Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › O que Epicuro tem a dizer
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
11/07/2001 às 6:38 #69917Miguel (admin)Mestre
Eu não olhei em todo o forum, então não sei se isso foi colocado ou não. Mas vamos lá:
“Deus quer evitar o mal, mas não consegue? Então é impotente. Consegue mas não quer? Então é malévolo. Consegue e quer? Então por que existe o mal?”
14/07/2001 às 8:25 #75060Miguel (admin)MestreAntecipando possíveis respostas:
O problema do argumento de que existe mal no mundo porque Deus é tão bom que nos da a liberdade de escolher nossas ações
Eu fico surpreso ao ver como as pessoas são menos exigentes com Deus do que com os seres humanos. A resposta mais comum para a pergunta “Se Deus é tão bom, por que existe mal no mundo?” é a seguinte: “Deus é tão perfeito, bom e ama o ser humano tanto que quando criou o homem deu-lhe toda liberdade. O homem aproveitou essa liberdade, e criou o mal.” Nossa, eu poderia escrever varias páginas falando sobre os problemas dessa teoria, mas vamos a apenas dois pontos.
O primeiro ponto vou explicar com essa historinha. Numa tarde, dez pessoas extremamente boas e justas estão sentadas numa praça de uma pequena cidade. De repente, aparece um homem forçando uma pequena criança ao centro da praça. Lá, à vista de todas as dez pessoas, ele começa a bater na criança, até que ela comece a sangrar. Ele então pega uma faca, e corta um dedo de cada uma das mãos da criança, que está aterrorizada e chorando sem parar, e literalmente come eles. Todos olham com atenção, mas não fazem nada e o homem começa a estuprar a criança. Depois ele pega uma faca e começa a cortar os braços e pernas dessa criança, tendo que ficar pelo menos cinco minutos em cada um dos membros pela dificuldade em cortar-los com uma simples faca. E para finalizar, ele pega um revolver e com um tiro preciso na cabeça, assassina a criança, e com outro tiro preciso na cabeça, comete suicidio. Durante a tortura e assassinato, nenhuma das dez pessoas fez alguma coisa para impedir o tormento da criança. Diga, você deixaria que alguma dessas dez pessoas, boas e justas, cuidassem de seu filho?
E agora o segundo ponto. Devo chamar a atenção ao fato de que o que disse anteriormente vale para qualquer Deus que é bom, enquanto o que direi a seguir vale apenas para aqueles punem. O homem que assassinou a criança com tanta maldade e depois cometeu suicidio, vai ao inferno. Um lugar daonde ninguém sai. Lá, ele sofre eternamente, de maneira mais brutal do que o menino que torturou. Por que Deus ama tanto o homem que torturou e assassinou a criança que deu liberdade a ele, mas não ama ele o suficiente para aceitar o que ele faz com essa liberdade, sem puni-lo?
Como colocou Arthur Schopenhauer: “…dizem-nos que esse Deus, que prescreve a indulgência e o perdão para todas as faltas, não exerce nem uma nem outra coisa, mas faz exatamente o oposto; então, um castigo que vem no fim de todas as coisas, quando o mundo está irremediavelmente perdido, não pode ter como objetivo aperfeiçoar ou dissuadir; é, portanto, pura vingança.”14/07/2001 às 15:14 #75061márcioMembroSo uma observac,ao : nao e o homem que criou o mal com sua luberdade. A liberdade existe na opc,ao entre o bem e o mal. Mas o mal foi criado antes, segundo o cristianismo pelo primeiro anjo, que caiu. Mais detalhes no texto sobre Santo Agostinho .
17/07/2001 às 19:08 #75062Miguel (admin)Mestre“Deus é tão bom que foi capaz de nos criar nos dotando de todas as inteligências, porém quando não usada bem pode-se cair no perigo de destruição”.
17/07/2001 às 22:01 #75063mceusMembroDiante da pergunta colocada eu respondo perguntando: O que é o mal?
19/07/2001 às 18:11 #75064Miguel (admin)MestreO mal, acredito, não pode ter sido criado pelo homem, que, para vcs, é criação de deus. É aquela: na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Talvez seu Deus não seja tão perfeito assim.
20/07/2001 às 1:50 #75065Miguel (admin)MestreO mal se opõe ao que é bom. Bom no sentido grego, no sentido do belo, da justa medida, da justiça. O mal é invenção humana, o que aliás torna o diabo bem mais criativo que Deus. Porque ser bom pertence à uma ordem natural das coisas, a natureza é boa( é bela), e mesmo selvagem, ou violenta, ainda assim é bela.
Feio é o homem, que dis-torçe a natureza, e cria a des-natureza. Aliás, esse é seu feitio, ou seja, sua matéria-prima, pôsto que precocemente comeu da fruta do conhecimento, e distinguiu entre o bem e o mal.
Mesmo sendo des-naturados filhos de Eva, podemos ainda ser belos. Mesmo que a beleza humana seja artifício, ou arte-fato. É criada, construída, produzida. Por isso essa beleza des-natural pode até ser sublime, de tão bela. Até mais que sublime, ela é- a beleza humana- até mesmo estranha.
Então, não interessa o mal, ou o feio, nem de onde veio nem para onde vai, pois que o belo e só o belo encanta ao Ser! Se em nossa origem ôntica éramos belos, por que não re-construirmo-nos à nossa imagem e semelhança do que fomos?
Na feiúra aparente dos entes, esconde-se esquecida a beleza do Ser.23/07/2001 às 14:53 #75066mceusMembroEm tempos remotos, um sacrifício de um filho para os deuses seria algo bom, de felicidade plena, e assim todos entendiam e apoiavam, hj, seria um terror, uma grande maldade. Um outro exemplo: Para um ladrão que furtara pão para comer, o mal seria ser pego pela polícia, o bem, seria escapar e saciar a fome, mas para o padeiro isso se inverteria, o bem seria pega-lo e puni-lo, o mal se este escapasse. Creio que há um certo subjetivismo nisso, não há?? Dependendo de onde estivermos, veremos o bem ou o mal. Acredito que as ações humanas, como de qualquer animal, sejam orientadas para bem.
Um abraço.21/10/2001 às 3:25 #75067Miguel (admin)MestreO mal e o bem são dois lados de uma mesma moeda, sem a existencia do mal nunca saberiamos o que é o bem, sem a existencia da guerra não saberiamos o que é a paz, …
Também digo que na realidade não sabemos o que seja bem e mal, temos apenas uma ideia vaga.Mas agora retornando a fala de mceus, ele fala do roubo que é bom para um e ruim para outro, isto eh justo? A fome justifica o roubo? Um cidadão nesta situação teria outra saida? E porque ele não a optou??
26/01/2002 às 0:20 #75068Miguel (admin)MestreResposta a Epicuro
Pq existe o mal? Pq Deus permite ?
Sim, pq Deus nao permite só o bem e evita o mal? Primeiro, que o mal é causado pelo próprio homem e Deus permite sim para que possamos crescer sozinhos, aprendendo com nossos proprios erros e assim nos desenvolvendo como pessoas através do nosso proprio merito, se Deus quisesse uma raça de marionetes ele nao teria criado robos mas para que o homem pudesse conquistar o bem por meritos proprios e para isso deve existir a possibilidade do homem fazer o mal. Alem disso para que possamos apreciar o bem é necessário que o mal exista, pois senao, nao dariamos valor a ele pois considerariamos isso como algo corriqueiro e nao dariamos valor a ele. Por fim com relação ao castigo apos a morte, Pq Deus deveria ser indulgente com quem faz coisas erradas, a pessoa que matou e estuprou fez pq quis, entao se é castigada com algum tipo de punicao posterior, esta sendo castigada pq merce ser castigada, isso é justiça, ué. Ainda assim Deus nao deixa de ser indulgente pq pode perdoar aqueles que se arrependem (isto tambem pode variar conforme o caso, nao sou Deus para saber) Se alguem que fez algo de errado e so vai pagar muito tempo depois Deus nao esta sendo indulgente com esta pessoa por so fazer lhe pagar depois ao inves de faze-la pagar na hora ?07/07/2002 às 6:02 #75069Miguel (admin)MestreRESPOSTA A EPICURO
DEUS NÃO PODE ESTAR TUTELANDO TODA A HUMANIDADE A VIDA INTEIRA, SENÃO ONDE ESTARIA O LIVRE ARBÍTRIO.
SE ASSIM FOSSE(NUMA VISÃO MAIS SIMPLISTA) SEU PAI BIOLÓGICO SERIA RESPONSÁVEL POR TODOS OS SEUS ATOS.
VIVEMOS EM SOCIEDADE QUE NOS IMPÕE REGRAS DE CONVIVÊNCIA BASEADO EM CERTOS PRICÍPIOS MORAIS QUE DEVEM SER OBEDECIDOS. CABE-NOS OBEDECÊ-LOS. SE EU COMETO UM CRIME O CULPADO NÃO É MEU PAI BIOLÓGICO OU MEU PAI ESPIRITUAL, SOU EU MESMO.07/07/2002 às 17:24 #75070Miguel (admin)MestreCerto, mas se seu pai biológico não tivesse criado você, não haveria crime e culpa a ser atribuída…não? A criação já tem seu berço no erro.
…Onisciência? Onde está?30/01/2006 às 6:51 #75071_epikouros_MembroEstou me arriscando a sair um pouco do tópico… Essa observação de Epicuro, que já deu origem a todo tipo de reflexão, tem suas raízes filosóficas no Atomismo de Anaxágoras. Epicuro tinha uma visão científica (ou pré-científica) do universo, não aceitava a "vontade divina" como mola propulsora do destino. No entanto, essa citação tão famosa não representa, como muitas vezes tenho visto, uma tentativa de imputar um certo caráter à Divindade (ex: Epicuro insinua que Deus é mau). No final, o mais importante na filosofia de Epicuro é sua capacidade de definir o bem, e tracejar um caminho para a prática do bem que pode ser seguida por seres humanos, finitos e mortais. Também gostaria de dizer que é sempre bom encontrar referências a esse filósofo, que considero um de meus mestres. Abraços a todos!
30/01/2006 às 23:31 #75072Eu creio!!!!Membro;DQuanta insensatez.Dizer que Deus é vingativo e não amoroso, é no minimo desconhecer Deus. Isso, é o que mais percebo neste foro. Alan vc escapou por um triz.O mal é claro não foi criado pelo homem, ele está no homem. O livre arbitrio que Deus deu ao homem, é justamente, para que esse homem, escolha entre fazer o bem ou o mal. Mas, infelizmente ele na sua maioria das vezes escolhe fazer o mal, pois o mal está nele, não foi criado por ele. Deus criou-o com essa liberdade, mas par discernir,optar, escolher o bem, o bom, que provem de Deus seu criador. O mal existe, por opção do homem “Deus criou o homem perfeito(completo,pleno)mas ele buscou muitos artifícios”. Mas, pra muitos é mais fácil colocar a culpa em Deus, ou simplesmente não admitir sua existencia. Eu prefiro ficar com Deus e sua palavra, mesmo com as parentes controvérsias, para o controversos.
13/09/2011 às 22:11 #75073Rubens PradoMembroA FALÁCIA DE EPICUROconsidera como certas as premissas premissas inválidas para começo de conversaele considera que se Deus existe e é bom, quer evitar o malRefutação simples: Deus NÃO quer evitar o mal, mas sim quer que nós evitemos O MAL em nossas vidas, para isto somos seres dotados de 'decisão', simples assim.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.