Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Ressurreição da Teologia da Libertação
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
27/01/2003 às 22:50 #70058gallagherMembro
Gostaria de saber dos foristas, se os mesmos consideram q com a vitória do PT nas eleições presidenciais a Teologia da Libertação ressurgirá com força, já q o Boff é ligado ao Lula. E se isso ocorrer, q riscos isso trará a igreja católica e a sociedade brasileira.
Além disso, gostaria de expressar q considero a Teologia da Libertação um paradoxo em si mesma.
28/01/2003 às 18:34 #77596Miguel (admin)MestreNão se preocupe Gallagher( não sei porque vcs adoram este nomes estrangeiros, no fundo deves ser um Zé da Silva), a Teologia da Libertação não terá apoio do governo Lula, assim com qualquer , outro movimento mais radical. O governo Lula, não passa de uma continuação do governo FHC.Isso não é um fenômeno novo, há vários outros exemplos. Um deles é o trabalhista Blair que sucedeu Mrs Tatcher. Há muito as esquerdas se renderam a “ liberais” como vcs, que colocam o santo mercado acima de tudo. Por outro lado a Teologia da Libertação crescerá por si mesma, dado ao número de excluídos que só faz aumentar. Outras corrente radicais, já sabem que é impossível fazer-se um governo, mesmo que de modesta transição ao socialismo, que agrade não digo sequer aos banqueiros, latifundiários e industriais, mas até as altas camadas da classe média. O que vcs podem esperar é um rearranjo de todos os movimentos de esquerda, com vias a superar este imobilismo do governo Lula. A senadora Heloísa Helena, por exemplo, já fala em deixar o PT. De fato, vcs venceram esta batalha, ao conseguirem domesticar o PT. Isto, é verdade,dispersou a esquerda, mas esta não está morta. Neste rearranjo, as correntes radicais, dos religiosos aos comunistas sairão fortalecidos e saberão organizar os movimentos, para que se tenha no Brasil, um regime socialista. Por mais que vcs queiram a luta de classe não acabou.
29/01/2003 às 0:16 #77597gallagherMembroCamarada Fernando:
Primeiro, gostaria de dizer q não se preocupe com a origem do meu nome. é a maldita globalização, ou bendita dependendo do seu ponto de vista.
Vamos ao q interessa: por favor, não me chame de liberal, me chame de neoliberal, o liberalismo é sórdido e felizmente acabou (exceto na China, mas isso ai é uma outra história). Agora, quero esclarecer uma coisa, se engana quem pensa q nós verdadeiro neoliberais tenhamos gostado do governo de FHC. Fernando Henrique passou longe do neoliberalismo, ficou mesmo numa mistura de social-democracia com populismo. E concordo com vc, acho q deverá continuar assim com o governo Lula. Espero q ele aprove as reformas necessárias pra q o país possa andar pra frente.
Fernando, me preocupa a sua posição esquerdista radical, o Stalinismo e o Maoísmo já mataram muita gente. Acho q vc deveria ler o livro '1984', pra entender um pouco melhor o q é o socialismo ou o q foi.
29/01/2003 às 10:59 #77598Miguel (admin)MestreNão precisa se preocupar, sei bem a diferença entre os socialismos de Mao,Stalin, Pol Pot, Kil Il Sung e outros. Nada tem a ver com o que verdadeiros socialistas pretendem instalar. Acho que vc não entende, muito bem o que seja liberal, ou mesmo neo-liberal. A conotação é político-econômica. Os liberais como vc, acreditam que economia de mercado e democracia andam juntas.Acreditam que o mercado tudo resolve, e se baseiam originalmente am Adam Smith. Depois surgiram Von Mises , Hayek a chamada escola austríaca.Ficaram na sombra muito tempo, suplantados que foram pelos Keynesianos, mas reapareceram com as experiências de Milton Friedman, no regime fascista de Pinochet no Chile(é verdade que Hayek nunca disse que o liberalismo econômico, seria implantado em regimes democráticos). Por último após a crise do modelo Keynesiano( que para nos socialistas é crise do capitalismo), com o clássico endividamento do estado e alta inflação, resurgem os liberais, caracterizados bem por Reagan e Tattcher, agora chamados neo-liberais(na Europa e America Latina, nos EUA, continuam sendo liberais).Todavia, as políticas liberais, só tiveram êxito no combate a inflação e falharam em tudo mais. Instalam a paz dos cemitérios, inflação baixa(agora nem tanto), crescimento muito pequeno, com a consequente exclusão social, que traz alta criminalidade que leva a decadência. A glória dos neo-liberais foi muito curta, todavia eles resistirão ainda mais um tempo. Hora de nós socialistas nos prepararmos para ganhar força e chegar ao poder. Concordo com vc, FHC não é um neo-liberal clássico, e muito menos Lula um socialista.
29/01/2003 às 23:44 #77599gallagherMembroCaro Fernando:
Procurarei ser breve: a discussão sobre a Teologia da Libertação se desviou totalmente do q eu esperava, acho melhor discutirmos esses temas (neoliberalismo X socialismo; pragmatismo X retrocesso) em outro tópico.
30/01/2003 às 12:48 #77600Miguel (admin)MestreCorreçao:
Aqui, se o Lula nao é socialista nunca existiu um, se o FHC nao é neoliberal nunca existiu um.
E, para o caso de concordarem, entao nunca existirá um porque estao falando de um ideal e isso é sempre coisa abstrata.
Era o que faltava para enriquecer a arca de noé, um marxista discipulo de Platao!
30/01/2003 às 18:26 #77601Miguel (admin)MestreÉ evidente que nunca existirá um socialista perfeito. Evidente que nunca poderá ser realizada, plenamente, a utopia socialista. Ora,utopias devem ser entendidas como objetivos jamais alcançáveis,plenamente, mas que têm que ser perseguidos para não se ficar paralizados na banalização da mesmice. As utopias têm metas assintóticas, que não se conseguem atingir. Há que chegar-se próximo,estabelecer prioridades se possível dentro do mais amplo debate democrático, entre as correntes que anseiam pela utopia.Estão dispensados os que nada têm a almejar senão o medíocre staquos-quo, mas mesmo estes deverão estar representados na sua mesmice, cínica e imobilista.
31/01/2003 às 12:49 #77602Miguel (admin)MestreTudo bem, utopia por utopia, se é só um ideal a ser perseguido, está na mesma condiçao das utopias capitalistas, sendo o neoliberalismo mais uma delas – e quem nao gosta é mediocre na mesmice (?). No fim virou apenas questao de gosto, e enquanto nao chega na utopia, os governos marxistas reais nao agradaram muito.
Alias, falando da utopia marxista, há algumas obras da literatura de ficçao que sao interessantes de se ler, pelo menos daria algo mais para refletir.
PS: nao precisa agredir quem pensa diferente, esses fundamentalismos só produzem porcaria.
31/01/2003 às 14:29 #77603Miguel (admin)MestreDesculpe,Sapo, não foi minha intenção ofende-lo( ao menos conscientemente), mas acho que se faz necessária uma correção. Não considero quem critica as utopias, quem critica aqueles que atuam, digamos de forma anti-sistêmica, quem critica os que procuram alternativas para o capitalismo, como os que pensam diferente. Não..eu considero estes os que pensam “igual”. No senso comum, não há ,mesmo, alternativa para o capitalismo.Se nós que pensamos, aí sim, “diferente”, fossemos, não digo maioria, mas em maior número, já teríamos conseguido uma alternativa, prática, democrática, para isso tudo aí.
11/11/2003 às 22:01 #77604Miguel (admin)MestreSenhores,
Compartilhando com a posiçäo de Fernando, concordo que a Vitória do Lula näo promoverá o fortalecimento da Teologia da Libertaçäo, se esta reaparecer no cenário nacional será sem o apoio do PT. Infelizmente o Partido dos Trabalhadores foi obrigado a construir inúmeras alianças, o que comprometeu sua base ideológica, Neste instante o PT tem que fazer concessöes a muitos, vai sobrar muito pouco para os trabalhadores que dedicaram-lhes os votos,infelizmente, diríamos; Pior com o Serra.“os governos marxistas reais nao agradaram muito” Sapo
Muitos governos ditos marxistas se instalaram mundo afora(Russia, Iuguslávia, China, Vietnan, Moçamboque, etc.) mas näo esqueçamos que de Marx, estes governos tinham muito pouco.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.