Caros companheiros, a pouco me interesso em filosofia… Conheço, e leio obras apenas de Nietzsche… não por escolha apenas, e sim por um desconhecimento de outros filosofos de mesmas proporçoes… tendo em vista que minha experiencia filosofica se resume a FN e os livros de Irvin D. Yalom… qual seria a melhor obra de Kant para meu começo?
Um bom texto de Kant para começar talvez seja o opúsculo “O que é o Esclarecimento?” (Aufklarüng). Existe este texto na Internet, por exemplo emhttp://www.espacoacademico.com.br/031/31tc_kant.htmÉ um texto curto, mas com uma densa problemática envolvida. Um bom comentário sobre o texto é feito por Rubens Torres Filho (que também traduziu Nietzsche) no seu livro de pequenos Ensaios de Filosofia Ilustrada. Aufklarüng é a mesma palavra que é traduzida também para o Iluminismo.Outro texto de Kant que poderá ser abordado é o Prolegômenos a toda Metafísica Futura que queira se apresentar como ciência. Tem uma boa tradução pelas Edições 70, de Portugal. Neste texto ele reapresenta os conceitos da famosa Crítica da Razão Pura, mas usando um outro método de exposição.
Se quiser uma introdução ao pensamento de Kant, sugiro o livro IMMANUEL KANT, de Otfried Höffe, editora Matins Fontes, estruturado sobre as peguntas kantianas: 1. o que posso saber? 2. o que devo fazer? 3. o que me é permitido esperar? Boa sorte.
Autor
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
Você deve fazer login para responder a este tópico.