Precisamos deles?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor

Eu pessoalmente nunca mandei uma mensagem para este fórum, mas vou colocando em debate um assunto muito polemico e contraditório, que muito depende do ponto de vista e da cabeça da pessoa. Por favor não liguem para os erros ortográficos, afinal só tenho 15 anos. Bom vamos lá, Precisamos deles? Deles quem? Dos governantes? Precisamos do capitalismo para viver? Sabe-se que muitos quilombos da época da escravatura e até hoje, pera hoje? Isso mesmo ainda existe quilombos hoje para quem não sabe, e voltando, quilombos anarquistas que viviam muito bem tendo esse sistema de organização da sociedade, bom estavo analizando a Igreja Católica, e também conclui que a Igreja prega o Anarquismo e nem sabe!! Pois é, a Igreja sempre vive dizendo, esse politicos são todos uns corrupitos, não devemos esperar nada deles, temos que fazer as coisas sosinhos, um ajudar ao outro, então pera ai, pra que precisamos deles então? Não são todos uns corruptos? Contraditório, não? Então, qual a opnião de vocês? Conseguimos na atualidade de hoje criar uma sociedade totalmente Anaquista, ou sempre vamos viver dependendo dos politicos que só querem nosso dinheiro e levando a sociedade a uma grande desiqualde!? Deixo lembrar também, que Anarquismo não é bagunça, e para quem não sabe no Anarquismo também tem leis ou principios onde se seguidos teremos segundo os grander pensadores Anarquistas como Joseph Proudhon, um sociedade ideal, pregando a iqualdade.

Primeiro, eu gostaria de dizer que sinto satisfação em ver alguém tão novo discutindo um tema tão contraditório. Contraditório, por causa dos vários fatores e elementos que constituem esse assunto. É dito até hoje, que o ser humano precisa ser encaminhado ou “controlado” por alguém, de outra maneira haveria anarquia ( no mal sentido, caos ). Eu devo dizer que meio que concordo e discordo disso, se os revolucionários “sem superiores” forem cultos e inteligentes o suficientes para se organizarem em uma sociedade sim, mas se eles não estão em busca de um objetivo em comum haveriam problemas de relacionamento e entendimento, e por fim, dissolução de tal sociedade. Mas por que culpar os políticos ? Procuramos figuras físicas nas quais jogar a culpa, tais figuras seriam os executores do verdadeiro culpado ( o sistema ) ou seja, os políticos. Na verdade, eles são elegidos pelos, primariamente, culpados, o povo. Por que culpados ? Por não levarem o voto a sério e jogarem fé na expressão “são todos ruins, pra que escolher um ?”. Lembre-se, também, que os políticos nasceram e foram criados por alguém, se eles cresceram aprendendo os valores errados ou foram submetidos a tais pelo sistema não sabemos. Portanto não há maior culpado senão a própria população. Hoje em dia, está sendo criada a nova geração de políticos, e, observe bem em sua escola, de todos os seus colegas, quais parecem ter aptidão para se tornarem bons políticos, e quais as tem para se tornarem maus, há muito mais dos segundos, aposto. Se não fui claro suficiente ou não respondi sua pergunta, deixe outra mensagem aqui. Espero que você cresça sem deixar a sociedade roubar seus valores, como aconteceu com ela.

Acho que o “deles” desta lista de discussao, sao os filosofos, mas vamos continuar na linha do Akires.
    De certa forma entendo os sentimentos por ele externados, os quais acabam fazendo surgir uma imagem utopica, de que um dia sera possivel viver em comunidade, sem a existencia de uma liderança especifica.
    Imagino que um pouco antes de nos aproximarmos desse periodo, as cedulas de votacao terao um item a mais:
    ( ) ausencia de representacao.
    Ainda antes desse periodo, poderia haver um periodo de adaptacao, onde a representacao popular poderia ser feita diretamente atravez da internet.
    Poderia existir tambem uma variacao onde a parcela mais mecanica dessa representacao viria de um sistema computacional.
    Etc, etc.

Quando cliquei para esta secção, não era propriamente para descutir isto, mas acho o assunto bastante construtivo, instrutivo, inteligente e, acima de tudo actual.
    Respondendo mais ao Bruno, gostava de lhe perguntar se também se sente culpado por a situação em que se encontra agora a sociedade, pois se acha que a culpa não é de mais ninguém senão do povo (gostaria de saber a sua opinião). Não que não concorde consigo, pois acho uma ideia concreta e sensata. Mas, também noto, sem ofensa, desagrado em relação às “gentes” de hoje!

Num outro ponto e mais directamente com a filosofia, eu penso que nós realmente precisamos muito da filosofia, e mesmo sem nos aprecebermos a todo o momento estamos a filosofar, embora não como os filósofos profissionais, mas como ser, como ser racional que somos.
    Deixo o tema em aberto……..
    Abraços!

Acho que a experiencia que o povo Argentino esta vivendo pode ajudar ao Akires e a todos nos em repensarmos a democracia e as representacoes. Eles tentaram de tudo, eleicoes, planos economicos, greves gerais, etc. Estao criticando severamente o controle que as elites daqueles Pais tem sobre os meios de producao. Em algumas provincias nao existem mais vereadores e prefeituras, sao o proprio povo que controlam os orcamentos. Existem tambem expropriacao de algumas propiedades privadas que o povo fez atraves de assembleias populares. Resta saber se o povo sustentara esses mecanismos durante muito tempo. O povo esta consciente que nao pode mais contar com as instituicoes antigas. Algo de novo tem que ser construido. Vamos torcer para que aquele povo resista e reconstrua sua nacao baseada na solidariedade. Queira Oxala que consigam.

[html]

Brasil

Hero Member

Deslogado Deslogado

Liberdade ainda que tardia!

Ver Perfil

« Responder #5 em: Dezembro 15, 2007, 12:30:37 »

Então, qual a opnião de vocês? Conseguimos na atualidade de hoje criar uma sociedade totalmente Anaquista, ou sempre vamos viver dependendo dos politicos que só querem nosso dinheiro e levando a sociedade a uma grande desiqualde!?

Meu caro jovem, vc escreveu isso aos 15 anos em 2001, portanto vc já deve estar com 21 anos... Quero te dizer o seguinte: Os políticos são parte de nossa sociedade. São o reflexo de nosso comportamento. São catalisadores de nossos costumes. Reflita filosoficamente o seguinte:

Gostar de dinheiro não é característica só dos políticos.
    Agir honestamente, com retidão, ética, espírito de igualdade, espírito de justiça, diante de tantas oportunidades de ganha-lo em abundância, de maneiras ilícitas ou prevaricadoras, é próprio de heróis e não de pessoas normais.

Pensar o Anarquismo sem antes pensar numa radical mudança de regras e costumes é imaginar o caos. Por acaso os anarquistas não gostam de dinheiro? Não seriam pessoas “normais”?

« Última modificação: Dezembro 15, 2007, 04:19:56 por Brasil »

« Última modificação: Dezembro 15, 2007, 04:19:56 por Brasil »

Somos os que fazemos, mas somos sobretudo, o que fazemos para mudar o que somos.     (Eduardo Galeano)

[/html]

É bem provável que nenhuma forma de organização social venha a dar certo. A maioria das pessoas precisa de alguém para dizer o que elas devem ou não fazer. Existe uma minoria que não precisa de niguém para dizer o que elas devem ou não fazer. A nivelação das pessoas é a forma mais fácil desses “líderes” tentarem arrumar as coisas e nessa eles acabam fazendo caca. Essa minoria geralmente sofre vivendo em meio a sociedade e suas regras. Antigamente essa minoria era queimada, enforcada e tals. Assim é o mundo.

Golden Eye
    Membro

Então vamos falar sobre a questão de governantes num modo generalizado.Os seres humanos em geral , buscam alcançar objetivos materiais , carnais. Até perceberem que isso não é exatamente o que lhes trará felicidade.Enquanto não percebem isso , fazem qualquer coisa para alcançar tais objetivos , se não existirem entidades , como politica , religião , lideres , etc. Cada um vai ditar suas proprias regras (o que já vem acontecendo) ; isso torna do mundo um lugar inabitavel , pois as pessoas costumam ultrapassar limites , se ultilizando de libertinagem , e esquendo do principio : Respeitar o proximo. É por isso que nunca vamos viver em comunidades independentes , somos egocentricos , megalomaniacos , cobiçosos e egoistas.

É por isso que nunca vamos viver em comunidades independentes , somos egocentricos , megalomaniacos , cobiçosos e egoistas.

Eu não sou nada disso...

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.