Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A alma sobrevive sem o corpo? › Reencarnação
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
09/02/2007 às 14:27 #70608thiedriMembro
Céu na verdade é coisa de Igreja :) Usei só para ilustrar.Tem coisas que na verdade eu não vejo como contraditória, mas é que precisa-se de muita explicação, ou base, para chegarmos nela.Antes uma pergunta.Você acredita da pluralidade de existências, ou reencarnação ?[]'s,Thiago.
09/02/2007 às 21:24 #84265aavenaMembroAbraço Tiago… se minhas idéias “seguem adiante”, sou imortal… se algo em mim for aproveitado, reencarno. Nada além, nada antes. Tudo é agora. Qual o conceito de “pluralidade de existências”, aquilo que se cogita em Fílon e que segue a tradição dos “Universos Paralelos”?Obrigado pelas respostas e o aprofundamento do papo sobre o assunto, para mim eles são importantes... gosto de conversar sobre o que suponho e o que me foge.Abraço
10/02/2007 às 16:44 #84266EgypcyoMembro“Muitas vezes tem-se vidas curtas pois só é necessária para o espírito conseguir recuperar sua forma.”O “engraçado” é que esse período apenas necessário é recheado de dor. Porque mesmo um crente nesta explicação derramaria muitas lágrimas se visse seu filho ir-se sem mesmo viver, exatamente.Depois dizem que Deus escreve certo por linhas tortas... ???
10/02/2007 às 16:45 #84267EgypcyoMembroAinda sobre sua explicação sobre reencarnação:Não consigo compactuar com essa idéia; soa-me como um preconceito e uma maldade sem fim. Sinceramente... o espiritismo é mais um devaneio da mente humana.(Respeito muito a sua opinião Thiedri...)“O livre arbítrio é na verdade o contrário da sensação de marionetes. O livre arbítrio é o que te permite seguir ou não algum caminho.”Caminhos condicionados, certo?! A isso eu conheço como chantagem. Não mais que isso...Se você tem dois lados para seguir, mas sabe que em um deles o destino será negativo, supõe-se que você perdeu essa opção.A idéia de livre arbítrio é válida, não pra quem quer se salvar incondicionalmente.Abraço.
12/02/2007 às 11:02 #84268thiedriMembroAbraço Tiago... se minhas idéias "seguem adiante", sou imortal... se algo em mim for aproveitado, reencarno. Nada além, nada antes. Tudo é agora. Qual o conceito de "pluralidade de existências", aquilo que se cogita em Fílon e que segue a tradição dos "Universos Paralelos"?Obrigado pelas respostas e o aprofundamento do papo sobre o assunto, para mim eles são importantes... gosto de conversar sobre o que suponho e o que me foge.Abraço
Amigo aavena,vou te dar a visão espírita disso.Nós somos um espírito que agora temos um corpo. Nós existíamos antes do nosso encarne e existiremos depois. Começamos (espírito) simples e ignorantes, e ficamos mais complexos e sábios com o passar do tempo, tendendo à perfeição. Nós por ainda sermos ignorantes e pequenos, precisamos da encarnação para a nossa evolução. Imaginemos que temos inimigos, erros, culpas, etc. Ao encarnarmos perdemos as nossas memórias para que possamos não cair novamente nos mesmos erros, manter os mesmos inimigos e culpas de vidas anteriores. Senão ficariamos estagnados. O que permanece conosco é a nossa consciência e o nosso caráter.
aquilo que se cogita em Fílon e que segue a tradição dos "Universos Paralelos"?
Não conheço Fílon. Você pode me explicar melhor ?Um grande abraço,Thiago.PS: eu respeito a opinião de todos, e fico feliz quando contestam, pois isso me ajuda a pensar :)
12/02/2007 às 11:18 #84269thiedriMembroO “engraçado” é que esse período apenas necessário é recheado de dor. Porque mesmo um crente nesta explicação derramaria muitas lágrimas se visse seu filho ir-se sem mesmo viver, exatamente.
Amigo Egypcyo,Se nos fosse entendido que nós somos espíritos e não nos vamos e sim voltamos para casa, acabamos o trabalho, deveriamos ficar felizes quando um ente querido se vai. Dizem que entender isso e fazer é uma marca da evolução pessoalNão que eu consiga fazer isso... ;)
Não consigo compactuar com essa idéia; soa-me como um preconceito e uma maldade sem fim. Sinceramente... o espiritismo é mais um devaneio da mente humana.
Na reencarnação você volta a terra, com uma página de erros "apagada" e tem novamente a chance de fazer certo. Eu digo "apagada" pois como postei antes, voltamos sem a memória de outra vida, mas com a consciência e o caráter já adquiridos.
Caminhos condicionados, certo?! A isso eu conheço como chantagem. Não mais que isso...Se você tem dois lados para seguir, mas sabe que em um deles o destino será negativo, supõe-se que você perdeu essa opção.
Na verdade não é caminho condicionado, é quase isso. É caminho pré-acordado.Nós, antes do nascimento escolhemos qual sera a nossa vida, e ai nascemos. Isso inclusive explica muitas das coincidências da vida :)[]'s,Thiago.
13/02/2007 às 2:54 #84270aavenaMembroThiago, abraços…. veja, ainda não como acessar o site e dar respostas ou “conversar”… espero que você consiga ler essa pontuação. Não consigo ter um olhar “de serenidade absoluta” sobre o espiritismo, talvez por desconhecimento…mas ele não me ensurdece, compreende? Quando puxei Fílon (o “Terapeuta” de Alexandria) queria dizer-lhe sobre seu conceito de “pluralidade de existências”… em síntese, nada mais nada menos que a não fragmentação do “Ser” quando este chega ao ápice de “Si” mesmo, aí ele seria o próprio “Crestos”, terá “sua medida e estatura, compreende? É a apoteose do “conceito” Homem, o ser em inteireza. Dizia ela ainda, que essa pluralidade, em nós, só se faz “permitida”, enquanto não compreendemos a nossa grandiosidade quando inteiros. Grande abraço e até mais.
13/02/2007 às 10:55 #84271thiedriMembroEle estava quase lá!Eu, quanto ao espiritismo, depois de bastante leitura comecei a entendê-lo melhor. E na verdade, a codificação básica é de Kardec, mas temos muitos outros que descrevem a doutrina como Emmanuel, André Luis, Leon Denis, etc. André Luis e Emmanuel pelo Chico Xavier.Bom,Quando você reencarna, o seu corpo físico não precisa ter nenhuma semelhança com o antigo. Incluindo o sexo.Uma das grandes jogadas da reencarnação é a seguinte: Nascem em uma família, como filhos, irmãos, etc, pessoas que você de outras vidas tinha amizade ou desavenças. Imagine que você tem um inimigo, e ele nasce como um filho. Você irá ama-lo por ser "seu" filho, e ele vai ama-lo (talvez também - é claro que temos exceções) por você cuidar dele. Nisso muitas desavenças se resolvem e temos um crescimento pessoal também.Realmente é difícil entender a reencarnação quando não se entende o processo completo.Você consegue encontrar muitas semelhanças entre alguns filósofos gregos e a doutrina da reencarnação.Espero que tenha conseguido esclarecer um pouco.Um grande abraço,Thiago.[]'s,Thiago.
15/02/2007 às 2:33 #84272EgypcyoMembro“Realmente é difícil entender a reencarnação quando não se entende o processo completo.”Não me surpreenderia se, ao conhecer profundamente essa doutrina, percebesse que tudo está bem encaixado, que a história é complexa (sugerindo veracidade, portanto).A questão que propus e acho que você já me compreendeu é a descrença na NECESSIDADE dessa complexidade.Deus (como o descrevem) não precisa de ninguém. Ele existe por si só. Sem pormenores...Não acredito na existência de tal ser; aliás, existindo, me sentiria inserido em um jogo eterno. :-Grande abraço.
15/02/2007 às 11:45 #84273Miguel (admin)MestreDeus (como o descrevem) não precisa de ninguém. Ele existe por si só. Sem pormenores…Não acredito na existência de tal ser; aliás, existindo, me sentiria inserido em um jogo eterno.
Perfeito. Essa é a questão: pra que é que deus precisaria de seres imperfeitos? Diversão? Então deveríamos levar a sério a afirmação de que deus é a criança com a lupa, e nós, as formigas.Mas na verdade, mesmo que eu acreditasse na existência de um deus, sequer conseguiria conceber que algo (no caso nós, seres vivos) fosse externo a ele, quanto mais que fôssemos independentes e livres diante de um ser onipotente e onisciente...
19/03/2007 às 12:56 #84274thiedriMembroOlá Egypcyo,Realmente não temos a necessidade, você esta correto!UnVolt,
Perfeito. Essa é a questão: pra que é que deus precisaria de seres imperfeitos? Diversão? Então deveríamos levar a sério a afirmação de que deus é a criança com a lupa, e nós, as formigas.
Eu vejo de outra forma. Nós somos feitos dele, e a ele caminhamos (à perfeição).Bom, de qualquer forma, eu não fico pensando muito no que é deus pois ainda estamos muito longe de compreender a nossa "criação" e temos imediatas questões morais para serem pensadas.[]'s,Thiago.
19/03/2007 às 23:42 #84275CientistaMembroAlguém acredita que, uma vez desligado um PC, os dados contidos na memória RAM, permanecem legíveis?Bem, esta é a mesma questão do primata humano! Nossa "mente", nosso pensamento e nosso limbo (depósito de informações) são tão voláteis como memória RAM. Uma vez "desligado" o homem, vai-se o conteúdo de sua RAM, não há mais como recuperar-la. Mas ficam partes nossas, naquilo que registramos, seja em midia física ou na mente daqueles que cruzamos. Sempre fazemos alguma diferença, pelo simples fato de termos nascido. Qualquer outra visão mágica da mente deste mamífero parece refletir uma visão antropocêntrica que não encontra respaldo racional em nossos dias... Em resumo, para não morrer, é preciso VIVER INTENSAMENTE a cada minuto!Abraçoooo!
20/03/2007 às 13:56 #84276thiedriMembroOlá Scientist,E se o nosso cérebro for a RAM, mas tivermos um HD ?Quem disse que ficam todos os nossos pensamentos na memória ?Se fosse assim, como ficaria a hipnose ?[]'s!Thiago.
25/03/2007 às 2:11 #84277CientistaMembroNão quero me estender no assunto! Acho que fui demasido claro!(Também não há que contestar tudo, não?)Mas, em todo caso...Nosso HD é aquilo que imprimimos, como o coração das pessoas, nossos textes, etc. Se tens crenças mágicas, bem, isto é outro caso e não desejo nem saber! :)
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.