Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › Sociologia ou Filosofia, qual cursar?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
17/08/2009 às 0:25 #70912luiz_borgesMembro
Olá à todos, sou novo neste fórum e gostaria de solucionar algumas dúvidas.Tenho bastante interesse em Antropologia, Sociologia e Filosofia, especificamente as relações e influências de crenças e religiões com homem. Visando me aprofundar neste assunto e sair do hobby para o estudo acadêmico, resolvi buscar uma graduação.Aqui em Araraquara tenho a FCL da Unesp com seu curso de Ciências Sociais, infelizmente o trabalho, a família, e demais compromissos, me impedem de cursar uma faculdade presencial. Desta forma, resolvi pesquisar cursos a distância, e encontrei graduações tanto em Ciências Sociais quanto em Filosofia. As faculdades que encontrei são: Metodista (Sociais e Filosofia), Faculdades COC (Filosofia) e Unifran (Filosofia). As duas últimas são "melhores" por terem pólos na minha cidade, já a Metodista me obrigaria a viajar 100km para assistir a aula presencial uma vez por semana. Sempre fui bastante autodidata, e não vejo problema em estudar sozinho, pesquisar e me aprofundar em tópicos de interesse.Vale a pena citar que tenho muito pouco ou quase nenhum interesse em ciência política, então penso que Filosofia possa ser mais adequada para mim, mas me falta conhecimento para concluir isto já que não sei o papel da antropologia dentro da mesma. Dada as informações acima, minhas dúvidas são:- Qual graduação cursar dado meus interesses, Filosofia ou Ciências Sociais?- Alguém tem algum testemunho sobre a educação a distância, vale a pena para alguém na minha situação?- A modalidade destes cursos é Licenciatura, isto atrapalha alguém que busque a pesquisa acadêmica?- Por fim, dentre as faculdades que citei, alguém tem algum opinião sobre elas.Desde já muito obrigado à todos,Luiz Borges
17/08/2009 às 2:29 #87241Miguel DuclósMembroFilosofia você vê bastante teoria política também. Mas o tema que te interessa mesmo é visto nas duas, creio que você pode encontrar bastante reflexões sobre isso nos autores filosóficos.As humanidades muitas vezes são interdisciplinares e com fronteiras incertas.Sobre a licenciatura, muitos pesquisadores são também licenciados, ela não impede a pesquisa, mas, pelo contrário, o bacharel que só pode pesquisar e não dar aulas no ensino fundamental e médio. Porém, o curso vai ser mais direcionado para isso, com um monte de cadeiras de didática, linguística aplicada etc e tal.
17/08/2009 às 11:04 #87242luiz_borgesMembroObrigado pela ajuda Miguel.Ainda gostaria de obter uma opinião sobre os cursos as distância, penso que quando a escolha da graduação estou bastante certo com a filosofia.Luiz Borges
17/08/2009 às 18:43 #87243luiz_borgesMembroInfelizmente, creio que minha jornada em busca da Filosofia encontrou mais um obstáculo.Faculdades COC não terão mais o curso de Filosofia.Unifran não tem pólo ativo na minha cidade.Por hora meu desejo de me aprofundar foi mais uma vez interrompido.Luiz Borges
18/08/2009 às 11:08 #87244AnônimoInativoOlá à todos, sou novo neste fórum e gostaria de solucionar algumas dúvidas.Tenho bastante interesse em Antropologia, Sociologia e Filosofia, especificamente as relações e influências de crenças e religiões com homem. Visando me aprofundar neste assunto e sair do hobby para o estudo acadêmico, resolvi buscar uma graduação.Aqui em Araraquara tenho a FCL da Unesp com seu curso de Ciências Sociais, infelizmente o trabalho, a família, e demais compromissos, me impedem de cursar uma faculdade presencial. Desta forma, resolvi pesquisar cursos a distância, e encontrei graduações tanto em Ciências Sociais quanto em Filosofia. As faculdades que encontrei são: Metodista (Sociais e Filosofia), Faculdades COC (Filosofia) e Unifran (Filosofia). As duas últimas são "melhores" por terem pólos na minha cidade, já a Metodista me obrigaria a viajar 100km para assistir a aula presencial uma vez por semana. Sempre fui bastante autodidata, e não vejo problema em estudar sozinho, pesquisar e me aprofundar em tópicos de interesse.Vale a pena citar que tenho muito pouco ou quase nenhum interesse em ciência política, então penso que Filosofia possa ser mais adequada para mim, mas me falta conhecimento para concluir isto já que não sei o papel da antropologia dentro da mesma. Dada as informações acima, minhas dúvidas são:- Qual graduação cursar dado meus interesses, Filosofia ou Ciências Sociais?- Alguém tem algum testemunho sobre a educação a distância, vale a pena para alguém na minha situação?- A modalidade destes cursos é Licenciatura, isto atrapalha alguém que busque a pesquisa acadêmica?- Por fim, dentre as faculdades que citei, alguém tem algum opinião sobre elas.Desde já muito obrigado à todos,Luiz Borges
07/10/2009 às 20:31 #87245livia_filoMembroLuiz Borges, boa tarde. Sou nova aqui,e navegando para conhecer, deparei-me com a tua questão. Estudo filosofia à distância, o tema é apaixonante, mas por ser à distância, sinto dificuldade no entendimento das matérias, até consigo entender mas falta-me a “voz” dos professores e colegas na troca de idéias, pesquisas, enfim, sinto-me como num barco pequeno num imenso oceano, e nenhum navio à vista para me salvar. A matéria é dada, a tarefa é pedida….e…..Talvez voce tenha facilidade, já tenho uma certa idade, creio que isso dificulta o meu entendimento. Caso se interesse, posso passar o linck da filosofia à distância ok? Te deixo um abraço. Felicidades.
07/10/2009 às 21:34 #87246luiz_borgesMembroObrigado Lívia, se puder me informar qual a faculdade que cursa eu agradeço. Qual a freqüência das aulas presenciais?Luiz Borges
07/10/2009 às 22:33 #87247livia_filoMembroolá Luiz, não é presencial não…faço à distância…vou repassar o linck, acho que estão com nova turma aberta..sou da Turma X..http://www.filosofiaadistancia.com.brqualquer dúvida, disponha.Um abraço
10/12/2009 às 14:56 #87248MicróbioMembroBem…Se ainda não encontrou, veja se os Claretianos podem te ajudar.http://www.claretiano.edu.br/ead-graduacao/173/FILOSOFIA/APRESENTACAOComo a aula presencial é apenas uma vez por mês, não parece um grande problema se deslocar para outra cidade.Existe também a Unisul, inicialmente com bacharelado e com possível complementação para educação.http://portal2.unisul.br/content/paginacursosvirtual/filosofia/index.cfmNão sei se tem polo por aí.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.