Início › Fóruns › Questões do mundo atual › A crise das teorias políticas de esquerda › 2º Turno: Quem é o "menos pior"?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
03/10/2006 às 4:15 #70550Miguel (admin)Mestre
Olá amigos, aguardo vossas opiniões!Abraços. ;)
04/10/2006 às 23:30 #83816crisbodartMembroCaro unVolt…Estamos em um beco sem saída. Dois péssimos candidatos. A questão é realmente esta "quem é menos pior?"Vejamos:Lula: Deu continuidade a política neoliberal de Cardoso. Deveria ser preso por formação de quadrilha (6 ministros ladrões). Criou algumas esmolas para a população pobre.Geraldo: Sua política sempre foi voltada para a elite. Foi envolvido em 61 CPEIs.Votar nulo nada resolve... infelismente terei que votar em "Inácio Lula da Fila" (os amigos já roubaram, quem sabe ele não será o próximo). Mas por enquanto: "Eu não sei de nada...
05/10/2006 às 0:57 #83817Miguel (admin)MestreOlá crisbodart,Tenho uma opinião diversa da sua.Na presente eleição existem três fatores fundamentais na escolha do candidato. São eles:Economia: ambos terão políticas bastante parecidas, sendo inclusive que Alckmin terá uma postura muito menos conservadora que Lula. Basta lembrarmos que praticamente todos os setores da economia cobraram mais ousadia do Banco Central durante os últimos quatro anos.Área Social: os programas socias já tem um alcance considerável. É necessário agora não que cresçam ainda mais, mas sim que se tornem mais sérios e menos eleitoreiros. Neste ponto devemos admitir que Geraldo Alckmin tenderá a ter ações menos populistas que Lula.Ética: não me refiro aqui à ética dos candidatos, que já demonstraram não possuí-la, mas à ética geral, da nação. Tanto Alckmin quanto Lula estiveram ou estão inegavelmente envolvidos em atos "ilícitos", e a diferença é simplesmente que a corrupção do governo federal teve uma repercussão, por parte da imprensa, brutalmente maior que a do governo de SP. O que quero dizer aqui é algo que minha avó já dizia: o que os olhos não vêem o coração não sente. Se a população vota em um candidato por desconhecimento de suas falcatruas é uma coisa; agora, se elegemos um candidato do qual todos tem plena consciência de que tenha se corrompido estamos diante da maior derrocada moral que uma democracia pode sofrer.Bem, considerando estes pontos tenho pensado seriamente em votar no Geraldo Alckmin, apesar de sentir certa repulsa pelo ato de colocar novamente o PSDB no poder — que estaria, agora, no controle de todas as esferas: federal, estadual e municipal (ao menos na minha cidade).Aguardo opiniões,Até mais.
05/10/2006 às 3:35 #83818BrasilMembroOlá amigosBem... para quem há alguns dias disse que votar nulo significa entregar-se ao inimigo, dizer agora que vai votar nulo pode parecer contraditório, porém, as circunstâncias são diferentes: Nós já estamos “entregues ao inimigo”! Vou anular!!UnVolt, você disse Alckimim??? Hé hé hé... nem parece o unVolt que eu conheço!!
Economia: ambos terão políticas bastante parecidas, sendo inclusive que Alckmin terá uma postura muito menos conservadora que Lula. Basta lembrarmos que praticamente todos os setores da economia cobraram mais ousadia do Banco Central durante os últimos quatro anos.
Que certeza hein? A política econômica será absolutamente a mesma!! Seja eleito quem for!! A presidência do BC é objeto de um acordo entre PSDB, PT e FMI, alguém duvida disso? Quem explica o fato do Presidente do BC ser um deputado eleito as pressas pelo PSDB? Hé hé hé... O PT não tinha ninguém para essa pasta? Hé hé hé...Colocando na balança: A fúria de vender bens públicos, que é caracteristica do PSDB e a inércia e incompetência do PT, não é dificil saber quem é mais nocivo.Só não vou votar em Lula porque o considero um traidor! Mas, ele é menos nocivo!Se quiser um bom motivo para votar no barbudinho eu te dou: O Próuni, essa foi a única iniciativa efetivamete inteligente desse governo. Pelo menos teve essa... já o PSDB...Abraços minoritários, zumbís e sem cláusula de barreira quebrada[hr]Guru econômico de Alckmin defende privatização da Petrobras: http://www.revistaforum.com.br/vs3/artigo_ler.aspx?artigo=0196965a-e07a-4c7a-993a-438f1d71fede
10/10/2006 às 20:51 #83819BrasilMembroOlá amigosNovos tempos, novos escândalos...O mensalão, os sanguesugas, o dossiê, etc. Isso recai diretamente no presidente, pois é dificil, senão impossível acreditar que ele não sabia. Eu acho que sabia!Mas temos o DEVER de reavivar a memória de nossos compatriotas, para os escândalos esquecidos. Quer parecer-me que as pessoas estão esquecendo-se de quantos escândalos e descarados roubos aos cofres públicos ocorreram na gestão do PSDB, na presidência do País.Vamos lá? A venda de praticamente todo o patrimônio público rentável e lucrativo, nós nem precisamos lembrar. O dinheiro gerado com as vendas da CSN, da Vale RD, da Eletropaulo, da Telesp, da Telebras, do Banespa, do Banestado e das estradas federais e estaduais, desaparecido, roubado ou mau gerido, também ficam de fora de nossa “reavivação de memória” , todos se lembram e contabilizam os prejuízos, como contribuintes que são.Todo o dinheiro arrecadado com as privatizações "não foram suficientes" para aquele governo investir em geração de energia elétrica, com a construção de hidrelétricas e, acabamos enfrentando um apagão e consequentemente aos aumentos dos preços da energia elétrica fornecida pelas empresas concessionárias, entre elas, essa empresa caloteira, a AES-Eletropaulo, que nem sequer pagou o dinheiro público que o BNDES lhe emprestou parea comprar nossa própria empesa estatal. O dinheiro das privatizações também não foi suficiênte para aquele govero construir presídios e, para espanto de alguns, como eu, pudemos ver o Geraldo Alckimim implodindo o Carandirú que abrigava 7.000 presos e, alguns meses depois, ver o mesmo Geraldo queixar-se de que não havia vagas nos presídios e as rebeliões se faziam constantes. Os acordos com o PCC comecaram nessa época.Poucos se lembram do Escândalo de Pasta Cor de Rosa, ocasião em que o então Senador ACM, cacique do PFL, eterno aliado do PSDB, foi investigado e acusado pela procuradora Ela Wieko de Castilho, por irregularidades nas contribuições para campanhas políticas, proveniente do Banco Econômico(o B. Rural do FHC). Antes de o caso chegar ao final, o inquérito foi para o procurador-geral, (engavetador geral da União)Geraldo Brindeiro, a quem caberia trabalhar os processos que envolvem senadores e o presidente da República. Brindeiro, no entanto, arquivou a investigação.O então ministro dos Esportes de FHC, Sr. Rafael Greca envolveu-se com a Máfia dos Bingos e esteve próximo de ser processado, o caso foi abafado.O ex Senador Luiz Estevam e o Juiz Nicolau S N, tiveram que segurar sozinhos a culpa do desvio ou roubo dos 164 milhões da construção do TRT de SP. Eles agiram sozinhos?O então secretário particular de FHC, Sr. Eduardo Jorge, ná época, sob interrogatório da CPI que apurou o caso, declarou que os mais de 100 (cem) telefonemas feitos da sala do Juiz Nicolau para o Gabinete da Presidência (FHC), se davam porque o Juiz “era incumbido de informar a FHC sobre as tendências politico-econômicas dos juizes que seriam ou não indicados por ele”. Dá pra acreditar?O então Presidente do Banco Central, nomeado por FHC, o Sr Francisco Lopes e os banqueiros Salvatore Cacciola e Luiz Antônio Gonçalves foram processados por corrupção, na realidade FHC, sua equipe econômica e esses dois banqueiros laranjas levaram muitos bilhões fraudando o BC. Recentemente alguns deles foram presos.O escandalo da compra de votos para a reeleição de FHC, foi rapidamente abafado quando alguns parlamentares que venderam seus votos como o SR. Dep. Fed. Jenebaldo Correa e outros, foram cassados ou renunciaram para não serem cassados, mas os que COMPRARAM os votos, nem foram citados. Isso foi apuração correta?O Escândalo da Privatização das “Teles”, só não ganhou vulto, porque a gravação dos telefonemas entre FHC, seus ministros, entre eles o das comunicações e o da Economia, o Sr. Luiz Carlos Mendonça de Barros e os lobistas, não foi autorizada pela justíça, portanto não puderam servir (legalmente)como prova. Na referida e celebre gravação, o Ministro de FHC diz para o lobista encarregado da transação ilegal: “Estamos no Limite de Nossa Irresponsabilidade”, mais tarde ele liga para FHC, confirma a tranzação e, este se entrega aos risos. Hé hé hé...Nossa sociedade vive uma derrocada moral já não é de hoje! Recolocar a corrupção das elites no lugar da corrupção dos “trabalhistas”, por assim dizer, significa trocar 6 por meia dúzia, significa total redundância política. Se não significar algo pior.Pra quem acompanha a política brasileira, ver o Geraldo perguntar “ de onde veio o dinheiro”, é assistir a mais dissimulada e hipócrita encenação. Os políticos do PSDB ensinaram os petistas, como conseguir dinheiro fácil. Isso é fato! O mensalão nasceu no goverrno FHC. Reconduzir o PSDB à Presidência para punir o PT é punir a nós mesmos.Novos dias, novos escândalos, novas eleições... Novos políticos? “novos”?Abraços a todos
10/10/2006 às 22:59 #83820Miguel (admin)MestreOlá Brasil,Desculpe a demora em responder, o fórum estava fora do ar... Mas voltando:
UnVolt, você disse Alckimim??? Hé hé hé... nem parece o unVolt que eu conheço!!
Como eu disse, sinto certa repulsa em ser obrigado a votar no PSDB. Mas o principal fator que me leva a isso é o seguinte: os casos de corrupção do PT foram exaustivamente explorados na imprensa, e estão escancarados e frescos na memória de todo o país. Permitir que Lula se reeleja com tudo isso seria o definitivo atestado de imbecilidade do povo brasileiro.Com relação à política econômica, é impossível que se consiga ser mais conservador que Lula (ou os ministros da Fazenda) foram. Simplesmente TODOS os setores da sociedade cobraram mais ousadia.Com relação às privatizações: Alckmin já disse mais de uma vez que não privatizará Petrobrás e cia. É claro que acreditar na palavra de políticos (ainda mais do PSDB) não é algo muito sensato, porém tudo o que existe acerca das supostas privatizações que Alckmin poderia efetuar é pura e simples especulação.E, por fim, com relação ao Prouni, foi um programa de boas intenções, mas as fortunas que foram destinadas às faculdades e universidades privadas foram muito mal aplicadas, teriam sido melhor empregadas em faculdades públicas, nos moldes das Fatec's (criadas pelo Alckmin). OS principais beneficiados nessa história foram as faculdades e universidades particulares, isto é fato. Inclusive a senadora Heloísa Helena votou contra, veja:http://portal.babacst.org/index.php?option=com_content&task=view&id=351&Itemid=37Abraços.
11/10/2006 às 2:17 #83821BrasilMembroOlá unVoltPosso compreender suas colocações, mas não posso, de forma alguma concordar.O fato de os escândalos estarem sendo amplamente divulgados, só mostram que existe mais transparência agora, que antes. Por outro lado, o fato de FHC ter conseguido se reeleger sem o conhecimeto, por parte da maioria dos brasileiros, a respeito dos desmandos, corrupções, desvios de verbas, compra de votos, sucateamento da saúde e os prejuízos que ainda estariam por vir, com as privatizações, NÃO JUSTIFICA reconduzi-los ao poder. Não faz sentido!A citada verídica e corrente derrocada moral já se abate sobre nossa nação desde há muito tempo, não é elegendo o Alckmim que iremos nos redimir ou consertar nada, acho que pioraria a situação. O que te faz acreditar que essa cambada não vai privatizar mais nada? Eles têm palavra?Sobre o Prouni, eu sei que é um sistema de bolsa de estudos, cada aluno é beneficiado individualmente e, é realmente aproveitado por POBRES, ao contrário das universidades públicas que apesar de serem custeadas com o dinheiro de TODOS, só privilegiam filhos de ricos. Conheço algumas pessoas que agradecem e louvam o prouni, pessoas que não tinham qualquer esperança de custear os estudos de seus filhos.HH votou contra o prouni, pois sabemos como pensam os esquerdistas a respeito da educação privada, porém o Presidente do Brasil não é ela e o ensino continuará uma m****, portanto, ruím com ele pior sem ele.(prouni)Não me lembro de qualquer incentivo aos estudos superiores proveniênte dos governos passados, 8 anos de FHC, 2 de Itamar 2 de Collor e 4 de Sarney. As Fatec’s, ao que me parece são para “ inglês ver”... Existem pouquíssimas em atividade, recentemente os poucos professores das Fatec’s estavam em grave por falta de pagamento e realmente não conheço ninguém ou filho de alguém que estude em uma destas faculdades. Iniciativa realmente muito tímida e com muita propaganda.Tímido e na base da super-propaganda também é o tão orgulhosamente anunciado: Bom Prato. O Geraldo tem coragem de dizer que fez reataurantes que vendem comida a R$ 1,00.Num Estado em que habitam milhões de pessoas ele constroe 2 ou 3 restaurantes e fica falando pro Brasil inteiro que fez restaurante a um real? Hé hé hé é “um pouco de mais” né?? Vc conhece algum Bom Prato?Voltando ao aspecto da “imbecilidade do povo”, entendo que não podemos e não devemos trocar o câncer novo por um velho. O novo ainda não se enrraizou, aida não construiu suas ramificações, ao contrário dos velhos “vips” e “intelectuais” tucanos.Isto é parte da nossa derrocada moral:http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u84907.shtmlhttp://www.perfil.com/contenidos/2006/10/09/noticia_0033.htmlPalavras del Deputado Federal eleito com 500.000 votos, Clodovil Hernades:“—Mi querido, ¡va a ser un escándalo! Voy a aprender de los políticos con experiencia, pero no me enseñarán a robar porque yo, por poco, no voy a ensuciarme... Todo dependerá de cuánto me ofrezcan para votar los proyectos del gobierno.” Sinceramente, não vou votar no traidor, tão pouco no gravatinha corrupto, entendo que o povo deverá aprender errando, mas me isento deste erro e da respectiva culpa.Abraços
11/10/2006 às 4:01 #83822Miguel (admin)MestreO fato de os escândalos estarem sendo amplamente divulgados, só mostram que existe mais transparência agora, que antes. Por outro lado, o fato de FHC ter conseguido se reeleger sem o conhecimeto, por parte da maioria dos brasileiros, a respeito dos desmandos, corrupções, desvios de verbas, compra de votos, sucateamento da saúde e os prejuízos que ainda estariam por vir, com as privatizações, NÃO JUSTIFICA reconduzi-los ao poder. Não faz sentido!
É justamente esse o ponto: eu creio que seja relativamente normal a população, em massa, aceitar um governo de cuja corrupção não tem pleno conhecimento, ou, não se lembra. O problema é quando a corrupção está sendo feita abertamente, diante de nossos olhos, com malas e cuecas de dinheiro, e pensamos que tudo isso é aceitável!Concordo que, no fundo, não estaremos resolvendo diretamente o problema, mas ao menos salvamos as aparências de que não se aceitará novamente essa corrupção explícita e (não sei isso é bom ou mau) amadora.E não é querendo ser chato, mas eu estudo em uma Fatec e almocei regularmente, por alguns meses, na unidade do Bom Prato perto do metrô Santana ;D. Veja, não estou apoiando Alckmin estusiasmadamente, e não digo que estas iniciativas sejam proporcionais à propaganda que se faz, mas são investimentos muito mais coerentes e duradouros do que o descarado financiamento às faculdades e universidades privadas.Aliás, um outro ponto: o Prouni está fazendo uma espécie de segregação no acesso à educação. Enquanto as vagas em universidades públicas não crescem e se mantém nas mãos da elite, as populações de menor renda são empurradas para faculdades particulares quase sempre de péssima qualidade, que em muitos dos casos não chegam sequer a ter a aprovação do MEC.Voltando à Fatec, eu discordo radicalmente da política educacional lá empregada, mas para a maioria absoluta das pessoas ela é adequada, e todos os meus colegas que estudam lá conseguiram emprego (pelo menos os que procuraram).
(...) entendo que o povo deverá aprender errando, mas me isento deste erro e da respectiva culpa.
Neste ponto eu concordo. Aliás, tem até um cara que disse isso de forma mais veemente..hehehe...Até mais.
11/10/2006 às 16:01 #83823BrasilMembroOlá unVolt
O problema é quando a corrupção está sendo feita abertamente, diante de nossos olhos, com malas e cuecas de dinheiro, e pensamos que tudo isso é aceitável!
A corrupção não está sendo feita abertamente, simplesmente hoje, se dá mais atenção a esses fatos, do que se dava ha alguns anos atrás.Imagine o Lula sendo grampeado ao telefone em conversas comprometedoras com seus ministros como ocorreu com FHC no caso das Teles. Você acha que ele permaneceria no governo?Imagine o Lula sendo acusado de emprestar dinheiro fraudulentamente a 2 bancos que só existiam para tomar dinheiro do governo como o Banco Marka e o Font Sindan do Salvatore Cacciola e outos, que junto do Presidente do Banco Central de FHC, o Sr Francisco Lopes, saquearam os cófres públicos e foram devidamente processados por isso.Hoje eles perguntam ao Lula de onde vem o dinheiro, ná época os jornais disseram claramente de onde vinha o dinheiro e o povão nem ligou...Ná época o povo não deu a devida importância para isso, por que? Quer que eu responda?Tudo depende da maneira que a coisa é colocada pela imprensa!! Recentemente alguns deles foram condenados por esse crime, entre eles o ex Presidente do Banco Central do Brasil na gestão FHC e, tiveram a prisão decretada. Nem a mídia noticiou isso de maneira correta e nem os políticos exploraram esse fato. Acho que faz parte do acordo entre eles. Se tivesse cueca na estória, será que iriam explorar mais o assunto?Outro aspecto importante é que, na época de FHC a PF era muito menos independente do que é hoje.Hoje a PF trabalha com muito mais imparcialidade que antes. Isso nós não podemos negar.Isso se dá porque o Governo está muito mais dividio que antes(isso é a democracia), sua representação é prejudicada e depende muito do apoio de outos partidos. Náo têm maioria. Já o PSDB, se eleito, fará um rolo compressor parecido com o que fez aqui em SP e ninguém se colocará no seu caminho sob pena de ser esmagado. E nós sabemos muito bem que eles, quando querem algo, acabam consseguindo. O Lula nunca teria peito de vender nem a metade dos bens públicos que esses picaretas venderam. Eles são mais nocivos.Esse fato não foi explorado pelo PT... por que será? Faria parte de um acordo, não citar este fato?"Crime de peculatoJustiça Federal condena ex-dirigentes do Banco CentralA juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, condenou o ex-presidente do Banco Central, Francisco Lopes, a dez anos de prisão e 120 dias-multa, fixados em cinco salários mínimos por dia, por peculato. Hoje, o valor é de R$ 156 mil.Na mesma sentença, foram condenados a ex-diretora do BC, Tereza Grossi, e o controlador do banco Marka, Salvatore Cacciola. Tereza foi condenada a seis anos de reclusão e 72 dias-multa, no valor unitário de três salários mínimos. Cacciola pegou 13 anos de prisão por peculato e gestão fraudulenta."http://conjur.estadao.com.br/static/text/33933,1Abraços
11/10/2006 às 16:29 #83824Miguel (admin)MestreTudo depende da maneira que a coisa é colocada pela imprensa!!
A conotação sexual dessa frase me lembrou algo que um colega meu disse: "Este 2º turno entre Lula e Alckmin na verdade só serve pra escolher a marca da camisinha que vão usar pra f**** a gente" ...hehehe...Mas falando sério, minha argumentação é simples: se um país não tem pleno conhecimento das falcatruas de um governante e o reelege (mesmo que seja por manipulação da mídia), estamos diante de um fenômeno de pura ignorância. Agora, se todos tem pleno conhecimento de toneladas de irregularidades e, mesmo assim, aceitam tudo isso tranquilamente, o problema é de ordem ética, moral.Reitero que minha vontade é de anular o voto, mas, após a reeleição de um governo cuja corrupção é comprovada e de conhecimento público, o clima de impunidade
quese instauraria definitivamente no país.Até mais...11/10/2006 às 17:07 #83825jgsaMembroOlá,Se falar algo que já foi falado, desculpa (estou com uma preguiça infeliz de ler todos os tópicos anteriores) hehehe!Voterei nulo e não me entregarei ao inimigo. Por quê?As pessoas se esquecem que devemos votar por ideologia, por mais que digam que isso não existe mais. Nenhum dos dois candidatos me agrada, muito pelo contrário, quero eles, se possível, longe do Brasil. Por isso, votarei nulo definitivamente.Uma coisa é certa: o Brasil está entregue à desgraça por mais quatro anos!Obs.: Muito boa indicação de revista, Brasil (me refiro à Revista Fórum)!Indico também uma revista feita por alguns sindicatos reunidos, Revista do Brasil!VAMOS BOICOTAR VEJA, ÉPOCA, CORREIO BRAZILIENSE, ISTOÉ, FOLHA, ESTADÃO, GLOBO...!!!!!!!!! eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeehehehheheAbraços desesperados por um Brasil melhor (permita-me plageá-lo Brasil hehehe)! :D
11/10/2006 às 18:21 #83826Miguel (admin)MestreVAMOS BOICOTAR VEJA, ÉPOCA, CORREIO BRAZILIENSE, ISTOÉ, FOLHA, ESTADÃO, GLOBO…!!!!!!!!! eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
E nos informaremos por onde? Pelo site da BBC, Reuters ou pelos jornais acadêmicos? Acho que não é bem por aí, sempre existiu e sempre existirá imprensa tendenciosa, nossa obrigação é analisar tudo o que lemos/ouvimos e extrair somente o que for, efetivamente, os fatos. Inclusive, o mais tendencioso dos livros já disse isso alguns séculos atrás:"(...) ponde tudo à prova. Retende o que é bom."
11/10/2006 às 23:25 #83827BrasilMembro[img]http://www.consciencia.org/forum/index.php?action=dlattach;topic=2109.0;attach=78;image[/img]
11/10/2006 às 23:31 #83828jgsaMembroOlá,Desculpa ae UnVoit, se não me fiz entender. Foi uma brincadeira extrema. Não quero que deixemos de ler esses meios de comunicação. Nós até podemos, por sermos um pouco mais instruídos, o problema são aqueles que lêem e não tem poder de crítica. Ficam alienados.Mas acho que se pudermos buscar fontes alternativas, é interessante para compararmos os pontos de vista, pois como já foi dito: "não acho ruim que um meio de comunicação seja tendencioso, só não gosto que eles façam isso "debaixo dos panos".Abraços
12/10/2006 às 5:08 #83829BrasilMembro -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.