Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › Razão
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
12/07/2006 às 23:28 #70516Bernardo AlanMembro
Oi, meu nome é Bernardo, vou fazer vestibular esse ano na UFMG para o curso de Direito, estou estudando filosofia no livro da Marilena Chaui, mas não consegui entender o que é a razão objetiva e o que é a razão subjetiva. Se alguem puder me ajudar, agradeço desde já.
14/07/2006 às 3:31 #83118Miguel DuclósMembroOlá Bernardo.Qual livro da professora Marilena?
14/07/2006 às 13:14 #83120Bernardo AlanMembroOi, o nome do livro é Convite à Filosofia. Eu estou lendo ele e fazendo resumos das idéias principais, mas estou tendo algumas dúvidas(e olha que eu estou ainda na página 85, sendo que o livro tem mais de 400). Estou achando muito interessante o conteúdo, eu nunca tinha tido contato com a Filosofia antes, só que é um pouco complicado para eu compreender algumas coisas até pela minha idade(eu tenho 17 anos). A minha maior dúvida é conceitual, eu não entendo o que a Marilena diz que é a razão objetiva que parece que é o objeto do conhecimento e a razão subjetiva que é o sujeito do conhecimento, você poderia me dar alguns exemplos? Obrigado pela atenção.
15/07/2006 às 6:11 #83119Miguel DuclósMembro“Para muitos filósofos, porém, a razão não é apenas a capacidade moral e intelectual dos seres humanos, mas também uma propriedade ou qualidade primordial das próprias coisas, existindo na própria realidade. Para esses filósofos, nossa razão pode conhecer a realidade (Natureza, sociedade, História) porque ela é racional em si mesma.Fala-se, portanto, em razão objetiva (a realidade é racional em si mesma) e em razão subjetiva (a razão é uma capacidade intelectual e moral dos seres humanos). A razão objetiva é a afirmação de que o objeto do conhecimento ou a realidade é racional; a razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento e da ação é racional. Para muitos filósofos, a Filosofia é o momento do encontro, do acordo e da harmonia entre as duas razões ou racionalidades."Ela está discutindo neste capítulo o conceito de razão, que é primordial e seminal dentro de textura teórica filosófica. Fazendo, digamos assim, um apanhado geral das abordagens acerca da razão, ela distingue essas duas noções.Para mim parece claro. Na razão objetiva, considera-se que a própria natureza e o mundo obedecem a uma lógica, a uma racionalidade. A razão humana faria parte desta racionalidade extrínseca e tentaria se coadunar e adequar junto a ela.A razão subjetiva não identifica uma racionalidade na natureza, mas antes, que o sujeito do conhecimento, ou seja, aquele que se propõe conhecer usando sua estrutura cognitica, suas faculdades mentais, que é racional. O homem é racional e usa a razão para discernir um mundo e uma natureza que muitas vezes não são racionais, pelo menos não essencialmente.A essência do animal homem é a de ser racional. Esta é a definição clássica aristotélica. A palavra razão vem do latim ratio que traduz o grego logos. Esta palavra está ligada a uma série de coisas, como a proporção, a medida, a representação, a palavra. A razão indica que existe uma ordem proporcional entre diversos elementos de um ambiente. A disposição dos elementos forma o sistema. Ora, sendo o homem um ser finito, só poderia conhecer partes fragmentadas da realidade, usando-se para isso da ferramenta da razão. A razão subjetiva pressupõe a classificação e a unidade elemental, endossa-se uma gama de elementos por vez no ato de conhecer. Sendo a natureza o todo, ela não precisaria ser racional, pois poderia intervir com elementos externos dissonantes a essa tentativa de ordem.Se a razão for objetiva, considera-se que o homem percebe uma ordem do mundo com a razão mas esta ordem existe no próprio mundo, tendo sido engendrada por uma inteligência ou sendo inerente ao funcionamento da máquina do mundo.
15/07/2006 às 16:22 #83121Bernardo AlanMembroObrigado Miguel, você esclareceu minha dúvida. Não quero abusar de sua boa vontade, mas você pode me dizer porque Kant diz que como razão subjetiva, nossa razão pode garantir a verdade da Filosofia e da ciência?(pág 80) Eu entendi que ele supõe que nossa razão não alcança a realidade em si, porém, queria saber se isso é por causa da razão não estar nas coisas, mas em nós? Obrigado e desculpe pelo incômodo.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.