Qual o significado das velas? E suas variadas cores.

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? Qual o significado das velas? E suas variadas cores.

• Este tópico está vazio.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    lincolnpsi
    Membro

Olá nobres companheiros de forum!Salve, salve!Venho agora perguntar a voces, qual o significado e a origem das velas nas religiões?Eu tenho uma teoria.Eu imagino que a origem das velas é mais simples do que possa parecer, seria o seguinte:* Para iluminar, clarear o ambiente, para que o fiel pudesse ler o livro sagrado...Agora gostaria da opnião de voces, grandes conhecedores e buscadores da razão!Abraço a todos!

Brasil
    Membro

Venho agora perguntar a voces, qual o significado e a origem das velas nas religiões?Eu tenho uma teoria.* Para iluminar, clarear o ambiente, para que o fiel pudesse ler (...)

Significado ou utilidade? Para clarear o ambiente e para poder ler, foi o motivo de todos usarem velas, lamparinas, etc. ;DA figura da vela nas religiões tem conotações puramente semióticas e me parece que são bastante variáveis entre as religiões.  Usa-se para “iluminar a alma do morto”, para “fazer pedidos a entidades religiosas”, enfim, para as mais variadas finalidades fundamentadas nas mais variadas interpretações místicas para o elemento fogo.  Mais detalhes eu não sei.Querer saber o significado dado para o uso de velas nas religiões é o mesmo que querer saber detalhes específicos sobres  as interpretações religiosas.  Só religiosos experts estariam aptos a responder.  :biggrin_mini2:É como perguntar por que ao rezar os cristãos juntam as palmas das mãos diante do rosto, ou do peito, sei lá...  Ou, por que os muçulmanos curvam-se em direção à cidade de Meca ao rezar... Ou, por que um pai-de-santo se veste de branco... Ou qual o motivo de um “terço” ter “x” números de contas, etc. Coisas extremamente específicas de cada religião.

Acácia
    Membro

Passou para o misticismo é uma incógnita: buscar respostas para o misticismo é dar-lhe crédito, é exercer fé irracional. Existe? Claro, se  não por que tantos místicos? É uma ciência bem conhecida entre seus adeptos desde que tenho noção e conhecimento de mundo…

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.