Sartre e a má fé. O medo da liberade.

Início Fóruns Fórum Sobre Filósofos Sartre Sartre e a má fé. O medo da liberade.

• Este tópico está vazio.
Visualizando 4 posts - 16 até 19 (de 19 do total)
  • Autor
    Suzana
    Membro

Em tempo: se enxergar a suposta do visão dos outros é o inferno, entende-se que o inferno está nos olhos e na alma de quem enxerga

". Através do outro construímos o ego, isso sim. Não o EU. Ele confundiu o Ego com o EU."

Então. Mais uma vez comprovamos que não somos dual mas que temos a dualidade em nós?  O Ego e o EU (não são mas estão) faces da mesma moeda? É isso? Resta desambiguar?Quem é a virtualidade? O homem natural ou o homem espiritual? E quem é o homem espiritual: O Ego ou o EU?Se há a Filosofia, a Sociologia, há também as Religiões oriundas das diversas Sabedorias Milenares... Que confusão !Ainda bem que o Pai é um só e o Caminho que nos conduz a Ele, é Único!Tchal!  ???

;DTchau (??) Você está afirmando ou pergutando? Fala sério, doida, vc é meio pinel né não?  8) Uhauhuahuahuahuaa bjuxxxxxxxx  :-* :D :D :D

Tá jogando os teus camarões em cima de mim doutor?  ;D ;D :P

Monstrinho
    Membro

Então. Mais uma vez comprovamos que não somos dual mas que temos a dualidade em nós?  O Ego e o EU (não são mas estão) faces da mesma moeda? É isso? Resta desambiguar?Quem é a virtualidade? O homem natural ou o homem espiritual? E quem é o homem espiritual: O Ego ou o EU?Se há a Filosofia, a Sociologia, há também as Religiões oriundas das diversas Sabedorias Milenares... Que confusão !Ainda bem que o Pai é um só e o Caminho que nos conduz a Ele, é Único!Tchal!  ??

Não é isso. É que você faz perguntas tão estranhas que até fica difícil responder. "Quem é virtualidade"? Talvez seja a "Única Virtual"  ;D (Acho até bonito esse nick, pena que ela é virtual...  :o ;D Por que não cria uma conta com ele?  :D ;))"O homem natural ou o espiritual"? Sabe o que é pior de tudo? É quando as pessoas estão de tal maneira empedernidas nas suas idiossincrasias, que, tudo o se diz já é de pronto rebatido, como a dizer "ah, vc sabe isso? Mas, veja! Eu sei isto, e em que ficamos"? Poucos são como o SE7MUS, que leu atentamente o que o brunopi dizia - em um tópico por aí. Mas, quando as pessoas já de antemão se fecham à outros conhecimentos que não as suas verdades inabaláveis, fica até difícil debater, porque eu sei que é sempre aquela coisa: é eu ficar dizendo que sim e o interlocutor que não, e vice-versa, e isto é perda de tempo evidentemente. Mas estamos por aqui, caso alguém queira debater a sério esse ou aquele assunto; ou nos mostrar que estamos enganados, apontando o caminho certo, ou quem sabe, mostrar outras lógicas que ainda não conhecemos? Tcha l ?  ::) ;D :D ;D :D ;D

Monstrinho
    Membro

Infelizmente, Sartre , impressionado com a segunda Guerra, abriu mão da filosofia e se apaixonou pela Sociologia e Marx. Ele estava certo. Como dizer para o mundo pos Segunda Guerra que a cela do homem são suas representações? Eu não teria coragem, nem capacidade.

Dando um up nesse tópico, porque achei interessante as idéias do Cristicus. Pena que este, é mais um tópico abandonado... Vamos levá-lo adiante? Bom, mas Sartre tinha convicção de que "a cela do homem são suas representações"? Poxa, trocar uma "certeza" dessas por uma filosofia de ocasião, como o marxismo, não seria trocar uma convicção por outra? As representações simbólicas do homem sobre ele mesmo são sem dúvida alguma uma coleção de ilusões, que o homem sabe e gosta de manipular, através da razão. Mas a própria a razão veio a corroborar o fato de que a representação, o conceito não é a coisa. Enfim, vamos vendo como o pensamento ocidental sabe que o rei está nu, mas se finge que não. E Sartre, parece ser um exemplo disto. Como eu disse, foi só para dar um "up"...

Monstrinho
    Membro

A má-fé

Esta passagem do estado de má-fé para a angústia é extremamente importante para que o sujeito possa ser livre.

E ela é inevitável, segundo observou o psicoterapeuta norte-americano, Rollo May. Segundo ele, nesta fase, em que se busca a liberdade, há um período de ansiedade - que corresponde à angústia, em Sartre - por que passa aquele que busca se livrar das várias formas de escravidões sociais, como família, condicionamentos, normas e costumes.

Visualizando 4 posts - 16 até 19 (de 19 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.