Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Movimentos Sociais, Populares e Cívicos › Representação política e movimento estudantil
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
08/05/2004 às 15:44 #70127Miguel (admin)Mestre
Já era hora das pequenas vozes, a minha e a sua, se fazerem ouvir de algum modo, no meio de tantos iluminados e representantes. Esse fórum é proposto como um espaço de troca de idéias. Qualquer um pode colocar seus textos, dúvidas, comentários, críticas… enfim suas incomodações neste espaço.}
08/05/2004 às 15:52 #78315Miguel (admin)MestreAlea Jacta est!
08/05/2004 às 23:56 #78316Miguel (admin)MestrePara abrir a discussão…
O blog de um dos representantes do DCE acaba de ser “divulgado em massa”, junto com alguns comentários que “ajudam a notar” certos pontos-chave do seu discurso… Cansamos de ouvir que o DCE luta por nós, que quer reconstruir o movimento estudantil, etc. Mas o que se vê no site é o mais puro alpinismo político, com frases como “Ainda tem o meu intenso, e muitas vezes produtivo, envolvimento com política, que certamente vai me render bons frutos no futuro” ou “Minha participação na política universitária abre grandes caminhos para mim e preciso trilhá-los comcuidado e persevernaça [sic; queremos acreditar que é 'perseverança'].”
Abrimos, pois, este fórum, para discutir a necessidade e a pertinência de representações políticas, bem como avaliar a conduta de nossos atuais “representantes”.09/05/2004 às 0:32 #78317Miguel (admin)MestreDe fato as nossas representações são (eufemísticamente) um tanto falhas. Mas também poderia ser diferente? Já que certos estudantes tem uma postura tão absurda quanto um tal Régis que coloca o RU como um serviço a ser utilizado somente pelos carentes! Ora, numa universidade federal, o ideal era que todos os brasileiros, estudantes ou não, que compreendessem este espaço enquanto necessário, tivessem acesso a esse. Mas vejam só como um de nossos colegas se refere a esta questão:
“Por exemplo, minha postura política em relação ao RU é ir comer tanto quanto possível no mesmo para mostrar o ridículo da UFRGS desviar dinheiro da educação para a indevida assistência estudantil para estudantes que, como eu, não precisam de subsídio nas refeições. Meu objetivo é que acabe o subsídio para os estudantes não carentes.(…)então, nesse contexto, a degenerescência de um RU que subsidia enormemente as refeições inclusive de alunos não carentes é uma forma (torta… reconheça-se) de fazer com que essa maracutaia reverta um pouco mais em favor do interesse relativamente público (o dos estudantes da UFRGS que pelas mais diversas razões, muito distintas da carência, comem nos RUs…”
No mínimo, isso é um absurdo, uma posição neo-liberal que, com a desculpa de diminuir gastos, também dimínui o papel do estado, destinando de maneira trágica o próprio estado a seu fim, sob as garras do capital privado.
Bom, é isso
09/05/2004 às 1:27 #78318Miguel (admin)MestreTiago,
obrigado por divulgar minha posição. Entretanto, observo que a parte após o “(…)” é minha descrição da posição de Maurício que, aliás, ficou truncada. Esclarecendo, minha posição é de que o RU não deve oferecer refeições subsidiadas para não carentes (nada tenho contra o RU oferecer refeições para os alunos em geral, mas penso que o subsídio deve ser concedido apenas aos carentes). A questão de se insistir no subsídio de todas as refeições às custas da FAURGS é a posição de Maurício, que é social-democrata – diferente de mim, que sou neoliberal.
Mais uma vez, em todo caso, obrigado pela divulgação dentro de tuas possibilidades de entendimento.
Saudações liberais,
Régis
11/05/2004 às 19:37 #78319Miguel (admin)MestreRégis
Acredito que não tenha me compreendido bem.
Não estou divulgando as tuas idéias, estou explicitando a falta delas. Após constatado esse fato, pouco importa se invernizas o teu discurso na tentativa de parecer um ilustre. Ele começa a descascar no momento em que fundamentas todas as suas idéias em preceitos neoliberais.
No final só sobra a tua ânsia pela manutenção do mito (neoliberal) e ânsia do mito por impor um padrão, ansioso por engendrar-se na ordem.Escape do mito, caia na real.
Tiago
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.