Sócrates aceitou morrer?

Início Fóruns Fórum Sobre Filósofos Sócrates e Platão Sócrates aceitou morrer?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
  • Autor

Antes de mais nada ele queria era ser conhecido pelas suas ideias,mas ele entendeu que eram muito avançadas para seu tempo.Então acho que ele pensou que o ,melhor era morrer naquela hora pra que depois suas ideias fossem descutidas.Não é que ele tenha querido morrer,mais sim ficar vivo na conciência das pessoas.

Gostaria que você contasse os pontos da obra de Platão que o levaram a tecer tais considerações. Podemos concluir, “antes de mais nada”, que ele queria ser conhecido por suas idéias? E que ele se supunha muito avançado para seu tempo?

É certo que Sócrates gozava de certa fama, localmente, em sua cidade, Atenas. Isso porque passava muito tempo em praça pública, discutindo com todos, conforme a imagem que a tradição legou a nós. Mas creio que ele não buscava a fama, como os sofistas, como Protágoras, seguido sempre de longo cortejo de discípulos e admiradores. A conversação com Sócrates não era bela e retórica, mas antes árdua e dolorosa, geralmente, para os seus interlocutores. Aliás, o processo inteiro demonstrou que a desconfiada sociedade ateniense pouco conhecia de suas idéias. Isso nos leva ao seu segundo ponto.

Certamente Sócrates revolucionou o pensamento de seu tempo, se insurgindo contra doutrinas e hábitos estabelecidos dos gregos, como a educação com base nos textos épicos de Homero. Em certo momento da Apologia, Platão conta que Sócrates em sua defesa afirma que os atenienses estariam cometendo um mal terrível, de que se arrependeriam mais tarde. Mas não me parece que ele visava permanecer vivo no futuro. Uma boa prova disso é que nada deixou escrito, e seu legado somente não se perdeu porque seus discípulos, anos mais tarde, resgataram seu pensamento. Nietzche sim carrega esse tema da “filosofia do porvir”. Como ele mesmo afirma, “nasceu póstumo”.

Por último, também não sei se Sócrates pensou que o melhor era morrer, e que essa morte tivesse um fim. O que sei é que ele aceitou a senteñça por obediências às leis de Atenas, a cidade que sempre o nutriu. Mas esse civismo exagerado rendeu mesmo críticas de alguns sábios orientais, quando Alexandre os questionou a respeito da conduta de Sócrates. Sócrates poderia ter batalhado por outra sentença, mas branda, ou aceitado o exílio ou a ajuda de seus amigos, a fuga, a fiança… Além disso, é sabida sua teoria da ascedência da alma sobre o corpo, sendo que ele não tinha o menor medo da morte. Além de ser já um velho, com corpo debilitado, de 70 anos.

Isso torna o seu ponto realmente pertinente, já que Sócrates jamais teria alcançado (tamanha) notoriedade se tivesse padecido de uma morte comum, ordinária, e não injusta como foi.

No diálogo Críton, quando este convida seu mestre a fugir da prisão, percebemos claramente a postura socrática: através de uma linha de raciocínio absolutamente equânime às decisões atenienses ( e somente às decisões, não ao processo deliberativo em si), Sócrates postula toda uma “doutina do dever”, defendendo assim, a autonomia de um sistema jurídico, respaldada por uma política de princípios democráticos.
    Neste contexto, cabe-nos analisar a decisão de Sócrates à luz de um reflexão onde o elemento político – por ambientalizar o cenário espiritual de Atenas naquele momento – instituía-se fortemente por todo o elenco de questões abordadas pela filosofia de Sócrates ( não obstante alguns críticos discordarem por terem uma imagem platonizada de Sócrates).
    Desse modo, não creio que seja possível respondermos se Sócrates queria morrer ou não, apenas supormos que, por tratar-se de um gênio imponderável, ele soube unir como ninguém, as consequências de circunstâncias políticas a um programa pedagógico inerenente ao seu próprio horizonte filosófico.}

gallagher
    Membro

Caro Pablo,

Na minha opinião, não resta dúvida que Sócrates não desejava morrer, pois, no diálogo 'Apologia de Sócrates', ele faz a sua defesa, e se bem me lembro, reclama por não ter tempo suficiente de apresentar uma defesa mais pormenorizada.

Eu não sei se Sócrates existiu ou não, se ele bebeu o veneneo ou não, mas eu penso que a questão toda envolvendo o julgamento e a morte de Sócrates, tem a seguinte lição moral: devemos fazer sempre o BEM ('Bem'no sentido platônico) não importa as conseqüências, mesmo que elas sejam a nossa própria morte, pois esse tipo de atitude sempre nos trará benefícios.

Qualquer semelhança entre essa estória e a via crúcis, talvez não seja mera coincidência.

Prezado Gallagher,

Li com atenção as suas considerações, e creio mesmo, ter que acordar quanto alguns aspectos colocados por você – e me refiro, sobretudo, as semelhanças sugeridas entre Sócrates e Jesus. Entretanto, no que diz respeito a certos pontos tocados, há determinados elementos a serem discutidos com maior profundidade. Senão vejamos:

Em primeiro lugar, a “Apologia de Sócrates”, que foi um dos primeiros diálogos que Platão escreveu, não deve ser considerado “a priori” como um bom “cenário didático” para compreendermos o conceito de “Bem” em Platão: não estava claro ainda (desenvolvida), a teoria platônica das Idéias. Portanto, não faz muito sentido afirmarmos que “o Bem no sentido platônico”, esteja tão explícito assim neste diálogo.

Em segundo lugar, quanto ao fato da existência ou não de Sócrates, é preciso que consideremos também outras fontes de pesquisas, como algumas publicações do assunto, o testemunho de Xenofonte – e mesmo o do comediógrafo Aristófanes – para então, buscarmos entre os “possíveis Sócrates”, aquele que, historicamente, seja o mais verossímel possível(e tive o prazer de fazer isso ao longo de minha monografia).

Concluindo, eu penso que a imagem de Sócrates – enquanto um mero personagem usado literariamente por Platão – não nos confere as dimensões espirituais correspondes ao perfil daquele que transmutou todo o eixo temático da filosofia antiga. Assim sendo, não me parece atraente (nem verídica), a idéia de que palavras como pré-socrático e pós-socrático, venham sido entendidas em função d}a “engenhosidade alegórica” de Platão, mas sim, da encarnação real de um mártir da filosofia.

Um grande abraço!}

“Acho que Platão exageirou um pouco sobre Sócrates, por ser seu mestre ele via tudo com bons olhos. Não estou falando que Sócrates não era um gênio, só acho que ele não deve ter sido tão fantástico quanto Platão o descreveu”
    depende de que aspecto você ver. Aristóteles estudou com platão ,nem por isso foi contra algumas de suas teorias , isso acredito que nunca vamos saber .. Eu concordo parcialmente com oque o nosso amigo Pablo disse porém um ser que literário poderia influenciar o pensamento sim desde que todos pensasem que ele existi-se ,platão pode ter descrevido sócrates assim como os 12 discípulos descreveram jesus .. meu caro enxerguei no limiar de sua reflexão realmente vc's me abriram uma possibilidade interessante de uma religião conspiratória da qual vou estudar mais para achar mais semelhanças obrigado .. abraços senhores

Estou há muito tempo buscando a parte da obra de Platão em que ele diz que a decisão deve ser norteada pelo fato de ser certo ou errado, verdadeiro ou falso, corajoso ou covarde.
    grato
    Aldo

Caros amigos(as),
    O meu professor de Filosofia passou um trabalho em equipe, que consiste em apresentar o julgamento de Sócrates. Faço parte da defesa e gostaria que vocês me ajudassem a destacar ítens importantes para construir a defesa do grandioso filósofo.
    Até.

Sócrates nunca quis ser reconhecido por suas idéias e também não considerava seu pensamento a frente da sua época. Ele aceitou morrer unicamente porque considerava que morrendo, a alma partiria do mundo sensível para o mundo das idéias. Ele acreditava que morrendo, ele contemplaria uma felicidade jamais alcançada por nenhum outro humano.            Qualquer dúvida, entre em contato comigo.

sarami
    Membro

na minha mente comparo socrates e jesus.jesus morreu para que acreditassem que ele era verdadeiramente filho de Deus.Fazendo comparação podemos dizer que socrates morreu para que lhe dessem ouvidos, para que acreditassem nele.para que ouvissem o que ele dizia.defende-se fortemente no julgamento mas acabou por beber livremente o veneno para que as pessoas reparacem na grande contraversia nestas acçoes e começassem a pensar que homem estranho era aquele e o que o levara a fazer aquilo.um coche bocado estranho. Não? :-[

Sekmeth
    Membro

Também concordo em dizer que Sócrates e Jesus se comparam, mas não acho que possa ser dito que Sócrates desejasse tornar se um mito. Pois após a leitura de Fédon, concluo que em todos os momentos ele se mostra alguém simples, e freqüentemente procura se mostrar menor do que pensam dele, quando diz saber o que escutou, ele não se mostra como um escolhido, nem mesmo quando se defende diante de seus pares, falando sobre o suicídio quando afirma que acreditar que irá para um lugar melhor, com homens bons, mas que não se pode afirmar que irá para a companhia dos Deuses. Ao contrário de tal Jesus era tido como filho do próprio Deus, e embora diante de seus acusadores tenha dito a celebre frase, “Tu dizes sou rei” em outros textos diz “estou ensinado na casa de meu pai” eis a contradição a meu ver. Semelhança vejo se analisar mos os julgamentos e as razões para tal.

mass
    Membro

Ou isso, ou então Socrates venceu o medo pela lógica.Cada um certamente defenderá o estilo que lhe convém, e achei muito interessante a comparação final, porém gosto de acreditar que Sócrates, se existiu e se era nobre como citado por Platão, percebeu que seus comentários finais eram tam verdadeiros quanto sua vontade de defender-se mais.Quando ele questiona sobre quem terá um futuro melhor, longe de suicida, ele apenas vence a morte com um comentário simples e genial. A morte pode ser um descanço eterno ou uma conversa eterna com pessoas mais experientes e vividas. Das três possibilidades, acredito que ele tenha defendido a sua vida mas percebido a vantagem de todas as três. Pelo que me parece, Sócrates era alguém que sempre via o seu copo transbordando.

A morte é inevitável. Sócrates disse que a vida era uma preparação para a morte.Recomendo a todos que leiam o Fédon de Platão, fala a respeito deste tema.Aproveito para deixar um poema sobre a alma:http://interludico.blogspot.com/2011/04/estrangeiro-no-mundo.html(Inspirado em Platão e em Dante Alighieri)

Eu acho que Socrates nao escolheu morrer,pois a morte em si é algo muito ruim tanto pra quem mata ou pra quem morre.Acho que  sabia que se o matarem os poderosos estariam errados,e suas ideias teriam sentido e mesmo vivo ou morto elas estariam vivas em cada um

Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.