O que é consciencia ?

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    gostaria que me dessem uma orientação sobre o que é consciencia para incluir num trabalho de faculdade.

    #74592

    A consciência é a intuição mais ou menos clara que o espírito tem de seus atos. No entanto, apesar de ser um problema fundamental da filosofia, a definição ainda é controversa. Conforme nota Hamilton a consciência não pode ser definida: nós podemos estar totalmente cientes do que ela é, mas não podemos transmitir para os outros uma definição sem confusão daquilo que sabemos claramente. A razão é simples: a consciência está na raiz de todo o conhecimento.
    Ou conforme outra citação do Lalande “O que nós somos cada vez menos quando caímos num sono sem sonhos, o que somos cada vez mais quando um ruído nos desperta aos poucos”. A isso se chama consciência.

    A consciência faz a transposição da percepção em estado bruto para a atenção daquilo que chamamos “eu”.

    #74593

    Onofre Veiga, muito obrigada por sua ajuda! Ela vai ser de grande valia!
    Amanda

    #74594

    A palavra consciência deriva de duas palavras: do verdo latino scire, que significa saber e da preposição cum, que significa com, logo, etimologicamente, consciência significa “saber com”.

    No Oxford English Dicionary , além disso, há não uma, mas seis definições da palavra consciência:

    1. Conhecimento conjunto ou mútou.
    2. Conhecimento ou convicção internos, especialmente de nossa própria ignorância, culpa, deficiências etc.
    3. O ato ou estado de estarmos conscientes ou cientes de alguma coisa.
    4. O estado ou faculdade de estarmos conscientes como condição ou concomitante de todo pensamento, sentimento e vontade.
    5. O estado de estarmos conscientes, considerado isto como a condição normal de uma vida sadia de vigília.

    Mas… nenhuma das definições é inteiramente satisfatória.

    A consciência é o que torna o ser único que vc é, diferente do seu amado e de qualquer outra pessoa, e que reage de uma forma particular a um determinado estimulo.

    Mas esta analise tb deixa muito a desejar….

    podemos imaginar a consciência revestida de 04 aspectos diferentes:

    1. o campo da consciência, às vezes chamado de campo global ou percepção.
    2. os objetos da consciência, tais como os pensamentos e sentimentos, e que nesse campo surgem e desaparecem.
    3. há tb o sujeito da consciência, o experienciador e/ou testemunha( sujeito da consciência, ou self conciente com o qual nos identificamos).
    4. a consciência como fundamento de todo o ser.

    Uma definição de senso comum da consciência equipara-a à experiência consciente., ou seja, experiências conscientes ocorrem com numerosos concomitantes: alguns internos; outros externos. Enquanto datilografo esta página, por exemplo, observo minha mente, enquanto meus dedos tocam as teclas da máquina de escrever. Estou pensando: como é que está se saido esta página? Devo reescrever esta sentença? Estou explicando de menos ou demais? Agora, escuto uma batina à porta do escritório. levanto a voz: “Quem é?” Nenhuma resposta. Tenho que fazer uma opção. Ou grito mais alto ou me levanto para ir abri-la. Os concomitantes externos são fáceis de entender. Eu não me identifico com meus dedos, mesmo quando eles estão ocupados fazendo alguma coisa a que dou valor, como datilografar esta página. Poucos entre nós pensariam em identificar consciência com sensações, impressões sensorias ou ações motoras. Você pode imaginar-se dizendo “Eu sou minha ida até à porta”?Claro que não. O senso comum nos diz que os concomitantes externos de uma experiência consciente não constituem os elementos fundamentais da consciência, contudo, quando passamos ao estofo interno da mente(pensamentos, sentimentos, opções etc) as coisas tornam-se muito menos claras. Numerosas pessoas, por exemplo(seguindo o conceito de Descartes) identificam-se com os seus pensamentos: “PENSO, LOGO EXISTO.” No caso de outras, ser consciente é sinônimo de sentimentos: “SINTO, LOGO EXISTO.” Alguns podem idenficicar-se com a capacidade de escolher, Nietzche, por exemplo iguala ser a vontade.

    Acreditamos que ao falarmos sobre consciência devemos tb falar sobre determinismo e livre-arbítrio, pois em um mundo determinista( nesse sentido o físico Hawking) não podemos falar em opção.

    Bertrand Russel criou um linguagem que ficou conhecida como teoria de tipos lógicos e que visava solucionar problemas que surgiam na teoria dos conjuntos. A idéia básica de Russel era que um conjunto composto de membros é de um tipo lógico mais alto do que os próprios membros, porque define o contexto para pensar neles. Analogamente, o nome de uma coisa, que representa o contexto da coisa que ela descreve, é de um tipo lógico mais alto do que a própria coisa, dessa maneira, entre os 03 concomitantes internos da experiência consciente, sobressai a escolha, pois ela é um tipo lógico mais alto que os pensamentos e os sentimentos, afinal tudo(os 03 concomitantes) faz parte do ser.

    Aí perguntamos: não será a capacidade de optar o que nos torna conscientes das experiências que escolhemos, pois ao imaginarmos uma coisa não temos certeza do que ela possa realmente ser até experimentarmos esta coisa,… por vezes imaginamos uma coisa e a experiência nos mostra ser outra.

    Os orientais ensinam que um caminho é para uma jornada e não para um destino. Uma jornada de experiências e de escolhas, pois todos os momentos enfrentamos literalmente miríades de possibilidades alternativas, e escolhemos entre elas, e ao escolher reconhecemos o curso do nosso caminho, sendo que dessa maneira a opção é capaz de definir o nosso self.

    Ciência e senso incomum, recorremos a ela quando fracassa o senso comum, contudo recorrer a psicologia em nada adianta, pois como disse o eminente cognitivista Ulric Neisser: “A psicologia não está pronta para enfrentar a questão da consciência.”

    recomendo alguns autores excentricos

    Ken Wilber – O ESPECTRO DA CONSCIÊNCIA E CONSCIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

    Ronald David Laing – EU E OS OUTROS

    #74595
    jocax
    Membro

    Memes X Genes : A Origem da consciencia- Perpetuacao e Felicidade
    ===================================================================
    By : Joao Carlos H. Barcellos jan/2001

    O tema deste ensaio eh um estudo sobre a felicidade e sua
    relacao com os memes e genes.

    Prazer memetico



    Considerando-se a felicidade como a soma das sensacoes ponderadas
    pelo tempo de sua duracao, podemos dizer q a felicidade esta
    relacionada diretamente com o prazer e o sofrimento do individuo
    durante sua vida.

    Toda sensacao que o individuo sente eh atraves de impulsos
    eletro-quimicos que ocorrem em seu sistema neurologico.
    Portanto, as sensacoes sao patrocinadas pelos genes.

    Para efeito de estudos, podemos dividir em tres etapas os niveis
    de desenvolvimento evolutivo neurologico animal e seu comportamento.

    – Primeira etapa : Puro instinto.
    Neste estagio os animais seriam teleguiados pelos genes unicamente
    atraves dos instintos que geram impulsos de acao que, satisfeitos
    (ou nao) gerariam sensacoes de prazer (ou dor). Neste estagio
    evolutivo nao existe aprendizagem. Todo comportamento esta previamente
    armazenado no cerebro.

    – Segunda etapa : A aprendizagem.
    A recompensa pelo prazer (ou a inibicao pela dor) geram reforcos
    no padrao do comportamento animal que funciona como um estimulo
    (ou desestimulo) para a repeticao da acao. Nesta etapa, a presenca
    de um cerebro capaz de armazenar algum conhecimento eh necessaria.

    Comportamentos, sinais, trilhas e outras informacoes q geraram
    sucesso sao armazenados para poderem ser usados futuramente.

    A aprendizagem foi entao o primeiro avanco que permitiu a obtencao
    do prazer recompensatorio (ou a inibicao da dor ) sem a necessidade
    da intervencao direta dos instintos na acao comportamental animal.

    – A terceira etapa : O controle dos instintos.
    O advento do cerebro memetico, isto eh, um cerebro capaz de
    armazenar informacoes e, principalmente, com base nestas informacoes,
    tambem controlar os impulsos instintivos do organismo, tomando o
    controle das acoes sobre o corpo, soh foi possivel atraves do surgimento
    de uma nova forma de recompensa: O prazer antecipatorio.

    O prazer antecipatorio, ou prazer memetico, surgiu como um prazer
    relacionado com a esperanca de prazer futuro.

    Era uma forma de prazer que permitia ao organismo inibir seus
    impulsos instantaneos, que geraria prazer imediato, para permitir
    um aumento de sobrevivencia ou mesmo um prazer maior
    que recompensasse, com vantagens, a inibicao do prazer imediato.

    O prazer memetico gera um prazer real de outro nivel :
    O prazer de se saber que havera uma recompensa futura. Eh o
    prazer de saber que havera mais prazer.

    Importante observar que a sobrevivencia fisica do organismo sempre foi
    umas das metas fundamentais da vida. ( A primeira eh a perpetuacao
    genetica ). Desde a origem da vida, ateh nossos dias, a luta e a
    preocupacao para garantir a vida foi eh e sera fundamental em todos
    os seres vivos.

    Eh natural entao supor que uma das formas de prazer memetico
    estaria relacionado a sobrevivencia : Todas as formas de prazeres,
    instintivos e imediatos, poderiam esperar se os memes apontassem
    um caminho de maior sobrevivencia ao cerebro. Mesmo q este
    caminho requeresse grande sacrificio e sofrimento.

    Existe uma relacao direta entre memes e prazer:
    Considere, por exemplo, um faminto que ao pensar em uma suculenta
    refeicao, ativa diretamente centros neurologicos que respondem
    com a salivacao, ou, que ao saber da iminente chegada de viagem
    de um parente distante se alegra imediatamente. Diversos exemplos
    mostram a relacao direta do que pensamos e acreditamos com nossos
    sentimentos. O mesmo acontece quando pensamos que uma determinada
    norma de conduta, acao, ou mesmo pensamento podera garantir nossa
    sobrevivencia no futuro. Este prazer antecipatorio eh real e nao
    podera ser desprezado se quisermos entender nosso proprio e
    intrigante comportamento.

    Imortalidade



    A imortalidade eh a nossa perpetua sobrevivencia.
    O prazer da imortalidade, portanto, deveria ser o maximo que
    poderiamos almejar em termos de prazer antecipatorio uma vez que
    este tipo de prazer representaria uma das maiores recompensas que
    o cerebro poderia sentir.

    Mitos e Lendas diversas por todo o mundo comprovam esta busca
    incessante pela imortalidade que justificaria todos os sacrificios.

    Mesmo atualmente qualquer dieta, exercicio ou comportamento
    que aumente nossa vida em pelo menos alguns anos sempre foi
    procurado.

    Eh natural que as religioes se valham deste anseio e deste grande
    prazer memetico, oferecendo a imortalidade aos seus seguidores,
    como uma forma eficaz de arrebanhar adeptos e contribuintes.

    Eh compreensivel tambem pq pessoas que realmente acreditam nessa
    imortalidade possam fazer qualquer coisa (ateh mesmo cometer o
    suicidio) para conseguir tal dadiva.

    Um seguidor de uma religiao ou doutrina, que acredite q esta o levara
    a imortalidade, obtera um prazer memetico que podera deixa-la
    realmente mais feliz do que se ela nao acreditasse nisso.
    Isso significa que uma pessoa seguidora desta crenca poderia ter um
    nivel de satisfacao na vida, ou seja, de felicidade, superior a uma
    outra pessoa sem esta perspectiva imortal.

    Dessa conclusao surge uma pergunta fundamental :
    Seria a constatacao que um aumento de felicidade devido a crenca na
    imortalidade um motivo de indicacao para uma prescricao doutrinaria?

    Dentro de uma etica comprometida com a verdade, a resposta eh
    positiva se esta doutrina ou religiao satisfizer alguns quesitos:
    1- Nao prometer coisas que vao contra evidencias ou a ciencia aceita.
    2- Sua etica deve ser compativel com alguma base natural ou previa
    de moral humana.

    Genes e Memes



    Uma vez explicado o prazer memetico, que tem na luta pela sobrevivencia
    do organismo sua origem mais antiga, e na imortalidade seu prazer maior,
    podemos agora entender e tambem buscar alguma doutrina que satisfaca
    os quesitos eticos acima e, ao mesmo tempo, sirva como uma forma
    de obtencao do prazer da imortalidade.

    Doutrinas ou religioes Deistas nao sao uma solucao pois nao satisfazem
    o item 1 acima.
    Se temos que ter uma forma de imortalidade isso significa preservar
    alguma coisa ou o todo do que somos. E o que somos?
    Somos um corpo que armazena genes e memes ( complexo gemetico ).

    Como a imortalidade do corpo, com seu complexo gemetico, de fato
    ainda nao pode mesmo ser conseguida, entao deveremos escolher
    entre uma das duas formas basicas ou mesmo uma mistura destas
    entidades.

    Analisemos a perpetuacao memetica.

    O que significaria preservarmos nossos memes?
    Significa que nossas ideias, principios , valores , memorias
    conhecimento e toda sorte de informacao que o cerebro armazena,
    seriam passados para outros individuos ou mesmo para algum
    meio material de maneira q pudessem ser conhecidos no futuro
    e desta forma serem preservados nestes novos cerebros.

    Mas isto eh utopico uma vez que poucas pessoas interessar-se-iam
    pelo que sabemos se o que sabemos sao informacoes de uma pessoa
    normal ( a quem uma biografia, por exemplo, nunca seria comprada)

    Se somos pessoas normais, sem nenhum conhecimento privilegiado
    ou nenhuma ideia realmente nova ou revolucionaria, entao a perpetuacao
    memetica eh muito dificil de acontecer, e dificilmente se preservara
    por mais do que duas geracoes.

    Analisemos a perpetuacao genetica.

    A preservacao de nossos genes pode se dar atraves de muitas formas
    mas a mais comum eh atraves de nossos descendentes.

    Mas nao eh apenas atraves de nossos descendentes q perpetuacao genetica
    pode se fazer. Como todos os seres de uma especie compartilham muitos
    genes, talvez mais do que 90%, entao a preservacao da especie como
    um todo tambem eh uma forma validade de perpetuacao genetica.

    Desta maneira, todo tipo de auxilio que se de aa especie como um todo,
    ou a grupos em particular, seriam formas validas de auxiliar nossos
    proprio genes a sobreviver.

    Os genes sao passados atraves das geracoes de forma digital, isto
    eh os genes, por possuirem em sua estrutura apenas 4 tipos de letras que sao componentes discretos e nao analogicos, torna sua copia,
    quando nao sofrem mutacoes, perfeitas.

    Mas os genes nao sao apenas partes fisicas do que somos,
    se assim fosse, poderiamos dizer que os atomos tambem seriam formas
    de perpetuacao. O que acontece eh que os genes sao receitas vivas
    de nosso ser (corpo ) e por essa razao poderemos sentir que sua
    perpetuacao eh uma forma de preservar grande parte do que somos.

    Claro que nossas experiencias pessoais e memorias nao sao preservadas
    pelos genes mas, se retrocedermos e vermos a origem do prazer
    memetico e as razoes primitivas que nos levaram a busca da
    imortalidade encontraremos a preservacao dos genes como a fonte
    deste foco extra de felicidade.

    #74596

    Um homem de consciência:
    Pode um homem honestíssimo e lealíssimo ser e pensar que é a pessoa menos importante do mundo?
    Pode este mesmo homem ver sua cidade deperecer e, por nunca ter sido nada, não querer ser nada, não ter e não querer nada de nada, ao receber a nomeação para ocupar o cargo mais importante fugir da responsabilidade, ter consciência?
    O que de fato é consciência?

    #74597
    mceus
    Membro

    a nossa limitação gramatical, o conjunto de palavras que sabemos e as frases que conseguimos construir com elas, só estamos conscientes quando explicamos as coisas com palavras, por isso que alguns sentimentos acontecem “inconscientemente”.
    Como limitados somos! E quão ridiculos são nossos “achismos”, nossas vedades…tão limitadas…tão pequenas….

    #74598

    Oi Onofre,
    Gostaria de sua ajuda para que eu possa realizar um trabalho da faculdade…O tema é: Ciência x Consciência.

    #74599

    Preciso urgentemente de uma ajuda. Tenho um trabalho para entregar em 3 dias falando sobre a consciencia filosófica em todos os períodos da história…Preciso de ajuda!!! Agradeço desde já!
    Jéssica Luz de Castro}

    #74600

    Gostaria de saber, já que a psicologia segundo Ulric Neisser não está pronta para entender a conscência, quem primeiro empregou este termo”conscência”na História?

    #74601

    Gostaria de saber + sobre Projeciologia e se alguém conhece o Ceaec, principalmente o que se encontra em Foz do Iguaçu-pr

    #74602

    ….Consciência = Mente + conhecimento

    …Visitem o site que estou fazendo , e que é nosso , assim como este site !!
    http://www.geocities.com/hovni

    #74603

    O que é Mente?
    Vc faz divisão entre Mente e cerebro?
    Vc acha q somos “livre”?
    Q somos erança q um “ser superior”?

    Q besteirol….

    #74604

    Conciência é o nome do site

    #74605

    Cuidado com esse tipo do Vitor Mateus de Oliveira , primeiro ele apóia idéias nazistas e também a idéia que Judas Iscariotes é o verdadeiro salvador , e que eu sou fundamentalista.
    ……..diz ele que eu corro de discussões , mas seus amiguinhos fecharam o tema ” Judas , o verdadeiro salvador “,eles estão apavorados , são muitas verdades para esses cães .
    Daí leva uma bomba e como uma marica arrependida me escreve um e-mail dizendo que gostou das idéias do meu site , e em seguida escreve neste fórum que minhas idéias são ridículas ( ai , ai ). Talvez a ignorância dele não permite distingüir o que são idéias e o que são verdades . Ele não é criança , é um criminoso desesperado , o Mentiroso , logo vai pro lixo.

    P.S. Eles acham que estão bem escondidos .

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