O que justifica a manutenção de uma tradição?

Início Fóruns Outros Tópicos O que justifica a manutenção de uma tradição?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70792

    [html]

    Brasil

    Hero Member
    *****

    Deslogado Deslogado

    Mensagens: 1445


    Liberdade ainda que tardia!


    Ver Perfil
    WWW

    « em: Fevereiro 03, 2008, 05:49:13 »


    Olá amigos!O que justifica a manutenção de uma tradição?


    Registrado


    "Você vê as coisas como elas são e pergunta: por quê? Mas eu sonho com coisas que nunca foram e pergunto: por que não? " ( Bernard Shaw)

    [/html]

    #85624

    [html]

    Ferraro

    Newbie
    *

    Deslogado Deslogado

    Mensagens: 1


    Ver Perfil

    « Responder #1 em: Março 08, 2008, 07:50:38 »


    A vida social e de cada indivíduo é guiada por tradições, mas também seria impossível inovarmos a todo o momento, modificar todas as relações sociais antes que elas possam se transformar em tradições.  Existem muitos tipos de tradições, podem existir tradições familiares, regionais, nacionais e outras contemporâneas e elas podem dizer respeito a vestuário, alimentação, religião e etc..


    Registrado

    [/html]

    #85625

    [html]

    Brasil

    Hero Member
    *****

    Deslogado Deslogado

    Mensagens: 1445


    Liberdade ainda que tardia!


    Ver Perfil
    WWW

    « Responder #2 em: Março 09, 2008, 04:02:47 »


    A vida social e de cada indivíduo é guiada por tradições(...)

    A tradição poderia ser usada como argumento para afastar a possibilidade de uma evolução? Ex.: "Não devemos fazer 'isto', pois vai contra a tradição"O que você acha?


    Registrado


    "Você vê as coisas como elas são e pergunta: por quê? Mas eu sonho com coisas que nunca foram e pergunto: por que não? " ( Bernard Shaw)

    [/html]

    #85626

    A tradição e o passado, em minha concepção, servem para prender o ser em algo que ele não e não existe. Assim vejo tudo isso como molde e provação da liberdade individual.

    #85627
    FPR25
    Membro

    Na maioria das vezes a tradição é mantida porque as pessoas tem preguiça de pensar, de criar novasideias e tem dificuldade em transpor barreiras antigas.A tradição nada mais é do que uma ideia de como devem ser os costumes, os hábitos e as açõesdas pessoas.As pessoas recebem essa ideia/tradição de como devem agir já prontas, ao invés de elas próprias seguir a tradipensarem como as coisas devem ser feitas.As pessoas seguem as tradições, os costumes, apenas porque sempre foi feito assim, e porqueassim é o certo. Mas porque é o certo? Isso as pessoas não sabem dizer, apenas sabem dizer queé a tradição.Os indivíduos tem preguiça de pensar, lhes é mais fácil e cômodo seguir a tradição do que parar pararefletir sobre o certo e o errado e de como poderia ser feito.Deixo aqui uma frase acerca do assunto:"A tradição é a personalidade dos imbecis."                                          Albert Einstein

    #85628
    mariahm
    Membro

    Os indivíduos tem preguiça de pensar, lhes é mais fácil e cômodo seguir a tradição do que parar pararefletir sobre o certo e o errado e de como poderia ser feito.

    "Não existem pessoas ignorantes e sim, condicionadas pela tradição".

    #85629
    Rubinero
    Membro

    Comportamento de manada.

    #85630
    brunopi
    Membro

    Existem diversas justificativas, creio. Por exemplo, se determinado grupo de pesoas julga que tal comportamento, compreensão, valor, técnica, etc. representa ou guarda uma maneira de se viver de modo mais harmônico, uma tradição que preserve essa maneira está, para esse grupo, bastante justificada. Há famílias que tradicionalmente cultivam uvas, o que proporciona ótimos vinhos a quem aprecia esta bebida. Pode-se enxergá-la como um elemento cultural unificador das sucessivas gerações, como a possiblidade de transmissão de conhecimentos (graças à tradição escrita, Einstein pôde dizer aquela imbelicidade generalizadora) ou como depositária de ensinamentos religiosos; todos esses pontos de vista me parecem justificativas. Há tradições que demandam fé cega; há as que requerem muita reflexão; outras, que ignoram fé e razão, buscando justamente a liberdade do indivíduo. Generalizar não é uma bobagem? Confesso que mais me agradaria viver "arrastando a calda na lama", como contou Chuang Tzu, despojado de tanta história, mas ainda sinto muito o apego. Há quem prefira, por exemplo, seguir a "tradição" nitzscheana, com aquele hábito curioso de ver cordeiros em toda parte, tão comum entre os muitos discípulos que conheço, em vez de se ocuparem da própria emancipação (por que Nietzsche almejava tanto a 'imortalização' de seu nome?). Acredito que muitas tradições são fruto de ignorância, mas a Ignorância é anterior a qualquer tradição.

    #85631

    Rubinero, concordo em parte com você. Gostaria apenas de acrescentar o seguinte.As tradições podem ser mantidas de dois modos:1- Supersticioso e inconsciente 2- Racional e consciente.Nem toda tradição é ruim. Como exemplo, mostro esta cantiga trovadoresca cantada no idioma galaico-português. É claro que a tradição da cantiga de amigo trovadora já está morta, mas sua influência ainda pode ser sentida tanto no fado português quanto na música folclórica nordestina (dos versos da literatura de cordel ao repentismo). Aqui está o link para ouvir a cantiga medieval galaico-portuguesa:http://interludico.blogspot.com/2011/04/trovadorismo.html

    #85632
    Acácia
    Membro

    :rose_mini:A esperança de renovação! Por isso a importância de cultivarmos o que há de bom.  :drink_mini:

    #85633

    O rompimento da tradiçãoQuatro feridas no narcisismo da humanidade: http://interludico.blogspot.com/2011/05/quatro-feridas-no-narcisismo-da.html

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.