Início › Fóruns › Outros Tópicos › Simbolismo na Mitologia
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
08/09/2005 às 3:43 #70273Miguel (admin)Mestre
Para entender os filósofos do período clássico e seus questionamentos, seria proveitoso entender um pouco sobre a rica Mitologia Grega e seus significados.
Objetivos do fórum: Interpretar os signos presentes na Mitologia Grega e constatar a importância que isso teve na cultura da época e para o desenvolvimento do pensamento na época.
Hoje não temos mais aquela necessidade de questionar esses mitos da mesma forma que fizeram aqueles filósofos (pois temos mitos contemporâneos para serem criticados). Pelo contrário, a intenção desse fórum é inicialmente verificar a riqueza de detalhes daquela cultura, de modo a interpreta-la.
Somente após serem analisados seus significados e sua influência, poderemos partir para a próxima questão: De que modo essa cultura convive na cultura contemporânea, qual a influência e importância da Mitologia Grega hoje?
E finalmente, após esses estudos, poderemos elaborar críticas sobre os mitos hoje (sejam esses mitos contemporâneos ou resquícios de mitos antigos)Para explicar o que quero dizer com “simbologia dos mitos” vou postar alguns exemplos a seguir:
Centauros – Seres monstruosos da mitologia grega, cuja cabeça, braços e tronco são os de um homem, e o resto do corpo e as pernas de cavalo.
O Centauro simboliza a dualidade fundamental do homem: Matéria-espírito, instinto-razão. (Chevalier e Gheerbrant, 1998)A ave mitológica Fênix foi um símbolo de ressurreição.
Ícaro pode simbolizar o valor que os gregos davam a moderação. Se Ícaro voasse muito baixo, as ondas do mar o abateriam. Mas se voasse alto demais, o sol derreteria suas asas de cera. Como Ícaro não tinha a virtude da moderação, acabou caindo no mar após ter suas asas derretidas pelo sol.
Ele ainda pode representar o sonho do homem de voar, que por sua vez pode ter uma outra simbologia mais profunda ocultada neste sonho.Prometeu roubou, dos deuses, o fogo e entregou-o aos homens. Por essa razão, Zeus castigou Prometeu e determinou seu martírio eterno.
O fogo pode representar o conhecimento, e a ação de Prometeu talvez seja o sacrifício de um ser para beneficiar um grupo maior.O filósofo Nietzsche utilizou os deuses Apolo e Dionísio representando respectivamente: trabalho e lazer, ou moderação e orgia, ou ainda razão e sentimentos.
Albert Camus utilizou-se do mito de Sisifo.
Freud fez uso dos mitos de Édipo e Narciso para ilustrar traços da natureza psicológica humana.
Todas as artes fizeram uso da mitologia como fonte de inspiração ou como metáfora.
Obs: O fórum é sobre Mitologia Grega, porém abordagens sobre outras mitologias (romana, egípcia, chinesa, persa, asteca, etc) serão também bem-vindas. O importante é tentar entender o simbolismo presente nelas (analogias, metáforas) e sua importância para a cultura no passado e hoje.
11/09/2005 às 5:35 #80334Miguel (admin)MestreRelação entre Morfeu da mitologia grega e Morfeu do filme Matrix:
Morfeu era o deus dos sonhos na mitologia Grega. De acordo com algumas fontes anciãs – como o poeta romano Ovídio – ela era o filho de Hypnos, o deus do Sono. Morfeu aparece brevemente na obra de Ovídio “Metamorfose”:
“Deus Sono era o pai de mil filhos – deveras uma tribo – e de todos eles, aquele que ele escolheu foi Morfeu, que tinha a habilidade de imitar qualquer forma humana. Nenhum outro Sonho consegue igualar a sua arte em copiar homens: a sua voz, o seu modo de andar, o seu rosto – o seu temperamento; e além disso imita exactamente as suas vestimentas e as palavras que usam mais frequentemente. Mas ele imita apenas homens…”
Ovídio sugere assim que ele apenas envia imagens de humanos em sonhos ou visões. Domina com os seus irmãos o reino dos sonhos.
Em “The Matrix Reloaded”, torna-se bastante mais transparente a analogia entre o Morfeu Grego e aquele interpretado por Lawrence Fishburne, porque é esta personagem que leva os seus sonhos, as suas convicções e esperança a todos os humanos de Zion. A frase de redenção da personagem é proferida no final de “Matrix Reloaded” quando Morfeu, perante a explosão do Nebuchadnezzar diz: “Eu tinha um sonho e agora esse sonho desapareceu…”.
Morfeu é também uma personificação do pensamento filosófico nous, que significa inteligência, intelecto, como parte da triás – a tríade Neo, Morfeu e Trinity. O princípio intelectual que a rege é que o nous é separado da massa sobre a qual actua (entenda-se, a influência que Morfeu tem sobre Neo e a sua ligação para formar um todo). O nous opera como uma função ordenadora e conhece todas as coisas, o passado, o presente e o futuro e aqui temos que nos remeter ao universo Matrix, porque se o nous/Morfeu não actua sobre si mesmo e apenas sobre algo/Neo então percebemos porque razão Neo recebe o poder de profetizar e intuir, ou seja, recebe-o, inconscientemente, não da Oráculo mas de Morpheus. Utilizando a linguagem do Matrix, isto significa que sendo Neo e Morfeu programas, Neo recebe da interacção com Morfeu e Trinity (a tríade) constantes updates ao seu programa que lhe permitem ter novos poderes, são por isso um todo único, The One.Fonte:
http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php/topic,23902.msg159284.html18/09/2005 às 5:02 #80335Miguel (admin)MestreO simbolismo do número 1
Exemplos onde o número 1 aparece:
Um único deus (monoteísmo);
Primeira pessoa (narração literária);
Primeira pessoa (pronome eu);
O Escolhido (The One) do filme Matrix.E por que o número 1 tem essa grafia tão curiosa?
Segundo um dicionário de símbolos:
Um (1)
O mais apropriado símbolo de unidade é o imperceptível ponto matemático o qual é arbitrariamente situado na intercessão de duas linhas ou no centro de um CIRCULO, e o qual através da essência deslocada no espaço, começa uma linha, ou cria uma superfície, ou dá uma idéia de uma terceira dimensão. Um ponto é UM (1) na margem do gerar tudo.O numero 1 simboliza HOMEM, ereto, uma pedra parada (estável), um phallus*, um PILAR, uma vareta na vertical.Obs: A palavra com asterísco (*) eu não conheço tradução, e não a encontrei em nenhum dicionário. Por isso, postei essa palavra sem tradução. Eu mesmo fiz (ou tentei fazer) a tradução do texto original. Não tenho conhecimentos suficientes para isso, todavia pretendi facilitar o acesso a todos. Espero que compreendam.
Aí está o original para comparações, visando não perder o conteúdo com a tradução:One
The most appropriate symbol of unity is the imperceptible mathematical point which is arbitrarily situated at the intersection of two lines or in the center of a CIRCLE, and which, through being displaced in space, begins a line, or creates a surface, or gives an idea of a third dimension. A point is ONE on the verge of generating everything. The number 1 symbolizes MAN, erect, a standing stone, phallus, PILLAR, a vertical stick (Julien, 303).fonte:
http://www.umich.edu/~umfandsf/symbolismproject/symbolism.html/O/one.htmlIsso explica o individualismo na cultura atual? Explica o monoteísmo? Explica a visão que o homem tem de si mesmo perante o outro e perante deus?
Que ninguem interprete mal:
Não quero dizer que o fato do número ter esse valor místico, isso tenha influenciado alguma coisa.
Estou dizendo que o fato da cultura crer em algo, essa crença acaba influenciando desde a simples grafia de um número até a moral aceita.Acho que existe certa ligação. E não é coincidência, os números e as letras eram vistos pelos povos antigos como sinais mágicos, divinos, etc… Geralmente, somente sacerdotes escreviam.
Então:
O número 1 representa “eu”
O número 2 representa “você”
O número 3 representa “ele”O número 1 representa “falante”
O número 2 representa “ouvinte”
O número 3 representa “assunto”Mas é mais que isso. Na verdade, o número 3 representa tanto “ele” quanto representa o próprio deus, o divino, a terceira pessoa.
Os números 1 e 3 são por essas razões considerados místicos em muitas culturas.
O número 3 na Bíblia:
-Jesus ressuscitou no 3º dia.
-A Santíssima Trindade.
-E vários outros exemplos.E outro número que aparece muito na Bíblia é o número 7.
O número 7 também é tido como místico: 7 dias para fazer o mundo, 7 dias para destruí-lo, etc…
Onde mais o numero 7 aparece?
-As 7 maravilhas do mundo antigo,
-as 7 cores do arco-íris,
-as 7 notas musicais,
-as 7 vidas de um gato,
-E Deus descansou no sétimo dia.Pitágoras afirmava que a essência do mundo eram os números. Ele também expressava essa idéia pela música. Segundo ele, a musica (que é constituída de matemática pura) é a própria harmonia do cosmos.
Pitágoras, além de filósofo e matemático, era ocultista e participava de uma “sociedade secreta”. Mas isso é apenas curiosidade e não vem ao caso.Curiosidades a parte, de volta ao tema Simbolismo na Mitologia:
O simbolismo aparece na mitologia, seja ela grega, judaica ou cristã. Porém, o mais importante nesse fórum não é saber se um número é tido místico ou não. O mais importante é entender qual sentido disso e qual a importância que isso teve para determinada cultura na época. E será que isso ainda está de alguma forma em nossa cultura hoje?É claro que para analisar isso, é preciso uma investigação muito mais profunda.
(Mensagem editada por renan_m_ferreira em Setembro 18, 2005)
02/03/2006 às 4:17 #80336Miguel (admin)Mestrephallus, lat. é falo. (O autor do texto, Renan, disse que não encontrou tradução)Se 1 representa a forma do falo, o zero deve se referir à vagina, certo? Interessante. Será que que os áraabes fizeram tudo isso conscientemente?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.