Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Sócrates e Platão › Sol e o Mito da Caverna
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
18/04/2006 às 5:28 #70419elzeneteMembro
solicito informação referente ao MITO DA CAVERNA,o que significa a metáfora ao sol?Obrigada,Elzenete[email protected]
29/04/2006 às 1:21 #81617BodartMembroIlzenete…Com relação ao Mito da Caverna, a luz representa o conhecimento que por muitas vezes ofusca a vista (imagine quando descombriram que o mundo é redondo) ou possibilita compreender as coisas além das sombras (inrealidades ou visão aparente e destorcida da realidade). A luz (conhecimento) possibilita o homem ver a realidade como realmente é!
29/04/2006 às 13:01 #81616QuixoteMembroSaudações…Eh isso mesmo, o que Bodart acaba de explicar: A luz é conhecimento.Mas, será que o homem saiu mesmo daquela caverna?Tenho, ao meu ver, que ele saiu sim, porém, foi para outra maior ainda!Pois, hoje em dia, as pessoas só acreditam, só dão "razão" ao que se vê.Só lutam por causas ligadas à matéria. Nuncam vão além das sombras.Então, é correto afirmar que todos nós saímos, sim, daquela caverna. Alguns foram diretos à Luz, outros ainda se ofuscam em uma outra "imensa caverna", ou simplesmente, "mundo material "
30/04/2006 às 19:25 #81615BodartMembroQuixote…Desculpe-me se não o compreendí. Platão não se referia a escuridão à um mundo essencialmente material. A questão é a percepção da realidade, seja ela material ou não. Ver sombras é não compreender a realidade do mundo. A ciência é puramente materialista e nem por isso os cientistas estão no fundo da caverna.
01/05/2006 às 17:43 #81618Dom QuixoteMembroOlá Bodart,Jamais levei ao lado material, pelo contrário, o que disso foi o seguinte:Alguns homens conseguiram sair daquela caverna, outro ainda contunuam lah...E por mais que alguns tenham saído, poucos foram diretos à "luz", desviando o seu caminho, por medo ao saber a realidade...No sentido direto, quer dizer que alguns homens não querem nem saber sobre a realidade, outros sabem e fogem de medo, e poucos a encaram de frente...Desculpe-me por ter me expressado mal...e se ainda nao tiver esclarecido, informe por meio desta...Abraços...
05/06/2006 às 22:53 #81619Miguel DuclósMembroObrigado aos colegas que ajudaram a responder à dúvida. Gostaria de lembrar dois pontos1) O primeiro é a ligação de Platão com o Egito, Platão viajou todo o mediterrâneo e chegou ao Egito. Essa influência é atestada em vários diálogos, como o Crítias e o Timeu, ou a expressão "Pelo Cão" usada pelos interlocutores de Sócrates. Ora, no Egito o Sol era um dos principais deuses, não? Poderia ser abordado isso.2) a segunda é a etimologia da palavra deslumbrado, ou seja, "ferido pela luz". Os olhos acostumados às trevas e ao lodo da ignorância teriam dificuldades em captar o que a luz do Sol revela. O filósofo que chega à superfície da realidade é cegado pela intensidade da luz que abunda. Aí entra importância da dialética, da ascese por degraus. Ele primeiro acostuma seus olhos a enxergas as formas adjacentes iluminadas pelo Sol para somente depois desse treino fitar o sol diretamente? Seria o Sol a Idéia de Bem? A luz é sempre associada ao conhecimento. Descartes por exemplo usa bastante da expressão "luz natural", ou a razão, a única capaz de iluminar os caminhos obscuros que o homem se encontra na passagem do conhecimento mítico ou da ignorância para o conhecimento. Daí aliás que vem o nome do movimento Iluminismo, ou esclarecimento.
07/06/2006 às 1:51 #81620Miguel (admin)MestreSeria o Sol a Idéia de Bem?
É claro que tudo depende da acepção que utilizamos para "Bem", mas penso que o Sol refira-se à realidade, ou, verdade, que nem sempre se identificará com o Bem.Uma outra questão é: na caverna, os homens percebiam apenas as sombras, ou seja, o "efeito" indireto do Sol. Logo, quando dizemos que a "verdade" estava fora da caverna, queremos dizer que ela estava na percepção direta do Sol, correto? Mas percebam que, se isto estiver certo, então a razão também é um modo indireto de percepção da realidade, e, portanto, não é tão confiável quanto os sentidos, que recebem informações em estado bruto e sem interferências.O que vcs acham?
07/06/2006 às 13:07 #81621GabrielleMembrounVolt wrote:então a razão também é um modo indireto de percepção da realidade, e, portanto, não é tão confiável quanto os sentidos, que recebem informações em estado bruto e sem interferências.Com certeza os sentidos (em seu estado saudável) são muito mais confiáveis que a razão. A razão em demasia também cega..08/06/2006 às 3:04 #81622Miguel (admin)MestreCom certeza os sentidos (em seu estado saudável) são muito mais confiáveis que a razão.
Opa...Qual o diâmetro que o Sol aparenta quando olhamos para ele? Podemos neste caso confiar em nossos sentidos?Logo, penso que tanto raciocínio como percepção são absolutamente necessários um ao funcionamento do outro, sendo impossível desvinculá-los e dizer que um é mais ou menos confiável que outro.
A razão em demasia também cega..
Não posso compreender isto, por favor cite um exemplo!
08/06/2006 às 3:33 #81623GabrielleMembroA razão em demasia também cega..
Não posso compreender isto, por favor cite um exemplo!Às vezes, a pessoa tenta ser tão racional que fecha sua mente para perceber certas coisas.Por exemplo...eu. Eu somente acredito naquilo que tenho certeza de que exista. Por isso não acredito em Deus, nem no Diabo. Mas acredito em espíritos. Eu tento manter minha mente aberta. Eu não acredito em Deus, mas não quer dizer que eu NUNCA venha a acreditar. Eu não acredito até o momento atual, pois não tive provas. Mas eu não fecho completamente minha mente, dizendo: Eu NUNCA vou acreditar nisso, por que é um absurdo.Conheço pessoas que fazem isso: Eu NUNCA vou acreditar, é contra a razão e ponto final.Perceba que não adianta, pode acontecer inúmeras coisas para que a pessoa venha a acreditar em algo, mas se ela não tiver a mente aberta ela simplesmente não vai aceitar. Não adianta chegar ao extremo da razão e da racionalidade, pois, junto com o extremo da ignorância, também cegam.
18/06/2006 às 17:28 #81624Miguel (admin)Mestre(…) Por exemplo…eu. Eu somente acredito naquilo que tenho certeza de que exista. Por isso não acredito em Deus, nem no Diabo. Mas acredito em espíritos. (...)
Vc tem certeza da existência de espíritos?
18/06/2006 às 19:52 #81625GabrielleMembro(...) Por exemplo...eu. Eu somente acredito naquilo que tenho certeza de que exista. Por isso não acredito em Deus, nem no Diabo. Mas acredito em espíritos. (...)
Vc tem certeza da existência de espíritos?
Sim, eu tenho certeza absoluta de que espíritos existem.
18/06/2006 às 20:54 #81626Miguel (admin)MestreComo?
19/06/2006 às 19:43 #81627GabrielleMembroComo?
Por onde eu começo? XDBom, uma noite, eu estava em casa, mais precisamente na sala, mexendo em uns CDs, então, eu sinto algo puxando meu cabelo. Eu viro instintivamente, e não há nada.Outra noite...eu estava quase desmaiando de cansaço no computador, quando ouço barulho de geladeira batendo. Mas logo pensei que foi impressão minha. Por isso levantei decidi ir dormir. Ao pegar meu colchão, o lençol ficou preso em uma madeira. Outra pequena boba coincidência. Deito no colchão. Então, já bem acordada, fico olhando para uma luz quadricular na parede. Isso por que a luz da cozinha refletia na luz da parede da sala. Então, eu pensei: "Ah, se foi um espírito que fez isso, faça uma sombra na parede". E, bem, de fato a sombra apareceu exatamente quando eu terminei de pensar e, além de todos da casa estarem dormindo no momento, a sombra não tinha forma de nada, era reta, e passou rapidamente.Enfim...entre outras coisas, como vozes, etc. O acontecimento mais recente foi há umas noites, quando eu estava deitada e escutei barulhos de chinelo e copo batendo na mesa. Eu levantei, e abservei que todos da casa dormiam...Abraços.
19/06/2006 às 21:39 #81628Miguel (admin)MestreOlá Gabrielle,Bem, não sei... talvez isto para mim não fosse suficiente para se ter "certeza" da existência de espíritos, mas como foi você quem passou por isso, e não eu, não posso julgar..rs...Mas na minha opinião, o que torna o espiritismo ilógico é simplesmente o fato de que não nos lembramos de nada daquilo que supostamente seriam as vidas passadas, o que as torna inúteis do ponto de vista da experiência. Ou seja, eu não posso evoluir de uma vida para outra se não aproveitar as experências que tive, não concorda?Até mais...
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.