O que Jesus Cristo Tem de tão "Especial"?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? O que Jesus Cristo Tem de tão "Especial"?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 11 posts - 31 até 41 (de 41 do total)
  • Autor
    Acácia
    Membro

Prezado Umamart,Desculpe-me mas tenho que discordar de vossa opinião. A questão nunca foi de amor, mas sim, de poder.A relação simbiótica entre o Império Romano já decadente e o cristianismo já liberto de suas raízes apenas judaicas foi sempre uma relação de poder. Tanto o é que, o discurso cristão teve que se adaptar através do apóstolo Paulo para os ouvidos dos romanos da época. Tanto que, apenas os evengelhos que se adequaram a esta realidade compõem a atual Bíblia cristã. Diversos outros ficaram de fora (os chamados apócrifos).Na verdade este espírito de amor fraterno é resgatado pelo humanismo e não pelo cristianismo. O humanismo é que deu um fim aos abusos cometidos em nome de um Cristo. A razão é que nos trouxe à aurora do século XXI, se dependesse da religião, ainda estaríamos nos porões escuros da idade média.Leia os filósofos gregos a partir de Sócrates, tenho a certeza que verá que a valorização do ser humano vem muito antes dos ensinamentos cristãos.A única luz é a da razão. Se alguém mais vir alguma luz, saia da frente... provavelmente é um trem vindo na sua direção.abraços cordiais,

Concordo que a única luz seja a da razão mas, dizer que este amor fraterno é resgatado pelo humanismo, de jeito nenhum. Apenas Cristo pode resgatar ou até mesmo gerar este amor fraterno!

Pensando bem, você tem razão! Cristo não é uma ideologia. A vida está no homem!Este trem que vc citou me atropelou. Estou em processo de recuperação...risos!

Olá Lincolnpsi.De passagem li o seu texto e gostaria de acrescentar umas coisas interessantes... Você já disse que não gostaria de receber certo tipo de respostas, mas me parece que foi tudo o que você recebeu.Não sei se você vai gostar da minha resposta, mas ela é do fundo do coração e sai da mente de um estudioso totalmente envolvido com as coisas da religião. Eu diria até que sou um estudioso de Jesus Cristo. Antes ainda quero pedir desculpas a todos aqueles que não concordarem comigo e digo que tenho direito à minha opinião sem ofender as ninguém aqui. Por isso posso afirmar (EU DISSE AFIRMAR). Jesus Cristo não existiu. É um mito, totalmente mito, copiado de mitos anteriores. Recentemente concentrei meus estudos no primeiro século da hipotética existência do “mestre” e concluí que NADA EXISTE SOBRE Jesus Cristo no Século I. Pasme: NEM A ESTÓRIA!!! Nem o conto da carochinha sobre Jesus existiu no século primeiro quando ele deveria ter existido como homem. Você vai encontrar no Apocalipse, escrito por um falso João Evangelista cuja mãe é a mesma de João Batista (quer existiu historicamente) escrito no ano 68, E... Nesse livro, totalmente fanático religioso, a pessoa de Jesus sequer como fumaça. Existia no lugar dele, o “Cordeiro de” Deus, imolado no início do mundo, com sete olhos e sete chifres.Esse é um fato que você pode agora mesmo ir à Bíblia e confirmar.Outros fatos comprovados e totalmente Históricos, você poderá ter um pouquinho mais de paciência para confirmar. Dos 40 escritores, poetas e historiadores que existiram no Século I, 10 deles foram conterrâneos legítimos de Jesus e poderiam ter esbarrado com ele pelo caminho, se de fato existisse, não escreveram uma palavra sequer sobre o mito.Isso ficou tão mal para a Igreja que eles não hesitaram em falsificar alguns autores, dentre eles, o mais conhecido foi Flávio Josefo. Infelizmente, para os que calcam nesse detalhe querendo com isso provar que Jesus existiu, Flávio Josefo nasceu no ano 37 e não foi conterrâneo do hipotético Jesus, como dizem por aí. Em todos anais dos imperadores romanos, inclusive Herodes (o tal que matou as criancinhas), não consta a estorieta de Jesus Cristo.Desafio qualquer um aqui, provar que Jesus Cristo foi citado ou conhecido como ser humano no primeiro século da sua existência.TUDO o que está escrito na Bíblia as palavras de amor tão enaltecidas pelo povo, foram escritas pelos padres romanos entre o final do Século II e o Século III. Você não precisa acreditar no que eu estou dizendo. Posso ser suspeito. Portanto, vá buscar na HISTÓRIA, você sabe a diferença, a confirmação do que eu estou te dizendo.Se você quiser uma mãozinha nos detalhes, eu escrevi sete livros sobre o assunto e são e-books de distribuição gratuita. Para todo mundo poder ler. É só baixar em:http://www.4shared.com/dir/5953857/5e7f442c/sharing.htmlAí você encontra;Ateu Graças a Deus - (Uma síntese da minha história religiosa -  Como concluí que não existe deus nenhum. Foi o primeiro que escrevi.)Sinto muito, mas Jesus Cristo não existiu - (Como eu descobri mais essa impressionante farsa. Demonstro que jamais houve qualquer referência à sua existência, no século em que dizem que nasceu)A Bíblia do Ateu - (Um apoio, incentivo e encorajamento aos Ateus. Discorre sobre poderes do cérebro, hipnose, espiritismo e lavagem cerebral)E Deus perguntou ao Ateu - (Baseado numa entrevista que me fizeram no Orkut. Perguntas embaraçosas e respostas inteligentes sobre religião e ateísmo.)Os melhores debates Ateus x Religiosos - (Essência dos melhores debates ocorridos em diversos fóruns que frequentei. Um mundo de conhecimento e explicações debatidas à exaustão)Pra bom entendedor, meio Alcorão basta - (Explica porque o Islamismo ainda é bem pior. Demonstra como o Islamismo é base para o terrorismo, citando o próprio Alcorão)Deus??? Jesus??? A maior MENTIRA!!! – (Um resumo sem eufemismos do que é a religião. É muito contundente, usa termos pesados e arrasa esses vigaristas religiosos – Está ainda incompleto. Há uma revisão em andamento, mas já dá pra “divertir”.)É muito fácil e rápido, porque o link vai direto na minha página.Abração.Alfredo Bernacchi

SE7MUS
    Membro

Bom, acredito que esse Jesus Cristo idealizado, o que faz milagres, o que anda na água, o que transforma esta em vinho, não existe, aliás, é mais que uma crença minha, é comprovado por historiadores.Porém acredito qe existiu Jesus Cristo HUMANO, um homem que deve ter feito muitas coisas, mas como todos sabem, quando a voz começa a ficar alta, o Estado a cala. Logo foi para cruz, seus seguidores provavelmente se rebelaram, etc.. até tornar o mito. Meu professor disse que não passava de um homem fazendo promessas ao povo, e sendo ousado, dizendo ser filho de Deus, etc.. .cativou a massa. Jesus Cristo é apenas um homem.

OpiniaoBS
    Membro

@Alfredo,Li +/- 35% do "Os melhores debates Ateus x Religiosos". Tenho uma sugestão. Faça um índice. Eu sei, pode ser difícil, mas os posts iniciais eram de baixo nível.Em boa parte, grosso modo, induziam a uma associação falsamente necessária entre Instituição=Religião -> Deus.O julgamento da religião instituida (homens e seus atos) não deveria ser elemento para se inferir qualquer coisa a respeito de deus. (Eu tentei pular estas partes, mas foi difícil sem um índice).Vários pontos referentes a indoutrinamento manipulativo e a estupidificação e dependência ao culto, eu considero valiosos, mas novamente, não excluem Deus necessariamente.A possibilidade de um homem não crente ter uma moral saudável a si e a comunidade, apenas indicam que Deus não é necessário para uma vida social e pessoalmente ética e positiva.De fato, em argumentos, não se pode negar ou afirmar a existência de Deus.Observei em quais 'denominações' o Sr. se dedicou a supostamente buscar Deus. É louvável que lá não O tenha encontrado. Seria de fato auto-engano. Creio que sua abordagem racional é positiva e necessária. Mas não suficiente.Posso até concordar que o senhor não tenha achado o Deus que procurou. Suponhamos que ele não exista mesmo da forma 'procurada'.Se ainda houver interesse (isto é, caso julgue que ainda tenha a disposição e a 'coragem' de amar tanto a verdade que eventualmente ir desarmarmando suas convicções arduamente laboradas não seja uma impossibilidade) procure mais. Eu realmente creio que para alguém fiel e livre a razão, são poucas as religiões disponíveis. São poucas e difíceis (embora simples) as maneiras de encontrar Deus. Considere-se uma forma moderna de São Tomé.Com algum Auto-conhecimento (use a razão) e Fé (infelizmente acho que é necessária) é possível.Mas a Fé, também é de outra natureza da que o senhor procura ou entende que seja. Mas também não é tão difícil depois que a razão o tenha levado a cretos re-exames de suposições (ou dos processos envolvidos na chegada de conclusão, dadas certas evidências).Certas coisas estão sob a 'Lei' do Crêr para Ver, e não ao contrário. Se o senhor tivesse sido sincero na sua busca (e creio que foi, caso o senhor tenha sido fiel ao seu impeto dos 8 anos de idade) e tivesse tido essa informação, e tivesse estado junto à informação correta, o senhor teria encontrado (se Ele assim desejasse, ou disso se agradasse).Por fim, quanto a natureza da Realidade em relação à Fé que expus acima, acrescento que pode encontrar indício ou comprovação ou indicação de que a Realidade funciona assim em algums âmbitos (Crer para Ver + Sinceridade) na física quântica. A fé no nível em que eu a entendo é algo análoga ao colapso de onda do objeto quântico.Creio na possibilidade de que se o senhor estudar Física Quântica, acontecerá, através de uma ginástica mental, uma mudança no seu aparato de razão, no paradígma da sua lógica, que talvez o possibilite repensar a abordagem a certas questões. A natureza da dita matéria, dos sentidos e da consciência são sérios candidatos.Quanto às provas, digo que lhe bastarão as que o senhor achar. Dos outros não as obterá.Mas o significado(aplicação) do auto-conhecimento é justamente este: remover barreiras e promover novo(s) sentidos cognitivos (além dos 5 e da razão comum). Ao remover barreiras também construirá outras referências, digamos menos sujeitas ao condicionamento.Por último, só me dediquei a postar-lhe isso, pois embora eu concorde que seja possível ter uma vida válida, construtiva e calorosa sendo ateu, as possibilidades são bem maiores, plenas e aumentativas do que já se conhece, e o senhor continuará sendo humano. (pelo menos por um tempo...risos). Afinal, a carne acaba, a casa cai... e será que existe um jardim ?Qual lado o senhor nunca olhou ?Um AbraçoP.S.: Ainda quanto às provas, uma pergunta para talvez o re-início do questionamento, agora já mais inteligente do que com '8 anos':As explicações que a ciência dá para tudo o que o senhor experimenta e sente, caem onde ? Digo, onde lhe satisfazem, digo, explicam para o todo do seu ser, ou apenas geram estruturas de pensamento, são suficientes apenas as descrições e as causalidades ?Seria o único nível de existência possível do amor (por exemplo), neurotransmissores ?Pode a consciência (o testemunhar) se aprofundar em outra direção ?

Acácia
    Membro

O que Jesus Cristo tem de tão especial?A chave que nos liberta da morte eterna para a Vida Eterna... Eis a "Conversão"!

Para mim o grande mérito de Jesus Cristo foi apresentar à humanidade um Deus-Pai.  Um Deus que acolhe,  perdoa, renova oportunidades de aprendizado, de amor, de crescimento. Antes, vivívamos sob a austeridade do Deus de Moisés, cuja lei dejustiça era: olho por olho, dente por dente. Hoje, a misericórdia divina nos deixa mais à vontade para viver nossa infância espiritual, caminhar confiantes e experenciar  ações que nos levarão, conforme as palavras  desse mesmo Jesus - vós sois deuses -, à perfeição.

Acácia
    Membro

:heart_mini:

Para mim o grande mérito de Jesus Cristo foi apresentar à humanidade um Deus-Pai.  Um Deus que acolhe,  perdoa, renova oportunidades de aprendizado, de amor, de crescimento. Antes, vivívamos sob a austeridade do Deus de Moisés, cuja lei dejustiça era: olho por olho, dente por dente. Hoje, a misericórdia divina nos deixa mais à vontade para viver nossa infância espiritual, caminhar confiantes e experenciar  ações que nos levarão, conforme as palavras  desse mesmo Jesus - vós sois deuses -, à perfeição.

:rose_mini: :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini: :rose_mini:"Viver a nossa infância espiritual..." Muito verdadeira esta observação. Gostei!!!

mariahm
    Membro

A moral cristã foi um dos fundamentos para a construção da igualdade (mesmo após séculos de opressão pela igreja católica).

Quanto a opressão pela igreja católica eu tenho minhas dúvidas porém, quanto a construção da igualdade, sim, com certeza.

O que tem Jesus Cristo de especial?É a maior mentira que eu já conheci na minha vida!Que me deixou com cara de bobo por 50 anos! E eu passei essa mentira adiante, eu preguei o amor de um mito!Isso me revoltou. Menti involuntariamente, enganei os meus amigos e os empurrei para o matadouro econômico.Hoje sou um arrependido e peço desculpas. Reconheci:Foi a maior mentira que eu vi na minha vida!Preparada, armada por pessoas poderosas do império romano, copiada de mentiras anteriores, mentiras que também deram certo por algum tempo, mas funcionaram. Encheram os bolsos de muitos espertos.O que mais me surpreende é que HOJE, com a cultura que temos, o conhecimento amplo e o fácil acesso às informações, via Internet, tanta gente ainda acredita nessas abobrinhas. Eu nunca tive a felicidade de encontrar um ateu na minha vida que me chamasse à atenção sobre essa farsa. Por isso fui esse bobo por 50 anos.Estudei longamente esse assunto. Tenho sete livros escritos disponíveis gratuitamente no 4shared, com tudo o que eu sei e aprendi.E é o que faço hoje. Aviso aos meus amigos: "Não vão nessa! É tudo mentira para tomar o seu dinheiro, seus bens, sua liberdade e o seu tempo."Alfredo Bernacchi

umamart
    Membro

Sr. Alfredo, creio que o sr. estava confuso ao escrever essas palavras acima. Porém mais equivocado ainda são os livros e mensagens que o sr. tem espalhado.Imagino que o sr. tenha se frustrado com as igrejas e religiões, já que essas sim, em sua maioria, são um engodo para obtenção de benefícios econômicos e poder de manipulação. Mas o que eles fazem em nome de Cristo, não tem nada a ver com a idéia de Cristo. As igrejas, são instituições criadas ou mantidas por homens hipócritas, mas Cristo condenava a hipocrisia. Portanto estas igrejas hipócritas não representam o verdadeiro Cristo.O verdadeiro Cristo representa uma idéia, a idéia crística. Esta é uma idéia que incorpora o altruísmo, a bondade, a ajuda verdadeira, o amor ao próximo e a PAZ. Esta é a idéia que deve prevalecer, apesar dos hipócritas, e ninguém em sã consciência se opõe a ela.Se existe o ideal crístico, é porque Cristo existe. Se hoje, reconhecemos o valor da bondade, se existe algo dentro de nós que sabe o que é bom e o que é mal, o que é certo e o que é errado, é porque Ele se deu pela humanidade, como redentor. Ele impregnou a humanidade com a sua essência. Se você hoje é capaz de se desculpar por uma mentira que acredita ter praticado inconscientemente, é porquê sua consciência te permite o arrependimento. Porquê você reconhece que a liberdade não é direito só seu, mas de mais alguém também. Se existe a consciência em você, da existência de mais alguém além de si próprio, é porquê existe em você a centelha do ideal crístico.Meu amigo, Cristo existiu, existe e está vivo! Ele está vivo em cada ser humano da face da Terra, nos que acreditam e nos que não acreditam. Em alguns, a centelha está mais brilhante, em outros menos, alguns obscurecem sua centelha crística, divina, atrás de uma cortina de egoísmo e hipocrisia, mas ela está lá, pronta pra te libertar das trevas assim que você se permitir. O ideal crístico, a centelha divina, está em você também, mesmo que você o negue.

Visualizando 11 posts - 31 até 41 (de 41 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.