Show de Truman

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  • #70408
    marcelle
    Membro

    Olá pessoal, preciso fazer um trabalho para a aula de Filosofia e gostaria que uma boa alma me ajudasse a entender qual a relaçao do filme Show de Truman com o Mito da Caverna de Platao? Desde ja agradeço, um abraçao… ate logo!

    #81565

    MarcelleO filme Show de Truman sempre é lembrado junto com o Matrix como produções norte-americanas recentes que abordam uma problemática clássica, já abordada na filosofia e formalizada por Platão em sua obra, onde é sempre lembrado a Alegoria da Caverna. Aliás, embora use-se os dois termos, prefiro Alegoria da Caverna a Mito da Caverna. Platão se utiliza de mitos, como o Mito de Er no final da República ou o Mito sobre Prometeu contado por Protágoras. Um mito é uma narrativa indeterminada no tempo que tem uma simbologia própria, oferecendo explicações de origem para alguns fenômenos. Uma alegoria é igualmente uma narrativa que busca ilustrar um ponto de vista segundo artíficios linguístico. Ora, fica claro para quem lê o livro que Sócrates usa esse recurso para ilustrar a Teoria das Idéias. Tanto que a primeira ordem que dá no livro VII da República é o de "imaginem", ou seja, não há uma pretensão mitológica de verdade na narrativa.Para fazer uma possível comparação e analogias entre os elementos do filme e a passagem de Platão é mister primeiro que você entenda a Alegoria. Primeiro, lê-la, já é que curta, depois procurar algum material de apoio. Aqui mesmo no fórum já a abordamos diversas vezes.Uma fala na entrevista do personagem Crhisloff, o "programador" responsável por criar o mundo falso que Truman vive pode ser uma chave para evidenciar uma relação explícita, em termos de inspiração. Responde ele algo como "o homem tende a aceitar a realidade que lhe é dada". Truman desconfia que algo está errado, e já teve evidências para isso, mas continua, enquanto reúne provas e forças que lhe possibilitem uma ação, a viver o mundo das aparências. Truman tem que se livrar das amarras sociais, da convenção, para buscar a verdade acerca da condição da sua existência. Mas o contexto é bem diferente do de Platão, uma vez que o roteirista opta por colocar a encenação toda como explicitamente planejada em programa de TV, onde todos os outros homens estariam cientes do que está acontecendo, menos o protagonista. O que revela uma tendência ao messianismo que é contrária à problemática grega. Tanto que o "programador" no final tenta convencer Truman a ficar no Mundinho como se fosse uma espécie de Deus falando a seu filho, com a voz vinda das nuvens. Em Platão todos os homens são escravos, menos o filósofo que consegue romper as amarras e ascender até a visualização da Idéia. Não há nenhum Deus monoteíco como o Jeová nem tampouco uma ação como a entendida pela divina providência. O filósofo depois de conseguir a ascese dialética tem a obrigação política de voltar à caverna e alertar os demais companheiros. Ora, no Truman todos parecem muito esclarecidos, considerando que são humanos. Aí surge a pergunta: os outros personagens de Truman seriam mesmo humanos? Ou uma "alegoria" para alguma outra coisa? O fato é que parece despontar uma predominância de uma sociedade do espetáculo onde o mundo se vê presa da armadillha da representação,. através da propagação da imagem. É interessante notar a importância que se dá a Televisão. Isso pode ser problematizado: ocuparia hoje ainda a Televisão um lugar tão central na vida das pessoas e dos costumes?

    #81566
    zebina
    Membro

    nosso professor nos mandou responder a umas certas perguntas e gostava que me ajudasse aqui com esta: o que pode significar nos dias de hoje a caverna? e como podemos sair dela?se me pudesse ajudar agradecia

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