Pensamento genuíno – Reflectir antes de ler

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Pensamento genuíno – Reflectir antes de ler

• Este tópico está vazio.
Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Autor
    Ihering
    Membro

Olá amigos,Sou mais um novato do forúm que veio encher vossos sacos  :pardon_mini: -risosSe fizerem o favor de perder um pouco do vosso tempo...Quero saber da maneira pura de filosofar, quando ainda os primeiros grandes pensadores dispunham apenas de um mundo diante dos sentidos e suas cabeças para pensarem, quando não tinham à mão mais de três mil anos de pensamentos alheios escritos em livros, como faziam? Como chegaram a extraordinarias conclusões?Hoje dispomos de uma quantidade imensa de informação, e se eu decidir, por exemplo, saber o que é o pensamento, não procuro simplesmente reflectir antes de ler o que teem a dizer os quantos pensadores e estudiosos que escreveram acerca do assunto. Só então, ao coligir os diversos pontos de vista é que formarei uma opinião "própria", (que aliás, de própria não tem nada).Quero saber isso para que antes que mergulhe na infinidade de pensamentos alheios e me deixe ser levado por correntes, tenha como faról meus próprios pareceres.Tomem em consideração que sou apenas um curioso que nada sabe sobre filosofia e por isso tenho receio de que minhas perguntas não sejam de interesse para comunidade, se for esse o caso peço imensas desculpas. Abraços

umamart
    Membro