Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › Tópicos de Aristólteles – Livro I
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
08/09/2005 às 1:58 #70272Miguel (admin)Mestre
Preciso apresentar um seminário sobre os “”Tópicos de Aristóteles” Mais especificamente o Livro I}}}}. Aliás, só sobre o livro I que é dividido em 18 capítulos, que já lí várias vezes e não consigo elaborar um conceito ou uma idéia explicativa de cada capítulo em forma de exposição e explicação ao público.Podem me ajudar??
Obrigada. Maria Ap.08/09/2005 às 23:06 #80332Miguel (admin)MestreOlá Maria Aparecida
É um traquejo dificil de pegar este de apresentar seminários, especialmente sobre textos densos mas curtos. Eu estou com o texto aqui na edição dos Pensadores mas ainda não o li. Você pode expressar suas idéias e dúvidas remetendo ao texto e eu tento ajudar. O trabalho será em grupo? Acho que um seminário tem de ter esse caráter mais “problematizador” do que explicativo. O professor explica o texto ao fim do seminário, de acordo com as diretrizes do curso, e o aluno expressa sua leitura, passando para a classe os pontos de maior dificuldade.
10/09/2005 às 1:31 #80333Miguel (admin)MestreOlá Miguel. Obrigada pela atenção.
Quanto ao seminário, não deixaram muito bem explicadas as regras e direcionamentos que devam ser seguidos. Apenas me passaram o tema, que seria:- “Aristóteles, vida e obra”(muito resumidamente); que já preparei e “Tópicos – Livro I- Que após várias leituras, não consigo elaborar algum conceito sobre cada um deles. Acho-os muito densos, conceituais e não consigo tirar deles uma lógica explicativa para expor ou provocar discussões no grupo. Outro detalhe, é que o grupo não fez uma leitura prévia sobre o tema.Fato que dificulta ainda mais a discussão. Por isso, gostaria de resumir ou tirar alguma idéia central de cada um dos 18 itens que fazem parte da obra, algo que pudesse deixar claro, questões do tipo: O que são? Do que tratam? Para que servem? A quem se destinam e com qual objetivo? Eram apontamentos das aulas do Autor? Servem como exemplos, ou modelos das primeiras pesquisas científicas?Já que vou apresentá-lo a uma grupo de mestrandos.quais são os objetivos contidos neles? A idéia central de cada um?
Por favor, veja se pode me dar uma luz!!!
Desde já, mais uma vez, o meu muito obrigada.
Maria Aparecida M Costa -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.