Felix

Respostas no Fórum

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Pena de morte #85896
    Felix
    Membro

    E mesmo nos países onde a criminalidade não diminuiu tampouco aumentou, o que vem a demonstrar que os argumentos da pena e morte são apenas falacias.

    em resposta a: Pena de morte #85891
    Felix
    Membro

    Brasil os dados de que dada a abolição da pena de morte fez cair a criminalidade são do professor Sílvio Dobrowski: O Professor Sílvio Dobrowoski mostra-nos que em diversos países onde se aboliu a pena de morte os resultados foram semelhantes. "a) Alemanha Ocidental: 'após a abolição da pena de morte, em maio de 1949, as estatísticas demonstraram a diminuição dos índices de crimes.` b) Bélgica: 'a punição capital deixou de ser aplicada de 1963, e desde então, não se observou qualquer aumento na criminalidade que pudesse ser atribuído a tal feito.` c) Dinamarca: 'a criminalidade tem diminuído desde que a pena de morte foi extinta em 1930`. d) Holanda: 'está definitivamente estabelecido que a abolição da pena capital - acontecida em 1870 - não teve como conseqüência o aumento ou a agravação da criminalidade`. (186). Os dados citados foram recolhidos de artigo do professor Silvio Dobrowoski, "A Pena de Morte". Considerações acerca da proposta pela sua reintrodução no país. Revista Forense, Rio de Janeiro, 289: 93.101, Jan./Mar., 1985. e) Itália: 'a extinção da pena de morte - definitivamente em 1944 - não deteve a queda da média anual de crimes`. f) Noruega: 'nada indica que a abolição da pena capital - acontecida em 1905 - tenha provocado qualquer aumento na criminalidade. g) Suécia: 'é possível afirmar que o ponto de vista segundo o qual o Estado não necessita da pena de morte para assegurar plenamente sua própria proteção, não foi desmentida pela experiência` (a pena de morte foi abolida em 1921). h) Suíça: Em 1874 a abolição da pena de morte foi seguida em alguns Cantões - os mais atrasados - de um aumento da criminalidade, logo depois, de um decréscimo. Em 1942 - quando essa punição foi extinta, em definitivo, para todo o país - apesar da Guerra Mundial, não houve nenhuma elevação, mas, ao contrário, uma queda nos percentuais de crimes" http://www.geocities.com/CollegePark/Lab/7698/crim2.htm

    em resposta a: Pena de morte #85890
    Felix
    Membro

    Pena de morte é desculpa para limpeza étnica e social.

    Limpeza étnica e social se faz com outras leis. Não se adota a pena capital com estas intenções. O que acontece é que os favorecimentos e a corrupção acabam por beneficiar os mais ricos e influentes.

    Nos países que adotam pena de morte há mais criminalidade e os países que abandonaram tais práticas os crimes diminuiram.

    Eu desconheço esta informação. Poderia citar esses países?

    Quanto à limpeza étnica a revista época publicou: "Uma comissão de inquérito instituída pelo governador de Illinois, George Ryan, constatou que a raça da vítima é um fator decisivo nos processos por assassinato em que a vítima recebe sentença de morte. Em Illinois, a chance de uma pessoa condenada pela morte de um branco ir para o "corredor da morte" é quatro vezes maior do a de alguém que matou um negro. No Estado de Maryland, 12 dos 13 detentos que aguardam a execução foram condenados pela morte de brancos. De acordo com um relatório do Departamento de Justiça, em 75% dos casos em que um promotor pediu a pena de morte entre 1995 e 2000 o réu era integrante de alguma minoria étnica e, em mais da metade das vezes, negro. Muitas vezes, o racismo se manifesta na seleção dos jurados que vão julgar um réu sujeito a receber a pena de morte. No Estado da Pensilvânia, um juiz anulou a condenação de William Basemore, em 2001, por considerar que o promotor em seu processo, Jack McMahon, cometeu discriminação racial durante a seleção dos integrantes do júri. Todos os 19 jurados em potencial eliminados por ele eram negros. Segundo o juiz, havia "uma estratégia consciente de excluir" jurados negros. O mesmo promotor McMahon tinha sido filmado, na década de 80, ao orientar um grupo de jovens promotores sobre como excluir dos julgamentos certos tipos de jurados negros". http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG55108-6013,00-ERROS+E+INJUSTICAS+NA+APLICACAO+DA+PENA+DE+MORTE+NOS+ESTADOS+UNIDOS.html

    em resposta a: Pena de morte #85894
    Felix
    Membro

    “A finalidade de uma punição imposta pelo Estado não é de caráter vingativo e sim exemplar”.Como exemplar? Pena de morte é desculpa para limpeza étnica e social.Nos países que adotam pena de morte há mais criminalidade e os países que abandonaram tais práticas os crimes diminuiram.Então a pena de morte nada tem de exemplar a não ser a bárbarie de um povo selvagem.

    em resposta a: Pena de morte #85892
    Felix
    Membro

    A pena de morte  resolve alguma coisa ou é uma vingança do Estado? Pode o Estado reproduzir o crime daquele que está sendo punido? A pena de morte não é infalívelLeve-se em consideração que a justiça humana é falha, ela não é isenta de erros, não é perfeita nem infalível. Se a justiça fosse perfeita, poderíamos considerar a pena de morte. Não poucas pessoas nos EUA foram executadas por crimes que não cometeram. O Brasil teve desde o seu nascimento pena de morte, mas um erro judiciário, o desterrou de nossas terras. É famoso o caso Mota Coqueiro, um homem que foi julgado, condenado e executado e só depois muito depois de sua morte é que descobriram que ele era inocente e o verdadeiro criminoso morreu na santa paz. Ante um sistema jurídico humano, e portanto falho, sou contra penas irreversíveis e a pena de morte é irreversível, portanto fora de propósito.   8)

    "Os familiares de uma pessoa assassinada podem até querer estripar o criminoso. O que não é correto é o Estado se colocar nesse diapasão", afirma Renato Janine Ribeiro, professor de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Para Renato, a pena de morte geralmente é um ato de vingança da sociedade. O que sinalizaria um paradoxo: o papel do Estado não é o de verdugo. Criminosos devem ser julgados com o rigor da lei. "A justiça nasce contra a vingança, isto é, contra a idéia de que alguém cobre olho por olho, dente por dente de outro alguém", afirma. Quer dizer: para punir uma morte com outra o Estado não é necessário. Ele existe exatamente para regular, com base na lei, esse tipo de julgamento, evitando que um crime gere outro ad infinitum.

    em resposta a: A Filosofia é útil para a sociedade #71796
    Felix
    Membro

    Penso que a filosofia pode ser útil como pode ser perigosa para a sociedade. Se a filosofia é uma filosofia queprecia o gênero humano se é uma filosofia egocêntrica ao modo de Max Stirner, então ela é perigosa.Mas se a filosofia nos levar a compreensão do outro, então ela só faz bem, se ela é verdadeiramete crítica ela é útil.

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)