Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Violência e Criminalidade › Qual a finalidade do desarmamento?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
13/09/2005 às 15:06 #70282Miguel (admin)Mestre
O desarmamento da população visa mesmo diminuir a criminalidade? Sendo que o criminoso não entregaria sua arma, que no caso é um instrumento de poder e meio de viver (praticar assaltos, queima de arquivo, etc). Ou seria algo muito mais profundo de intenções subliminares, como aconteceu na Alemanha quando o ministro Herman Goering resolveu desarmar os judeus para posteriormente favorecer Hitler a fazer o que fez sem temer levantes armados da população como no gueto de Varsóvia (que foi um fracasso)? Mesmo que no Brasil não exista anti-semitismo, mais a idéia é a tirada da opção de defesa armada.
14/09/2005 às 3:16 #80355Miguel (admin)MestreDavid, parabéns!
Esse é um tema interessante, necessário e atual.Minha opinião:
Eu não acho que o desarmamento vise exclusivamente a diminuição da criminalidade. Ainda coloco em dúvida se esse seria o principal objetivo.Pesquisas recentes, divulgadas nos telejornais, dizem que com o início das campanhas pelo desarmamento, o número de vítimas caiu consideravelmente.
Eu não acredito em pesquisas divulgadas na televisão, e acho que aquele que tem algum conhecimento nesse assunto também não acredita. São vários fatores questionáveis: como foram elaboradas as perguntas? que metodologia foi aplicada? Por que? qual o universo pesquisado (qualitativamente, quantitativamente, local e data)? Além disso, existem ainda dois fatores que, independente dos demais, podem interferir na “verdade”. São eles: a interpretação da pesquisa e a forma como ela é divulgada (noticiada).
Em suma, não existe verdade em números, tudo depende de quem interpreta e como interpreta. Mas isso não descarta a importância da estatística e das pesquisas, muito pelo contrário. Deve-se investir e se aprofundar cada vez mais nesses estudos.David, como você, também tenho essa desconfiança. Não descarto a hipótese de que essa ação do governo possa visar algo parecido com o que aconteceu no caso Goering.
Deve-se ter coragem para questionar isso, já que não temos provas materiais. Será que só podemos suspeitar, ou especular sobre isso?
De qualquer forma, parabéns.
14/09/2005 às 14:42 #80356Miguel (admin)MestreFerreira, sei que não há provas de conpirações, mas no caso de Herman e Lenin tbm não havia. E agora dizem que o desarmamento civil vai melhorar nossa vida. Analisando o n° de crimes cometidos por armas de fogo, apenas uma porcentagem abaixo de 5% são crimes passionais. Qual a prova que temos de que seria um grande passo na diminuição da criminalidade? O que nos leva a ver, é uma ilusão causada de que onde há armas há mortes, sendo que na realidade isto não condiz. Automaticamente nos preguntamos – então porque querem nos desarmar? – Ai olhamos para o passado e vemos que isto já aconteceu e posteriormente a verdadeira intenção apareceu. Então que provas vc quer se nada neste 1° momento passa de deduzirmos sabiamente o que poderá acontecer, com o povo sem direito de auto-defesa?
14/09/2005 às 17:34 #80357Miguel (admin)MestreRodrigo,
Concordo e compartilho dessa suspeita.
Não tenho nada a criticar em sua mensagem, a única coisa que eu mudaria é o trecho:“Automaticamente nos preguntamos – então porque querem nos desarmar?”
Eu acho entendi sua inteção ao escrever. Porém eu não usaria o termo “automaticamente” nessa frase.
Acredito que não seja um “pensamento automático”, muito pelo contrário. Esse seu questionamento é contestador. É inconformado com as verdades vendidas na mídia; é uma atitude filófica e crítica. Espero que mais pessoas compartilhem dessa opinião.
Só tenho a dizer: Parabéns pela coragem! Pois surgirão muitas pessoas para defender o sistema (essas são agentes da matrix) e qualquer pessoa é um agente em potencial. -(Obs: se não entendeu isso, vá no fórum Conservadorismo Marxista e leia o que postei.)
Essas pessoas podem criticar e dizer que isso é uma “teoria da conspiração”. Mas não é! Discriminar o seu pensamento como se fosse uma paranóia, é fechar os olhos, é ser duplamente alienado.
Se é verdada ou inveção, não sabemos com certeza (porém é bem provável de ser verdade). Mas o mais impotante é questionar. Isso é uma atitude inteligente e não é automática.
Além de tudo, é um tema muito atual e importante.
14/09/2005 às 19:43 #80358Miguel (admin)MestreFerreira, primeiramente obrigado pela correção pois sinto muita dificuldade de expor meu modo de pensar por falta de palavras.
Em segundo, vc compreendeu que eu não queria passar de forma alienada, mas como iniciativa a uma questão que poucos enxergam.15/09/2005 às 0:28 #80359Miguel (admin)MestreDavid,
você se expressou muito bem. Não veja aquilo como uma correção. É mais uma opinião de como eu escreveria aquilo.
Mas você foi muito bem ao expressar esse seu pensamento.
Eu concordo com você. O difícil é conscientizar as pessoas disso.Obs: desculpe, mas numa mensagem passada troquei o seu nome por “Rodrigo”. Não sei se você tinha reparado. É que eu confundi com o outro fórum que também participo. Obrigado pela compreensão.
(Mensagem editada por renan_m_ferreira em Setembro 14, 2005)
16/09/2005 às 11:58 #80360Miguel (admin)MestreSenhores,
Esta é uma questão muito interessante. Infelizmente não estou observando muitos debates nas ruas sobre este tema. Os poucos que presenciei notei que a tendência é não proibir a comercialização de armas.
Quando iniciou-se as conversações para a proibição deste comércio acreditava que era uma medida importante para diminuir a violência, principalmente os homicídios por motivos fúteis: briga de trânsito, em campo de futebol, etc. Aquelas brigas em que os sujeitos facilmente esqueceriam dois dias depois, se não houvesse a presença de uma arma de fogo.
Contudo, percebi que a questão não é tão simples. Vejamos o tráfico de drogas e suas inúmeras mortes. A proibição do comércio de bebida alcóolica nos EUA e a máfia. Não sei se é coincidência, ou escolhí os exemplos mais tyendênciosos, mas acredito que o “tornar proibido” não é o caminho mais eficaz, pelo contrário, traz mais dificuldades para “vigiar” (não encontrei uma palavra mais adequada)
Assim,respondendo ao David, neste instante, não vejo a proibição do comércio de armas uma solução para o combate a violência, pelo contrário, iria gerar mais violência – ao tornar-se um comércio clandestino – e gastos para o Estado.
16/09/2005 às 17:03 #80361Miguel (admin)Mestre105 Torre Norte,
Concordo com você.David V. Macedo,
Concordo com você também.A cada dia me convenço mais que a violência não terá diminuição significativa(não em razão dessa lei).
Vale a pena perguntarmos: Essa consulta popular é política para inglês ver? Ou conversas para boi dormir? Ou política do pão e circo?
Qual o verdadeiro objetivo por traz disso?
Obs: sou contra armas de fogo.
19/09/2005 às 11:10 #80362Miguel (admin)MestreBom Ferreira, agora me sinto mais aliviado por conhecer mais algumas hipóteses do que poderia ser esta falácia do desarmamento civil. É claro que a idéia de intenções ocultas ainda é minha linhagem a respeito deste assunto.
Eu sou a favor da paz, não quero armas para matar ninguém, se necessário, para me defender, e defender minha família. Imagine que todos bandidos saibam que nenhum cidadão tenha arma em casa. Em quanto a liberdade e coragem de um malfeitor aumentaria em querer invadir sua casa, estrupar e abusar de todos?. Sabendo vc que dependeria somente da polícia, e que gritar socorro na rua não adiantaria pois somente a polícia tem armas, e demora chegar de trinta minutos a uma hora depois do ocorrido.13/01/2006 às 6:03 #80363MagaceMembroSou contra o desarmamento…Vcs adoram dá nó em pingo d'agua , eu q não desejo cair em discussao! apenas vou falar o q sei sobre o as pessoas contra armas d fogo.Vcs:-Acham q é qualquer um q pode sair comprando arma.-Acham q toda a população brasileira é feita por homicidas potenciais.-Acham q bandido so vira bandido qndo ganha uma arma.-Acham q se sua casa for invadida, vc vai ligar p a policia e eles virao rapidamente, junto com alguns artistas globais.-Acham q todos os pais guardam arma no canto do sofá armada e engatilhada.-Nem fazem ideia da base militar q os EUA fizeram no Paraguay a pouco tempo atras... - " o q será q isso quer dizer? p quem gosta de da nó em pingo d'agua essa é ótima!!" http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u86136.shtml Obs.: Eu sou sócio d um clube d tiro, atiro desde crianca com meu pai me ensinado como lidar com a arma, meu pai foi criado igual... e o pai dele... numero d acidentes na familia = Zero. hahaha...Atiro com policias no meu clube, eles sao contra o desarmamento tbm.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.