A separação entre a ciência e a filosofia

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A ciência A separação entre a ciência e a filosofia

• Este tópico está vazio.
Visualizando 5 posts - 31 até 35 (de 35 do total)
  • Autor

Oi Nômade. Sim, eu tenho 17 anos . E entendi o que você quis dizer. Mas eu não quis dizer que todos os filósofos têm que formular cosmologias ou ideologias existenciais. Eu simplesmente perguntei o porquê de tão poucos o fazerem hoje em dia. Não acha estranho que poucos filósofos se ocupem de criar essas “ideologias existenciais”? Por que o filósofo não pergunta mais o nosso lugar no mundo?

(Mensagem editada por Hécate em Julho 28, 2004)

Talvez porque eles chegaram à conclusão de que seria mais honesto se cada qual formulasse o seu próprio sentido existencial…

Sim, gostei da sua resposta .
    Também acho que cada um deve formular seu próprio sentido existencial. Mas há uma necessidade de expressá-lo muitas vezes, e de discuti-lo. Por isso estranhei que poucos filósofos o façam hoje em dia, mesmo que o objetivo não seja de conseguir “seguidores”. Mas existem filósofos que ainda fazem isso? Se existirem, me avisem.

Talvez, de certa forma, todos eles o façam. Não no sentido de formular uma ideologia, mas de, justamente, questionar o que acontece dentro delas.

Ou seja, o filósofo está mais próximo de ser aquele que questiona do que aquele que traz as respostas já prontinhas para serem digeridas…

Na verdade o conhecimento(ou a simples pretensão de o ser) é um só, seja uma ou outra.

Em verdade, dentro da ciência e também da chamada fisosofia há ilusões, não podemos dizer que uma é mais destra, mais minunciosa, mais questionadora etc…

Há o velho lugar pisado por grande parte das pessoas de que a Ciência faz o que a fisolofia promete, e isso tem um quê de verdade, porém…A divisão portanto é mais didática que real.

Visualizando 5 posts - 31 até 35 (de 35 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.