A Morte é só uma parte da vida!

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Morte A Morte é só uma parte da vida!

• Este tópico está vazio.
Visualizando 8 posts - 16 até 23 (de 23 do total)
  • Autor
    Brasil
    Membro

Olá unVolt

Não desejar aos outros o que se não se deseja para si mesmo é uma convenção que se impregnou profundamente nos costumes...

Não se trata de desejar, se trata de se importar.

A sociedade precisa dessa atitude generalizada para que seus membros continuem submissos e satisfeitos, e o indivíduo precisa da sociedade, logo, tem que se adequer às convenções.

A sociedade precisa de coisas muito mais óbvias e/ou lógicas, que estão longe, muito longe de serem um habito, costume, instinto, ou comportamento politicamente ou socialmente corretas. Ao passo que os sentimetos aqui tratados atravessaram milênios.

A sociedade precisa dessa atitude generalizada para que seus membros continuem submissos e satisfeitos

Ter compaixão ou solidariedade é submissão? Como? Submissão a quem? Como setir-se satisfeito sabendo que não houve força divina, ou superior que evitasse aquele acidente horrivel ou aquela desumanidade barbara? São sentimentos que nos colocam em dúvida direta quanto ao criador, porém são sentimento nóbres.

Se fosse algo inato, sobrenatural, não precisaríamos ensinar às crianças que não se deve matar, roubar e etc, elas já saberiam de antemão.

Talvez aí é que esteja a nossa função, a resposta que tanto procuramos!O que fazemos aqui? Talvez estejamos aqui construindo o homem perfeito para Deus. Vemos erros, muitos erros, porém se olharmos para o passado poderemos constatar que os erros eram potencialmente maiores e as barbaridades praticadas, apesar da religiosidade ser bem mais influênte e “praticada” que hoje, também eram maiores e monstruosas.Educamos as crianças durante todos esses séculos e ainda educaremos muito mais. E apesar de toda a banalização da violência de hoje em dia, elas diminuíram muito, proporcionalmente, em relação ao passado. Estamos melhorando, a passos de tartaruga, mas estamos...Abs

A sociedade precisa de coisas muito mais óbvias e/ou lógicas, que estão longe, muito longe de serem um habito, costume, instinto, ou comportamento politicamente ou socialmente corretas. Ao passo que os sentimetos aqui tratados atravessaram milênios.

Não creio... Até poucos séculos atrás praticava-se a escravidão e a tortura sem o menor remorso, e mesmo os homens mais "iluminados" não viam nessas atitudes mal algum. A sociedade como um todo ainda tem que se aperfeiçoar muito, mas acho já desenvolvemos condições minimamente aceitáveis para que, no mínimo, as civilizações não se desagreguem.

Ter compaixão ou solidariedade é submissão? Como? Submissão a quem?

Não, não foi isso que eu quis dizer. Para viver em sociedade todos devemos abdicar de uma parte de nossa liberdade, e, em troca, exigimos que os outros se comprometam a fazer o mesmo. Isso se estende a todos os sentimentos que vc citou: só vamos ter compaixão por aqueles que, de algum modo, suspeitamos que teriam compaixão por nós caso a situação se invertesse.É racional, e com o tempo vai se tornando inconscientemente premeditado. Sabemos que o mundo seria melhor se tais sentimentos fossem universais, portanto somos impelidos a fazer pelo menos a nossa parte e esperar que todos façam o mesmo.Abraços...

Brasil
    Membro

Até poucos séculos atrás praticava-se a escravidão e a tortura sem o menor remorso, e mesmo os homens mais "iluminados" não viam nessas atitudes mal algum.

Pois é, e no entanto, nem mesmo a gigantesca força do dinheiro foi capaz de sustentar aquela situação vergonhosa. O homem, depois de relutar muito, acabou aceitando a VERDADE: Aquilo era realmente desumano! Por que o homem mudou? Por que as práticas de escravidão são consideradas crimes graves? Algo nos obrigou? O homem foi OBRIGADO a “humanizar-se”? Acho que não! O fêz, sem nem saber porque! Simplesmente porque aceitaram a verdade: Aquilo era desumano!Evoluímos, demorou milênios, mas.... evoluímos!Abs

Brasil
    Membro

Já havíamos comentado sobre um pacto social, e mais uma vez esta discussão chega a Rousseau: a sociedade corrompe o homem ou o homem corrompe a sociedade?

Se não for muita pretensão de minha parte, responder a pergunta de Rousseau, eu diria que o homem É corrupto. E mais, por ser assim, é que eu tenho absoluta certeza de que o dinheiro é um veneno, uma dróga que potencializa essa caracteristica humana, ainda indomada, que é a corrupção. Sem dinheiro a corrupção continua, porém, em níveis insignificantes. Mas isso é assunto para outro tópico... heheAbs

jgsa
    Membro

Olá,Bom, antes de mais nada gostaria de fazer uma observação porque foi algo que me trouxe muita felicidade, portanto não posso deixar passar em branco: BUSH PERDEU!!! hehehheheheE, desculpem a demora em responder (responderei questões desde a 10ª resposta, pelo menos pretendo) pois não tenho internet e às vezes fica dificil entrar na Matrix (brincadeirinha hehe).Acredito na existência de Deus, sou cristão, mas não acho que Ele seja parecido com o ser humano, o que torna um pouco difícil nossa compreensão a Seu respeito.Acho que somos seres, além de racionais, sentimentais. O que faz com que sintamos a tal da compaixão. O que ocorre é que muitas vezes fluimos essa compaixão na direção errada. Exemplo:Recentemente houve um acidente com um avião da Gol. A reação da minha mãe foi: "coitados (os que morreram) eram tão novos, tinham tantos planos..." bla bla bla.Não sinto pena de quem morreu, mas sim de quem ficou sofrendo pela perda de um ente, quem sabe, querido. Percebam que nossos sentimentos são a mesma coisa porém com ênfases diferentes. Somos seres HUMANOS! No sentido "humano" da palavra! Se é que me entendem. Penso que a frieza pode ser muitas vezes um distúrbio o conseqüência de uma vida sofrida.Concordo que alguns podem não matar por medo de serem punidos, mas nem todos.Farei uma citação bíblica sem intenção alguma de evangelizá-los. Peço que sejam imparciais.Na Bíblia está escrito: "A ninguém devais coisa alguma a não ser o amor, porque quem ama cumpriu a lei: não matarás..."Persebam. Em outro trecho diz que os mandamentos mosaicos em uma coisa se resumem "amarás ao teu próximo como a ti mesmo".É uma conseqüência. A partir do momento que você ama (amor no sentido grego "Philia" e não "Eros") o próximo como a ti mesmo, de forma genuína, você não vai infrigir nenhuma das leis mosaicas.Preciso que entendam que também eu não excluo a racionalidade, pois ela é necessária para que não ajamos por impulso. Acredito na criação e acredito no Big Bang (no sentido genérico do termo).Sobre o Rousseau: acredito que a sociedade corrompe o homem pois as crianças são absolutamente puras, mas minha religião diz que nascemos pecadores. Estou tentando conciliar as duas coisas.Não sei se me esclareci muito bem mas estou pronto a qualquer questionamento (eu acho hihihi)Abraços

Z
    Membro

Isso das crianças serem absolutamente puras tem mais que se lhe diga… Eu pessoalmente não tomo isso como um dado adquirido.E se somos seres sentimentais, o que jgsa diz das crianças exclui qualquer interferência de "vivências" passadas do ser.A chamada de atenção que acabei de fazer em nad prejudica a inclinação do assunto em causa. A sociedade corrompe o Homem, e o dinheiro é uma das ferramentas mais eficazes para essa corrupção. Contudo, nem de perto nem de longe, a considero como causa única de todos os males...Cumps.

jgsa
    Membro

Olá,Se quando diz "vivencias" passadas se refere a reencarnação, realmente excluo qualquer interferência, até porque não acredito nisso. heheAbraços

Benjamim
    Membro

Apenas tenho a dizer o seguinte, “ninguém pode fazer qualquer concepção sobre a morte totalmente válida ou pelo menos da mesma forma que analisamos de uma forma concreta algo que se depara na nossa frente; ninguém a define porque ninguém nunca voltou do outro lado para contar”. Tal como a realidade, a morte é algo de subjectivo e com noções indefinidas e para sempre mutáveis. A morte não existe, o que existe é a sua tentativa de compreensão e só nessa medida é que ela se pode materializar na nossa mente.

Visualizando 8 posts - 16 até 23 (de 23 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.