O vestibular brasileiro

Início Fóruns Questões do mundo atual O vestibular brasileiro

• Este tópico está vazio.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor

[html]

akronlot

Newbie
    *

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« em: Março 25, 2008, 02:46:22 »

Olá, eu acabei de me registrar neste forum e decide criar um tópico para as pessoas discutirem  modelo de vestibular atual utilizado no Brasil e sugestões para melhorá-lo.Eu francamente sou contra o vestibular, so estudante de Ensino Médio e estou vivendo isso na pele e posso dizer que realmente é uma coisa alienante. Pelo que percebo poucos professores se perguntam a utilidade de ensinar as matérias que ensinam, e também a maioria dos estudantes perdem o senso crítico pro apenas pensarem em pensar nessa prova e chegam a devorar jornais apenas para terem base para fazer a prova e nem se preocupam em refletir sobre os temas lidos.

[/html]

[html]

vitorfac

Newbie
    *

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #1 em: Março 29, 2008, 05:37:34 »

Sim, todos estão loucamente estudando para o vestibular, acho esse tipo de sistema de avaliação muito primitivo. Estão metendo na cabeça fórmulas e frases, para quê, me pergunto muitas vezes se esse tipo de automatismo não é um desfalque para própria mente. Isto também é uma forma de limitar a entrada de estudantes, principalmente pela deficiência do ensino fundamental das escolas públicas, então o aluno privado de uma boa educação de base téra pouca chance de entrar em uma universidade, isto inclui os pobres, além de privados de uma boa formação básica, estão privados também de tempo. O vestibular é sádico e selvagem. Hesito muito em fazê-lo, como também sou um pré-vestibulando que talvez não fará vestibular, por ser também um dissidente dessa ordem de papagaios. O que posso dizer para consolá-lo, é que podemos ser dissidentes dessa loucura sendo autodidatas. É uma experiência muito maior, aqueles que por própria sorte e conta, toma as rédeas e caminha independente nas próprias idéias.

[/html]

[html]

vitorfac

Newbie
    *

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #2 em: Março 30, 2008, 02:05:56 »

Te deixo um artigo de Paulo Freire, pertinente a questão.Considerações em torno do ato de estudarhttp://www.espacoacademico.com.br/033/33pc_freire.htm

[/html]

Sica
    Membro

Concordo que o vestibular funciona como uma ferrementa de exclusao, afinal ele esconde uma falha do Estado, pois este nao é capaz de fornecer ensino qualitativo e igualitario a todos. Conclui o ensino medio em uma escola publica, e devo dizer que muito do que aprendi nela nao foi dentro das salas de aula, e sim de maneira autodidata. Porem, a prova a qual me sujeitarei no final do ano será identica a todas as outras. Em outras palavras, apesar do ensino ser desigual, a forma de avaliaçao é a mesma.Acredito que a maioria dos problemas relativos ao vestibular emanam desse disturbio.Sugiro, pois, que se especifique aquilo que é cobrado nas provas de acordo com a carreira que cada individuo deseja seguir, de modo que seja mais viavel um aprendizado autodidata que capacite o estudante a ingressar em uma universidade de qualidade. Sendo assim, um estudante que deseja cursar ciencias sociais nao se submeteria a uma prova de ciencias da natureza (biologia, fisica e quimica), entretanto teria mais questoes de humanas. Esse é apenas um exemplo, as concessoes variariam de acordo com cada carreira.

araozuco
    Membro

Abaixo ao vestibular!O que realmente teria mais proveito e serial o mais adequado, creio eu, que a implantaçao de testes vocacionais para todas as areas evitaria muitos desconfortos como uma enfermeira que aplicou vaselina ao inves de soro numa menina, ou quando um "médico" esquece uma tesoura dentro do abdomen de alguem...TESTE VOCACIONAL."Sinto muito por vc nao ter aptidao para realizar essa profissao"Existem em média 8 tipos de inteligencias, basta descobrir qual é a de cada um e tirar o maximo de proveito, para si e para sociedade, pois se temos abilidades individuais subjetivas devemos unir o "util ao agradavel".Todos estao cansados de ouvir frases como "quando se faz algo com amor, carinho e dedicaçao, o resultado será muito mais gratificante e proveitoso em todos os sentidos". Mas e quando nao se tem a capacidade fisica e mental para se realizar algo que queremos ou somos obrigados?

Os testes vocacionais geralmente são feitos pelos estudantes para decidir qual curso prestar, ANTES do vestibular. Será que basta? Academia é uma coisa complexa, não é só para formar profissionais e dar ofício.

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.