Os sofistas

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  • #70135

    Quando iniciei a Faculdade de filosofia, ouvi várias pessoas fazendo relações entre Sócrates e os Sofistas… mas adiante, passei a pesquisar sobre os Sofistas e pricipalmente sobre as idéias não escritas de Sócrates. Surgiu uma pergunta: Qual a influência ou a contradição dos Ensinamentos dos Sofistas, que poderiam se assemelhar com o Processo Educacional de hoje? Bem, sabemos que conhecimento gratuito não tem lá tanto valor, os locais de ensino são geralmente fechados, o que se ensina é mais baseado na Ciência do que nas idéias do senso comum, a democracia não é de todos e sim de um representante do todo… então os sofistas, críticos intelectuais faziam algo semelhante ao processo educional de hoje… onde todos falam: seja diferente, imaginem… se todos forem diferentes em seus negócios e outras particularidades, a diferença será a igualdade no futuro… dêem continuidade…. é importante..

    #78350

    Olha

    Os sofistas eram os educadores de seu tempo. Os gregos não tinham uma instituição como a escola. Os cuidados primários eram feitos pelos pedagogos (paidagogos) e após, os filhos das casas abastadas eram treinados pelos sofistas. Os sofistas eram importantes no regime democrático adotado em Atenas, pois com eles, os rapazes aprendiam a defender seu ponto de vista e seus interesses perante a comunidade, em questões de tribunais ou qualquer outras que envolvesse votação.

    Quem se insurge contra isso é justamente Sócrates, que ensinava buscando apenas o conhecimento, sem o fim mercenário dos sofistas, que podiam defender tanto um lado contra o outro. Os três maiores filósofos da Grécia combatem esse relativismo. A Academia e o Liceu, são, de certa forma, os pilares das insituições de ensino superior e das escolas.

    Dessa forma, penso que Platão e sua linhagem tem uma influência muito mais monumental do que os sofistas no processo educacional atual. O tema do ensino é constante em sua obra, como se vê em Mênon, ou no Protágoras, por exemplo. Os sofistas tiveram um valor não pejorativo resgatado somente no século XX. Talvez sua atividade possa ser relacionada a de um advogado.

    Mas eu entendo sua posição. O ensino na prática hoje, principalmente no terceiro mudo, é uma maneira de perpetuação da elite. Infelizmente, na maioria dos casos, só quem tem dinheiro consegue alguma educação decente, e acesso às vagas das melhores universidades. Mas isso acontece por causa de uma depravação do sistema. Educação é direito de todos e dever do estado. Há 50 anos, por exemplo, a escola pública era muito mais avançada, e só pagava ensino básico quem não conseguia acompanhar o ritmo da escola pública. No entanto, isso não tem nada a ver com alguma influência da sofística. É uma simples associação despretensiosa. Agora a influência de Platão no processo educacional é real. Na introdução de minha edição da República, por exemplo, a tradutora Maria de Souza diz que é diretamente derivado da República a criação de escolas públicas e ensino do saber às mulheres.

    #78351

    …mas mesmo os que tem acesso ao melhor ensino não são educados em um sentido mais sofista do que platonico(?), ou diria uma educação voltada, como disse o wagner, para a ciência e não para as idéias(?)… acredito que se levado a fundo a idéia que o wagner lança para debate, e não apenas analisando os fatores responsáveis pela falência da educação no brasil, podemos chegar a algo semelhante ao que os sofistas ensinavam no passado, pois como o onofre mesmo demonstrou os sofistas eram os educadores de seu tempo… acredito que de lá prá cá nada mudou… mesmo que se estude em uma boa escola…..o mundo é prova disto….

    #78352

    Uma educação voltada para a ciência não é sofística, pois a ciência , na maioria dos casos, não defende o relativismo, e sim o saber racional ou empírico.

    #78353

    Sem deixar de reconhecer a importância dos sofistas, permito-me uma crítica no sentido de que os sofistas usavam a “palavra” como instrumento de convencimento, distanciando-se do compromisso da palavra com a verdade.

    #78354

    Exatamente por a noção de verdade estar comprometida na filosofia, sobretudo a partir do século XIX, que o valor dos sofistas foi recentemente resgatado – pois até então eles eram como “vilões” na história da filosofia.

    Sem uma fundamentação absoluta da Verdade (sobretudo Deus, golpeado de morte na filosofia) , ela perde sua validação , e a verdade pode ser apenas parcial, referente a sistemas fechados, ou a conjunto de valores.

    #78355

    Creio q o q o Wagner quis dizer é q se comparado ao Liceu ou a Academia, o ensino dos sofistas poderia ser considerado de péssima qualidade e o q restou ao nosso tempo no nosso país foi só um ensino de baixa qualidade (mesmo nas melhores escolas), inferior ao extremo se comparado ao Brasil pré-64. Nesse ponto acho uma metáfora interessante.
    Quanto ao segundo sentido, o valor do ensino, creio q Wagner também tem razão: hoje o ensino serve somente para dar prestígio e levar o estudante a uma faculdade onde aprenderá um profissão prática com a qual ganhará dinheiro. Nada parecido com Platão ou Aristóteles.
    Pena.

    #78356

    Ë lógico que os sofistas tem um papel positivo na história da filosofia, são os primeiros críticos da “polis” e, talvez, fossem mais irônicos que Sócrates.

    #78357

    Ao usar o termo é lógico você está:
    a) Fazendo uma afirmação apodítica, peremptória, que julga ser verdadeira, visto que a lógica é, na filosofia a ciência dos juízos verdadeiros ou falsos. A pergunta é uma pegadinha. Se uma pessoa acha que os sofistas tem um valor positivo, provavelmente elas aprovam as idéias dos sofistas. Se aprovam as idéias dos sofistas, o próprio conceito de valor está em cheque.

    b) Desqualificando a proposta de debate. Se considerarmos que durante a enorme tradição da filosofia a sofística foi criticada, renegada, exposta só como contra-ponto às filosofia triunfantes da Academia e do Liceu, aponto de sofisma ter se tornado um termo pejorativo sinônimo de falácia, talvez esta seja uma questão que deve ser no mínimo debatida. Principalmente no âmbito dos pensadores do século, que foram que, finalmente, resgataram o valor dos sofistas.

    A filosofia até pouco tempo (coisa de cento e poucos anos) procurava a verdade. Esse é o mote desde a filosofia clássica até, por exemplo, o racionalismo cartesiano. A filosofia trata do problema do conhecimento, e par muitos, a natureza do conhecimento é a verdade. A verdade tornou-se conceito relativo e ultrapassado depois do fim dos absolutos, do fim da sua base de sustentação metafísica.

    Sobre os seus dois argumentos:

    a) Não entendi porque eles foram os primeiros críticos da pólis. Se entermos a polis como o modelo de democracia ateniense, eles não foram críticos, mas sim peças chave do sistema, apesar dos principais sofistas não serem atenienses. Eles participavam da Polis na medida em que instruíam os discípulos a usar as suas técnicas retóricas nos debates relativos à vida política, aonde era precisa convencer as tribunas.

    b) A ironia socrática é uma expressão usada em um aspecto do método socrático. A ironia socrática é constatada quando Sócrates pega em contradição os convivas que julgam saber muito bem alguma coisa. Sócrates passa-se por desapercebido fazendo o interlocutor responder até que joga contra ele uma falha em suas definições.

    Isso atiçava a vaidade dos outros. Sócrates aparece como não vaidoso. Os sofistas, pelo contrário, aparecem furiosos diante deste método e da perspectiva de perderem um debate.

    #78358

    O valor imprescindível da escola é o de agrupar seres humanos, coisa tão difícil nesse mundo burguês e individualista que nós tmeos como nos atesta o livro “As coisas mais importantes da minha vida aprendi no jardim de infância”, e como essa é a função básica da existência da escola, ela está desculpada das falhas q tentam jogar em seus ombros.

    #78359

    Acho a sua visão de escola um tanto equivocada.
    Se essa for a verdadeira função da escola que ela vire então uma boate q sirva a todos os gostos e bastarÁ.

    #78360

    Acho a sua visão de escola um tanto equivocada.
    Se essa for a verdadeira função da escola que ela vire então uma boate q sirva a todos os gostos e bastará.

    #78361

    Os sofistas são importantes pois conseguem quebrar a hegemonia da aristocracia ateniense.
    Sócrates era bajulador da elite um conservador,não queria a democratização da sociedade grega

    #78362

    ACHO Q ESSA SESSÃO PODERIA GANHAR PESO SE FOSSE DISCUTIDO O ATUAL SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO. NÃO É EXATAMENTE O VALOR DOS SOFISTAS OU O Q ELES REPRESENTAM HOJE NA SOCIEDADE, MAS QUANTO OS PROFESSORES VALEM A PENA PARA A MANUTENÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE… QUAIS COMPETÊNCIAS TEM UM PROFESSOR PARA DAR AULA? QUAIS SÃO AS REAIS CHANCES DE UMA SALA COM 50 PESSOAS SE MANTER CONCENTRADA NUM TÓPICO GERALMENTE ABSTRATO Q É ABORDADO? QUAL A UTILIDADE DE UM LIVRO DIDÁTICO: MATÉRIAS RESUMIDOS, INTERPRETAÇÕES OPINOSAS, PERGUNTAS INSOSSAS, DADOS INCOMPLETOS… VALE A PENA COLOCAR TODAS AS CRIANÇAS NA ESCOLA SE A ESCOLA NÃO ENSINA, É APENAS UMA FACHADA ESCRITA EM LETRAS GARRAFAIS “INSTITUIÇÃO DE ENSINO – ATENEU”? ATÉ ONDE A EDUCAÇÃO TEÓRICA ESCOLAR TEM MAIS VALIA DO Q O ENSINO DE UMA PROFISSÃO PRÁTICA? É PRECISO RESPONDER ESSAS QUESTÕES PARA SE CHEGAR A UM VEREDICTO SOBRE OS CAMINHOS A SEREM TOMADOS PELA PEDAGOGIA BRASILEIRA PARA A MANUTENÇÃO E APRIMORAMENTO DA SOCIDADE DEMOCRÁTICA, JUSTA E FRATERNAL.

    #78363

    ola a todos,

    creio que greto tem razao, ainda sou estudante e percebo ao falar com meus professores ou mesmo meus pais, a educaçao mudou…com certeza cada um de voces que participam desta discussao ja se perguntaram “para que eu tenho que aprender isso”, ou perguntaram algo ao professor sobre o assunto e esse os respondera “mais na frente voces verao isso”… dados incompletos, mudança de informaçoes para induçoes de opiniao dos alunos, como nos livros dos colégios militares, que mostram alguns golpes militares como “revoltas”, guiadas por pessoas de bem, ou os americanos, que mostram em seus livros de geografia o mapa do Brasil sem a amazonia ou o pantanal, por serem “areas internacionais”(o que ainda nao é verdade! pode até terminar sem acontecer, mas a opiniao publica dels da esse direto de tomar dois vastos cammpos territoriais de nossa patria e nos obrigam a dividi-lo!)… o que quero saber é: essas pequenas taticas de controle de opiniao publica teriam sido usadas também pelos sofistas? ou fora justo o oposto?

    grato pela atençao!

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