O que é o respeito a opinião alheia

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Ética O que é o respeito a opinião alheia

• Este tópico está vazio.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    DamaNegra
    Membro

Afinal o que é o respeito a opinião?? ???Dizer que respeita a opinião de alguém é fácil, porém qual é a linha que separa a minha opinião do ataque a sua opinião?Vejamos, quando li aqui algumas opiniões que atacaram diretamente a minha fé, me senti desrespeitada, afinal eu acredito e se você não acredita não zombe de mim e nem do que eu acredito... (pô é como se xingassem minha mãe... :()Porém, então pensei, será que minha fé agride da mesma forma aquele que não acredita e se sente tão desrespeitados quanto eu nesta questão? bom acredito que não com a mesma intensidade.A questão é: não só se tratando de religião, até aonde eu posso bombardear o que não acredito sem que dessa maneira desrespeite a opinião daqueles que não pensam igual a mim?Será realmente que posso demonstrar a minha opinião de forma tão sadia que seja somente a demonstração de minha opinião??? Será que isso é impossível.... Acho que o cuidado com as palavras é de suma importância em uma discussão sádia... para que realmente ninguém seja (ou se sinta) desrespeitado.

Z
    Membro

Sua constatação é deveras importante e filosoficamente interessante, sendo muitas vezes substimada.De facto não é fácil expor uma opinião sem "ofender" a de outrém.Julgo que o crucial está não na forma como exprimimos, mas sim na forma como ouvimos as opiniões dos outros.Pense assim, se alguém me dizer que Deus não existe porque o mundo é cruel, eu não vou pensar que ele é otário ou que ele não sabe argumentar.  Eu vou sim sorrir e tentar acreditar que esse alguém disse aquilo motivado por factores que não a maldade.Deste modo deparamo-nos com o facto do respeitar a opinião dos outros é acreditar que elas têm razão de ser, mesmo quando nos contradizem a nossa escandalosamente.Fora disto, aí temos então a mera escolha de palavras, a eficiência da argumentação e a capacidade de catalogar os fundamentos pelo crédito que mereçem.;)

A meu vêr essa incapacidade  de mantêr  o respeito por adversas opiniões , se deve acima de tudo , à descaracterização , que a liberdade de expressão tem sofrido ao longo das ultimas décadas…E o mais interessante é mesmo que  tenhamos uma sociedade direcionada para um tecnocracismo, e dai devai estar mais lucida de comportamentos sociais e saber sua próprias rais de liberdade, mas não...Mas se formos analisar outros focos sociais(Media) reparamos  , os seus porquês e suas consequências

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.