Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Movimentos Sociais, Populares e Cívicos › Tudo começa do começo!
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
29/04/2006 às 13:35 #70429QuixoteMembro
E ae, como vão as coisas?Por favor, só 10 minutos para ouvir a realidade.As veses, quando a nossa mente esquece um pouco do mundo material,nem que seja só um puoquinho, nos faz perceber o quanto o mundo poderiaser bom, se não fossem os políticos corruptos, os assassinos, os traficantes,em fim, aqueles que prejudicam o nosso mundo.Mas, eu proponho a seguinte pergunta:Será que essas pessoas já nasceram corruptos, assassinos ou traficantes?Pois é. Na verdade, a culpa não é só desses tipos de pessoas, a culpa também é nossa. Pois estamos aqui parados, e podemos fazer algo para ajudar, ao invésde ficar apenas criticando os outros, sem mostrar-lhes a solução.É uma pena que nós só estaremos prontos para ajudar, quando, ao estender a mão à alguem, não seja para receber dinheiro, ou algo em troca.O egoísmo é como um buraco negro, que implode tudo o que há ao seu redor paradentro de si mesmo. Nem a luz escapa.Se você parar, ao menos 10 minutos, míseros 10 minutos, de 1440 que você tem todos os dias, para fazer algo de bom, que não seja pra você, verá que também podes mudar o mundo!"Jamais confunda Justiça com Vingança.Justo é quem ajuda sem julgar, e não quem julga sem ajudar""Somos parte de um TODO. Então, se feres o teu próximo, feres também a si mesmo.E, se fazes bem ao teu semelhante, o fazes também, a si mesmo.""Queira! Basta ser sincero e desejar profundo.Você será capaz de sacudir o mundo, vai! Tente outra vez!"Todos nós temos a capacidade de sermos bons ou maus.O que você pretende fazer?1-Ser bom, e gerar uma reação em cadeia de bondade.2-Ser mau, e virar um buraco negro.3-Ficar aí parado! Enquanto sua vida, e a de milhões de pessoas, escapam-lhe pelas mãos!Você pode ir além de qualquer alternativa, basta querer!..Obs.: Não precisa me escutar, se você não quizer. A não ser, que você esteja preparado para estender-me a mão...Obrigado pelos 10 minutos, restam-lhe 1430 ainda!
01/05/2006 às 13:34 #81851lvrfMembroBom dia, QuixoteBem, de fato, temos uma parcela de responsabilidade. De certo modo, quem cala consente.No entanto, nem sempre é o egoísmo ou a alienação que levam o ser o humano à deixar de ajudar um outro. Hoje em dia, um medo talvez, de estar ajudando um criminoso, ou estar arriscando a vida por ir ao socorro de alguem, sirvam de motivo para hesitarVou citar uma reportagem que li no jornal há alguns meses:Um homem estava indo para casa à pé no meio da noite. A rua estava vazia, mas bem iluminada. Num certo momento ele ouviu um barulho que parecia com o choro de um bebê. O som vinha de alguns metros de distância, adentrando um local abandonado, não iluminado ou pavimentado. O homem avançou no intuito de ver o que estava acontecendo; ao sair da parte iluminada, foi golpeado e desmaiou. Ele estava sendo sequestrado. Não havia bebê algumA reportagem conta tambem a parte familiar e o que aconteceu mais adiante nessa história. Caso queira saber mais a respeito dela, posso procurá-la e dar mais detalhes.Não acho que quem deixa de agir por medo de arriscar a vida deva ser criticado. Mas certamente não é certo deixar de agir por simples egoísmo. Estou totalmente de acordo com você.A causa do medo, creio eu, é a própia marginalização de alguns membros da sociedade, que foi consequência do egoísmo; ou seja, sinal de um ciclo vicioso, o medo dá continuidade à marginalização, que alimentará o medo. O egoísmo então seria um importante ponto a ser trabalhado nesse tema , pelo menos, no momento, concorda?
01/05/2006 às 17:23 #81850Dom QuixoteMembroCom certeza sim. Mas com relação ao medo:"Nossas dúvidas são traídoras, e nos fazem perder o bem que poderiamos conquistar, se não fosse o medo de tentar" (W. Shakespeare)Com relação a reportagem:Ficar parado é ilusão, e é o que os "cabeças " querem que nos façamos...E apezar dessas coisas que acontecem:"Em verdade, em verdade te digo: Aquele que faz o mal ou se orgulha de ter feito o bem, jah teve sua recompensa. Mas feliz aquele que é humilde, e ajuda sem querer algo em troca, pois nele está o reino dos céus"(Jeus Cristo)Abraços...
01/05/2006 às 18:08 #81852lvrfMembroBoa tarde à todosA frase de Shakespeare me chamou a atenção. Concordo e não concordo com ela ao mesmo tempo. Deixem-me explicar.A dúvida e o medo são de fato como "freios"; na citação, esses freios nos atrapalhariam, e nos impediriam de chegar a um resultado, é isso? Mas se esse resultado desse em um prejuízo, esses freios teriam nos ajudado, evitado uma desgraça.Tomando por exemplo a reportagem, o homem que foi tentar resgatar o bebê ,consicente do risco e aceitado tomá-los, teve uma atitude correta e corajosa, e merece aplausos; mas se ele tivesse refletido e chegado a conclusão que corria um grande risco e por exemplo, recuado ou voltado com ajuda, teria agido racionalmente, o que não deixou de ser correto. Se tivesse avançado ciente ou não dos riscos no intuito de receber uma recompensa pelo bebê, seria condenável, apesar de ter salvo o bebê, sua intenção não teria sido das melhoresNão estou aqui, encorajando a passividade. Quero dizer que é adequado medir os riscos e o que pode vir como resultado. Vocês me entendem?
02/05/2006 às 2:13 #81853Dom QuixoteMembroSaudações,Entendo o que acaba de explicar.Mas, creio que a frase de W. Shakespeare está completíssima...Analise bem: "Nossa 'dúvidas' são 'traídoras', e nos fazem 'perder' o 'bem' que 'poderíamos' conquistar, se não fosse o 'medo' de 'tentar'"Duvidas Traídoras:Fazer ou não? Ser ou não ser?Bem à Conquistar:Se o efeito for bom em relação a causa, é ótimo. Mas se não for, a causa não deixa de ser boa.Medo de Tentar:Está entrelaçado com as dúvidas.Para se ter medo, é preciso que haja algo para se assustar, logo, se tudo for encarado de frente, o medo não teria como nos atingir.No caso do exemplo: Agora, imagine se o menino estivesse mesmo ali, chorando, correndo perigo, e não podendo esperar. Se o homem tivesse fugido, sua consciencia e o remorço os atormentaria pelo resto de sua vida.Abraços...
02/05/2006 às 20:47 #81854lvrfMembroRealmente, seria triste se um bebê fosse deixado para trás por um motivo como medo. Mas o homem pode ser culpado? Pelo menos, não em 100%, concorda?Percebo que mostramos as faces de uma moeda; o que se perde por hesitar, e o que se ganha por ter ganho um segundo a mais para refletir.A questão de alguem estar certo ao hesitar ou não, creio eu, é muito relativa, pois ninguem sabe o que está esperando " do outro lado da porta". E hoje em dia, infelizmente, há motivos para se duvidar; ainda que, o ideal fosse não precisármos levantar a guarda para um próximo. Estou errado?
03/05/2006 às 16:40 #81855Dom QuixoteMembroOlá Ivrf, Concordo com você cara...São duas faces de uma mesma medalha.Cabe a você escolher:1-Fazer.2-Não fazer.Todas duas podem ter como consequencia: Perder e arrepender, ou ganhar e glorificar.Mas concordo com vc, apenas pelo que esta acontecendo hj em dia...Mas te busco à pensar: E se por exemplo, Che Guevara ou Gandhi, não tivessem feito tudo o que fizeram?Provavelmente eles não seriam assassinados, porém a nação nunca teria desfrutado de tal lealdade, e não teriam a quem se espelhar...Abraços...
08/05/2006 às 17:29 #81856lvrfMembroBem, então chegamos à um ponto que consiste simplesmente na decisão. O não fazer não alteraria o agora, seria como não estar presente. O fazer seria a diferença, deixar a presença marcada. Cabe aí ao ser humano decidir se vale a pena ou não.E nessa decisão, pesam o histórico da pessoa, sua experiência na área, quão informada está a respeito, a natureza de sua índole, interesses pessoais, estado emocional, e muitos outros fatores. Entres esses fatores, está tanto a coragem da agir e o desejo de arriscar, ou o medo e a vontade de conservar, entende-me?. Uma cominação de tantos fatores em intensidades diferentes gera tantas possibilidades de reação que o agir-não-agir torna-se tão subjetivo. Concorda?Adorei os exemplos que você deu de Ghandi e Guevara. O espírito empreendedor desses homens FEZ com que seus objetivos e idéias tomassem rumo. Nesses casos, vejo que HAVIA necessiade de mudanças, mas faltavam a coragem e espírito para torná-las concretas, aí está o revolucionário.Abraços
08/05/2006 às 17:40 #81857Dom QuixoteMembroIvrf,Concordamos então no fato de que, para se fazer algo, é preciso, como você mesmo disse: Coragem e Espírito Empreendedor...É dificil achar pessoas assim hoje em dia, e todos sabem o porquê: A sociedade impõe MEDO nas pessoas... Dizendo que não devem ir além, e que depois do horizonte há um abismo. Quando na verdade, poderia haver o paraíso...Abraços...
08/05/2006 às 17:57 #81858lvrfMembroPerfeito raciocínioHoje em dia, como estamos sendo atacados por todos os lados por injustiças, precisamos de mudanças, que só acontecerão com o espírito que arriscar. Ou seja, não parece acontecer tão cedo.Ainda assim, o oprimido teria culpa por obedecer ao opressor? Creio que apenas em parte. Para isso, vejo dois desfechos possíveis, o oprimido se cansa e resolve lutar, ou apesar do cansaço, continuará obedecedo. De novo dependerá de cada um.Creio tambem que o espírito lutador existe em todo ser humano, mas coexiste com a razão; acelerador e freio. O medo seria um produto da razão.Mas apesar disso, existem meios de se despertar esse espírito lutador. As massas. O que acha?
08/05/2006 às 18:13 #81859Dom QuixoteMembroConcordo plenamente.Será que, se exposessemos as pessoas aos seus medos, não seria a solução?Como diria Jim Morrison:"Se exponha aos seus medos mais profundos, depois disso, o medo não terá poder nenhum e o medo da liberdade encolhe e desaparece. Você é livre"Poderia dar certo, mas creio que como você disse: O oprimido poderia ficar mais oprimido ainda, e assim também com o opressor.O que pensas?Dom Quixote, ao seu dispor.
08/05/2006 às 18:52 #81860lvrfMembroDe fato, aprendermos a lutar contra nossos medos é o primeiro passo. Infelizmente, não é fácil, o passo é um tanto quanto grande.Concordo com você, pois o único caminho para perder os medos é ir enfrentá-los, mas como serve de freio, não deveríamos nos livrar deles. São úteis, mas passam a ser nocivos quando começam a "emperrar" o movimento.Para saber quando uma pessoa está emperrada, só ela pode dizer.
08/05/2006 às 19:11 #81861Dom QuixoteMembroConcordo…Mas você não acha que os seres humanos estão freiados de mais?Eu crerio que o medo não pode ser bom ao espírito, talvez possa ser a matéria.Deixar o medo viver em você, é como criar um leão em sua casa, preso à uma corrente...Dom Quixote, ao seu dispor...
08/05/2006 às 20:38 #81862lvrfMembroCom certeza estãoMas hoje em dia, "as apostas" estão altas, as pessoas tem muito mais a perder se arriscarem. Resultado, o medo é multiplicado.Realmente, a opressão e o medo podem ser prejudiciais tanto ao corpo quanto ao espírito, e se não me engano, podem resultar em depressão, outros problemas psicológicos, que acabam se manifestando fisiologicamente.Parece-me uma panela de pressão. Uma hora, vai acabar explodindo.
08/05/2006 às 21:59 #81863Dom QuixoteMembroCom certeza…Quando esta panela explodir, não haverá ninguém perto pra medir a pressão...Todo mundo que te enganou, que te pôs medo, sai de perto de você quando você descobre a verdade, ou quando você enfrenta seus medos.Já ta na hora de soltar o leão, para que ele possa caçar o caçador.Dom Quixote, ao seu dispor...
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.