Um conselho ao "deus"

• Este tópico está vazio.
Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Autor
    viana
    Membro

;DMeu conselho ao deus(Isso no caso de se deus existisse):Olha deus, se existem tantas confusões religiosas, e tantas pessoas que já não mais acreditam em você; a culpa é sua, é por que você não toma uma decisão honrosa e prudente, de modo como de uma vês por todas você aparecer para o mundo e mostrando a sua cara, saindo do anonimato e ocultismo; e finalmente revelando sua verdadeira identidade... E fim, com todo esse milenar mistério! (E quanto ao pecado):Bem, se o ser humano sente vontade de pecar, como por exemplo; fumar, beber, transar, mentir, matar e roubar... Bem, certamente que a culpa não poder de jeito nenhum ser atribuída ao ser humano, pois não foi ele quem se auto-criou com todos esses desejos e tendências, mas foi você, deus quem no homem colocou todos esses instintos, porquanto cabe a você retirá-los do ser humano, ao invés de condená-lo por praticar aquilo que você mesmo o designou a fazê-lo.È obvio que o ser humano não tem poder para mudar coisa alguma em seu trajeto aqui pela vida, pois se pudesse; certamente optaria por não envelhecer, não adoecer, não morrer... E viver eternamente feliz!Portanto; o ser humano não tem qualquer poder de transformação sobre si mesmo; cabendo então a “deus” tanto os elogios, como as críticas em relação à obra da criação.

tcp
    Membro

Áh, sim! Viana! Com certeza está anotado na agenda do senhor, pode deixar!__ Agora, sem piada, procure ler São Tomas de Aquino e você verá que esta história de o homem não evoluir por si mesmo é furada. Há coisas que somente Deus é capaz de fazer pelo ser, outras porém são oficios de lapidação da própria alma. A edificação da alma é exercitada pelo próprio indivíduo. Do contrário Jesus não perderia tanto tempo, admoestando os irmãos ou ensinando. Para que ensinar a um ser se ele mesmo não pode aperfeiçoar-se. O problema é que, em muitos credos cristãos, não em todos, acredita-se comodamente que por ser Deus causa de todas as coisas, ou contrariamente,  por ter um inimigo oculto que entra no corpo, só Deus é capaz de salva-lo e se ele não aparecer, dane-se, instaura-se o mal. O sistema de S. Aquino, foi formidável, pois ele mostrava ao tal endemoniado, que dentro dele existia também um lado perfeito. E lhe dizia, olhe bem este lado enfernal. Em plena idade média, o endemoniado se retorcia e rolava e bufava e caia no chão, babando e blasfemando. Então ele tomava o individuo nos braços e mostrava: Agora olhe este outro lado, o seu lado perfeito e harmonioso. Após meditar e verificar em si as duas propostas, Aquino propunha. Qual dos dois vai escolher? O lado que “se diz”  endemoniado, é nervoso, incontrolado, cobrador, dependente, subjulgado, enfermo e etc… Odeia o mundo, cria o pecado, divide e pune. O outro lado é justo, tolerante, puro, perseverante, humilde, gentil (enfim, virtuoso). Viana é preciso se preparar,  se lapidar para ver a face de Deus. Enquanto isto ocorre ele está operando junto com o preparador, por isso o filho é junto com o pai.  Leia a história de Aquino, para quem busca a face do senhor, é uma vivência muito interessante. Aquino foi cético, depois foi buscador de Deus mas embrenhou-se por um lado imperfeito, auto perceguindo-se. Depois ele acertou o caminho. Aparentemente, parece um exorcista, mas não é. Ele ensina simplesmente a deixar de se perseguir o demônio e a Deus…. o resto não vou contar. 

tcp
    Membro

Áh, sim! Viana! Com certeza está anotado na agenda do senhor, pode deixar!__ Agora, sem piada, procure ler Santo Inácio de loyola e você verá que esta história de o homem não evoluir por si mesmo é furada. Há coisas que somente Deus é capaz de fazer pelo ser, outras porém são oficios de lapidação da própria alma. A edificação da alma é exercitada pelo próprio indivíduo. Do contrário Jesus não perderia tanto tempo, admoestando os irmãos ou ensinando. Para que ensinar a um ser se ele mesmo não pode aperfeiçoar-se. O problema é que, em muitos credos cristãos, não em todos, acredita-se comodamente que por ser Deus causa de todas as coisas, ou contrariamente, por ter um inimigo oculto que entra no corpo, só Deus é capaz de salva-lo e se ele não aparecer, dane-se, instaura-se o mal. O sistema de Inácio, foi formidável, pois ele mostrava ao tal endemoniado, que dentro dele existia também um lado perfeito. E lhe dizia, olhe bem este lado enfernal. Em plena idade média, o endemoniado se retorcia e rolava e bufava e caia no chão, babando e blasfemando. Então ele tomava o individuo nos braços e mostrava: Agora olhe este outro lado, o seu lado perfeito e harmonioso. Após meditar e verificar em si as duas propostas, Inácio propunha. Qual dos dois vai escolher? O lado que "se diz" endemoniado, é nervoso, incontrolado, cobrador, dependente, subjulgado, enfermo e etc... Odeia o mundo, cria o pecado, divide e pune. O outro lado é justo, tolerante, puro, perseverante, humilde, gentil (enfim, virtuoso). Viana é preciso se preparar, se lapidar para ver a face de Deus. Enquanto isto ocorre ele está operando junto com o preparador, por isso o filho é junto com o pai. Leia a história de Loyola, para quem busca a face do senhor, é uma vivência muito interessante. emprgnada de sacrifícios, fé pela fé cega, demonios, loucura e auto flagelação e noutra etapa, força de vontade, sabedoria e luz. Inácio a princípio foi cético, depois buscador de Deus mas embrenhou-se por um lado imperfeito, auto perceguindo-se. Depois ele acertou o caminho. Aparentemente, parece um exorcista, mas não é. Ele ensina simplesmente a deixar de se perseguir o demônio e a Deus.... o resto  eu não vou contar.

tcp
    Membro

Eu fiz a “notificação acima, porque errei o nome do Santo. Não é Aquino (desculpem-me os leitores de Santo T. Aquino) Em verdade referia-me a Inácio de Loyola, nascido em 1515 na atmosfera dos fins da idade média, enfim fundador da Ordem dos Jesuítas, vencendo as próprias forças opressoras da igreja católica, que o perseguiram, como um membro da igreja de Cristo, sendo levado inumeras vezes ao tribunal do Santo Ofício (A Inquisição).

viana
    Membro

::)Porque insistir nessa teimosia de que o homem foi criado totalmente imperfeito e necessitando de uma constante evolução, rumo ao aperfeiçoamento?... Porque que esse "deus", já não nos criou perfeitos de uma vez?! Viana... O não babaca

tcp
    Membro

Eu já expus uma opinião bastante plausível em “Pode um ser perfeito criar um ser imperfeito?” de Gallager, um tópico abaixo do seu, na página 2. Mas vou dar um proceguimento aqui: __ Subjetivamente, maior demonstração de perfeição do ser humano e de qualquer ser criado por Deus, é justamente a capacidade de evoluir. Os erros humanos não devem ser considerados apenas como uma grosseira capa apelidada de imperfeição, mas é dado ao homem também entender o fato desta forma. Mas em verdade o que existe é ignorancia. O ser humano é ignorante de muitas coisas, isto é , desconhece o funcionamento, as leis de causa e efeito de muitas de suas ações. Ao passo que ele vai evoluindo, vai aprendendo e hoje é menos ignorante doque ontem. Esta ignorancia também pode ser qualificade como inocência, amoral (ainda sem dicernimento de moral). A história da maçã, a tal, é o simbolismo disto. No paraízo, o homem era perfeito, mas nada no paraizo dependia do homem. Ele não tinha responsabilidades, ele não sabia de nada, apenas vivia e consumia. Não questionava. Se um dia Deus quisesse mata-lo, bastaria po-lo para dormir. Ele seria para Deus apenas um enfeite a mais no paraizo. Então Deus deu a ele o direito de aprender e chegar a um tal ponto de aperfeiçoamento, que pudesse ser chamado de filho, igual ao pai, da mesma natureza do pai, junto com o pai. Este é o motivo da redenção, o direito de retornar ao estado original, ou seja, a sua própria origem divina. Não a sua origem primitiva, de Adão ignorante no paraízo, mas um ser iluminado, conhecedor de toda ciência divina, a origem da vida, dos elementos, dos elementais. A criação dos universos e dos planos espirituais, a criação dos anjos e muitas outras coisas.

viana
    Membro

Mas bá thcê, que bonito; chega até a ser poético – confesso que chegou até me deixar um tanto meio tonto, mas o que me deixa um pouco meio cismado, é… Quem foi o cara que te forneceu todas essas misteriosas informações? Eu adoraria conhecê-lo também!Viana... O sempre meio desconfiado.

tcp
    Membro

__ Você sabe quem… Esta em você mesmo! Se você foi capaz de me compreender, então existe uma sintonia na mesma direção. Não é uma filosofia, nem uma doutrina, apenas uma clareza, provinda da percepção do “óbivio”. Se fosse falso, seria proveniente do pensamento e como sabemos o pensamento pode ser confuso e contraditório, pois tende a qualificar as coisas segundo o entendimento e o olhar de quem observa. Vou simplificar. A água por exemplo, é agua e não sai por aí se justificando “sou água” , pois não precisa, se você bebe-la logo percebe o que é. Se for um refresco, você não conhecendo a fruta, só vai saber que é um liquido, água + alguma coisa que você não conhece. Então o óbvio é indiscutível ( a água). A verdade é assim, balança você por que no meio do tumulto do pensamento intrincado, só ela aparece simples e óbvia.

Brasil
    Membro

Um conselho aos homens.Para as pessoas que dizem que Deus deveria ter criado o homem perfeito eu digo: Nós criamos nossos filhos educando-os e ensinando-os e mesmo assim eles precisam errar para aprender, assim como nós.Nós estamos na terra e não no paraíso, logo, estamos aqui para aprender. No paraíso não existe fórum para debatermos e aprender com isso, pois lá todos sabem tudo.Vou reproduzir uma estória que muitos devem conhecer, mas em nome dos que não conhecem aí vai:As pegadas.Um homem morreu e ao chegar a presença de Deus lhe foi mostrada toda sua vida através de uma espécie de mapa, onde era possível ver toda a trajetória daquela vida.Deus e o homem observavam o mapa e iam relembrando juntos todos os passos daquele homem, o nascimento os primeiros passos as primeiras palavras, o primeiro dia de aula, a formatura, o casamento, etc.Deus disse ao homem: Está vendo aquelas pegadas ao lado das suas? O homem respondeu: Sim, de quem são? e Deus lhe disse: São minhas, eu estive o tempo todo ao teu lado.E continuaram a observar o mapa quando o homem reparou que em determinada parte de sua vida, exatamente na pior parte só havia as suas pegadas e o homem, curioso,  ousado, como Deus o fez, perguntou:Deus, porque exatamente aqui, onde minha vida desmoronou, quando perdi minha mãe e também aqui em que estive a ponto de me matar porque minha empresa faliu e também aqui onde tive muitos problemas de saúde e também aqui onde perdi entes queridos só tem as minhas pegadas? Você não me acompanhou nesses momentos?E Deus lhe disse: Filho, essas pegadas são as minhas, pois aí nesse pedaço da tua vida eu te carreguei no colo..

Egypcyo
    Membro

Na verdade a brincadeira (creio que foi) do Viana ganha sentido apenas de sarcasmo puramente, porque a concepção de DEUS está além do ser tão pecador que somos.Quanto à historinha anterior, me emocionei quando a ouvi pela primeira vez, hoje vejo como mais uma história com uma moral bonita e com uma realidade obscura.Será que um indiano ou tailandês acharia bonita a mensagem? De um homem que viveu, ressuscitou e está presente com seu espírito no nosso meio nos carregar em seus braços?...Os pecados do homem são valorizados, enquanto virtudes (nos ateístas) continuam a ser pecados, uma vez que nada vale pra quem não crê.Quanta hipocrisia!Como diria Robert G. Ingersoll:"Criar uma família, educar seus filhos, amar sua esposa, ser um homem honesto; isto tudo é apenas uma maneira respeitável de ir para o inferno."Obs.: Este honesto ser é um não-crente..;.Abraços!

Brasil
    Membro

Amigo Egypcyo, simplesmente estamos falando de coisas diferentes, você está falando de religião e eu estou falando de Deus.A “histórinha” que escrevi é meramente ilustrativa e metafórica, não indicando necessariamente que deva-se acreditar que eu ou você estará diante de Deus um dia.Tenho certeza que tanto o Hinduísmo, como as demais religiões, teriam uma “historinha” ilustrativa para orientar pensamentos como os do nosso amigo Viana.O planeta Terra, na minha concepção é um laboratório de testes, e isso não é idéia buscada em livros de ciências e muito menos religiosos, tem a ver com a concepção de cada pessoa, uma coisa muito individual, como o próprio cheiro de cada ser humano, é único.Imagine aquele ricaço que só vive reclamando e desgostoso da vida, com medo de ser sequestrado e compare-o a aquele cara que está quase sempre no bar conversando, brincando com todo mundo, bebendo e cantando entre amigos. Quem tem mais vida?Não tenho religião, simplesmente acredito em Deus.

Egypcyo
    Membro

Não, tudo bem … eu respeito a todos, mesmo que acreditem não apenas em Deus, mas em religiões também …Só acho que a aposta é de alto risco, pois o nº de religiões é muito grande ... O "TUDO" é muito complexo, costumo dizer.Realmente, cada religião tem uma historinha que "toca" ... mas histórias até eu ou qualquer um aqui do fórum podem contar ...Quanto à minha visão, compartilho esse pensamento seu ... de que o mundo é um laboratório de testes, realmente.Mas no fim digo que ainda não sei se há ou existiu um deus ... ...Abraços e paz ... (independente de deus, PAZ !!!)...;...

Visualizando 12 posts - 1 até 12 (de 12 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.