Voce acredita na justiça

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #71000

    Cabe ressaltar que acredito na justiça quando fazemos parte dela. Ou seja, quando o pedido feito esteja totalmente de conformidade com a lide.Quando falo em fazermos parte dela ressalto o principios para que foi imposta. Justiça se sou merecedor dela. Por que em minha concepção o meu direito começa quando o do outro termina ai sim vejo justiça.

    #88106
    ppaulo
    Membro

    Poderia esclarecer melhor? justiça como instituição do Poder Judiciário, como conceito sociológico, jurídico ou filosófico?Nota-se em seu post, que o Sr. trata da justiça como conceito jurídico e sociológico.Para o primeiro, por que acreditar na justiça apenas quando dela se faz parte e, aliás o que é fazer parte da justiça?Esclareço que não há pedido feito totalmente de conformidade com a lide. A partir de um conceito jurídico, a lide surge no conflito de interesses entre os indivíduos. Não há sob este aspecto conformidade com a lide que é o conflito, mas sim de acordo com a pretensão a um direito das partes. A lide não se conforma, mas se extingue - em utlima ratio - pela decisão judicial.Restou nebulosa a afirmação de que fazemos parte da justiça ressaltando o principio para que foi imposta. Então o vosso entendimento é de que a justiça foi imposta? sob quais fundamentos? Não creio ter sido a justiça imposta - como atividade jurisdicional, impostas são as sentenças. A justiça como conceito filosófico é um dever ser.O meu direito começa quando o do outro termina... frase comum em direito, que pouco quer dizer filosoficamente. Termina o que e começa o que? não faz o mínimo sentido essa frase fora de um contexto fático.Por último, digo que acredito sim na justiça, como dever ser, um conceito de justo meio, recionalizado primeiro por Aristóteles (vide Ética a Nicômaco).Abraços cordiais,

    #88107

    Nada disso, meu amigo. Esse é o lado externo, a capa de apresentação. Lá dentro a banda toca diferente. Existe uma coisa, atualmente epidêmica aqui no Brasil, que se chama CORRUPÇÃO.Isso, de braços dados com a natural incompetência brasileira para todo o resto, no que envolve orgulho, vaidade, inveja, recalque, displicência, pouco caso, pressa por falta de tempo, por falta de juízes, da grande maioria do judiciário, transforma a nossa justiça num caos! Nem no juizado de pequenas causas ela funciona. No Brasil existem mil recursos para não se fazer justiça. Está aí o recente exemplo do jogador Edmundo. O que mais você quer?!

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.