Questões sobre Ética

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  • #70142

    Preciso de artigos que fale sobre ética x sistema capitalista (é possível existir ética dentro do sistema capitalista?)

    #78445

    Vc pode consultar o livro do sociólogo Max Weber: A ética protestante e o espírito do capitalismo.Weber, argumenta que o espírito calvinista de predestinação e apego ao trabalho, a produção, lançou as raízes do capitalismo. É algo controverso, mas é a única fonte que lembro que fale sobre ética e capitalismo. Espero que outros ajudem.

    #78446

    preciso saber sobre relação entre ética e politica.
    ficarei grato se alguem poder me ajudar.

    #78447

    Preciso de informações adicionais sobre a obra de max Weber “A Ética Protestante e o Espírito Capitalista” para conclusão de tese. Um ponto de vista adicional. Se alguem tiver puder ajudar agradecerei.

    #78448
    admin
    Membro

    Questões relacionadas a ética aqui

    #78449
    Brasil
    Membro

    é possível existir ética dentro do sistema capitalista?

    Sei que o autor do tópico queria outro tipo de informação, mas vou aproveitar essa pergunta para colocar uma questão: É possivel existir ética dentro do sistema capitalista?Ética mascarada e demagógica, sim! Na verdade, o capitalismo é o ambiênte menos propício para existir ética.  No socialismo, não muda muita coisa ao meu ver, pois apesar de ser “priorizada” a atenção na distibuição de bens, esta se dá de maneira assistêncialista, portanto é preciso dinheiro para se manter enquanto sociedade. No comunismo a “distribuição” seria geral e comum, porém, também nessa última, nada se faz sem o dinheiro e, seu uso continua sendo indispenssável, portanto, também nesse sistema, a ética ainda não é e nem será plena. “O reconhecimento do dinheiro liquida a economia do valor de uso; permite armazenar valores e deter propriedades com o mesmo título que os produtos do trabalho corporal (II 5, 50). A propriedade desigual não é um direito natural mas sim um direito consentido.”                                                                                                                                              John Locke e a génese das ideologias modernas                                                                                                          Mendo Castro Henriques “A introdução do dinheiro altera o valor dos bens. Eles passam a valer não ape-nas por sua utilidade, mas também por sua capacidade de serem trocados por di-nheiro e acumulados.  Com isso, está encerrada a possibilidade de manutenção dajustiça do estado de natureza, mediante a simples regra de apropriação pelo traba-lho, sem a necessidade de leis positivas sobre a propriedade. Os homens não bus-carão apenas o que lhes é necessário para viver, mas se deixarão guiar pela cobiçae ambição, já que o dinheiro permite entesourar e acumular (Tully, 1980: 147-8).Essa situação estende-se à posse de terras, que se tornará desigual e desproporcio-nal, pois torna-se possível cultivar maiores extensões e produzir mais do que se podeconsumir sem ferir a lei natural, bastando trocar o excedente produzido por dinheiro.Todavia, o sistema se torna disfuncional, pois as disputas em torno da propriedadese multiplicarão. A solução para esse problema consistirá em constituir um gover-no que, detendo o poder político para regular o direito de propriedade segundonormas positivas, resolverá qualquer controvérsia.Em resumo, a principal conseqüência da introdução do dinheiro é a criação dedisputas intermináveis sobre o direito de propriedade e a necessidade de constituiras sociedades políticas.”                                                                                      Locke e o Discurso Econômico                                                                                     Hugo E. A. da Gama CerqueiraAguardo opiniõesAbraços a todos

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