A Filosofia é útil para a sociedade

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 62 do total)
  • Autor

[html]

JClaudio

Newbie
    *

Deslogado Deslogado

Ver Perfil

« Responder #30 em: Março 07, 2008, 11:07:13 »

Estou chegando agora no fórum e cumprimento a todos.Sobre a importância da filosofia para a sociedade, sem ir a fundo, minha opinião é que só a leitura já traria grandes benefícios e com o exercício da reflexão, maiores ainda. O ser humano de hoje está preso às informações mais imediatas, cada vez mais resumidas, mais diretas e menos elaboradas. São leituras dinâmicas, sem aquela cena da cadeira com encosto, do abajour de lâmpada incandescente e o silêncio.Não importa o motivo que leve alguém a ler e refletir, seja sobre a vida, sobre outra pessoa ou sobre ele mesmo. Na filosofia não existem verdades definitivas, mas sim as melhores reflexões com conteúdos verdadeiros.

[/html]

Caríssimos amigos filósofosEntendo ser de grande importância a filosofia tanto para o indivíduo quanto para o coletivo. Ocorre que o maior problema está, em meu modo de ver, no conceito de útil, ou utilidade.Vivemos o apogeu dos desdobramentos do modelo capitalista iniciado com a política mercantilista, obviamente que com muitas transformações tanto positivas quanto negativas. Porém, a grande busca pelo lucro, pelo enriquecimento, pela exploração do homem pelo homem (a figura Hobbesiana de homem como lobo do homem, está cada vez mais bem definida, respeitados os devidos contornos e contextos).Desta forma a questão da utilidade ou não de determinado objeto concreto ou abstrato no mundo ocidental define um tipo de coisa, para a qual a filosofia pode não ser útil.Diferentemente de utilidade, veja na filosofia a importância da não-conformação com uma realidade posta. No mundo consumista em que vivemos, os objetos úteis, via de regra, são os que maior crítica receberão de uma filosofia voltada para o papel, não de legitimar, mas sim de questionar os postulados defendidos.Se pensarmos adequadamente que utilidade tiveram os grandes críticos sociais em seu tempo ? Nenhuma.Recordando que um dos temas de discussão do forum é a existência ou não-existência de Deus, quero pensar qual a utilidade de Jesus Cristo para a sociedade estabelecida de sua época ? Bode expiatório dos títeres da dominação romana.Assim também qual a utilidade de Socrates para os gregos ?Estes indivíduos, ou o seus pensares, são de grande utilidade para nos, mas em seu tempo, foram indivíduos-problema para o poder estabelecido.Acredito que, nos parâmetros sociais em que vivemos, o dia em que a filosofia tornar-se "útil" perderá sua importância histórica, e tornar-se-á mais um elemento de legitimação.

Felix
    Membro

Penso que a filosofia pode ser útil como pode ser perigosa para a sociedade. Se a filosofia é uma filosofia queprecia o gênero humano se é uma filosofia egocêntrica ao modo de Max Stirner, então ela é perigosa.Mas se a filosofia nos levar a compreensão do outro, então ela só faz bem, se ela é verdadeiramete crítica ela é útil.

A pergunta agora é: será que a sociedade está sendo útil para a filosofia? Agora a pouco, li alguém falar que a filosofia está em crise. Será que é por isso?

Quando se fala de sociedade, fala-se de pessoas. Quando se fala de pessoas de uma forma tão abrangente, usamos o termo sociedade.A filosofia é util para as pessoas? Sim. A filosofia é útil para todas as pessoas? Não.A filosofia pode vir a ser útil para todas as pessoas? Sim. A filosofia pode vir a ser útil para todas as pessoas agora? NãoCada um no seu tempo, com suas experiências e etc...

cleopratraz
    Membro

Tenho mihas dúvidas. Creio que ela se afastou por muito tempo da sociedade e seria muito difícil recuperá-la. “É que a televisão me deixou bobo, muito bobo, bobo bobo demais…”

nickoss
    Membro

Construção da Moral e Ética Científica e Tecnológica.Você está preparado para conviver com os humanos aprimorados?Um projeto de pesquisas bancado pela União Europeia, entrevistou a Dra. Daniela Cerqui, uma antropóloga especializada no estudo de tendências em nanotecnologia, tecnologias convergentes e em outras tecnologias de melhoramento das capacidades biológicas do ser humano que poderão vir a influenciar o significado prático da questão "O que é ser humano."Daniela Cerqui: Se eu precisasse dar uma única característica de um ser humano, então seria a de que temos um cérebro desenvolvido, que nos permite fazer projetos sobre o nosso futuro. Nós somos a única espécie que pode fazer projetos. Eu acho que este é o principal critério que define a humanidade.Daniela Cerqui:  Quando nós falamos sobre "aprimoramento humano," há um "humano" no aprimoramento. O debate atual está focado em o que o aprimoramento humano pode trazer ou não em termos de riscos e benefícios para os seres humanos. Mas, em meu ponto de vista, nós devemos também envolver mais filósofos e antropólogos. Nós devemos pensar a longo prazo. Parece que as questões discutidas agora são apenas as questões de curto prazo. Mas há um monte de gente pensando nas questões de longo prazo, como os transumanistas.Daniela Cerqui: Pessoas como os transumanistas estão envolvidas no processo. Normalmente, quando você fala com pessoas com uma posição política, eles dizem que isto não é importante, que há apenas alguns poucos transumanistas.Essas pessoas deveriam ser levadas muito mais a sério e nós não estamos fazendo isto. É por isto que eu estou falando sobre filósofos e antropólogos. No meio você tem pessoas que estão envolvidas em decisões empíricas e práticas. Eu posso entendê-los perfeitamente. Eles precisam ter habilidades muito práticas. Eles estão interessados na sociedade que teremos amanhã. Quando eu converso com os políticos sobre o transumanismo, eles dizem: "Os transumanistas não são pessoas sérias, por isso não precisamos dar ouvidos a elas." Ou então dizem: "Eles podem estar certos, mas isto só no longo prazo e não estamos tão interessados em questões de tão longo prazo."Em minha visão, a fim de entender as questões de curto prazo nós temos que tentar entender as questões de longo prazo. Mais tarde nós podemos retornar às questões de curto prazo. É por isto que nós precisamos de antropólogos e filósofos capazes de pensar sobre os cenários que poderão acontecer no futuro, sem dizer o que os transumanistas dizem: "É um futuro brilhante." Mas pessoas que possam dizer: "Se mantivermos o curso atual, aqui está onde iremos chegar." Com isto, poderemos tomar a decisão correta agora, dizendo se queremos ou não continuar na direção em que estamos.Eu comecei a trabalhar com o aprimoramento humano há 15 anos. Eu me lembro muito bem quando eu estava em Bruxelas com a Comissão Europeia e afirmei isso; eles me olharam muito estranhamente e perguntaram? "Então você está trabalhando com ficção científica?"Eu disse: "Não, eu não estou trabalhando com ficção científica. Eu estou trabalhando com o que está acontecendo agora nos laboratórios. Talvez nós não estejamos falando muito a esse respeito, mas há um movimento, isto está sendo feito agora." As pessoas não acreditaram. Em geral, é um problema com grandes riscos para a humanidade. Nós não nos envolvemos em um movimento enquanto não nos dermos conta de que há um problema lá. Talvez seja muito tarde quando houver um problema. Talvez isto esteja começando a acontecer com o aprimoramento humano. Nós devemos agir em todos os níveis, porque ter consciência do que está acontecendo é a melhor forma de prevenir os efeitos indesejáveis.Agora nós estamos começando a falar sobre isso. A chamada suíça é um exemplo. Repentinamente, parece que finalmente o assunto está sendo levado a sério. Mas eu temo que estejamos começando um pouco tarde.É o mesmo debate sobre o meio ambiente. Agora as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente, mas os cientistas estão alertando sobre os problemas ambientais há 50 anos. Ninguém ouvia. Agora os cidadãos estão se dando conta de que as coisas estão ficando caras para eles, então começamos a pensar nisso como sendo um problema.Daniela Cerqui:  Eu acredito que não há o bastante das duas coisas. Algumas vezes eu sou convidada para fazer apresentações em escolas de tecnologia. Eu acredito que o debate público não se desenvolveu o suficiente e que os antropólogos e filósofos deveriam se envolver muito mais. Já está melhor do que há 10 anos.Há uma idéia de que a tecnologia seja, como a ciência, algo neutro. Se você está convencido de que a tecnologia é neutra, você não enxerga o que um antropólogo pode acrescentar à discussão. Se você sabe que um antropólogo estuda valores culturais, e acredita que a tecnologia é neutra, você não entende os valores culturais por trás dela. A ciência é neutra(amoral) não tem  ética.A tecnologia não pode ser neutra(amoral)  deve ser ética.Na íntegra: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanos-aprimorados&id=010850090828 AttNickoss 

EfeGueiros
    Membro

Li tudo ou quase tudo…Só não concordo quando querem precisar a filosofia como algo útil ou inútil, ou querer compô-la como religião.Compilado do dicionário Michaelis: Filosofia = Estudo geral sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si; os valores, o sentido, os fatos e princípios gerais da existência, bem como a conduta e destino do homem. 2) Doutrina ou sistema particular de um filósofo célebre, de uma escola ou de uma época.Então... Tal como tivemos a filosofia de, ou filosofias de Aristóteles, tivemos também filosofias Joseph Goebbels, o mentor em alguns momentos e executor das filosofias de Hitler. Seu livro Mein Kampf é um prato cheio de filosofia.Foi bom para um povo vivendo na “loucura” de uma pobreza de espírito e financeira, que viram na filosofia de um “louco” um fim do túnel. Tomar filosofia como um fim, não creio seja assim tão simplista.Abraços

mallak2009
    Membro

Construção da Moral e Ética Científica e Tecnológica.Daniela Cerqui: Se eu precisasse dar uma única característica de um ser humano, então seria a de que temos um cérebro desenvolvido, que nos permite fazer projetos sobre o nosso futuro. Nós somos a única espécie que pode fazer projetos. Eu acho que este é o principal critério que define a humanidade. 

Eu não diria que somos a única espécie capaz de desenvolver projetos nem que essa é a característica que nos distingue. O que seria uma colméia senão um projeto magistralmente levado a cabo? E um dique construído por castores? Alguém já pesquisou a complexidade que existe na confecção de uma (aparentemente) simples teia de aranha? Que dizer da organização de um formigueiro? Me parece que aquilo que realmente nos distingue como espécie é o poder da mente humana de poder discernir a passagem do tempo em termos de "ontem, hoje e amanhã" e  pensar metafisicamente sobre os "porquês" e as causas da existencia, e, também, empiricamente, ou seja, com poder para agrupar o conhecimento num conjunto de leis inteligíveis que podem ser repassadas adiante, o que garante não voltarmos ao estágio inicial, o que, convenhamos, não acontece com nenhuma espécie. Sem isso, nunca teríamos saído das cavernas, pois, estranhamente, não somos como os exemplares do reino animal citados, que não dispõem de escolas nem de manuais para espalhar suas técnicas entre seus semelhantes. O que parece uma dádiva para eles tem sido para nós um contínuo desafio para transpor nossos limites naturais e me parece que ainda não se manifestou claramente o ponto no qual devemos chegar, pois dizer que a humanidade em seu estágio final é isso que vemos hoje, tem o peso de uma blasfemia.A discussão proposta no site indicado pelo Nickoss é interessante, mas qual a abordagem é ideal para ser usada para "aprimorar" o ser humano atual. É humanista, social ou tecnológica?

Acácia
    Membro

Sim apesar de ser muito cruel com os inocentes e/ou ignorantes, a filosofia é útil para a sociedade!

Brasil
    Membro

Sim apesar de ser muito cruel com os inocentes e/ou ignorantes, a filosofia é útil para a sociedade!

A Filosofia não é cruel, Acácia, o que é cruel é a nossa realidade.  A Filosofia apenas nos mostra a realidade por ângulos nunca antes observados pelo senso comum. Há momentos em que os filósofos prefeririam não o ser. Há momentos em que fechamos os olhos para não ver a realidade. Há momentos em que não queremos raciocinar e refletir, reavivar os fatos dentro de nossas mentes condicionadas a seguir regras incoerentes e “desumanas”.Quando estamos condicionados e predispostos a seguir regras “desumanas” e incoerentes, a Filosofia é como um “bode na sala de estar”: Incomoda muito.

mallak2009
    Membro

"A filosofia bem como o pensamento e a ação do homem não vão conseguir provocar uma mudança na atual situação do mundo. Nós temos apenas esta possibilidade, através do pensamento e da poesia, de nos preparar para a chegada do deus ou então para a ausência de deus, o fim, que nós na ausência de Deus iremos viver" - Heidegger

Acácia
    Membro

É bem verdade que Deus afirma em Sua Palavra que seu Espírito não habitaria para sempre no homem. Mas, contudo, no entanto e entretanto e para tanto, certamente Deus não ficará ausente entre os seus porque os seus querem a Deus por demaaaaiiiiisssss!!! Logo não habitaremos em lugar algum sem que Nosso Deus esteja presente e, bem presente! Do contrário, tenho certeza que todos que O amam não farão a menor questão de aqui permanecer, sem Ele, Deus! As ações do homem movidas pelo Espírito Santo e, na ausência Deste, pelo próprio Deus, modificarão sim, a humanidade inteira para uma convivência eterna e pacífica entre todos os homens (e mulheres) de boa vontade. Resta congregar estes homens e mulheres de boa vontade e isto, se dará no tempo determinado, com certeza! Quanto a filosofia, esta será restaurada nas suas devidas proporções. Acordará do enganoso  "mundo encantado" no qual adentrou e voltará a fazer parte de forma "positiva e operante" para a devida transformação pela qual passará a humanidade: Com Cristo, por Cristo e, em Cristo! Tenho muita fé que todos ressurgiremos para uma vida de amor, paz e felicidade em toda plenitude!  Logo, não sigamos as "regras incoerentes e desumanas", sigamos a Cristo!

lightman
    Membro

Nao consigo imaginar um mundo sem musica e tambem não consigo imaginar um mundo sem Filosofia,  nesta epoca de escuridão ,  a filosofia é um caminho de muita luz. Muoita mesmo A Razão é uma coisa universal e dada a todos ( mesmo que alguns a recusem ou não possam usar!)

lightman
    Membro

Querida Irma humana, religião? Crsito ? vc deve estra brincando aqui no forum ? Voce elu o titulo? consciencia!!! religião não funciona quandoi vc busca isso , funciona bem em uma serie de coisas, mas  tentra impor conceitos religiosos  cristãos aqui e como tentar  colocar gatinhos numa jaula com leões, rsrsrsr  procure foruns de religião e vc será mais feliz , boa sorte e muia Paz para voce e os seus

Visualizando 15 posts - 31 até 45 (de 62 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.