Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Qual o significado das velas? E suas variadas cores.
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
18/06/2010 às 16:25 #70992lincolnpsiMembro
Olá nobres companheiros de forum!Salve, salve!Venho agora perguntar a voces, qual o significado e a origem das velas nas religiões?Eu tenho uma teoria.Eu imagino que a origem das velas é mais simples do que possa parecer, seria o seguinte:* Para iluminar, clarear o ambiente, para que o fiel pudesse ler o livro sagrado...Agora gostaria da opnião de voces, grandes conhecedores e buscadores da razão!Abraço a todos!
18/06/2010 às 22:26 #87939BrasilMembroVenho agora perguntar a voces, qual o significado e a origem das velas nas religiões?Eu tenho uma teoria.* Para iluminar, clarear o ambiente, para que o fiel pudesse ler (...)
Significado ou utilidade? Para clarear o ambiente e para poder ler, foi o motivo de todos usarem velas, lamparinas, etc. ;DA figura da vela nas religiões tem conotações puramente semióticas e me parece que são bastante variáveis entre as religiões. Usa-se para “iluminar a alma do morto”, para “fazer pedidos a entidades religiosas”, enfim, para as mais variadas finalidades fundamentadas nas mais variadas interpretações místicas para o elemento fogo. Mais detalhes eu não sei.Querer saber o significado dado para o uso de velas nas religiões é o mesmo que querer saber detalhes específicos sobres as interpretações religiosas. Só religiosos experts estariam aptos a responder. :biggrin_mini2:É como perguntar por que ao rezar os cristãos juntam as palmas das mãos diante do rosto, ou do peito, sei lá... Ou, por que os muçulmanos curvam-se em direção à cidade de Meca ao rezar... Ou, por que um pai-de-santo se veste de branco... Ou qual o motivo de um “terço” ter “x” números de contas, etc. Coisas extremamente específicas de cada religião.
20/06/2010 às 17:53 #87940AcáciaMembroPassou para o misticismo é uma incógnita: buscar respostas para o misticismo é dar-lhe crédito, é exercer fé irracional. Existe? Claro, se não por que tantos místicos? É uma ciência bem conhecida entre seus adeptos desde que tenho noção e conhecimento de mundo…
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.