Sociedade sem dinheiro!

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70574
    Rat
    Membro

    Sinceramente pensei muito em relação a este assunto e cheguei em uma a uma saída. O capitalismo uso o capital, algo totalmente artificial, para fazer a intereção humana com o sistema, porém, somando ingenuidade com a falta de interesse por conhecimento, a população acaba caindo em um vicio de emprego e consumo, resultado, total alienação da verdade. Contudo, seria possivel substituir o capital por algo realmente significativo, como, por exemplo, o conhecimento. A sociedade continuaria separada por classe, porém, desta vez, não pelo acúmulo de capital e sim por acúmulo de conhecimento. Assim, com o próprio interesse do indivíduo de buscar estudo ele suburia de classe pela própria vontade, quando chegasse a um nível que, para si, é o suficiente, concluiria seus estudos. Na verdade este tema é assunto para um livro inteiro, mas deixo aqui uma breve tira de pensamento.

    #83967
    Brasil
    Membro

    Olá RatNa minha maneira de entender, uma sociedade que não usasse dinheiro, adotaria formas de separar e unir pessoas da maneira mais democrática, inteligente e humana possível.Essa forma de ascensão intelectual que vc descreve, não me pareceu errada, ao contrário, muito interessante!Mas é apenas um detalhe dentro do universo que representa esse raciocínio de tentar imaginar a tal sociedade. Seria também um detalhe, dentro da sociedade sem dinheiro.Não devemos esquecer que a referida sociedade precisaria de pessoas de todas as classes profíssionais e intelectuais. O grande engenheiro e o cientista mais experimentado, teriam o mesmo valor que o ajudante de pedreiro e o mestre de obras. Todos são importantes para o planeta.  Todos são importantes para nós. A única condição para serem parte da sociedade, seria a condição obrigatória de contribuirem com seu quinhão de trabalho, nada mais.Abraços

    #83968
    Rat
    Membro

    A busca por uma sociedade sem o capital é algo que necessita da compreensão profunda dentro de cada individuo. Temos que ter a aceitação de todos e, para isso, a nebulosidade da ingenuidade deve ser dissipada através, unicamente, da leitura e meditação. Quando o indivíduo plantar pela alegria de acabar com a fome do próximo, quando o mesmo construir pela felicidade de ver o semelhante abrigado, quando criar uma máquina para facilitar o trabalho pesado e compartilha-la, sentindo-se alegre com iss , e entre muitas outras coisas. O dinheiro será totalmente dispensável!

    #83969
    Brasil
    Membro

    “O dinheiro é uma necessidade do homem. Na Bíblia, ele aparece como uma ferramenta (…) Achar que o dinheiro é um mal não faz sentido”.                                                                Bispo Edir Macedocapaistoe.jpgclip_image001_0081.jpglgsm32lede7.jpg

    #83970
    tcp
    Membro

    __ O dinheiro surgiu na humanidade, como uma ferramenta e não por mera casualidade. Uma ferramenta bastante eficiente naquele momento histórico. Toda ferramenta tem o período de duração, concernente aos conceitos de época e quando os conceitos são substiuídos é por que tanto ferramenta e história esgotou seu ciclo. O ciclo da história do homem que precisa do dinheiro, não para o homem, mas para a humanidade já está em vésperas de se fechar. Toda ferramenta tornasse obsoleta. Mas queridos colegas, não sejam tão ingenuos acreditando que isto significa uma sociedade repleta de amor. Com certeza esta humanidade será mais polida e fraterna. Mas quando o homem dispensar o dinheiro será por causa e efeito desta. Isto significa solução inteligente, observada no consenso geral, que decide em favor da espécie, da vida e da sobrevivência. É lei de sobrevivência. Uma sociedade voltada para o amor é um outro assunto e um outro tópico. Acredito nela também, mas não posso precisar  quantos mil anos levaremos para alcansarmos tal transição social.

    #83971
    tcp
    Membro

    __ Quanto ao que citei acima, dedicaria o título: “A Última Humanidade, ou A Última Civilização”. Enquanto isso não acontece devemos emprender o nosso amor em favor do que já existe por aí…

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.