Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
srfilipeMembro
Sim, foi desse mesmo livro que tirei essas frases. Aí que está. A indagação filosófica já é questionar a si mesmo.
srfilipeMembroDe acordo com a Marilena Chauí questionar “o que é a coragem?” , “o que a liberdade?” já é exercitar uma atitude filosófica.O fato é que ela diz que a atitude filosófica inicia com a indagação ao mundo de diversas questões, como o que é a vida, o que é a liberdade, o que é a coragem etc. No entanto, aos poucos, descobre que essas questões estão à nossa capacidade de conhecer e pensar.
srfilipeMembroPor que dirigir indagações ao mundo é um “primeiro juizo impulsivo, egocêntrico?Quando questiono: "O que é a coragem?" Não estou assumindo um juizo, estou apenas questionando.
srfilipeMembrotem msn?
srfilipeMembro“A resposta pra essas questões se encontra na nossa capacidade de conhecer, na nossa capacidade de pensar.”Posso resumir desse modo????
srfilipeMembroQdo digo que as “questões se referem à nossa capacidade de conhecer, de pensar”, estou dizendo que devo me colocar em todas as peles possíveis?Eu não consegui enxergar essa relação.
srfilipeMembroPuxa vida, vocês dois me responderam a mesma coisa e muito bem respondidos, no entanto, ao ler o trecho tento pensar numa situação prática. Me imagino indagando o que é a felicidade. Porém, não consigo dar continuidade à sequência exposta pela autora.De acordo com Chauí, eu deveria a partir daí perceber que "a questão se refere à minha capacidade de pensar". E isso não me parece claro, ainda. Me desculpem, sou iniciante nesse mundo filosófico e minha capacidade de abstração ainda é muito limitada.obrigado
srfilipeMembroAliás, eu entendi que vc respondeu, mas ainda fikei confuso Junior… sera que dá pra simplificar um pouco mais??
srfilipeMembroHum, interessante seu exemplo… mas não era minha duvida naum… eu queria saber qual a relação entre ingadar e depois perceber q são questões se se “referem” a minha capacidade de pensar.abraço
-
AutorPosts