A frase perfeita, não?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 26 do total)
  • Autor
    Posts
  • #69891

    -Pai, que é Deus?
    -Deus é um ser supremo, que nos criou e por isso devemos tudo a ele, pois ele foi quem nos deu a vida.
    -Mais pai, eu não pedi para ele me dar a vida.
    -Filho! Como você pode falar uma coisa dessas!?
    -Ta bom pai.
    -Mais respeito em, muleque.
    -Mas.. assim, quem eh o pai de Deus.
    -Hum.. num sei, pergunta para a sua catequista.
    -Pai, por que você acredita em Deus?
    -Filho, “Feliz aquele que acredita sem ver”.
    Sem mais perguntas, vamos dormir agora, Boa noite.
    -Boa noite.
    Pera vamos refletir um pouco, “Feliz aquele que acredita sem ver”, oh! que frase linda!! maravilhoso!! brilhante também, não!?, pois é, por que eu não tinha pensado nisso antes? hehe..
    Jesus realmente existiu?
    Pera a igreja não diz que os ossos de Jesus neste ponto ja viraram pó? Hum.., pera, e aquele pano que cobriu jesus? O vaticano quarda a 7 chaves, mas não teria virado pó também? Afinal foram 2001 anos que já se passaram depois de sua morte! Em! E agora igreja como fica, em!! Por que você não mostra esse pano para todo mundo? Por que tanto mistério? Talvez seja porque esse pano nem existe e nunca existiu? A Igreja sua safada!! Um e o 3º segredo de fatima, por que fez-se tanto mistério e depois que foi revelado era apenas que o papa ia levar um tiro? Hum.., pera ai de novo, se diante de Deus todos nós somos iguais por que Deus iria ter o maior trabalho de enviar Fátima para apareçer para tres crianças só para dizer, olha, o papa vai receber um tiro.?, pois é, feliz aquele que crê sem ver, ah! mais não podemos esqueçer da biblia, afinal, naquela época como hoje eles precisavam de algo para seguir algo para crê, até que então alguem escreveu um livro contando tudo, desde a origem do homem na terra(pera a biblia diz quando o homem veio a terra e foi na criação do mundo, mas e os dinossauros, onde eles se encaixão?) desde a vinda de Jesus e sus morte e tal, e foi a espalhando a história de tal savador, que nos libertará, dos nossos pecados, pera!! Se somos feitos imagem e semelhança de Deus por que temos pecado? Por que Deus criou o pecado? Por que temos que nos purificar de nosso pecados? Se Deus é amor, por que ele inventou o pecado, por que ele quer que nos sofremos na terra para ter o paraíso no céu, que céu? E mais tal escritor da biblia teve a brilhante idéia de criar a frase mais manipuladora que existe!! “Feliz aquele que crê sem ver”(Não é perfeito? Pronto, chega de pergunta se não você não vai ser feliz!?), pois bem prefiro ser “infeliz”, mas procurando sempre acabar com essa minha sede e ansiedade por conhecimento!! Chega, meus dedos já estão cansando. Qual a opnião de você amigos, pensadores…

    #74420

    amigo, infelismente você nunca teve uma formação espiritual. começo com a pergunta que você deixou, por que existe pecado?
    olha Deus é tão perfeito e bom que quando criou o homem deu-lhe toda liberdade. o homem aproveitou dessa liberdade, achou que fazer festa era melhor, achou que pecar era melhor. então para provar que Deus é bom, Ele mandou seu filho para ajudar as pessoas a sairem desse pecado, as pessoas acharam uma loucura e mataram Jesus.
    depois você pergunta, porque o homem sofre, agora essa pergunta, certamente você fez para ironizar, não que não saiba, pois se sofremos é porque fizemos coisas erradas, se os homens não quiserem sofrer é só não faser outros sofrerem

    #74421

    Hum, eu tive uma formação esperitual sim!!
    Fui Cátolico por algum tempo, Espirita e Evangélico, hoje não sigo nenhuma religião.
    Vamos analizar sua tese:
    olha Deus é tão perfeito e bom que quando criou o homem deu-lhe toda liberdade.–>(“quem é Deus?? em como você pode afirmar que ele é bom etc e tal?? Você já “bateu um papo com ele”)o homem aproveitou dessa liberdade, achou que fazer festa era melhor, achou que pecar era melhor.–>(O homem achou bla, bla, bla, a fica quieto!! Se Deus prega a iqualdade por que ele tem que ser um ser superior, por que ele pessoalmente não vem a terra!! Em!? Se Deus é perfeito por que ele não criou agente perfeito!? Quem é Deus para nos julgar? Por acaso Deus já veio a terra para nos dizer olha humanos vocêis são seres inferiores e é eu que mando por aqui então faiz favor de calar a boca e obedeçer!!) então para provar que Deus é bom–>(O que é ser bom e o que é ser ruim? Nunca me insinaram isso? O que é bom o que é ruim? Qual o conceito disso? O que é certo e o que é errado?), Ele mandou seu filho para ajudar as pessoas a sairem desse pecado–>(Se nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus por que temos pecado? Pecado é humano!! Mas.., o que é pecado? Qual o conceito de pecado? Nos livrar dos nossos pecados, hum.., então por que Deus já não criou nós sem pecado?), as pessoas acharam uma loucura e mataram Jesus–>(“Quem disse? Será mesmo que Jesus existiu mesmo? As pessoas acharam uma loucura? Essa é nova em!?).
    depois você pergunta, porque o homem sofre, agora essa pergunta, certamente você fez para ironizar, não que não saiba, pois se sofremos é porque fizemos coisas erradas, se os homens não quiserem sofrer é só não faser outros sofrerem–> (Há!! “Nós sofremos por que fizemos coisas erradas”, é mesmo!! Mas até hoje ninguém me disse com precisão, o que é certo e o que é errado!! Por que Deus pessoalmente não vem a terra e diz para nós pobres mortais o que é certo e o que é errado?), pô amigo reflita um pouco, nunca acredite cegamente em sua religião.

    #74422

    O Grande Inquisitor(de dostoievski, da obra prima Os Irmãos karamazov)

    O Grande Espírito, O Espírito do Terrível e Maligno….

    “Queres caminhar para os homens de mãos vazias, oferecendo-lhes uma liberdade que, na sua corrupção inata, não poderão sequer compreender, e da qual terão medo, pois nunca houve nada mais intolerável que a liberdade para o homem e para as sociedades humanas. Mas, vês, essas pedras, no deserto árido e ardente? Transforma-as em pães, e , igual a um rebanho, a humanidade, reconhecida e obediente, se precipitará aos teus pés, tremendo ao mesmo tempo no pavor de que retiras a tua mão e não lhes dê mais pão.”
    ……
    “Mas tu recusaste privar o homem da sua liberdade e repeliste a proposta do Grande Espírito, porque – que vale uma liberdade que se compra com pão?”
    ……
    “Respondeste que nem só de pão vive o homem.”
    …..
    “Porém, não sabes que será precisamente em nome desse pão terrestre que se erguerá contra tí…”
    ……
    “Sabes que passarão os séculos, e que a humanidade proclamará pela boca dos seus sábios que não existe crime, nem pecado, portanto, e que apenas há famintos?”
    …..
    “Eis o que será escrito no estandarte que hão de erguer contra ti, e que abate o Teu templo – UMA NOVA TORRE DE BABEL….”
    …….
    “…Tu poderias, entretanto, ter poupado aos homens essa torre…”
    …..
    “… eles acabarão voltando para junto de nós(…)e, quando nos encontrarem, hão de implorar: Dai-nos de comer, porque aqueles que nos prometeram o fogo do céu não no-lo deram! E, então, nós completaremos a torre, porque aquele que os alimentar é que há de acabar, e só nós os alimentaremos, dizendo que o fazemos em Teu nome – mas isso será uma mentira. Oh!, nunca, nunca conseguirão o alimento sem o nosso auxilio. Nenhuma ciência lhes dará o pão enquanto se conservarem livres; porém, eles próprios virão depor sua liberdade aos nossos pés, dizendo: Melhor será que nos torneis escravos, contanto que nos deis de comer.
    …..
    “Compreenderão, afinal, que a liberdade é inconciliável com o pão da terra, porque jamais saberão partilhar entre si. Acabarão também convencidos que jamais serão capazes de ser livres, porque são fracos do céu; mas repito-o: poderá o pão do céu ser comparado ao pão terrestre(…) E se milhares e dezenas de milhares Te acompanham, em nome do pão celeste, que será dos milhões e dezenas de milhares de milhões de seres incapazes de preferir o pão celeste ao pão da terra? So te serão caros(…) os fortes e grandes… e os outros tão numerosos quanto as areias do mar, os fracos que, apesar de tudo, Te amam, não servirão senão de instrumento aos grandes e aos fortes? Não, os fracos também nos são caros. São entes rebeldes e corrompidos(…) Há de nos admitir e considerar como deuses, porque consentimos em assumir essa liberdade da qual eles tem medo, em reinar sobre eles – tão grande é o horror que lhes causará a liberdade. Mas nós – nós diremos que Te obedecemos, e que reinamos em Teu nome. Mais uma vez os enganaremos, porque nós já consentiremos, então que Te aproximes deles… E nessa impostura é que, consistirá o nosso sofrimento, porque seremos obrigados a mentir.”
    …..
    “…..diante de quem hei de me prosternar? Não existe, para o homem, assim que ele se sente livre, preocupação mais constante, mais aflitiva, que a de descobrir alguém a quem adorar. Contudo, ele so quer se prosternar diante do que é incontestável – de tal modo incontestável que todos os homens consintam em se prosternar em massa diante do seu deus.”
    …..
    “Mas repeliste o único meio que Te ofereciam para congregar a humanidade num culto indiscutível, levantando o estandarte do pão terrestre; e repeliste-o em nome da liberdade do pão celeste. Vê, pois o que fizeste ainda, sempre em nome da liberdade.”
    …..
    “Mas só se apodera da liberdade dos homens aquele que lhes tranqüiliza a consciência. Dispondo dos pães. Tu possuirias um instrumento infalível: dar-lhe-ias o pão, e os homens Te adorariam, porque nada é mais indiscutível que o pão. E alguém, que não Tu, se apodera da consciência humana, então eles abandonarão até mesmo o Teu pão, para seguir aquele que lhes seduziu a consciência. A esse respeito tinhas razão. Porque a essência íntima do homem não é apenas viver, mas viver para qualquer coisa. Sem uma noção firme do motivo para que vive, o homem não há de querer viver, e preferirá destruir-se, embora cercado de pães.”
    …..
    “Em vez de te apoderares da liberdade dos homens, o que fizeste foi encarecer ainda mais essa liberdade aos seus olhos. Esqueceste que a tranqüilidade e até mesmo a morte são preferíveis para o homem, à liberdade de discernir o bem e o mal?”
    …..
    “Tinhas sede de um amor livre, querias que o homem te seguisse livremente, seduzido por Ti. Em vez de se apoiar a antiga lei rigorosa, o homem deveria, doravante, com o coração livre, escolher o que era o bem e o mal, tendo apenas a Tua imagem para se guiar.”
    ….
    “Quando o Espírito terrível e poderoso Te levou até o alto do templo e Te disse: Se queres saber se és o filho de Deus, precipita-te daqui para baixo, porque está escrito que os anjos O hão de segurar e carregar e Ele não cairá por terra nem se despedaçará… Saberás, então, se és filho de Deus e provarás a Tua fé no Teu pai. E Tu, depois de ouvi-lo, repeliste a sua proposta.”
    ……
    “Oh! compreendeste muito bem que, se houvesse dado um passo apenas, se tivesse feito um único movimento para saltar lá embaixo, terias imediatamente tentado o Senhor, perdido a Tua fé n'Ele, e para a alegria do Espírito do Mal que estava tentando-te. Tu Te terias esmagado nessa terra que vinhas salvar.. Mas repito-o, haverá muitos iguais a Ti?”
    …….
    “Contudo, deverias saber também, que, renunciando ao milagre, o homem imediatamente renunciaria a Deus, porque não é propriamente a Deus que o homem procura, mas ao milagre. E como o homem é incapaz de dispensar o milagre, novos milagres inventará – milagres seus, aceitará a feitiçaria e os charlatães, por mais revoltado, por mais hierático, por mais ateu que seja. Não desceste da cruz, quando gritaram por escárnio e insulto: Desce da cruz e acreditaremos em Ti! Não desceste, porque, mais uma vez, não quiseste escravizar o homem graças a um milagre, porque aspiravas a um amor livre, e não aos transportes servis do escravo aterrorizado diante de uma potência que o esmaga. Mas estavas novamente a fazer um juízo por demais elevado dos homens, porque eles, na verdade, não passam de escravos, embora por natureza, sejam também revoltados.”

    #74423

    akires, você me parece uma pessoa meio nervosa, não?
    bem, pra mim você apenas distorceu ou brincou um pouco com a verdade. se deus quizesse realmente criar homens perfeitos, ele não estaria criando deuses??
    eu não acreido muito na bíblia, mas vejamos a parte em que diz que nós somos semelhantes a ele. se semos semelhantes, então nós temos que ter algumas diferenças, certo? e se nós fizermos qualquer mudança em algo perfeito.. então nós temos algo imperfeito!

    pecado é qualquer coisa de errado. e algo errado é tudo o que te atrapalhar ou atrapalhar os outros na evolução. é tudo o que te ofuscar a verdade absoluta. é tudo o que o te não deixa ser perfeito. deu pra entender?

    #74424

    Ys,

    Pecado é um conceito teologico, e nao filosofico, entao, mesmo entendendo a sua boa intençao, seria arriscado interpreta-lo como associado à ideia de perfeiçao. O risco de “canonizar” o perfeccionismo é muito grande.

    A ideia de perfeiçao para o grego era diferente da ideia de perfeiçao para o judeu. Para o contexto judeu, perfeiçao estaria associada à ideia de santidade (teologico), enquanto que para o grego estaria mais associada à ideia da “ausencia de falta/erro” (filosofico).

    Erro nao é pecado. Errar é algo inevitavel diante da situaçao da limitaçao humana e nao há pecado onde nao há liberdade. Por isso poderia (?) ser perda de tempo falar de pecado para um ateu, por exemplo, talvez houvesse alguns pré-requisitos a atender.

    Nesse contexto, seria compreensivel a sua tentativa de “traduçao” do termo, mas, estou alertando que nao parece ter sido uma boa traduçao.

    []'s

    #74425
    nahuina
    Membro

    O tópico começa assim: “Feliz aquele que acredita sem ver”…
    Talvez…seja feliz, pq ñ?
    Mas se quem ñ acredita sem ver é infeliz,então eu sou muito infeliz…nem sempre!!
    que pena!

    #74426

    Já diziam os eclesiastes, hehehe…

    #74427

    Ouso muito desse tal DEUS mas quem e ele? Como as pessoas podem amar a algo ou alguem sem almenos ver ou falar ter algum contato se DEUS e tao bom porque ele deixa pessoas inocentes moreren ? Porque nao mudar? Se DEUS e bom e pode fazer o bem e nao faz ele nao e bom se ele nao pode entao ele nao e DEUS.

    #74428

    Marcelo Agassi, em 20/09/2005:


    Ouso muito desse tal DEUS mas quem e ele? Como as pessoas podem amar a algo ou alguem sem almenos ver ou falar ter algum contato se DEUS e tao bom porque ele deixa pessoas inocentes moreren ? Porque nao mudar? Se DEUS e bom e pode fazer o bem e nao faz ele nao e bom se ele nao pode entao ele nao e DEUS.

    Existe uma premissa na qual deus compensará os sofredores e punirá os injustos. Chama-se Princípio da Compensação

    …todavia, isso ainda não responde a sua pergunta: por que precisamos sofrer tanto para, só muito depois, sermos premiados?

    Ou qual o sentido de precisar “torrar a mão” para saber que o fogo queima?

    #74429

    Caro Marcelo Agassi,

    Compreendo a sua indignação, mas a vida não é tão simples.
    O livre-arbítrio também está dentro da religião. Como Deus poderia julgar as pessoas, se estas não tivessem a liberdade de traçar seus caminhos?

    Obs: Respondo de acordo com o dogma religioso, o qual tenho algum conhecimento, mas particularmente, eu não creio em julgamento divino. Apenas tentei responder sua dúvida dentro do que pregam as religiões judaico-cristãs.

    #74430

    O problema de Deus e sua existência não pode ser resolvido pela razão.

    Porque as pessoas se preocupam tanto em determinar se existe ou não Deus ?

    É óbvio que isto é impossível.

    O pensamento não pode determinar ou negar a existência de Deus.

    É óbvio que o pensamento é limitado por seu conteúdo ou seja: memória.

    O deus atual, que o pensamento sustenta, é apenas uma idéia. Certamente é tão confortável acreditar em deus que tal idéia deve estar sendo já transferida geneticamente na estrutura do cérebro. Isto daria sustentação a teoria dos arquétipos, de Jung. Bastaria algum evento conveniente para despertar e cristalizar a idéia de Deus no cérebro e pensamento humano.

    Tudo que temos é o seguinte:somos criaturas, temos cérebro pensante, e o pensamento é limitado.

    Podemos viajar nas idéias e criações do pensamento, mas certamente jamais desvenderemos certas questões cósmicas.

    Isto pelo simples fato de não o podermos fazer. E talvez não seja nosso destino, como parte da criação, o saber. As vezes o homem se coloca muito no centro da criação, quando pode ser apenas uma parte, talvez insignificante, da mesma.

    Mas em certos momentos… quando o pássaro canta, quando o sol se põe ou a noite está agradável e estrelada, parece que se sente (e talvez apenas pareça) a presença de uma inteligência grandiosa, responsável por esta magnífica criação que é a vida é o universo…

    #74431

    Marcelo Araujo, 21 de setembro de 2005:


    Mas em certos momentos… quando o pássaro canta, quando o sol se põe ou a noite está agradável e estrelada, parece que se sente (e talvez apenas pareça) a presença de uma inteligência grandiosa, responsável por esta magnífica criação que é a vida é o universo…

    Só que daí, quando você fica sabendo essa inteligência grandiosa criou um universo no qual crianças e pré-adolescentes são abusadas sexualmente, mais ou menos, com a conivência da sociedade; quando você fica sabendo que a maravilhosa tecnologia é empregada de forma estúpida quando poderia nos fornecer condições para uma melhor qualidade de vida; quando você constata que não pode confiar muito em seus semelhantes, pois não existe ética absolutamente incorruptível; quando você se encontra bem no meio da cidade de São Paulo procurando emprego; daí, você recebe um balde de água fria na cabeça e começa a rever seus conceitos…

    …no fim, você passa a enxergar essa intuição de uma grandiosa inteligência como mais um antropocentrismo infantilóide…

    …como diriam os existencialistas, a vida é absurda, é o ser humano que passa sua mísera existência tentando inutilmente encontrar um sentido para ela…

    #74432

    Olá caros colegas o broblema central da religiao e que as pessoas fazen o bem pensando no alem um alem que talves nem exista esse bem o bem que a propria igreja determina e uma especie de megera moral pois seus fundamentos sao baseados um livro dito sagrado porem escrito por varios homen talvez as pessoas tenham medo de encarar a ideia de nao aver um deus . Caro Mileto como diria Hume e os empiricos devemos todos os nossos conhecimentos aos nossos sentidos , Renan desculpe mas discordo sobre o livre-arbitrio pois sempre estamos presos a determinadas questoes e muitas veses nao podemos fazer o que realmente queremos temos a liberdade de escoler ente uma coisa e outra mas nao a de mudar e viver para o sempre , de acordo com os teologos Deus nos da um destino pre destinado entao se deus da este destino somos realmente livres? Marcelo Araujo vc tem razao , nunca saberemos o real porem podemos procurar algo que nao juque tanto e que seje mais logico , a questao e que os seres humanos presizam se apegar a algo inteligivel é questao de moral e falta de etica …

    #74433

    Você tem razão, Marcelo Agassi; como já dizia o sofista Górgias, o sensível pretere o inteligível. Por isso que alguns vêem o mundo mais como um Don Quixote de la Mancha e outros, como um Hume.

    Schopenhauer disse uma frase que acabou definitivamente com a ilusão conceitual de livre-arbítrio: “Você pode FAZER o que quer, mas não pode QUERER o que quer”.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 26 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.