Voto deveria ser apenas para a elite???

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Ética Voto deveria ser apenas para a elite???

• Este tópico está vazio.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    ErikRorigues
    Membro

Olá, hoje gostaria de discutir sobre o voto. Escolhi esse assunto pela seguinte questão: a maioria das pessoas que votam não procuram realmente saber sobre seus candidatos, alguns até analfabetos. Assim esses fatores e outros fazem com que as pessoas sejam facilmente manipuladas pela mídia e por políticos. De contra partida existe o problema que a elite de nosso pais não se importa pelas pessoas mais pobres ou de menos acesso a educação. Assim, minha questão é, devemos ou não ter votos apenas para uma elite selecionada, e se sim, que tipo de elite???ObrigadoErik Rodrigues

ppaulo
    Membro

Boa noite Erik,Isso me lembra das formas de governo teorizadas por Platão e Aristóteles, aliás, segundo Platão, o melhor governo seria o dos filósofos. Para os dois, a democracia seria uma forma deficiente de governo.Quanto à sua questão, não acho válido um sistema de minorias - quais forem- pois, algumas das maiores conquistas de nossa construção histórico-cultural são sem dúvida a igualdade e a liberdade. Um sistema político de minorias é um atentado a ambos os princípios, na medida em que tornariam os iguais desiguais politicamente, criaria uma classe de seres humanos superiores aos outros. Atenta contra a liberdade, pois uma das medidas da liberdade dos seres humanos é a liberdade em participar do processo político. Não é livre aquele que não pode decidir acerca do seu destino elegendo seus representantes.Outro ponto importante, é que tal premissa - direitos politicos apenas para uma elite - já inicia equivocada; não há suporte filosófico ou fático que sustente que uma elite escolha melhor do que todos os outros.A liberdade de escolher também é a liberdade de escolher errado. Pretender que seja diferente é pretender que uma classe possa dominar a outra e, deste modo, fazer com que certos equívocos possam se perpetuar.Você postou a pergunta, mas não deixou sua opinião.

Suzana
    Membro

Para mim é o mesmo que questionar se sou a favor ou contra a evolução humana. Negar a educação ao povo é o mesmo que lhe negar o pão, consequentemente, o direito à cidadania. Um governo eleito pelas elites é perpetuar a multiplicação de parasitas nos dois pólos.

Não, pois o poder se centralizaria na propria Elite, burgues não se interessa na qualidade de vida do proletário. Aliás é mais do que correto o voto ser obrigatório. Muitos vão dizer que quem vota por obrigação, muitas vezes vota errado. De fato, não tiro razão, porém, se não fosse origatório, seria mais fácil comprar voto, logo, venceria as eleições o partido que obtem-se de maior dinheiro para pagar pelo eleitor. É o que penso.

Dustspell
    Membro

Antes demais me desejo me apresentar sendo novo no pedaço :) Não sou actualmente estudante mas tenho um grande admiração por filosofia , sociologia , psicologia…Quanto a este tema ...Eis um tema controverso porque implica questionar sobre o que é elite , porque vendo para a actualidade o conceito de elite está distorcida por orientações económicas..Ou seja vivemos actualmente uma plutocracia dissimulada , e limitar o direito ao voto somente tornaria este sistema mais evidente...E depois existe  como aqui algo que já bem referiram , que é  o escolher mesmo que errado é parte do conceito do acto de votar... Ou seja o direito e dever à cidadania , quando uma sociedade somente é saudável quando num todo

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.