Início › Fóruns › Outros Tópicos › Alienação nas novelas
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
04/05/2006 às 23:04 #74235BrasilMembro
A questão é simples: redes de televisão são empresas, têm o objetivo único e exclusivo de lucrar. Assim sendo, se a maior parte do povo brasileiro apreciasse João Gilberto, Miles Davis e Pink Floyd, seria isso que a Globo mostraria no "Domingão do Faustão" e o SBT no Gugu.A tarefa de educar cabe, principalmente, aos governos federal, estadual e municipal, já que são eles, e não a mídia, que arrecadam impostos.Abraços.
Olá unVoltDesculpe-me, mas discordo totalmente, veículos de comunicação radiofônicos ou televisivos são CONCESSÕES PÚBLICAS. Não é como vender peixe. São empresas? Sim, são empresas, mas sabiamente, são obrigadas por Lei específica a cumprirem um papel cultural.Digo sabiamente, porque o que se espera de uma concessão pública é a contrapartida.Sabiamente são obrigadas a cumprir Leis, e desavergonhadamente não cumprem e, nada acontece a elas porque prestam-se aos serviços do poder da vez.Lula ficou muito bonzinho aos olhos da Globo às vésperas da eleição de 2002, porque será? Seria porque a Globo tem uma dívida bilionária com o BNDES e com o INSS? E para essas dívidas serem arroladas é necessário “muita boa vontade” por parte dos administradores desses órgãos, que são indicados pelos governos? Cadê a contrapartida? o que eles fazem em benefício do PÚBLICO?Alias, alguém aqui acha que o BNDES foi criado e é mantido a altos custos, para emprestar dinheiro a juros baixos e longos prazos à bilionários? A gente costuma falar da Globo, mas o mesmo se aplica à toda essa corja.O empresário Silvio Santos, também está mamando nas tetas do BNDES e dos demais e possíveis órgão governamentais. O BNDES está financiando um complexo turístico e hoteleiro no Guarujá /SP de propriedade do Sr SS. É mole? Só falta ele cantar: O Lulinha é coisa nossa... porque, desde há muito tempo, ele vem cantando os nomes dos presidentes.Entra governo, sai governo e a mamata continua. E agora me responda: Pra que eles vão cumprir suas obrigações e oferecer cultura ao povo, se essa cultura vai acabar brecando suas roubalheiras? Se o povo adquirir cultura, acaba a mamata.Acho que o “efeito povo ignorante”, tem grandes motivos para existir.Uma coisa que não podemos fazer, é nos chamar de burros e aceitar a situação, pois toda burrice tem cura: A cultura.Abraço
05/05/2006 às 0:18 #74236Miguel (admin)MestreOlá…Bem, não havia atentado para este fato (das concessões públicas), vc está certo.Lula no tempo em que não usava terno, obviamente se referindo à TV Globo:"Democracia pressupõe a liberdade de comunicação, a liberdade de expressão, e não haverá liberdade de expressão se os meios de comunicação não forem democratizados. Se você tem um instrumento de comunicação que, por dia, fala com 60 ou 70 milhões de pessoas, e o controle das mensagens é feito apenas por uma equipe ordenada ideológicamente por um senhor, eu penso que aí está descaracterizada qualquer possibilidade de democracia."Lula, também no tempo em que não usava terno, referindo-se às coberturas realizadas pela Globo das greves:"...achavam que nós não deveríamos falar para a Globo, porque a Globo só mentia a respeito da greve. Ela não dava as informações corretas, não dava o número de participantes correto, não dava nossas deliberações corretas, não dava o número de pessoas paralizadas corretamente. Ela só informava sobre os interesses patronais. Um exemplo: um dia a Globo entrevista o Lula, falando em nome dos trabalhadores, e entrevista o Mário Garnero, falando em nome dos empresários. No dia da entrevista só aparece o Mário Garnero e não aparece o Lula."Isto está no filme "Beyond Citizen Kane" (realizado, se não me engano, pela BBC de Londres) sobre Roberto Marinho e sua TV Globo. Recomendo este filme a todos, pois, apesar de exagerar em alguns pontos, contém muitas verdades.Abraços
05/05/2006 às 1:26 #74237BrasilMembroOlá Sim unVolt, conheço o filme e também recomendo, a tradução do Titulo é: Muito Além do Cidadão Kane, e foi realmente produzido pala BBC. Esse filme foi exaustivamente repudiado e sofreu tentativas de impedir sua exibição no Brasil, de todas as maneiras, na Justiça e inclusive com corrupção,mas graças a internet, podemos tomar conhecimento. Muito bem lembrado!O endereço para baixar o fime é o:http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtmlRecentemente vi um artigo ou matéria, não me lembro aonde, em que haviam 2 frases de Lula, uma antes, ou seja, quando ele não usava terno e outra depois de ser eleito presidente, por ocasião do enterro do mega-empresário e jornalista Roberto Marinho.É simplesmente deprimente a incoerência das frases, antes uma coisa e depois outra bem diferente, inclusive elogiando o referido jornalista.Bem claro, que quando digo que Lula é ruim, não me esqueço que FHC foi pior.Não se esqueçam da lição que FHC nos ensinou: O segundo mandato é muito pior que o primeiro.Abraços.
05/05/2006 às 3:29 #74238Miguel (admin)MestreBem claro, que quando digo que Lula é ruim, não me esqueço que FHC foi pior.Não se esqueçam da lição que FHC nos ensinou: O segundo mandato é muito pior que o primeiro.Abraços.
Putz, pior que é verdade...E vcs viram toda aquela propaganda da (in)Veja a favor do FHC? Deve ter umas 15 páginas com uma entrevista dele, em que o entrevistador(!) chega a afirmar que FHC foi o melhor presidente que o Brasil já teve...Triste.
06/05/2006 às 1:12 #74239BrasilMembroQuanto ao filme que mencionamos nas mensagens anteriores, cabe ressaltar que muitas coisas ditas, são importantes para as pessoas (brasileiros) entenderem mais ou menos, como funciona a política, mas também há que se lembrar que em determinados momentos OUTROS interesses acabam por alertar-nos de fatos corriqueiros que acabamos deixando passar desapercebidos.O filme produzido pela BBC de Londres, com certeza, também foi motivado por interesses políticos, afinal os britânicos nunca foram tão bonzinhos assim, a Argentina que o diga...Mas nem por isso, devemos ignorar os fatos ali relatados, que por sinal são muito leves, não vão a fundo, não explicitam a questão nua e crua, mas como disse, vale a pena ver, até para entender como somos vistos lá fora. Digo que o filme não vai a fundo por vários motivos, ex.: O filme começa falando da apresentadora Xuxa, e diz que o programa é transmitido para todo o Brasil e que transmite 5 horas seguidas etc, mas não vai no âmago da questão e, se vocês me permitirem eu irei.No filme não diz que a Xuxa e praticamente todos os outros apresentadores dos outros programas de TV, em determinada época apresentavam um quadro em que as crianças participando de um “concurso” imitavam um grupo musical de nome Tcham e, no referido quadro era colocada uma garrafa no centro do palco e as crianças dançavam a “dancinha da garrafa”, alguém se lembra? Será que eu tô louco? Será que eu sonhei? Se alguém se lembrar, por favor... comente...No filme é dito que o governo militar negou uma concessão de um canal de TV à Abril Cultural e beneficiou o Apresentador Silvio Santos com a concessão. Não diz que na transação da extinta TV Tupi, que passaria para as mãos do Sr SS entrava no acordo ou na compra, o pagamento das dívida trabalhistas da empresa, ou seja, o empresário Silvio Santos assumiu o compromisso de pagar os coitados dos funcionários da Tupi, que já estavam a tempos sem receber e também tinham que receber seus direitos trabalhistas. Pagou? Não, não pagou e a causa esta na Justiça trabalhista até hoje, pode? Mais de 50% dos funcionários que esperavam a decisão da Justiça já MORREU e, depois de quase 20 anos passados, NADA. A Justiça não dá a sentença, isso é justiça? Será que é a influência da mídia nos governos?De um modo geral, o filme aborda a questão de maneira extremamente leve e inclusive faz observações um tanto vazias, dando margem para o contraditório ou seja não informando tudo realmente ou pelo menos as coisas mais importantes. Mesmo assim eu recomendo, em nome do senso crítico.Obs.: O filme está traduzido para o português. Independente de sua conexão ser discada ou não, é recomendável fazer o download utilizando um gerenciador de downloads, pois o arquivo é relativamente grande e utilizando um gerenciador é possível pausar o download e continuar quantas vezes quiser. Na página do site http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml ,existem links para baixar gerenciadores gratuitos e também codecs, se vc precisar.Abraços
06/05/2006 às 1:23 #74240Miguel (admin)MestreO filme produzido pela BBC de Londres, com certeza, também foi motivado por interesses políticos, afinal os britânicos nunca foram tão bonzinhos assim, a Argentina que o diga...
Realmente, andei dando uma olhada e li algo sobre a BBC ter realizado o documentário numa época em que a Globo estava tentando obter concessões para atuar na Europa. Se isto for verdade, a BBC estava simplesmente tentando sujar a imagem de uma possível nova concorrente.Vou pesquisar mais a respeito.Abraços.
06/05/2006 às 17:43 #74241BrasilMembroUnVoltSobre o filme da BBC, eu assisti novamente e constatei que no próprio filme é dito que a Globo tem sucursais em Londres, portanto, a Globo é concorrente direta da BBC lá em Londres e a BBC até hoje não tem TV no Brasil... sacou? Essa é a bronca deles, os governos do Brasil, não dão concessão à eles, em benefício da Globo e sua corja, SS é cria da globo, nasceu e se criou lá.Mas, nem de longe eu estaria dizendo que qualquer coisa dita nesse filme, é mentira, muito pelo contrário, ele pega muito leve, especialmente na abordagem da manipulação de massas, pois eles também usam o mesmo sistema para manipular suas massas, e não poderiam dar de bandeja para o público, a única diferença é que lá eles têm centenas de canais independentes em um território pequeno e aqui, nós temos meia dúzia de canais interligados e com representações estaduais, num território imenso. A manipulação aqui, é feita por uma minoria e é muito mais forte.Isso (esse filme) é um claro sinal do que eu disse em algum tópico desses por aí: O capitalismo coroe até as suas bases. Uma TV manipuladora metendo o pau na outra e dizendo que a outra é manipuladora.Abr.
19/11/2006 às 21:36 #74242BrasilMembro“A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona.” Eduardo Galeano
21/09/2008 às 1:21 #74243105_torre_norteMembroEsta é uma Música de uma banda conhecida aquí na Bahia e pouco conhecida no Brasil, acho que fala um pouco do preconceito racial que ainda existe nas novelas brasileiras.adão negro (artur cardoso)Apartheid disfarçado todo dia Quando me olho não me vejo na TV Quando me vejo estou sempre na cozinha Ou na favela submisso ao poder Já fui mucama mas agora sou neguinha Minha pretinha nós gostamos de você Levante a saia, saia correndo pro quarto Na madrugada patraozinho quer te ver Será que um dia eu serei a patroa Sonho que um dia isso possa acontecer Ficar na sala nao ir mais para a cozinhaAgora digo o que vejo na TV O som Negro O Deus Negro O Adão Negro O negro no poder O índio no poder
21/09/2008 às 3:02 #74244Rato de EsgotoMembroA grande questão não é se novelas ( e outro progamas televisionados) alienam ou não. Concordo em partes com o amigo que mensionou a ditadura dos intelectuais …Mas o interessante é que a tv é um mediador e internalizador de discussos e visões de verdade (o jornalismo atua muito bem nesse sentido). O que se deve esperar é que o telespectador desenvolva um ollhar critico sobre isso tudo. Tudo pode e deve ser visto, e via de regra o olhar perspicaz percebe nuances e interpretações novas em qualquer realidade…mas quem desenvolve este olhar ou melhor qual o caminho para o desenvolvimento do senso crítico? A escola! Na sociedade que nos cerca, desempenha ( muito mal) este papel….Talvez como defendem os reprodutivistas (Bordieu e Passerom) sua funçaõ não seja esta, mas sim internalizar os valores da cultura capitalista – dai a construção de uma pseudo ditadura intelectual que preconiza- “Assista discovery Channel e não assita Malhação”, leia George Orwell e não Paulo Coelho etc…Não devemos esquecer que existem vários tipos de alienação social: 1. A alienação social, na qual os humanos não se reconhecem como produtores das instituições sociopolíticas e oscilam entre duas atitudes: ou aceitam passivamente tudo o que existe, por ser tido como natural, divino ou racional, ou se rebelam individualmente, julgando que, por sua própria vontade e inteligência, podem mais do que a realidade que os condiciona. Nos dois casos, a sociedade é o outro (alienus), algo externo a nós, separado de nós, diferente de nós e com poder total ou nenhum poder sobre nós.2. A alienação econômica, na qual os produtores não se reconhecem como produtores, nem se reconhecem nos objetos produzidos por seu trabalho. 3. A alienação intelectual, resultante da separação social entre trabalho material (que produz mercadorias) e trabalho intelectual (que produz idéias). A divisão social entre as duas modalidades de trabalho leva a crer que o trabalho material é uma tarefa que não exige conhecimentos, mas apenas habilidades manuais, enquanto o trabalho intelectual é responsável exclusivo pelos conhecimentos. Vivendo numa sociedade alienada, os intelectuais também se alienam. Sua alienação é tripla:Primeiro, esquecem ou ignoram que suas idéias estão ligadas às opiniões e pontos de vista da classe a que pertencem, isto é, a classe dominante, e imaginam, ao contrário, que são idéias universais, válidas para todos, em todos os tempos e lugares.Segundo, esquecem ou ignoram que as idéias são produzidas por eles para explicar a realidade e passam a crer que elas se encontram gravadas na própria realidade e que eles apenas as descobrem e descrevem sob a forma de teorias gerais.Terceiro, esquecem ou ignoram a origem social das idéias e seu próprio trabalho para criá-las; acreditam que as idéias existem em si e por si mesmas, criam a realidade e a controlam, dirigem ou dominam. Pouco a pouco, passam a acreditar que as idéias se produzem umas às outras, são causas e efeitos umas das outras e que somos apenas receptáculos delas ou instrumentos delas. As idéias se tornam separadas de seus autores, externas a eles, transcendentes a eles: tornam-se um outro. Cf>: Chaui, Marilena. “ O Conhecimento” in: Convite à FilosofiaEd. Ática, São Paulo, 2000.Trouxe avisão de Chaui, pois achei a discussão carente de definições....Logo após voltarei...vamos vê o que desenvolvemos agora......... :o 8) ??? ???
25/02/2010 às 0:52 #74245edilson p gMembroacho que devemos aceitar como mais uma música feita não pelo negro e sim pelo povo brasileiro na qual falta pouco para nos tornar uma só raça ,unida nas diferentes religiões, carnaval,futebol e na politica.
25/02/2010 às 22:20 #74246AcáciaMembroA Alienação está repassada…livrem-se quem puder…quem será que pode???
04/02/2011 às 13:54 #74247massMembroNão acredito que exista alienação alguma. Achar que existe alienação ou controle por parte de novelas ou quaisquer meio de comunicação é, na minha opinião, dar valor maior que o devido aos meios, pois o meio é sujeito a opção do que recebe a informação, tanto a opção de aceitar a informação e sua influência quanto a opção de ter acesso a essa informação ou não (vulgo "desligar a televisão").Junto a esse fato, creio que cada um desfruta do que lhe apetece. Passei anos assistindo obrigatoriamente Faustao mas isso não fez que eu gostasse do mesmo, e não mais assisto. O meio publica o que acredita atrair seus público, e por isso mesmo dados como Ibope e pesquisas são cada vez mais influentes, pois os meios sabem o que atrai seu público, e não simplesmente publicam o que subliminarmente poderá afetar o seu público. O povo assiste o que o povo quer assistir, não o que foi condicionado a assistir.Fora isso, cabe lembrar que uma novela não é melhor ou pior que um romance. Literatura não é melhor ou mais culta que uma novela, pois, apesar de desenvolver as capacidades de leitura da pessoa e sua escrita e vocabulário, não contribuem com nenhum conhecimento utilisável, limitando-se ao mundo exclusivo do autor, onde as personagens e seus comportamentos não seguem livre-arbítrio, pelo contrário, são limitadas, todas, à uma só mente.Por último, quem lê Rubens Fonseca não seria muito mais influenciado que alguém que assiste novelas? A diferença, é que Rubens é leitura obrigatória para alguns vestibulandos, 17-19 anos, e novelas são uma fantasia de escape para pessoas de maior idade em sua maioria, já com moral e ética formadas.
25/06/2011 às 1:56 #74248jorge mMembroJa reparou que a novela da globo fala muito em sexo ! Dez cena, seis fala de sexo( as dez da noite) minha filha tem 11 anos e vê novela como fica essa situação a onde fica o valor moral e ético ??? e as crianças como deve ficar a mente delas???
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.