Textos dos filósofos do Brasil/Portugal (pra uma estrangeira )

Início Fóruns Pedidos de ajuda Textos dos filósofos do Brasil/Portugal (pra uma estrangeira )

• Este tópico está vazio.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    BarcoNoMar
    Membro

Olá!Eu estudo filosofia e aprendo português. Eu quero melhorar meu português, mais os textos do livro escola estão chao. Quero ler os textos de filosofia em português! Que é um texto ou livro da filosofia que não é dificíl a ler?  Quero ler uns textos dos filósofos do Brasil ou de Portugal, mas é dificíl de achar dos textos na Alemanha. Quem é um filósofo do Brasil ou Portugal, de quem textos eu posso achar para internet? Almãos não sabem uns filósofos da brasil ou portugal... é uma pena!Muito obrigada!(Desculpe para meus erros de português. )Abraços!

ppaulo
    Membro

Bom dia!Tanto Brasil como portugal carecem de expoentes na área de filosofia, prendendo-se ora à escola alemã, ora à escola francesa.Do Brasil, a maioria que você encontra são comentários aos filósofos destas escolas que citei.Uma rara exceção é o jurisfilósofo Miguel Reale, mas é uma filosofia do direito. Se interessar, pode ler o livro dele "teoria tridimensional do direito".Também na área do direito tem alguns artigos em português no http://www.ihj.org.br/poa/Espero ter ajudado!

Existem poucos filósofos “autores” no Brasil e em Portugal, pelo menos de “peso”, embora existam muitos professores e comentadores que tenham escrito sobre o assunto, à reboque de autores estrangeiros (alemães, por exemplo ;)).Um filósofo brasileiro do século XIX, é o Farias-Brito. Colocamos uma antologia dele aqui no site, digitalizada http://www.consciencia.org/temas/farias-britoOutros grandes professores tem trabalhos em história da filosofia, tradução, comentários de política. Uma das autoras mais lidas no Brasil é a Marilena Chauí, da USP. Bento Prado Jr, Benedito Nunes, Renato Janine Ribeiro, Mário Ferreira dos Santos (este tem uma extensa obra) Tobias Barreto, Paulo Arantes e Oswaldo Porchat, Padre Henrique Vaz são outros nomes que podem ser lembrados. No campo da lógica, temos o Newton da Costa, um dos criadores da lógica paraconsistente, que foi inovadora.Um link de um texto do Porchat: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/porchat.htmPesquisando no google você pode encontrar muito mais material e ebooks. Em Portugal podemos citar, por exemplo, os filósofos Magalhães Vilhena e Agostinho da Silva.Existem algumas correntes, que muitas vezes divergem. Existe a filosofia tomista, pela via católica, que tem muitos pensadores, mas não é muito abordada na Academia. Na Universidade de São Paulo houve uma influência direta de professores franceses, como Gaston-Granger, Claude Léfort, Levi-Strauss e Gérard Lebrun, que vieram numa "missão" a partir dos anos 1930 e formaram muitos intelectuais. Paralelamente, havia o Instuto de Filosofia, Miguel Reale, que o colega citou, é da área da filosofia do direito, mas um dos poucos brasileiros citados em grandes índices, como o dicionário de Ferrater Mora. Por outro lado, a USP isolou-se um pouco na sua abordagem tradicional via filosofia francesa já que muitos departamentos hoje seguem o paradigma da filosofia analítica e filosofia da mente/ linguagem, aproximando-se do francês.No geral, além da filosofia, existiram muitos grandes intelectuais e escritores brasileiros, muitas vezes tendo estes como principal tema pensar o Brasil, a sua história, as causas do subdesenvolvimento e possíveis soluções (sendo muitas vezes influenciados pelo campo teórico marxista). Para melhoras o português e ler os verdadeiros mestres da língua, talvez convenha mais ir a eles do que aos filósofos. Como cânone podemos levantar vários nomes, dentre eles, Antônio Cândido, Gilberto Freyre, Raymundo Faoro, Sérgio Buarque de Hollanda, Roberto Schwartz, Darcy Ribeiro,Caio Prado Jr., Celso Furtado e Euclides da Cunha. Na Literatura, podemos lembrar de alguns imprescindíveis, dentre muitos, (tem bastante material aqui no site para aprofundamento): Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa por exemplo na literatura e Drummond, Cecília Meirelles, João Cabral de Melo Neto, Manoel Bandeira, Olavo Bilac na poesia. Colocamos online uma extensa antologia de grandes escritores brasileiros e portugueses, que você pode visitar neste link:http://www.consciencia.org/author/biblioteca-antologianacionalCobre somente até as primeiras décadas do século XX.

BarcoNoMar
    Membro

Bom dia ppaulo!Muito obrigada! Sim, você ajudou-me! Comentários... Eu penso que eu vou ler uns comentários. Está uma pena que jurisfilosofia não está muito interessante pra mim. Eu muito gosto da filosofia da mente. Mas eu vi a pagina wéb.Bom dia Miguel!Issos são muito informações! Muito obrigada! É uma pena que poucos filósofos autores no Brasil e em Portugal existem. Eu comprei "O conto da Ilha Desconhecida" do José Saramago, quem não é um filósofo, mas um bem autor de Portugal. Infelizmente, o livro está muito difícil. Eu já li um livro de Machado de Assis, mais em inglês...Você deu-me muitas nomes! Obrigada! Eu vou busco os nomes em google e achar os pessoas mais interessante. Eu penso que eu vou ler sobre USP, porque eu muito gosto da filosofia da mente (particularmente o livro vontade, a consciência, e "neuroplasticity" [não sei o que isso signifique em português]). Agora eu tenho muito a ler!

mass
    Membro

Interessante o tópico, pois eu não conhecia nenhum filósofo propriamente dito brasileiro ou português.Da mesma forma nunca lí filosofia Japonesa ou Africana.O único português que conhecia era Joao Magueijo. Cito como filósofo pois acredito que fisica teória, no momento antes de ser reconhecida como lei, é filosofia.Obrigado pelas recomendações.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.