Porque as pessoas estão tão iludidas pela felicidade?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Qual é o sentido da vida? Porque as pessoas estão tão iludidas pela felicidade?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    nernico
    Membro

Qual o sentido da felicidade?Algumas pessoas dizem que o sentido da vida é a felicidade, mas pra que ser feliz?As pessoas pensam que a vida é cheia de alegria e prazeres, é bonita e é para ser apreciada. A ignorância é uma benção - é tudo que posso dizer para elas. Prazeres sensoriais são a maior desilusão para os seres humanos. É por isso que nós, humanos, desfrutamos de muito mais prazeres e meios de gratificação sensorial que os animais. É porque os seres humanos iriam entender a futilidade da vida, uma vez que têm inteligência para fazê-lo se estes prazeres sensoriais não estivessem presentes para nos enganar e nos fazer apaixonar pela vida.Apenas na ausência destes prazeres alguem poderia perceber o absurdo da vida. Uma pessoa que pensa que o objetivo final da vida é gozar de prazeres sensoriais é um idiota imaturo.O que você acha que os seres humanos vão fazer se, no futuro, viverem 2000 anos e se enjoarem de seus prazeres? Será que eles perceberão o absurdo de ser um ser senciente em um universo sem sentido? Ou você acha que eles iriam preferir reviver os mesmos momentos de felicidade vez após vez e terem suas memórias continuamente apagadas das mesmas experiências para que eles nunca se entediem?Se a vida vai perder seu sentido quando nos enjoarmos de nossos prazeres então a vida não faz sentido agora, o que está acontecendo é que estamos apenas iludidos e não conseguimos ver a verdade.Por que estamos tão iludidos?

Monstrinho
    Membro

Por que estamos tão iludidos?

Olá,Bom post! Por que estamos iludidos? Porque a condição deste mundo enseja isto. Vivemos no mundo de Maya, o mundo das aparências. E, se a maioria está iludida, é porque toma as aparências como realidade. Se quiser debater aqui tbm http://mascarasdedeus.forumeiros.com/ ... (seja bem-vindo) Abçs,

Acácia
    Membro

“Ora, o que é a felicidade senão o calor dos atos e o contentamento da criação?” Antoine de Saint-Exupéry :kiss_mini:

shadown
    Membro

Bom Post;Apenas discordo da parte que fala dos prazeres sensoriais...Acredito que o ser humano,mesmo quase imortal,nunca vai se entediar das suas sensaçoes,ou prazeres sensoriais,cada sensação é diferente da outra,e da outra e da outra e assim por diante...Então como seres racionais que somos,sempre saberemos como experimentar sensações novas.Um dia vc pula de para-quedas,outro dia de para glider,outro dia pula sem nada etc...etc...etc...a sensação sempre será diferente,mesmo que vc faça inumeras vezes a mesma coisa.relacionado ao fato da ilusão pela felicidade:Hoje,a felicidade nos é oferecida em qualquer "boteco" de esquina,em rótulos bonitos e brilhantes...Por isso todos estão iludidos com o fato da "busca pela felicidade"Somos pré programados a seguir um modelo,seja ele bom ou ruim.Esses modelos nos sao oferecidos aos milhoes...Compre esse produto e vc será mais feliz!Sua vida mais feliz com....!Seu dia começa mais feliz se vc tomar um cafe de tal marca...se lar mais aconchegante com nao sei o que de nao sei quem....Nao existe felicidade suprema,existe sim a necessidade de sermos parecidos com todo mundo...chamam isso de "sociedade"que pra mim é mais uma idiotice...uma bobagem que nos vendem a cada milionesimo de segundo.as pessoas na sua grande maioria,perderam a capacidade de raciocinar por si proprias,deixam que os outros ditem o que e o melhor para elas.Por isso as pessoas se tornaram tão ilududas pela felicidade!!!!Alguem pois a ideia a venda,e logo,todos compraram...é só prestar atenção nas palavras e açoes de seus colegas,as pessoas que vivem com vc!mantenha-se distante,somente observando e logo irá perceber por que as pessoas são tão iludidas com o fato da felicidade!Logo irá perceber,que as pessoas consideram a felicidade,os anuncios que vêm por aí!ex:se eu comprar um caro melhor,serei mais feliz!nao estou feliz nesta casa,vou mudar um apartamento/casa maior,com mais espaço serei mais feliz...meu cel. é antigo,serei mais feliz qdo comprar um novo...as pessoas nao irao mais falar mal do meu cel. usadinho...e por aí vai...em meu exercicio de observar as pessoas e suas açoes,nunca encontrei ninguem que tem uma versão propria da felicidade,sempre suas vontades seguem o que foi dito a elas em algum lugar...ser feliz,é nao saber o que é ser feliz de fato.Att:shadown

Nernico sua pergunta é muito filosófica, mas faz pouco sentido. Felicidade existe, é uma coisa palpável e muito almejada. Não se trata de uma ilusão, mas de uma realidade. Quem a encontra sabe o seu valor. Viver feliz, acho que é o maior objetivo do ser humano. Abç.

quem quer sofrer? seja por atos infelizes ou obra do destino, quem quer viver para ter uma vida infeliz?

Suzana
    Membro

As pessoas não estão iludidas pela felicidade. As pessoas estão buscando, até mesmo no mercado, uma forma de se sentirem felizes.

mudado
    Membro

Penso que relacionar a felicidade apenas com satisfação de prazeres sensoriais torna o ser humano superficial e bem próximo dos animais. Acredito que a felicidade duradoura e plena está ligada muito mais ao fato de descobrirmos nosso propósito na Terra e estarmos vivendo para cumpri-lo. Isso se faz com muito trabalho de autoconhecimento e coragem para alterar os rumos.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.