O que voces acham desse fichamento?

Início Fóruns Pedidos de ajuda O que voces acham desse fichamento?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor

Eu tenho que entregar esse fichamento para recuperação(é f*da hehe) de Introdução a Filosofia I, portanto gostaria de saber de vcs que conhecem o texto “O que é aufklarung?” do Kant se esse fichamento esta satisfatorio,se esqueci de dar enfase em algo,se esta confuso,se esta curto demais(parece que sim hehe) etc..

Fichamento: Immanuel Kant Texto: Resposta à pergunta: Que é Aufklärung?

“Aufklãrung é à saída do homem de sua menoridade da qual ele próprio é culpado”.A menoridade é a incapacidade de se autodirigir.Os próprios menores são culpados por sua menoridade, pois mesmo possuindo consciência de seu estado de “menor”, por dois motivos, se abstêm do esclarecimento (Aufklãrung), os motivos são: a falta de coragem e a preguiça.A falta de coragem impede o esclarecimento quando influenciado por um tutor o homem não ousa se autodirigir (e sapere aude! Ouse saber é o lema do Aufklarung.), a preguiça impede o esclarecimento quando o “menor” prefere que outros pensem por ele.
    Dificilmente um homem particular se desvencilha de sua menoridade, porem um publico maior pode se esclarecer, o que é inevitável quando tal publico tem liberdade (reparar a divisão, homem particular x publico).
    Para o Aufklãrung o homem necessita do uso publico de sua liberdade, o uso privado da liberdade é dispensável (e até mesmo prejudicial).Uso publico da liberdade é o uso que o homem na função de sábio utiliza para expressar-se diante do “grande publico letrado”.O uso privado da liberdade é o uso da mesma em um cargo profissional a ele confiado.(reparar a divisão entre o papel de sábio livre e o papel do profissional que deve obedecer).
    Os tutores devem ser esclarecidos e também deixar que os menores se esclareçam.Um supertutorado é prejudicial.É essencial que as escolhas do presente não empeçam mudanças no futuro (reparar que Kant põe uma época como objeto).
    Kant coloca a pergunta: “Vivemos agora em uma época esclarecida?”.E responde: ”não, vivemos em uma época de esclarecimento” (Kant, portanto põe sua época como unidade a ser observada).Kant indica a liberdade religiosa como indicio de uma época de esclarecimento, a liberdade do uso da liberdade publica na política seria outro passo em direção a uma época esclarecida.

Obrigado! :D

Olá Tiago

O fichamento está realmente muito sucinto, e ainda com alguns problemas estruturais de desenvolvimento. Porém, revela alguns dos pontos principais do texto.

Note que no primeiro parágrafo você começa com uma citação e depois há uma repetição (os próprios menores são culpados de sua menoridade). Além disso, não é bom usar menores aqui, melhor seria homens.

Você abusa das observações entre parênteses. Estas observações não expressam idéias marginais, e sim centrais do texto, e poderiam estar melhor expostas. O tema renascentista do Sapere Aude que Kant retoma para expressar o projeto iluminista, por exemplo. Não é bom começar uma expressão com “reparar” entre parênteses, parece mais com um lembrete feito numa caderno de anotações do que parte do texto. Desenvolva a frase:” Com isso, podemos notar que para Kant uma época se põe como objeto, já que”. Como diz o ditado: Deus está nos detalhes. Você tem que dizer as coisas de forma articulada, do contrário não fica Bem Dito.

Vai dando uma incrementada. Podes pegar umas idéias do texto do Rubens Rodrigues Torres Filho, um ensaio chamado “Respondendo a pergunta: O Que é Ilustração”, que está nos Ensaios de Filosofia Ilustrada.

Se a corretora for a Maria Lucia Cacciola, ela vai adorar. Ela é, aliás, generosa para nota.

Ola Miguel ,muito obrigado por ter lido o fichamento e pelas correções que são realmente pertinentes.Eu tenho esse “vicio” de utilizar em demasia os parênteses, e a questão do “sapere aude” realmente merece um melhor cuidado.Vou procurar efetuar as devidas alterações

Eu fiquei um pouco confuso ao escrever esse fichamento, pois observei em alguns livros de metodologia que um fichamento serve para consulta.Acho estranho que um professor queira corrigir algo que sirva para o uso do próprio aluno, de qualquer forma escrevi esse fichamento como se eu mesmo fosse utiliza-lo, daí essas observações entre parênteses que realmente parecem anotações de caderno.Também procurei deixar o fichamento mais curto que um resumo (embora não esperasse que ficasse tão curto assim hehe).Analisando agora vejo que é meio incoerente escrever algo para outrem como se fosse pra mim, mas ainda acho que cobrar um fichamento é um tanto estranho.

Quem ira corrigir essa obra-prima (e mais uma analise de texto, um relatório do conteúdo do ano todo e ainda uma prova!) será a professora Scarlett Zerbetto Marton então é melhor não esperar generosidade na correção :-)

Oi…
    bom, eu entrei aqui por estar procurando algo sobre fichamento e estou escrevendo para pedir por favor! pelo amor de Deus um exemplo de fichamento..seria possivel alguem me arrumar? preciso fazer um mas não sei nem como começar…
    desde ja agradeço
    Leila Cristina

Muito bom esse site. vou me cadastrar, tava procurando sobre fichamento, acho que vou aprender muito aqui.
    Grato.

gostaria de um exemplo de fichamento sobre A norma processual civil.. tô precisando muuuito..

Olá,

Parece que essa coisa do fichamento é uma dificuldade recorrente que vez por outra reaparece aqui. Não sei se já existe algum material sobre o tema, algum tipo de “metodologia” específica para confecção de fichamentos de leitura, então resolvi me arriscar na tentativa de elaborar algum material de ajuda para aqueles que estão envolvidos essa tarefa. Quem sabe ajude alguém:

PS: sou devedor de alguns bons professores que tive, fica marcada a minha gratidão.

1 – Antes de começar…

• O ideal, antes de fazer um fichamento qualquer, é “preparar o terreno” fazendo uma boa leitura inicial do material, para ter uma idéia do terreno em que se está pisando.
    • Será um ótimo sinal se já surgirem daí aqueles “grandes achados” (idéias que nos soam como novas ou antigas idéias que reaparecem rejuvenescidas); anote-as, pois de outra forma se esquecerá delas e só perderá com isso.
    • Da mesma forma, perguntas ou dúvidas que surgem durante ou depois da leitura são importantes; tente anotá-las, pois são um tesouro precioso para quem estuda. Cabe ao leitor decidir, exercitando o seu bom senso, se convém interromper a leitura por um breve momento para esclarecimento daquela dúvida, ou se a dúvida pode esperar até o final da leitura do texto. Esse costuma ser o caso, esperar, quando o entendimento do texto não é comprometido pela dúvida e quando aquela dúvida vai exigir um esforço maior de estudo. Em todo caso, seja como for, anote a dúvida.
    • Procure enriquecer sua compreensão fazendo uma pesquisa sobre o texto em algum material de comentadores, busque nas enciclopédias ou mesmo na internet. Abra seus horizontes para ter uma visão melhor das conexões entre o que foi lido e o “mundo”.
    • FINALMENTE: releia o texto novamente e vá fazendo o fichamento enquanto relê.
    • Partilhe, troque idéias! Um texto não é um bicho morto para ser dissecado. Dificilmente alguém que leu entendeu tudo que havia para entender, procure debater com quem viu algo diferente, de uma mesma fonte pode nascer bichos diferentes. Um bom texto é um bicho vivo, e grávido.

2 – Tipos de fichamento

Fichamento bibliográfico:
    — indicar com clareza o autor e o livro em questão
    — indicar se alguém importante já fez uma resenha sobre o livro
    — indicar o objetivo, tema central e a natureza do livro
    — passar todos os capítulos e indicar a sua idéia central

Fichamento temático:
    — escolha um tema central do livro
    — apresente um panorama do tema com recurso a outras fontes
    — indique os sentidos do tema na obra analisada

Fichamento de autor:
    — apresente dados bibliográficos do autor
    — apresente as principais obras do autor se for possível, (1) faça um breve comentário sobre cada uma delas, (2) mostre como se encaixam dentro da evolução do pensamento do autor, (3) mostre quais as questões chaves tratadas em cada obra, etc.
    — apresente um quadro geral da sua obra completa se for possível, (1) destaque as questões principais que o incomodavam, (2) enumere quais as suas maiores contribuições, (3) mostre aquilo que ficou faltando ou aberturas que geraram novas discussões depois.

3 – Tipos de atitude diante da leitura

Fechamento:
    — “eu já tenho uma posição definida, vou ler esse autor chato e esse texto ultrapassado só para dar uma olhada, duvido que vá aprender algo” E está certíssimo, eu tb duvido que vc vá aprender alguma coisa.

Reducionismo:
    — nega que toda moeda tem dois lados, faz uma leitura de forma submissa ou dominadora, concordando totalmente ou discordando completamente do autor. Revela uma dificuldade ou incapacidade de manter a identidade e de reconhecer a diferença. Uma posição tem sempre que absorver ou ser absorvida por outra. O autor tem sempre que ser um herói ou um vilão.

Estreitamento:
    — se prende ao texto escrito, não consegue se libertar dos sinais gráficos, não consegue estabelecer conexões, nem entender que leitura também se faz do mundo, da história, dos contextos sociais e individuais. Os textos parecem sempre comunicar coisas distantes, tudo cheira a mofo, coisas velhas e passadas, trivialidade, teorias abstratas sem sentido… É um sintoma grave: procure uma biblioteca urgente e marque uma consulta, peça uma receita de bons livros para curar essa anemia cultural.

Dialética e crítica mútua:
    — reconhece que a história muda, que uma mesma imagem não vale para todo caso, que tudo está em relação ciência-religião-filosofia-sociedade-arte-literatura; pretende manter a identidade própria mas também procura reconhecer as diferenças e dialogar com elas. É a atitude do verdadeiro filósofo.

4 – Como fichar

Não existe um modo único para fazer fichamentos, o modo pode variar bastante de acordo com a obra analisada, essa talvez seja a dificuldade principal em que esbarram aqueles que buscam um “roteiro esquemático”.

Acho, contudo, que, ao invés de encarar isso como um problema, os interessados deveriam se sentir até aliviados. Os pontos chaves eu tentei enumerar acima, quanto a forma e o conteúdo, ficam a critério da criatividade e da capacidade de leitura e escrita de cada um.

Pensei em reescrever aqui, a título de exemplo, o fichamento do texto de Kant “O que é o esclarecimento?”. Depois dei uma olhada na net e percebi que esse texto é trabalho escolar em muitas disciplinas de filosofia. Preferi então colaborar para o processo de maioridade de muitos e desisti do projeto. Por outro lado, se o que escrevi acima ajudou alguém, ou se quiserem trocar idéias sobre, estejam a vontade.

Abraços.

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.