Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Qual seria, ou quais seriam, em ordem hierárquica, as melhores religiões?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
27/07/2010 às 20:06 #71001lincolnpsiMembro
Gostaria de iniciar este topico com uma lista das melhores religiões na opnião de voces.Eu gostaria de deixar claro tambem que as "melhores" religiões devam ser colocadas em ordem hierárquica , 1°, 2° , 3°, etc...E se possivel uma explicação do porque uma poderia ser melhor do que a outra.Eu, particularmente , acredito que o budismo é infinitamente mais evoluido e proximo a uma concepção mais inteligente de vida, do que a cristã, por exemplo.No fim da minha fila vem as evangélicas e suas derivações e provavelmente algumas que se intitulam espiritualmente maléficas , tipo as satanistas e derivadas.Valeu!
27/07/2010 às 20:28 #88108ppauloMembroPrezado lincolnpsi,Melhor em qual sentido? Me parece um tópico temeroso este, com o devido respeito.Quando colocamos em termo de melhor, pior, agregamos um conceito de juízo de valor, nos distanciando de critérios objetivos.Um exemplo: O que é melhor, uma bicicleta com ou sem cestinho. Serão as mais variadas opiniões tendo em vista apenas uma opinião subjetiva ou utilitarista pessoal. Algo do tipo como eu vou sempre no mercadinho de bicicleta, prefiro a com cestinho.... o outro por sua vez como participa de competições prefere sem o tal cestinho...No final, qual a validade de tais opiniões, sendo que têm critérios tão díspares.Da maneira que está, diria do 1o ao 13o - nenhuma.Nenhuma religião é melhor do que outra, pelo simples motivo de que as religiões se exercitam pela fé. Impossível comparar doutrinas religiosas.
27/07/2010 às 20:47 #88109lincolnpsiMembroNobre amigo de forum ppaulo, compreendo sua colocação , mas vamos tentar realizar a lista mesmo assim.Por exemplo, eu posso atravez de argumentos lógicos "defender" minha posição atravez de explicações razoaveis a respeito da ordem em que se estabelecem.Por exemplo eu citei que na minha lista particular o budismo viria na frente do cristianismo, e disse tambem o porque disto, uma vez que "eu" compreendo o budismo como sendo uma religião muito mais proxima da natureza e dos efeitos fisicos de determinadas atitudes humanas, tipo respiração e etc...Compreende, atravez de argumentos podemos sim discutir as varias facetas e as varias formas de se aceitar ou não alguma doutrina religiosa, não vejo o porque do seu espanto, ou temor.Neste forum participam muitas pessoas cultas e inteligentes e estas mesmas pessoas irão compreender que não se trata de ser "apenas" "melhores" ou "piores" "religiões" , mas irão perceber que existe uma troca interessante de conceitos e opniões , dentro de um regime democratico de pontos de vistas, entre os proprios frequentadores.Todos sabemos que não existe uma doutrina perfeita, principalmente religiosa, uma vez que todas elas foram criadas pelos homens, e por este simples motivo , pasiveis de engano e erro.Tudo que foi edificado, no campo da religiosidade, pelo ser humano ate agora não passa de um grande erro e falta de sensibilidade filosófica.Mas mesmo assim eu gostaria de , "tentar", desenvolver um debate em tom de "grafico", das melhores em ordem hierarquica, religiões.Valeu!
05/02/2011 às 16:37 #88110OpiniaoBSMembro1) A minha. Pois me transforma.2) A sua. Pois lhe transforma.3) As outras são falsas religiões. Sua função não é, senão em aparência, nem o conhecimento nem o crescimento.
05/02/2011 às 20:04 #88111AcáciaMembroPara mim, a resposta é difícil pois, não conheço as diversas religiões… Posso afirmar sem medo de errar que, se os detentores do conhecimento não abrem alas para o povo, este povo pode até dar a volta ao mundo em 360 dias mas, tropeçando ou não no que lhe é ensinado como Palavra, na árdua caminhada, ainda há quem encontrará o caminho… Pois é!
06/02/2011 às 15:49 #88112OpiniaoBSMembroSe eu entendi sua colocação,Pois é, eu também acho que alguém poderia encontrar o Fio da verdade em uma religião que eu chamei de falsa. (No fundo é Deus que sabe) E aí então ela seria válida.Mas eu ACHO, que esta necessidade de desenvolvimento subsequente que este alguém encontraria, só poderia obter resposta real numa boa religião, e daí, o buscador teria que abandonar a falsa (a qual faltariam os suportes necessários).Disse isso pois acho que é muito comum que espiritualidade seja confundida e associada com emocionalidades e certos estados típicos rapidamente categorizados como espirituais.Enfim, tem uma fraqueza no meu primeiro post onde aparece 1,2,3. Não é qualquer transformação que é válida.
08/02/2011 às 16:14 #88113massMembroPara definir qual a melhor religião, primeiro se precisa de um ponto de vista. Melhor religião para um governante? Melhor religião para um mendigo? Melhor religião para um cidadão de bem??? O que é um cidadão de bem, tu ou eu? Pois certamente somos diferentes, e eu me acho de bem :DEu acredito que, se existe um Deus e este possibilitou a criação das diversas religiões, o fez para todas, sem nenhuma ser falsa, pois cada religião é adaptada para um tipo de cultura ou pensamento. Alguém que tem muita esperança em falar com algum parente ainda em vida se indentificará mais com o espiritismo, por exemplo. Claro que não é tão simples, e os calculos da mente são muito mais complexos com muito mais variáveis, mas estou só exemplificando o ponto de vista.Eu acredito na linha de Nisargadatta, de que tudo que é perceptível não é você, pois o que você é não pode ver a si mesmo, e logo nada no exterior existe, pois o mundo é uma interpretação da sua mente de coisas que você acha que existam. Para mim, é um pensamento confortável. Cada um acha o seu.
13/02/2011 às 19:20 #88114OpiniaoBSMembroDa mesma forma que eu questionei a noção de 'melhor' validada em cima do binômio prazer/dor, eu diria que o fator conforto também pode ser um motel muito gostoso onde você chega, pára, dorme e de tão gostoso que é, esquece de seguir viagem, se é que chegou a conhecer alguma estrada.Então, qual seria o critério ?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.