O que Jesus Cristo Tem de tão "Especial"?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? O que Jesus Cristo Tem de tão "Especial"?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 41 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70995
    lincolnpsi
    Membro

    Olá a todos , um bom dia!Estou escrevendo este tópico com muito cuidado para não ofender, criticar negativamente ou mesmo iniciar um debate em tom de guerra e injurias.Após estas considerações, gostaria, se possivel, debater o assunto "A moral de Cristo entre os homens".Uma boa parte das pessoas que se dizem cristãs, buscam dia a dia seguir os passos de cristo.Isto sempre me deixou confuso , uma vez que para seguir os "passos" de alguem é preciso ter "pegadas", porem as unicas pegadas sobre este homem das quais temos conhecimento são os relatos verbais passados de geração em geração e a propria biblia, que foi escrita e reescrita diversas vezes por um sem numero de pessoas diferentes.Quando criança havia uma brincadeira que se chamava telefone sem fio, onde a ideia original , atravez da interpretação de cada participante, era completamente modificada ao final.O que cristo fez de tão importante, para que depois de 2000 e tantos anos ainda comove e aliena e induz e atormenta tantas raças e tantas culturas e tantas pessoas hoje em dia?Milagres?Utopias?Atitudes unicas?O que foi tão marcante?A morte cruel?A vida dura?A falta de um simples sorriso durante toda a vida?Praticamente toda a historia de cristo é marcada por conflitos e dores imensas, muitas passagens biblicas mostram o cristo realizando atitudes simples e sem graça, de cara fechada e voz taciturna e sombria, mas tambem pudera né, quem seria feliz tendo a existencia marcada pelo conhecimento do que iria acontecer?Se ele sabia o futuro, e era tão esperto, porque não ajudou de forma mais madura este "pobre" povo sem alma e pecador?Acredito que a historia do cristo é bem parecida com a historia dos grandes nomes da mitologia grega.Recentemente vi na tv um documentario onde mostravam as artimanhas usadas pelos faraós nos templos e locais sagrados , nos castelos uma serie de ilusões de otica , realizadas atraves de uma mecanica rudmentar porem bastante eficiente.O oraculo de delfos era e ficou tão famoso pela historia de ser sagrado e profético , porem só ha pouco tempo descobriu-se que no local do oraculo existia uma fonte de gaz (nao sei o nome do gaz pois tem muito tempo que vi esta historia) do qual este gaz atua no organismo de forma a deixar a pessoa alucinada em estado de alteração da conciencia.Os faraós e os gregos e uma pá de civilização antiga usavam em rituais uma serie de mecanicas do tipo:O rei chegava e dizia e uma serie de palavras misteriosas e o portão do calabouço se abria sozinho e as pessoas achavam que este rei era poderoso mesmo!Porem ninguem sabia que abaixo do solo haviam um sem numero de pessoas suadas e cansadas carregando combustivel , ou fogo ou agua, para fazer as alavancas e manivelas se moverem "sozinhas" la em cima.Estou dizendo isto pois alguem ja parou pra pensar se cristo poderia ter sido um otimo ilusionista?Poxa mas o Mister M tambem é e nem por isso existe uma igreja "Mister M é amor" ou " Assembleia do Mister M" e tal.Tudo bem, ok , acredito que cristo deva ter feito mais coisas...Oque por exemplo?Ele disse para amarmos o proximo como nós mesmo.Foi ele que inventou isso?LOGICO QUE NÃO!Ele pregou o amor o perdão a paz a luz branca o algodão sagrado a hello kitty da alma, ok , mas o maximo que ele merecia era um premio nobel da paz , que ate o mandela ja ganhou.É interessante refletir com frieza sobre a historia, e tenho certeza que existiram milhares de pessoas que fizeram muito mais do que cristo e nem por isso ficaram tão famosas.Eu respeito a ideia do jesus , mas não acredito que seja nescessario tanto "barulho", para aprender esta ideia e pratica-la, e digo barulho mesmo , acho irracional tanto barulho, ja ate falei pro pastor que tem uma igreja aqui do lado da minha casa pra tentar gritar menos , pois eu ja liguei pro SAMU 3 vezes e pra PM 2 vezes pois achei que tinha alguem morrendo ou sendo massacrada dentro da igreja que utiliza a mesma aparelhagem de som da banda de heavy metal do skug , um chegado meu que mora aqui no meu bairro.Enfim, eu só queria saber qual foi o grande feito deste homem jesus que comia igual a nós , dormia igual a nós, tinha ereções iguais as nossas, defecava igual a nós (Tem uns com mais fluencia e odores exagerados) , mas enfim , era um homem normal , e com certeza jogou bola de gude ou futebol na infancia.O que ele fez ( nao quero respostas tipo , ele te salvou, ou ele te ama, ou ele salvou o planeta, ou ele jogou um raio laser no capeta na hora certa e bla bla bla) quero saber o que ele inventou de tão espetacular que ninguem mais consegue ou conseguiu fazer. certo?Grande abraçoLincoln F

    #87995
    SE7MUS
    Membro

    Praticamente toda a historia de cristo é marcada por conflitos e dores imensas, muitas passagens biblicas mostram o cristo realizando atitudes simples e sem graça, de cara fechada e voz taciturna e sombria, mas tambem pudera né, quem seria feliz tendo a existencia marcada pelo conhecimento do que iria acontecer?Se ele sabia o futuro, e era tão esperto, porque não ajudou de forma mais madura este "pobre" povo sem alma e pecador?

    Você está assistindo FILMES de mais...! a Biblia é só letras sem ilustrações, o resto é só imaginação...!  - - "Atitudes simples e sem graça..."? Que isto..!? você queria ler um gibi...!? - ELE É DEUS, Ele decide quem salvar.

    #87996
    ppaulo
    Membro

    bom, o título do tópico é o que Jesus tem de tão especial e, logo no início do post inaugural “debater os assunto 'a moral de Cristo entre os homens'”.Creio ser interessante, para marcar o início da questão então ligar que a pergunta seja: O que é tão especial na moral de Cristo entre os homens.A partir disto, já definimos um caminho onde trilhar.A moral cristã não deixa de ser como tantas outras de tantas outras religiões do presente ou do passado. É uma moral do dever.Na minha modesta opinião, a importância da moral cristã é que ela deixou o foco do divino e passou para um foco humanista e, tornou a medida divina das coisas (ou trouxe) a uma medida de humanidade - o grande exemplo disso é o Jesus humano em contraposição com o Cristo divino, ambos coexistem.A moral cristã neste aspecto se aproxima bastante da moral kantiana e seu imperativo categórico. Por ser uma medida humana, nos traz a idéia de um justo meio, de um equilíbrio ou equidade.Ama ao próximo como a ti mesmo poderia bem ser age segundo uma lei interior que se fosse válida serviria a todos indistintamente. Essa medida de equidade entre os seres humanos (filhos do mesmo Pai) é o que tornou o cristianismo tão atraente. Todos podiam ser iguais.. Os pesados fardos de outras religiões poderiam ser resumidos apenas neste ama o proximo como a ti mesmo. Não mais exigia tantos sacrifícios, mas tão somente amor (num sentido lato, claro).A moral cristã foi um dos fundamentos para a construção da igualdade (mesmo após séculos de opressão pela igreja católica).

    #87997
    Acácia
    Membro

    :heart_mini: :rose_mini:Muito amor no coração e muita consciência a ser transmitida... Onde estarão os discípulos de Jesus no tempo que se chama hoje? :rose_mini:

    #87998
    maurico
    Membro

    Você quer resposta de quem foi Jesus ou quem são os cristãos…

    :heart_mini: :rose_mini:Muito amor no coração e muita consciência a ser transmitida... Onde estarão os discípulos de Jesus no tempo que se chama hoje? :rose_mini:

    Jesus foi quem criou um sistema moral que até hoje ninguém superou .Acho que qualquer um pode questionar a divindade de jesus, mas deve ter uma fundamentação extremamente precisa para ironizar e monosprezar a contribuição que ele deu para a humanidade.Não falo dos Cristãos, estes não merecem maior crédito que os seguidores de qualquer outra filosofia, doutrina, ou modo de vida social. Mas que Jesus contribuiu positivamente para a humanidade, talves mais que as ciências modernas. Estas, muitas vezes, contribuem para a divisão e segregação entre as pessoas, levando a morte e escravidão, enquanto a doutrina de Jesus resumiu uma vida harmoniasa a todos, que em 2000 anos ninguém conseguiu superar.E é claro, alguns "inteligentes" pensam que ela não serve pra nada.

    #87999

    Acho que como toda a religião faz, os cristões colocaram Jesus como um representante de Deus na terra, um sábio que ficou eternizado pelos seus milagres (milagres identicos a de alguns deuses gregos e egipicios) com base em mostrar o caminho para povo que lhe cercava. Acho que Jesus só é tão conhecido assim hoje pelo poder conquistado da igreja católica na epóca medieval das cruzadas, onde se eram mortos todos os que eram contra as idéias da igreja, com isso se tornou a religião mais popular, pelo seu poder e nada mas do que isso. Jesus é apenas mais um semi-deus espalhado por nossa hitória.

    #88000
    lincolnpsi
    Membro

    Eu gostaria de saber onde estão as provas concretas dos milagres?Não só dele, mas em geral, quais e onde estão as provas de qualquer milagre?É ilusão, pura ilusão...O grande bigode alemão de F.W.Nietszche em seu livro "Humano, demasiado humano" disse saber a origem das crenças religiosas, ele disse que vieram devido à aparição de pessoas que ja morreram nos sonhos de seus familiares ou amigos, fazendo com que os homens da antiguidade , estreitassem relações com os sonhos e relativisando com a propria metafisica a relação de dualidade alma e corpo.Concordam?Ou não(a maioria hoje em dia le o filosofo alemão por puro modismo , mas acredito que ele foi o louco mais lucido que ja existiu)

    #88001
    Acácia
    Membro

    Eu gostaria de saber onde estão as provas concretas dos milagres?Não só dele, mas em geral, quais e onde estão as provas de qualquer milagre?É ilusão, pura ilusão...O grande bigode alemão de F.W.Nietszche em seu livro "Humano, demasiado humano" disse saber a origem das crenças religiosas, ele disse que vieram devido à aparição de pessoas que ja morreram nos sonhos de seus familiares ou amigos, fazendo com que os homens da antiguidade , estreitassem relações com os sonhos e relativisando com a propria metafisica a relação de dualidade alma e corpo.Concordam?Ou não(a maioria hoje em dia le o filosofo alemão por puro modismo , mas acredito que ele foi o louco mais lucido que ja existiu)

    Eu acredito que seja a saída mais sensata para saímos deste mundo cíclico: Não ver as Obras que Jesus realizou como "milagres" mas, como Poder. Quando realizamos algo usando o Poder, fica bem parecido com "milagres"... Como tenho certeza que Nosso Criador é Poderoso e ama a racionalidade. A "magia" é ilusionista. O Poder, não! "Tudo é possível ao que crer", inclusive, ver milagres onde há poder e ver poder onde há "milagres"...

    #88002
    Acácia
    Membro

    “Mostra-me tua fé sem as Obras, e eu, te mostrarei as Obras pela minha fé”!

    #88003
    ppaulo
    Membro

    Prezada Acácia,Bonitas palavras numa frase de efeito... mas quais são exatamente essas obras... e... o que é esse poder.... poderia citar exemplos possíveis de serem comprovados ou exemplos que pudéssemos racionalizar.... senão a discussão fica vazia e abstrata....

    #88004
    lincolnpsi
    Membro

    Concordo com o amigo ppaulo, querida acacia gosto muito dos seus pontos de vista , e gostaria tambem que vc , se possivel, explicasse melhor a ideia de poder que vc traz…o que seria este poder?Persuasão?Conquistas?Midia?Hipnose?Grande abraço!

    #88005
    Acácia
    Membro

    O único Poder capaz de nos tornar humanos: O Poder do Amor.

    #88006
    lincolnpsi
    Membro

    Mas o amor pelo amor?"De boas intenções o inferno esta cheio..." esta frase é antiga...O amor como poder, não poderia trocar o amor pela vontade?Acredito que só o amor é muito pouco, uma vez que existam varias formas de amor e dentre elas varios niveis de grau diferenciados.Poderia-se compreender "amor" como "vontade", e esta ultima canalizada para a manutenção da evolução.Abraços

    #88007
    ppaulo
    Membro

    Agora não entendi mais nada… poder = amorobras realizadas pelo poder = obras realizadas pelo amor...Ficou pior a emenda do que o soneto...Qual o raciocínio lógico que se leva a crer que iremos sair de um mundo cíclico pelo amor? Só assim falando sem nenhuma demosntração fica até difícil discutir tal posicionamento.Cada um acredita no que quer... papai noel, rena do nariz vermelho, chapeuzinho vermelho...Mas reduzir uma teologia e uma filosofia a isto.... de acreditar porque se acredita é difícil de engolir.

    #88008
    Acácia
    Membro

    O amor verdadeiro tem compromisso com a verdade. Ele está contido e contém. Não é passível de projeção e vontade logo, não pode ser “uma boa intenção”. A vontade pode perpetuar os desejos e sonhos como evolução, projetando-se a própria imagem como realidade. O amor não faz isso. Ele, o amor, é autêntico, verdadeiro. Só pode estar onde também está a razão.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 41 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.