Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Movimentos Sociais, Populares e Cívicos › Tudo começa do começo!
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
08/05/2006 às 22:34 #81864lvrfMembro
Esta é a única solução, o problema é:Quanto mais a pressão vai ter que subir para explodir?Quanto tempo mais vai demorar para que as pessoas fiquem conscientes da opressão?Sem respostas para essas perguntas, resolver o problema fica difícil, concorda?
08/05/2006 às 22:46 #81865Dom QuixoteMembroSe fica…Uma panela de pressão só pode ser aberta de duas formas:1.Nós retiramos a tampa.2.Aumentamos a temperatura e ela explode.A opção numero 1, parece ser a mais fácil, porém é a mais dificil. Abrir a panela, remover a tampa, é o mesmo que conscientizar, e nós sabemos que isso é difícil.A opção número 2 é a mais provável de acontecer. Os opressores vão aumentando cada vez mais a temperatura e a panela explode.Agora, eu suponho:E se nós colocassemos mais lenha na fogueira?Dom Quixote, ao seu dispor...
08/05/2006 às 22:56 #81866lvrfMembroEngraçada sua expressão, um tanto quanto ambígua, mas entendi o que queria dizer.Não deixa de ser uma solução, embora muito perigosa. As consequências podem ser agressivas, a lenha tem que ser medida.Mas é uma solução mais conveniente, ao invés de esperar que alguem lá em cima tire a tampa, ou que todos esperemos pela explosão, aumentamos a agitação, explodirá mais rápido, pois já não estamos mais sem tempo. Para aumentarmos o fogo, sugiro puro e simples debate, com amigos numa roda, e pedirmos que espalhem por aí as idéias. Que pensas?
08/05/2006 às 23:27 #81867BrasilMembroOlá irvf, QuixoteO que aconteceria depois que a panela explodisse?
09/05/2006 às 1:15 #81868Dom QuixoteMembroAcho muito correto fazer isso…É como eu disse: Deve começar de nós mesmos...E, Brasil:Imagine se todo mundo descobre o que está por trás das campanhas, do dinheiro, dos impostos?Você não acha que geraria revolta e ou mobilização da parte da sociedade?Dom Quixote, ao seu dispor...
09/05/2006 às 1:24 #81869BrasilMembroQuixote, ivrfAcho que vc não entendeu, eu perguntei o que aconteceria depois que explodisse a panela?
09/05/2006 às 1:46 #81870Dom QuixoteMembroAcho muito correto fazer isso...É como eu disse: Deve começar de nós mesmos...E, Brasil:Imagine se todo mundo descobre o que está por trás das campanhas, do dinheiro, dos impostos?Você não acha que geraria revolta e ou mobilização da parte da sociedade?Dom Quixote, ao seu dispor...
09/05/2006 às 2:26 #81871BrasilMembroQuixoteNão entendi, depois que a panela explodisse iria ter revolta e/ou mobilização, mas a explosão já não é a revolta/mobilização?
09/05/2006 às 6:10 #81872Dom QuixoteMembroNão amigo,A explosão é a conscientização, é o saber das coisas.A consequencia da explosão(ou seja, a pressão), que é revolta e/ou mobilização.Compreende?Sugiro que leia o topico todo, pq nos começamos a trabalhar com uma linguagem meio diferente, e se não for seguida fica dificil o entendimento.Mas qualquer dúvida,Dom Quixote, ao seu dispor...
09/05/2006 às 18:33 #81873lvrfMembroExatamente. Tentarei colocar em termos mais literários:A opressão gerou um medo na população de modo a deixa-la muda, com medo de expressar, e agora, não exerce mais sua liberdade ( o termo está sendo usado para a liberdade que tratamos nesse tópico ). Isso gera um acúmulo de frustações que fazem o característico aperto no peito. Uma hora, todas essas frustrações serão liberadas, INDEPENDENTEMENTE do tipo de opressão. Em um "Ou vai ou racha" a opinião seria ouvida ou abafada, entende?Creio que o momento em que a panela explodir, será o momento em que mudanças começarão a ser feitas, pois aí haverá (grande) pressão em cima dos governantes.
10/05/2006 às 0:06 #81874BodartMembroCaros pensadores…Marx acreditava que a exploração sobre o proletáriado iria aumentar até o ponto de ocorrer uma revolta e os proletáriados tomariam o poder (Ditadura do proletariado), mas a história foi diferente. A burguesia "aliviou" um pouco o julgo dos trabalhadores e mais de 100 anos se passaram e a revolução não ocorreu. Sempre haverá medidas de aliviar a tenção. O pisto! esquesseram. É só retirar a pressão pelo pisto e a panela não explodirá!
10/05/2006 às 0:59 #81875lvrfMembroRealmente. Interessante o que acaba de mencionar, Bodart.Quando os opressores verem que os oprimidos estão para "explodir", ativarão o pisto, se houver. Mas e se for tarde demais? E se não for, um pisto não seria ao menos uma "solução temporária"? Meio que caberia ao oprimido julgar se o alívio que lhe foi dado é suficiente. Concordas?
10/05/2006 às 1:37 #81876BrasilMembroOlá a todosPenso que o pisto, já está sendo utilizado há algum tempo: Unicef, Cruz Vermelha, Legião Brasileira de Assistência, ( LBA da Roseane Collor) LBV do Paiva Neto, Médicos sem Fronteiras e tantas ONGs boazinhas que tem por aí...
10/05/2006 às 11:53 #81877Dom QuixoteMembroConcordo Brasil…Eu havia formulado uma pergunta metafórica:E se nós aumentassemos a temperatura da panela?Logo aumentaria a pressão, e um simples pisto não seria capaz de conter.Entenderam-me?D. Quixote, ao seu dispor...
10/05/2006 às 15:06 #81878BrasilMembroOlá a todosSinceramente não estou entendendo nada. Vocês falaram em aumentar a pressão e fazer a panela explodir, eu perguntei o que aconteceria depois que a panela explodisse, o Quixote me respondeu que geraria revolta e ou mobilização.ivrf respondeu que, no momento em que a panela explodisse seria o momento em que as mudanças começariam a acontecer pois haveria grande pressão em cima dos governantes.Bem, os opressores sempre tiveram obrigação de fazer algo a respeito e nunca fizeram, entendo que se a mobilização se der por causa de revolta ou por que “explodiu a panela”, não haveria como os opressores permanecerem em seus postos, ou seja, continuarem a ser opressores.Então vou mudar a pergunta, pois continuo sem entender: O que aconteceria depois da revolta ou mobilização?Quais resultados isso daria? O que aconteceria aos opressores a que vocês se referem? O que a sociedade faria depois de se revoltar ou se mobilizar?Porque uma mobilização dada por REVOLTA ou a “explosão de uma panela”, não se resumiria em apelos com passeatas, faixas ou coisa parecida, posto que isso já acontece freqüentemente. Ou não?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.