consciente ou não que dá forma e credita em nosso subconsciente tudo aquilo que vivenciamos.
As questões aqui não é com a alma mas até que ponto vivo alma ou vivo espírito.
Como ser tricotomista que sou, o corpo, este vejo e toco portanto sei o que nele se passa, a alma, centro das minhas vivencias e das minhas cognições esta é sem dúvida a área de percepção abstrativa que somente posso acessar quando percebo-me, e o espírito, este mostra minha imortal natureza meu lado infinito minhas potencialidades minha essência, mostra-me de onde vim e para onde vou.10/06/2003 às 5:45 #74475Miguel (admin)MestreA alma são os nossos pensamentos…a matéria não se move um centímetro sem a inteligência..que é a alma…ou melhor…o Espírito..a essência de todos nós. Compreender isso nãio é importante….a verdadeira sabedoria é ter a capacidade de admirar DEUS por todas as graças que Ele nos concede e pela oportunidade de vivermos neste planeta maravilhoso…com belezas naturais encantadoras. DEUS é tudo…isso é o importante…o resto é especulação de mentes limitadas afogadas na ilusão e na pretensão de poder compreender tudo. Um lembrete de Carlos Drummond: “Se procurar bem, você acaba encontrando não a explicação duvidosa da vida, e sim a poesia inexplicável da vida”.}
12/04/2004 às 18:57 #74476Miguel (admin)MestreApenas acho que a alma nada mais é do que nós mesmos. A maneira como acreditamos ou não na existência dela, está na forma encontrada por cada um para expor essa nossa projeção do sub-consciente. A alma é a forma de encontrarmos a paz interior, a fuga da vida agitada para a tranquilidade da imaginação. }
11/06/2006 às 12:58 #74477iipcMembroA morte, tema de fobias para muitos, é um fenômeno que todos nós vivenciaremos, mais cedo ou mais tarde.Desde as linhas místicas até às ciências materialistas percebe-se a criação de hipóteses sobre o quê de fato ocorre quando descartamos nosso corpo biológico.Muitas pessoas identificam-se apenas com o corpo humano e consideram que com o fim deste corpo, deixarão de existir.Atualmente estudos e pesquisas apontam para a existência de outros corpos, além do corpo físico: o corpo energético, o corpo emocional e o corpo mental. E, que o Homem se utiliza destes veículos ao longo de sua existência neste planeta. Desta forma, o que chamamos “morte” na realidade é o descarte apenas do corpo biológico. Ao deixarmos esta dimensão física, continuamos existindo e nos manifestando por meio de nossos demais corpos. E assim, a cada vida ou renascimento humano ganhamos um novo corpo físico.O que distancia e dificulta a percepção desta realidade para muitas pessoas são os condicionamentos. Eles impedem que nós atuemos mais lucidamente por meio de nossos outros veículos. Ficamos condicionados a pensar que somos apenas nosso corpo físico nos esquecendo dos demais.A Projeciologia é a ciência dedicada ao fenômeno da experiência fora do corpo e das nossas manifestações bioenergéticas. Pela utilização da vontade e de técnicas projetivas, o indivíduo pode vivenciar com discernimento, as experiências fora do corpo humano. As atuações extracorpóreas possibilitam a substituição da “crença” sem comprovação, pela vivência pessoal. A experiência pessoal é a melhor ferramenta para conhecermos o que ocorre de fato após a morte física.Michel Chad, engenheiro químico e pós-graduado em psicobiofísica é pesquisador voluntário do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia.Informações: (11) 3287-9705 ou pelo site http://www.iipc.org.br
06/07/2006 às 22:38 #74478ZMembrose a alma é perfeita, entao ela é razao. A razao é universal e comum a todos e pertence ao mundo das ideias platonico, pq ela é certa..A razao tb é imortal, pois 2x2 sera sempre 4 em qualquer lugar do mundo e epoca, logo retomando minha afirmaçao do começo a alma é razao, sendo IMORTAL, nao dependendo de um corpo para existir uma vez q ela ja existiu sem um corpo no mundo das ideias.}}
2x2 nem sempre dá quatro... pode muito bem dar azul, batatas ou ontem ;)"Alma é a marca deixada pelo pedaço de ilusão que somos nós, na imensidão do espírito universal" - Paulo Dias
20/07/2006 às 13:39 #74479iipcMembroHoje a ciência convencional “mede”, avalia ou classifica cada um de nós (consciências) de maneira incompleta. Entre as áreas que estudam a personalidade humana e seus comportamentos podemos citar algumas como a psicologia, a medicina, a antropologia a geografia política e a mecadologia (marketing). A abordagem é limitada porque considera apenas uma vida humana (atual), apenas o corpo humano (biológico) e ignoram as inter-relações com outras dimensões de manifestação.A conscienciologia propõe uma ampliação nesta abordagem para o estudo integral da consciência. Em sua abordagem a conscienciologia propõe que aconteça a pesquisa da consciência por ela mesma (principalmente) e pelas outras consciências. Para isto, apresenta uma ferramenta de avaliação chamada Conscienciograma. Trata-se de uma organização de 2 mil questões avaliativas agrupadas em 10 assuntos básicos:1.Soma. A avaliação quanto ao corpo biológico, quanto às influências genéticas, instintivas e quanto ao uso da ‘máquina humana’ para a manifestação sadia e produtiva da consciência. 2.Holochacra. A avaliação quanto ao reconhecimento e o uso do próprio corpo energético, quanto à autodefesa em relação a energias externas e quanto ao uso da própria energia em favor dos outros.3.Psicossoma. A avaliação quanto ao corpo emocional, extrafísico, e seu uso nas saídas lúcidas para fora do encaixe com o corpo humano. Há também a avaliação quanto ao predomínio das emoções em relação à racionalidade.4.Mentalsoma. Avaliação quanto ao emprego do corpo mental, extrafísico, responsável por atributos como: racionalidade, discernimento, memória, atenção, concentração e imaginação.5.Liderança. Avaliação da maturidade quanto à vida social.6.Comunicabilidade. A avaliação quanto à qualidade da comunicação e cultura didática.7.Priorização. Avaliação quanto à maturidade das escolhas (livre arbítrio).8.Coerência. Avaliação da manutenção coerente da própria moral, inicial.9.Consciencialidade. Avaliação da maturidade quanto ao entendimento do tempo evolutivo da consciência, não apenas humano.10.Universalidade. Avaliação relativa à maturidade cosmoética, a ética definitiva da consciência independente do tempo, do local ou da dimensão de manifestação.O Conscienciograma foi publicado (livro) em 1996 e está a disposição de qualquer interessado em conhecer-se melhor. Hoje ainda não há maior predisposição para o entendimento e uso desta ferramenta que poderá ser muito útil em todos os campos de avaliação da personalidade, incluindo, por exemplo, eleições, contratações, formação de equipes e orientações de projetos de vida. O Conscienciograma tem como modelo evolutivo o Homo sapiens sereníssimus.Daniel Muniz é jornalista e professor de Projeciologia e Conscienciologia. E-mail: [email protected]Informações: (11) 3287-9705. http://www.iipc.org.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.