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02/10/2002 às 0:29 #70142Miguel (admin)Mestre
Preciso de artigos que fale sobre ética x sistema capitalista (é possível existir ética dentro do sistema capitalista?)
02/10/2002 às 14:30 #78445Miguel (admin)MestreVc pode consultar o livro do sociólogo Max Weber: A ética protestante e o espírito do capitalismo.Weber, argumenta que o espírito calvinista de predestinação e apego ao trabalho, a produção, lançou as raízes do capitalismo. É algo controverso, mas é a única fonte que lembro que fale sobre ética e capitalismo. Espero que outros ajudem.
18/05/2004 às 20:48 #78446Miguel (admin)Mestrepreciso saber sobre relação entre ética e politica.
ficarei grato se alguem poder me ajudar.23/06/2004 às 18:02 #78447Miguel (admin)MestrePreciso de informações adicionais sobre a obra de max Weber “A Ética Protestante e o Espírito Capitalista” para conclusão de tese. Um ponto de vista adicional. Se alguem tiver puder ajudar agradecerei.
23/06/2004 às 19:09 #78448adminMembroQuestões relacionadas a ética aqui
24/10/2006 às 17:34 #78449BrasilMembroé possível existir ética dentro do sistema capitalista?
Sei que o autor do tópico queria outro tipo de informação, mas vou aproveitar essa pergunta para colocar uma questão: É possivel existir ética dentro do sistema capitalista?Ética mascarada e demagógica, sim! Na verdade, o capitalismo é o ambiênte menos propício para existir ética. No socialismo, não muda muita coisa ao meu ver, pois apesar de ser “priorizada” a atenção na distibuição de bens, esta se dá de maneira assistêncialista, portanto é preciso dinheiro para se manter enquanto sociedade. No comunismo a “distribuição” seria geral e comum, porém, também nessa última, nada se faz sem o dinheiro e, seu uso continua sendo indispenssável, portanto, também nesse sistema, a ética ainda não é e nem será plena. “O reconhecimento do dinheiro liquida a economia do valor de uso; permite armazenar valores e deter propriedades com o mesmo título que os produtos do trabalho corporal (II 5, 50). A propriedade desigual não é um direito natural mas sim um direito consentido.” John Locke e a génese das ideologias modernas Mendo Castro Henriques “A introdução do dinheiro altera o valor dos bens. Eles passam a valer não ape-nas por sua utilidade, mas também por sua capacidade de serem trocados por di-nheiro e acumulados. Com isso, está encerrada a possibilidade de manutenção dajustiça do estado de natureza, mediante a simples regra de apropriação pelo traba-lho, sem a necessidade de leis positivas sobre a propriedade. Os homens não bus-carão apenas o que lhes é necessário para viver, mas se deixarão guiar pela cobiçae ambição, já que o dinheiro permite entesourar e acumular (Tully, 1980: 147-8).Essa situação estende-se à posse de terras, que se tornará desigual e desproporcio-nal, pois torna-se possível cultivar maiores extensões e produzir mais do que se podeconsumir sem ferir a lei natural, bastando trocar o excedente produzido por dinheiro.Todavia, o sistema se torna disfuncional, pois as disputas em torno da propriedadese multiplicarão. A solução para esse problema consistirá em constituir um gover-no que, detendo o poder político para regular o direito de propriedade segundonormas positivas, resolverá qualquer controvérsia.Em resumo, a principal conseqüência da introdução do dinheiro é a criação dedisputas intermináveis sobre o direito de propriedade e a necessidade de constituiras sociedades políticas.” Locke e o Discurso Econômico Hugo E. A. da Gama CerqueiraAguardo opiniõesAbraços a todos
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