Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › Ontologia em Platão
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
04/11/2001 às 22:45 #69935Miguel (admin)Mestre
Olá! Necessito de um texto que fale sobre o “ser” na visão Platônica. Se houver algum tipo de bibliografia ou algum link que possa me favorecer, por favor me mandem. Grata,
Cheila.12/02/2002 às 23:02 #75437Miguel (admin)MestreCheila: Veja na seção de Filosofia Antiga, e também na seção de links a Enciclopédia Simpózio.
13/09/2005 às 11:55 #75438Miguel (admin)MestreOi, preciso de um texto que fale do Mito da caverna, que possa me favorecer, por favor me mandem. grata
Ducarmo28/11/2005 às 19:23 #75439Miguel (admin)MestreOlá, preciso de informações sobre o Paradoxo do Falso, se vocês tiverem alguma coisa me mandem, obrigada, Luciana
28/11/2005 às 19:42 #75440Miguel (admin)MestreBom, sei que estou pedindo demais, mas eu necessitava saber também a função da distinção entre sentido e referência em Platão. Obrigada, Luciana
06/12/2005 às 23:12 #75441Miguel (admin)MestreAzul Esverdeado{Boa Noite!
Favor, necessito de texto sobre a concepção do homem em Platão, pois terei prova quinta-feira 08/12/2005 pela manhã.Grato
Milton}14/05/2008 às 12:46 #75442maurocandidoMembroChaui, convite a filosofiaEsse livro tem disponivel em PDF, só não lembro o SITE.Mas joga no GOOGLE que fica facil, também estou fazendo um trabalho sobre este assunto mais meu prof. disse que só esta bibliografia não basta, tambem estou precisando de ajuda caso saiba outra bibliografia me mande por favor!!!!Atenciosamente,Mauro Candido
16/05/2008 às 5:21 #75443Miguel DuclósMembroOlá MauroQue tal os diálogos do próprio Platão?? Tem muitos que estão disponíveis em ebook na internet mesmo. Recomendo também as histórias da filosofia do Giovanni Reale, panorama rico e erudito. Você encontra digitalizações destes também, por exemplo no esnips ou 4shared,Abs
17/05/2008 às 1:22 #75444Rodrigo BarbozaMembroCaro MiguelEu creio que colocar uma obra do próprio Platão para alguém não iniciado na Filosofia é algo muito trabalhoso.Realmente, seria melhor ler o livro da própria Chauí, para depois se valer das obras de Platão.
17/05/2008 às 20:09 #75445Miguel DuclósMembroCaro Rodrigo, eu creio que não, e penso que a profª Marilena concorda com isso; é paradigma na USP a postura de que o texto clássico é insubstituível. É necessário partir para o que eles chamam de “corpo a corpo” com o texto, diretamente, sem intermediários, pois nenhuma leitura é descomprometida, e o comentador fatalmente se insere numa corrente interpretativa e está envolvo em seus próprios vícios (ou virtudes) e idéias. O Reale que citei por exemplo é da escola de Milão, e teceu algumas teses novas e controversas sobre o pensamento platônico. O que não significa que seus panoramas não sejam ricos e exatos. Nunca é demais enfatizar e incentivar a importância de ir direto ao autor.No caso de Platão isso é ainda mais fácil; os diálogos de Platão não são tão dificeis de serem lerem lidos, são, aliás, alta literatura. A forma de diálogo favorece. Claro que existem diferentes níveis de leituras, desde a mais descompromissada e leve até a mais exegética e erudita. Mas cada investida nesse sentido é um passo adiante em direção à autonomia, saber se situar nesta tradição devendo cada vez menos aos outros.A leitura do texto clássico pode ser dosada com a de um comentador ou panorama, também, ajuda a nos situarmos e entendermos por que pensadores tão distantes são ainda hoje discutidos. É isso que quis passarTem também uma outra obra que já está listada em http://www.consciencia.org/livros.html que é o Prefácio a Platão de Havelock, e o livro da professora Lygia Watanabe Platão por mitos e Hipóteses.
19/05/2008 às 23:40 #75446maurocandidoMembroMiguel muito obrigado pela indicação!!!!!!!!!!Porem este livro do Giovanni Reale eu ja tinha em mente, acredito que o CHâtelet, Históeira da Filosofia, Vol. I,pois achava que existiam outros autores introdutórios para este assunto.Não sei quem disse que eu estava iniciando, e textos de platão seria trabalhoso.Vai a resposta:Qual livro da coleção os Pensadores vc deseja um comentário.Obrigado a todos e desculpe a arrogancia, pois não gosto de comentários que me atinja ou me ofenda.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.