A Filosofia é útil para a sociedade

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 62 do total)
  • Autor
    Acácia
    Membro

Querida Irma humana, religião? Crsito ? vc deve estra brincando aqui no forum ? Voce elu o titulo? consciencia!!! religião não funciona quandoi vc busca isso , funciona bem em uma serie de coisas, mas  tentra impor conceitos religiosos  cristãos aqui e como tentar  colocar gatinhos numa jaula com leões, rsrsrsr  procure foruns de religião e vc será mais feliz , boa sorte e muia Paz para voce e os seus

Mas, os meus não são apenas os que pregam a religião. Eu a tenho apenas como um presente de gregos!Citado:A Razão é uma coisa universal e dada a todos ( mesmo que alguns a recusem ou não possam usar!)Eis o motivo da minha perseguição: Por que esta discriminação? Qual é o segredo? Olha a curiosidade de Eva...

lightman
    Membro

nehuma Acacia , não tenho problemas com religiao não! Apenas acho que  podemos ver assimFilosofia -  Razão , lógicaAuto ajuda - Filosofia dos pobres , leva a alguma reflexãoReligião - Fé,  doutrina , revelação, uso minimo de razãoAcredito na religão como uma forma de religar a algo, se é que é possivel desligar .... como uma possibilidade de alcamar os corações daqueles que não entendem... tem seu valor , mas mediado pelos homens  cujo o principal delirio universal é o PODER, bem não da para aceitar mediações deste tipo , não é mesmo? Oura Coisa, religião como intrepretadro moral  determinador de regras homogeneas a todas as pessoas nunca poderia estar certa, pois com certeza  não somos todos iguais , mesmo que a semelhança esteja genéticamnete em 99,8 , isso já é suficinete para não sermos iguais. Bem como as religiões são bem diferentes,  acho que se voce se sente bem com a religião como guia ético e moral , isso é maravilhoso , pois deve lhe trazer paz e um sentido na vida, alias para isso que ela serve ! Mas  como determinador de realidades Universais não é nem  discutivel essa hipotese  não quero te deixar infeliz , mas deveria assitir o documentario Zeigeist que fala sobre o Mito de Jesus e como ele e apenas a repedição de um mito mito anterior e repetido em muiats religioes , a mesa historia sempre igual com pequenas variações, apenas um  mito .Quanto a Deus como a inteligencia criadora OK To com voce! Quanto ao Ao amor tambem estou..Quanto ao munod de paz , isso não e possivel com a atual natureza organica do homem, nunca vai acontecer neste planete , nesta condições, posso lhe garantir isso. Só seremos  integros novamente num universo sem espaço ou tempo , com essas duas variaveis  fica  muito dificl mesmo , afinal são elas que determinam a natureza dual dos mundos, logo a felicidade não é daqui rsrsrsrsMas nem por isso vamos ficar tristes , vamos aumentar nossa consciencia  pois ela atravessa o tempo e o espaço e é nela que devemos nos focar sempre, seja por qual for o caminho razão  arte , ou meditação. Mas devemos  na verdeade  nos esvaziar na mente e não preenche-la com muiats regrasbeijosLightman

SE7MUS
    Membro

Olá Senhoras e Senhores,Permita-me contribuir para o fluxo desse precioso interesse sobre: A FILOSOFIA É ÚTIL PARA A SOCIEDADE.Como tenho visto as idéias  que entre linhas foram expostas percebo que podemos chegar em algum lugar.A FILOSOFIA (postura crítica e/ou indagações) no modo coletivo (sociedade) é impossível de ser REAL. Pois, quando todos chegam à mesma indagação (problema) para deste modo obter resposta (solução), ainda assim estariam em uma condição filosófica e vão tornar a assumir outra postura crítica (pergunta) para a SOLUÇAO obtida a fim da VERIFICAÇÃO da verdade adquirida (resposta).A partir dai estaremos em um ciclo vicioso eterno:PERGUNTA -> RESPOSTA-> VERDADE -> PERGUNTA (é verdade mesmo?) ->REPOSTA->VERDADE->PERGUNTA (se for ainda mentira?)->RESPOSTA->VERDADE (dai levanta outro filósofo e critica a nova situação...)...eterno...etc. A FILOSOFIA pergunta e a CIÊNCIA responde, entretanto a segunda muitas vezes se engana, dai, tornamos a filosofar e a ciência se corrige. Agora quem garantirá que a CIÊNCIA realmente se corrigiu? (tornamos novamente à filosofia).Se a filosofia entrar nos corações de todos, então, todos se duvidariam e procurariam cada um sua própria resposta (realidade) (como se não houvesse isso... perdão pela redundância). SE A SOCIEDADE não for unida em um só pensamento (raciocício) não há sociedade.Quando digo filosofia me refiro a alguém ou grupo que dissocializa (do grupo único) e critica sua maneira de pensar. Logo, a FILOSOFIA não tem amigos, mas a CIÊNCIA tem o mundo (todos os seres) como amigo.Logo, QUANDO SE DIZ QUE A FILOSOFIA É ÚTIL PARA A SOCIEDADE deve ser corrigida para ÚTIL PARA ALGUMA SOCIEDADE (grupo específico).SE EU ESTIVER ERRADO - CORRIJA-ME. OBRIGADO...!Não se esqueça.... SUA CORREÇÃO AINDA É PASSÍVEL DE SER FILOSOFADO...!Com licença DAMAS e CAVALHEIROS.ATÉ MAIS...!SE7MUS

lightman
    Membro

Adorei se7  muito boa sua colocação ! Gostaria de acrescentar que  a Filosofia  faz parte da natureza do homem desde a pre história q ue filosofamos o dia inteiro no sentido de questionra e tentra  cruzar nossas angustias e decisões com algo que nao sabemos bem o que é …  já a filosofia como ciencia humana e uma ferramenta muito útil  quando  se pode treina-la e desenvolver a mente para sua utilização, quando comecei o curso de filosofia ( licenciatura)  ja com 45 anos  demorou muito para que me cerebro e minha mente  desenvolvesse o raciicinio lógico e causal  ,    e este raciocinio me ajuda muito em todas as areas de minha vida , e muito  nos conflitos e na psique ,  pena as pessoas acharem que somnte a intuição sensivel e suficinete para resolver suas questoes, acho que a filosofia assusta por seu poder e  as pessoas em geral nao imaginam o que ela pode agregar a vida humana, não a vejo como o unico caminho para a paz interior , mas diria que é uma excelente ferramenta.abraçosLightman

Philipon
    Membro

Olá Senhoras e Senhores,Permita-me contribuir para o fluxo desse precioso interesse sobre: A FILOSOFIA É ÚTIL PARA A SOCIEDADE.Como tenho visto as idéias  que entre linhas foram expostas percebo que podemos chegar em algum lugar.A FILOSOFIA (postura crítica e/ou indagações) no modo coletivo (sociedade) é impossível de ser REAL. Pois, quando todos chegam à mesma indagação (problema) para deste modo obter resposta (solução), ainda assim estariam em uma condição filosófica e vão tornar a assumir outra postura crítica (pergunta) para a SOLUÇAO obtida a fim da VERIFICAÇÃO da verdade adquirida (resposta).

Senhor SE7MUS vou a filosofar (pensar) sobre a mensagem sua.Para começar Filosofia é um conceito sendo seu significado “Amor ao saber” quem critica ou indaga é o filosofo e não a filosofia.Devo lembrar-lhe que a filosofia é a atividade do filosofo como a medicina é a atividade do médico, pelo tanto falar de "filosofia no modo coletivo” não tem sentido nenhum.Sua continuação...

A partir dai estaremos em um ciclo vicioso eterno:PERGUNTA -> RESPOSTA-> VERDADE -> PERGUNTA (é verdade mesmo?) ->REPOSTA->VERDADE->PERGUNTA (se for ainda mentira?)->RESPOSTA->VERDADE (dai levanta outro filósofo e critica a nova situação...)...eterno...etc.

Vou a lembrar-lhe a você que “verdade” não significa “realidade” são dois termos diferentes. Para compreender este ponto vou a colocar um exemplo de cada:

“Penso logo existo”

Esta é uma verdade obtida por o filosofo DESCARTES.

“Essa é a Torre Eiffel”

Esta é uma realidade obtida por qualquer pessoa.Fazendo uma pequena análise veremos que: - A verdade é obtida através de uma dedução (julgamento) intelectual enquanto que a realidade é obtida através de nossos sentidos.  - A verdade e subjetiva a realidade é objetiva.Agora se trocamos na sua tese a palavra verdade pelo seu significado filosófico:PERGUNTA -> RESPOSTA-> JULGAMENTO -> PERGUNTA (é julgamento mesmo?)Podemos concluir que sua tese não tem sentido lógico.

A FILOSOFIA pergunta e a CIÊNCIA responde...

Senhor SE7MUS a CIÊNCIA se derivou da atividade dos filósofos que é a  FILOSOFIA não o contrário.

Logo, QUANDO SE DIZ QUE A FILOSOFIA É ÚTIL PARA A SOCIEDADE deve ser corrigida para ÚTIL PARA ALGUMA SOCIEDADE (grupo específico).

Permita-me dar-lhe um conselho: Pense melhor antes de fazer um julgamento!Senhor SE7MUS você deveria opinar sobre um tema que tenha um real conhecimento sobre o mesmo e deixe a Filosofia para os filósofos (pessoas que pensam).

ppaulo
    Membro

Gostaria de deixar aos colegas minha singela opinião.A filosofia é por si só egoística por natureza. Me explico: o termo originário grego é philo + sofia, que significa amor ao conhecimento.O primeiro aparte é traduzirmos o que seria esse conhecimento, já que para nós pode ter dois sentidos; o sentido da sapiência e o sentido da sabedoria. O termo grego refere-se à sapiência, um conhecer pelo conhecimento apenas, sem utilidade prática imediata e sem visar um fim específico. Esta é a verdadeira filosofia. Para a sabedoria dirigida a um fim, os gregos utilizavam o termo phronesis.Dito isto, responde-se a inúmeros dos posts anteriores, que buscam uma filosofia utilitarista, que não seria a filosofia em seu sentido original. Mais do que isto, se abre a porta para a discussão do tema do tópico, pois sob este aspecto, a filosofia não busca a utilidade para o que quer que seja. A utilidade da filosofia deriva não do filósofo ou de sua filosofia, mas do que o conhecimento dali adquirido possa originar para outros.Aí está a pista do egoísmo da filosofia. Ela busca o conhecimento pelo conhecimento, para ninguém mais do que o próprio filósofo. Por este motivo, muitos entendem a filosofia como inútil, na medida em que primeiramente satisfaz apenas à curiosidade daquele que pergunta.Todos podem ser filósofos, porém, alguns a têm, outros não.

Partindo do pressuposto que são as perguntas que movem o mundo, e não as respostas. Devo concordar com a sua preocupação. E ainda acrescento que o pouco ensino de filosofia que temos nas nossas escolas é fragmentado, e atendem exclusivamente aos anseios políticos vigente.Abraços

SE7MUS
    Membro

Olá querido amigo,Tu dizes:

Senhor SE7MUS vou a filosofar (pensar) sobre a mensagem sua.Para começar Filosofia é um conceito sendo seu significado “Amor ao saber” quem critica ou indaga é o filosofo e não a filosofia.Devo lembrar-lhe que a filosofia é a atividade do filosofo como a medicina é a atividade do médico, pelo tanto falar de "filosofia no modo coletivo” não tem sentido nenhum.

Bom eu estava me referindo de modo geral, a Filosofia em si, pois nem todos tem "amor ao saber" assim como nem todos tem aspirações para medicina, logo temos grupo específicos tanto de filósofos quanto de médicos. E, é obvio que quem filosofa é o filósofo... dããããhhh.Assim como a medicina é útil somente para os doentes, moribundos, enfermos, etc... a filosofia é para os sedentos de sabedoria. E mesmo o médico estando na condição de paciente (doente) porventura a medicina não lhe é útil? (o médico cura a si mesmo) - Entretanto, se todos estiverem permanentemente sãos (em perfeita saúde) onde estará a medicina? Ou melhor ainda, se todos de "modo coletivo" forem médicos, então... onde está a sociedade dos médicos? Deste modo, precisaríamos deles (médicos) visto que todos sabem se virar? A filosofia é o "olho sábio" que poucos têm acesso. Ou seja, pela a idéia do ciclo vicioso que já mencionei ele (o ciclo) não funciona com a própria filosofia, pois seria como: "o olho querendo ver a si mesmo".O "modo de vida" dos filósofos é depressiva, pois ele sempre tem perquirições escrupulosas (indaga/pergunta/duvida) de si mesmo, da natureza, da espiritualidade, dos valores, da justiça, da realidade, da origem, etc. E quando obtém a REPOSTA (julgamento), logo quer chegar à sentença final: a VERDADE (realidade). E ainda, dentro desse veredito procura saber se a dita VERDADE é realmente verdade, assim, voltamos do começo... ETERNO, ETERNO & ETERNO....EVER. Quem garantirá que a resposta, decisão, julgamento, solução ou réplica  final dos mortais falíveis são sólidas? PELO SEU BELO exemplo sobre a VERDADE, vejamos:“Penso logo existo”Esta é uma verdade obtida por o filosofo DESCARTES. Enviado por: Philipon« Online: Maio 07, 2010, 12:36:36  Se DESCARTES pressupõe a existência com base na CONSCIÊNCIA egocêntrica, então ele foi infeliz (para não dizer idiota) em enunciar isto...! - Então, pois, logo quando ele foi concebido ele já estava raciocinando a sua existência? Pois que quando ocorre isso (a concepção) pressupõe-se que está a caminho uma pessoa (existência). Do contrário, se for da consciência alheia (dos pais) antes mesmo da lua de mel DESCARTES já existia (digo conforme os planos carinhosos dos pais de ter um bebê). Ainda mais em nossa modernidade (ultrassonografia) que já nomeam os bebês antes mesmo de nascer...!"Penso logo existo....? NÃO. Penso logo me IDENTIFICO", pois a existência precede a consiência e a consiência precede a identidade.Obs: Se levar o caso da consciência para as MACAQUICES DE DARWIN neste metrô eu não entro, pois nos levará para a estação Banana (para não dizer estaçâo Abobrinha).NOSSA..... QUE EXEMPLO DE "VERDADE" QUE DESTE...!OUTRO EXEMPLO seu:- A verdade é obtida através de uma dedução (julgamento) intelectual enquanto que a realidade é obtida através de nossos sentidos.  Enviado por: Philipon« Online: Maio 07, 2010, 12:36:36  A verdade traz em seu cerne a REALIDADE. Como você tem coragem de separá-las!!? - Talvez queira dizer que o SACI (dedução/ julgamento/fábula intelectual) EXISTA...!Os objetos da matemática e da geometria são reais. Se não forem. Então tire as quantidades e as formas de tudo. Se conseguires meus parabéns.... conseguistes demostrar o NADA.E, mais:Senhor SE7MUS a CIÊNCIA se derivou da atividade dos filósofos que é a  FILOSOFIA não o contrário.Enviado por: Philipon« Online: Maio 07, 2010, 12:36:36 Andou em circulos... Pois foi exatamente isso que disse:A FILOSOFIA pergunta e a CIÊNCIA responde...A Filosofia é mãe da Ciência, pois a ciência não vive sem as indagações, críticas, dúvidas, etc.... para posteriormente experimentá-las e documentá-las...!!!! - E escrever nos livros para serem expostas para as criancinhas saber que:NÃO SE PODE COLOCAR A CARROÇA NA FRENTE DOS CAVALOS...!Abraços Amigo,SE7MUS

Acácia
    Membro

Se a filosofia é útil para a sociedade?Deus criou o mundo (no tempo Dele em 7 dias). Ele já estava no Universo quando resolveu dar forma a Terra que era sem forma e vazia. (Isso não quer dizer que a Terra não existia...) Depois, com o FIRMAMENTO separou águas de águas (tudo era água). Depois fez surgir a porção seca que chamou terra. Da Terra Ele, Deus, tomou o homem (matéria orgãnica) e o formou à Sua imagem e à Sua semelhança (vejam o à craseado), macho e fêmea os criou. Depois lhes deu a ordem para FRUTIFICAREM e multiplicarem-se. Esta aí a verdadeira História de nossa Criação. Deus projetou a tudo e a nós também. Para que não fossemos robóticos, Ele Deus, resolveu viver também em nós (digo também, porque apenas com o seu fôlego Divino em nossas narinas, já nos faz possuidores de Sua Glória e Majestade).  É o dom da Vida que Deus nos dá.Sabendo que o homem não se contetaria em viver regando um Jardim, permitiu que ele também construisse seu próprio Universo. Para tanto, despertou a curiosidade de Eva (sabia que em Eva havia curiosidade pois Ele a formou) através da serpente que também estava em Seu Paraíso, dando-lhe gratuitamente o conhecimento do bem e do mal.  Sabia que Adão seria seduzido por Eva pois ambos (macho e fêmea) eram dependentes um do outro.Ele Deus, fez do seu Paraíso o nosso e fez do nosso Paraíso o Dele. Vejam a Lua, as estrelas, os pássaros, a chuva, o Sol, as flores, os animais... Tudo é muito lindo e muito gracioso, muito precioso... Só somos dependentes (materialmente) de Deus em dois aspectos: ar para respirar e água para beber. O resto tudo é nosso. Espiritualmente, Ele Deus, nos cobra apenas o louvor e a adoração.Através de conhecimento do bem e do mal, o homem é capaz de produzir seu próprio alimento. Se ele produz de acordo com a semente do mal, é isto que ele colhe. Se ele produz de acordo com a semente do bem, é o que também ele colhe.Se a FILOSOFIA é útil para a sociedade?Diante do exposto, para todo o questionamento existe uma resposta. É bem pertinente a pergunta para o homem nesta sociedade da lógica: A filosofia é útil para a sociedade? Julgais que a INTERNET tem todas as respostas? Até chegarmos ao computador, na festa do oba oba, não tinha ninguém, nenhum ser humano raciocinando, criando a História, possibilitando sonhos? E paralelo, não havia seres humanos semeando o mal, construindo tronos para exercerem seu Poder sobre outros? Julgais que estas consciências surgem na Terra apenas através dos homens e mulheres?Julgais que todos não somos criação de Deus? Julgais que nossa realidade é a realidade de Deus? Julgais que nossa verdade é a verdade de Deus? Odiais o fato de seres dependentes de um Deus que nada nos cobra para termos direito à vida? Quereis destruir a humanidade pelo simples fato de não poder ser Deus?

umamart
    Membro

Olha Acácia, o gênesis é uma descrição muito rica em metáforas e imagens arquetípicas. Realmente muito bonito. Certamente essas imagens eram o mais próximo que o homem de 6.000 anos atrás poderia chegar da compreensão da criação da Terra.Mas hoje nossa compreensão é bem maior e podemos formar imagens que provavelmente sejam mais próximas da realidade. Isso não quer dizer que Deus deva deixar de existir, muito pelo contrário, hoje podemos também fazer uma imagem de Deus muito mais próxima daquilo do que deve realmente ser Deus. Pela filosofia, nossa compreensão aumenta, e a imagem que podemos fazer de Deus pode ser muito maior. Não um deus pequeno, vaidoso, que "cobra louvor e adoração". Por que Deus cobraria adoração? Para alimentar seu próprio ego? Um deus egoísta? É claro que não, esse era o deus de antigamente. Hoje podemos fazer a imagem de um Deus que não uma entidade separada, que observa os mortais de "fora", de uma outra dimensão. Hoje podemos imaginar um Deus que seja a soma de todas as coisas, perceptíveis e imperceptíveis. Some tudo, toda a matéria, todas as consciências, toda a energia, todos os espaços e todas as dimensões, some a isso o incompreensível, e podemos fazer uma imagem muito maior, muito mais bela, do que aquela imagem, daquele deus, do gênesis. É o mesmo Deus, o que muda é a nossa compreensão.Essa é a utilidade da filosofia, não a de abolir idéias, mas de lapidá-las até aproximá-las da Idéia original. Ampliar consciências, afim de evoluir o homem e libertar a sociedade do dogma.

Acácia
    Membro

Olha Acácia, o gênesis é uma descrição muito rica em metáforas e imagens arquetípicas. Realmente muito bonito. Certamente essas imagens eram o mais próximo que o homem de 6.000 anos atrás poderia chegar da compreensão da criação da Terra.Mas hoje nossa compreensão é bem maior e podemos formar imagens que provavelmente sejam mais próximas da realidade. Isso não quer dizer que Deus deva deixar de existir, muito pelo contrário, hoje podemos também fazer uma imagem de Deus muito mais próxima daquilo do que deve realmente ser Deus. Pela filosofia, nossa compreensão aumenta, e a imagem que podemos fazer de Deus pode ser muito maior. Não um deus pequeno, vaidoso, que "cobra louvor e adoração". Por que Deus cobraria adoração? Para alimentar seu próprio ego? Um deus egoísta? É claro que não, esse era o deus de antigamente. Hoje podemos fazer a imagem de um Deus que não uma entidade separada, que observa os mortais de "fora", de uma outra dimensão. Hoje podemos imaginar um Deus que seja a soma de todas as coisas, perceptíveis e imperceptíveis. Some tudo, toda a matéria, todas as consciências, toda a energia, todos os espaços e todas as dimensões, some a isso o incompreensível, e podemos fazer uma imagem muito maior, muito mais bela, do que aquela imagem, daquele deus, do gênesis. É o mesmo Deus, o que muda é a nossa compreensão.Essa é a utilidade da filosofia, não a de abolir idéias, mas de lapidá-las até aproximá-las da Idéia original. Ampliar consciências, afim de evoluir o homem e libertar a sociedade do dogma.

Se para todas as somas que você diz, ainda tem você a possibilidade de acrescentar o incompreensível, parabéns pra você! O sistema no qual o homem pisa é igual para todos mas, os homens vivem em dimensões diferentes as quais a filosofia parece ter uma barreira que a impede de se aproximar. Já percebi que minha mente não é tão expansiva assim. Desta forma, sob este ponto de vista, fui condenada ao inferno. No entanto, como consolo, podemos ter deste ângulo, a percepção dos abismos que nos separam e posso quase lhe assegurar que o solo que pisamos é falso.

umamart
    Membro

Já percebi que minha mente não é tão expansiva assim. Desta forma, sob este ponto de vista, fui condenada ao inferno.

Já vi você se minimizar assim várias vezes. Não faça isso. Os seus posts são muito inteligentes, e se me dirijo dessa forma a você é porque reconheço enorme potencial.Você já superou muitas dificuldades, sinal da sua força. Eu sei que você não é esse patinho feio que você imagina que é.Pare de se subestimar.

Acácia
    Membro

Já percebi que minha mente não é tão expansiva assim. Desta forma, sob este ponto de vista, fui condenada ao inferno.

Já vi você se minimizar assim várias vezes. Não faça isso. Os seus posts são muito inteligentes, e se me dirijo dessa forma a você é porque reconheço enorme potencial.Você já superou muitas dificuldades, sinal da sua força. Eu sei que você não é esse patinho feio que você imagina que é.Pare de se subestimar.

Não estou me subestimando. Estou me deparando com uma realidade que insiste em me iludir, que tenta de todas as formas me "arrancar" dos meus princípios e se fazer a minha realidade. Esta realidade que o sistema teima em me fazer "engolir" não é a minha. É bem verdade que encontrei a filosofia ou ela me encontrou, não sei. Sei que é um remédio para a mente, como diz Cícero, mas pode também servir como o "pharmakon" de (???), dependendo de como a acatamos. Assim sendo, vou continuando minha jornada tendo como principal inimigo no momento, o próprio sistema que, nós, humanos vivos nesta geração que se finda, criamos! Este sistema é o nosso principal inimigo. Este sistema é obra de nossas mãos mas, com certeza, deve ter algum propósito em ser tão injusto. Se temos contas a prestar com alguém, só posso garantir uma coisa: na minha percepção sou injustiçada e por isso, Paraíso, Céu e Inferno estão agora aqui, na superfície. Escravos do corpo se vencidos sim. Escravos da alma? Apenas se Nosso Deus permitir!

Acácia
    Membro

Citado:"Essa é a utilidade da filosofia, não a de abolir idéias, mas de lapidá-las até aproximá-las da Idéia original. Ampliar consciências, afim de evoluir o homem e libertar a sociedade do dogma."A filosofia então assume diversas outras utilidades. Entre tantas, a de inquietar o homem até afastá-lo de si para, nem sempre de forma gentil, conceder-lhe a oportunidade de conhecer-se a si mesmo. Por isso, todo o meu repúdio no início das apresentações e,toda a minha gratidão pela eternidade!

Marcio A M
    Membro

Qual tipo de professor você vai ser meu CAro Caro colega?Qual tipo de professor você vai ser meu CAro Caro colega? Do tipo transmissor. Do tipo reprodutor. Do tipo mediador.Qual tipo kkkk estranho de que pereça ridículo para alguns, serem apaixonados pela profissão e conseguir usar até latas velhas, e todo tipo de parafernálias, para auxiliar os alunos a terem entendimento sobre o assunto, usar espelhos para auxiliar no descobrir, poesia para descortinar a porra da realidade sobre o mundo e suas alienações. Onde está o RIDICULO ISSO meu caro colega? Que tipinho de professor você vai ser? Pobre dos que não tem imaginação!. :crazy_mini: ???

Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 62 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.