Pq desprezamos a infância?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor

será se buscando entender um pouco a infância não poderemos deixar de cometer alguns erros q cometeram conosco? quem somos nós para lhes impor limites? quem são as crianças e como aprenderam coisas tâo bonitas? será q elas pensam? onde estão os sonhos e as forças q impulsionaram a gente um dia?

é engraçado, pois quando se vai até uma certa idade, você acha que seus pais erraram muito, que cometeram os mesmos erros de seus avós, mas, eu acho, que quando viramos adultos, ou pais, percebemos que eles, na maioria das vezes, estava certo, e encaramos, que podíamos ter-nos nos ferrado…
    Orra, quanto aos sonhos, ainda não parei para pensar melhor no assunto, mas quando pensar melhor, ricardo, direi minha opinião…

a minha intriga maior não é nem com essas coisas bacanas e surpreendentes da infância, mas da nossa indiferença para com elas…ah, eles são míseros projetos de gente, não tem vontade própria, suas combinações racionais podem ser controladas por nós, a racionalidade somente seria desperta depois de algum tempo não se sabe qual, e nem sequer acompanhamos isso, achamos q se dá duma hora pra outra (resolveu criar juízo)… Não estou fazendo apologia à criação totalmente livre, mas ao debate e o conhecimento de como fazê-la. não pensamos em criar, mas criamos simplesmente; não observamos, não compreendemos, não amamos…não os vemos, sempre vemos nós neles, principalmente nossos defeitos

tendo dito tanto sobre crianças, e me fazendo passar por preocupado, tenho medo de cair na vala dos hipócritas q muito dizem ser as crianças o futuro do brasil, sem nada fazer para realizar isso, talvez somente dificultando…mas vamos lá, trago agora uma reportagem de Januária Cristina Alves:
    “É impossível falar de democracia sem levar em conta o q pensam crianças e jovens do mundo inteiro. esta é a conclusão a q chegou o Fundo das Nações Unidas para a infância (UNICEF) em seu Relatório Situação Mundial da Infância 2003, lançado em dezembro último. o tema central é a participação e o impacto que diversas ações coordenandas e encabeçadas por crianças e jovens têm nas mais diferentes esferas de suas vidas.

é preciso comemorar iniciativas como esta do UNICEF que comprova q crianças e jovens precisam ser ouvidos, não só como consumidores q investem pesado em publicidade para eles, mas também como cidadãos capazes de refletir, opinar e transformar a realidade em que vivem. há alguns anos educadores têm falado sobre a importêncai do “protagonismo juvenil”, ou seja, sobrea responsabilidade que toda a sociedade tem de formar indivíduos capazes de acreditar em si próprios e em seu poder de interferir no mundo em q vivem, mais do que um termo em voga na educação, o protagonismo juvenil tem dado mostras de que é uma realidade, é só observarmos os diversos projetos de instituições´públicas, privadas e de ONGS no Brasil e no mundo atestando que, quando ouvidos e estimulados à ação, os jovens operam transformações importantes”.

Aqui mesmo no nordeste, são as crianças q fazem grande parte dos projetos q modificam situações muito difíceis, como se fossem feitos para aquilo, ou como se realizassem coisas normais, mas q aos olhos de nós, pessoas de sonhos já esquecidos, parecem surpreendentes….depois trago mais coisa

Ah eu acho que nós nascemos com sonhos e forças..vem de nós mesmos..mas nascemos cm sonhos e forças belas, inocentes,.., e com o tempo isso tudo é deformado..mas Freud dizia que existe uma força em nossa mente que apaga as lembrancás de nossa infancia..talvez neh..mais uma questão que talvez não tenha uma resposta..vo coloca aqui um texto que eu escrevi..
    “ Pq??
    Pq na vida nada é por acaso..
    Pq existem opiniões diferentes…
    Pq existem conceitos diferentes..
    Pq existem crenças diferentes..
    Pq existem razões que a razão desconhece..
    Pq algumas coisas são inexplicáveis..
    Pq o Sol é feito de velas…
    Pq milagres existem..
    Pq o amor faz milagres..
    Pq as estrelas brilham mesmo sozinhas..
    Pq existem perguntas..
    Pq nem sempre existem respostas..
    Pq somos merecedores deste mundo..
    Pq os seres humanos são pequenos de mente e espírito..
    Pq existem amigos..
    Pq nem sempre amigos são eternos..
    Pq existe a mentira…
    Pq nem sempre a verdade é verdadeira..
    Pq o mundo dá voltas…
    Pq existe o amor..
    Pq o amor está distorcido..
    Pq o sofrimento faz parte da felicidade..
    Pq existem esconderijos..
    Pq nem sempre eles nos escondem..
    Pq o outono é inevitável..
    Pq existem armas..
    Pq a maior arma são as palavras..
    Pq existe o conhecimento..
    Pq o conhecimento nos faz vencedores desta guerra..
    Pq existe guerra..
    Pq existe incompreensão..
    Pq existe a vida..
    Pq a vida é uma escolha..
    Pq existem escolhas..
    Pq nao só o amor como a vida possui razões q a razão desconhece..
    Pq nem sempre o PORQUE esclarece…….”
    =)..

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.