Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › O significado (sentido) da vida e do universo
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
02/09/2006 às 17:27 #70461MirocemMembro
Nova postagem:Agora pensando bem, realmente vocês tem razão, é o amor.
02/09/2006 às 22:02 #82546GabrielleMembroAcho que não concordo. Não são as sensações que dão justificativa à nossa vida. Elas possibilitam que o homem BUSQUE um sentido à vida, o que é algo diferente.Eu não busco um sentido à vida dizendo que tenho consciência, isso não é um sentido, e sim, um fato. COM a consciência, eu tenho a POSSIBILIDADE de BUSCAR um sentido à vida.
02/09/2006 às 23:20 #82547ZMembroGabrielle, compreendo e partilho a sua extrema dificuldade em aceitar que é a consciência, o motivo de tudo. Contudo, se o que mirocem diz for aceite ainda que meramente para reflexão, todas as refutações estarão prevenidas, pois elas se devem à existência de consciência.Mirocem, Praticamente tudo o que você disse é partilhado por grande parte de nós exceptuando apenas alguns pormenores.Mas, da mesma forma que você usa a consciencia como motivo para tudo existir, eu posso dizer uma outra coisa.Uma coisa que você nem ninguém consegue englobar dentro do teorema da consciência, o AMOR.Eu disse podia, mas não digo. Penso já ter referido o que é para mim, a resposta mais sensata e no entanto mais útil para a questão do significado da vida. É A PERGUNTA!É a questão que nos diferencia. Nenhum outro animal se questiona porque é que existe... Só nós.Pegando em algum do método de exposição de Mirocem, eu digo que a possibilidade de haver uma vida, consciente.... Capaz de questionar, de ter curiosidade, isso faz de nós os exploradores, os ambiciosos e os sedentos de tudo. Faz com que tudo faça sentido. Onde para um outro mamífero, o sentido da vida é existir e seguir os seus instintos primários naturais, o ser humano vai muito mais além, ele questiona-se. Neste momento não vejo nada, que neste contexto ultrapasse e abranja o conceito de curiosidade, a Questão humana do próprio sentido.Para sobrepor a minha ideia à de Mirocem, digo que nós podemos questionar o porquê de existir consciência(s).Também podemos questionar o porquê de sermos curiosos e o porquê de questionarmos algo tão universal. Mas atenção, nós questionamos! é o que une todas as respostas dadas... A curiosidade é a única coisa que nunca poderá desaparecer pondo-a em questão ;)Cumps, pensem nisto e sejam gentis :)
03/09/2006 às 19:05 #82548BrasilMembroUm exemplo de estado alterado de consciência, que pode ajudar vocês a entenderem o potencial amplo da consciência, são os estados provocados pelo ópio, pela cocaína etc. Durante o fenômeno o viciado faz com que seu cérebro processe emoções (que são estados de consciência) que lhe dão muito prazer (ao menos é o que dizem pois nunca fiz esse teste). Isso é um exemplo de que a consciência é o fenômeno que dá sentido a existência de tudo (a capacidade de gerar percepções incríveis). Não me interpretem mal, não justifico ou incentivo o uso de drogas.
Também não incentivo o uso de drogas e é importante alertar para os efeitos maléficos e devastadores das drogas! Porém, o referido “estado alterado”, se for abordado cientificamente, nada mais é que um estado alcançado pelas próprias substâncias contidas em nossos organismos, potencializadas pelo efeito de uma ou várias substâncias externas. Aonde quero chegar? Quando o drogado sente o efeito da droga, ele alcança algo novo para ele, por mais que tenha passado uma vida inteira usando drogas. Ele atinge um estado de consciência que considera satisfatório, se sente melhor nesse estado alterado, que no estado normal.Na realidade, se os humanos conseguissem ter controle sobre as produções e liberações de adrenalina, serotonina, endorfina, e outras substâncias características de nosso próprio organismo, poderiam atingir estados de consciência desejáveis ou até mesmo “idealizados”.Acho que isso está naqueles 90% de capacidade de raciocínio que não usamos, por enquanto.Talvez daqui há uns 50 ou 100 anos o homem já esteja usando 11%, hehehe...E depois de mais uns 100 anos talvez use 12% e depois sucessivamente, porém o tempo de intervalo entre um estágio e outro tende inevitavelmente a diminuir, pois com MAIS raciocínio a compreensão se tornará MAIS fácil e, uma coisa ajudará outra.Assim como a humanidade passou a evoluir rapidamente a partir do século XX, com as novas tecnologias de comunicação e transporte, a humanidade evolui com o desenvolvimento de sua capacidade de raciocínio.Abraços sadios e racionais...
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.