Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A alma sobrevive sem o corpo? › Animais, têm alma?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
01/07/2001 às 16:46 #69915Miguel (admin)Mestre
Estive pensando, animais tem alma? Muitos dizem que não, mas pera ai, seguindo a lógica como é possivel acreditar que animais não tem alma mas nós temos? Afinal nós somos animais, a única diferença foi que nós evoluímos e hoje temos esse cérebro que consegue se interagir com o meio, nada mais, afinal segundo a história nos primordios da nossa existência nos eramos “burros” também. Então seria correto dizer que animais não tem alma? Por que se animais não tem alma nós também não. Afinal de contas segundo Darwin nós estamos em constante evolução, será que algum dia os animais chegarão a pensar como nós hoje? Teste provam que animais têm sentimentos similares aos nossos, será que na parte emocional eles são iquais a nós? Por que temos que nos acharmos superiores a eles?
–
“Eu não acho que a vida de um animal seja menos importante que a de um ser humano”
Ghandi
–
Talvés a questão de superioridade do ser humano vale até para nós mesmos, o homem tem um sentimento chamado orgulho, e isso talvés seja a chave da resposta por que o homem quer sempre se mostrar melhor que o outro e se sentir o “rei” do pedaço, e isso vale para os animais também, é lógico o homem quanto o animal tem instintos, e só por que nosso cérebro é mais desenvolvido queremos acharmos que somos superiores a eles, mas afinal quem somo nós? Animais e Humanos, por que existimos? Se existe um céu e um inferno, acho eu que não é só nos humanos que temos a proeza de ir para um dos dois lados, os animais também, bom, qual a opnião de vocês queridos amigos? Ao comer carne somos assasinos ou apenas estamos acabando com um aglomerado de células?01/07/2001 às 21:21 #75029Miguel (admin)MestreAkires,
creio que animais tem alma sim, mas acho exagero considerar-nos assassinos por comer-mos carne ou algo do tipo, ja que os animais eles proprios o fazem e entendem que é uma questao de sobrevivencia. Porém concordo com voce ao dizer que nao temos direito de nos acharmos superiores, so por que temos um potencial intelectual mais desenvolvido(por enquanto, também acho que chegarao a pensar um dia como nos!) quando chegar a vez deles, vao nos julgar e com razao! nos estamos acabando com esse planeta! e rapido! e cada vez mais animais desaparecem…realmente devemos isso ao egoismo tipicamente humano, além de nosso egocentrismo e orgulho. concordo que deveriamos salvar nossas crianças pobres e orfas primeiro, mas nao podemos deixar que existam apenas seres humanos no planeta.
grato pela atençao!
16/04/2002 às 0:07 #75030Miguel (admin)MestreBoa noite,Amigos
Para uma pessoa como eu,essa pergunta pode ser complicada,pois sou ateu,dai fica bastante dificil entender o conceito de 'alma' ou coisas similares.Fui criado com muitos animais ao meu redor(cães,alguns brabos outros mansos,gatos e etc) e defendo que eles tem alma,e que de fato poderiamos aprender muito mais coisas com eles,se não fossemos tão arrogante ao ponto de massacrar eles em pesquisas cientificas justamente para a sobrevivencia de uma nação que poderia muito bem ser considerada um virus(isso é absolutamte irrefutavel,a menos que você seja cego ou quixotesco).De certa forma,as frases abaixo,escritas por um filosofo,e grande escritor,chamado Schopenhauer,resume muita coisa do que eu penso,de resto,concluam por vocês mesmos atraves de futuras reflexões:
1- “A compaixão pelos animais está íntimamente ligada a bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.”
2-“Prefiro confiar no abano de caudas de um cão do que em cem demonstrações e rituais humanos”Muitissimo Obrigado
16/04/2002 às 0:24 #75031márcioMembroOla Hendrik. Permita-me entende-lo: Por um lado voce diz que “fica bastante dificil entender o conceito de alma” mas por outro lado voce “defende que os animais tem alma”. O que seria a alma para voce ? Acho que ja deve haver um espaco de discussao sobre a alma aqui.
Por outro lado, permita-me outra colocacao interessante (hipotese): Alguns animais (maniferos?) tem mente. Nao estou falando do cerebro, que quase todos tem (acho que a estrela do mar nao tem …).
16/04/2002 às 19:24 #75032Miguel (admin)MestreSchopenhauer tinha um cao chamado Atma. O filosofo era quase surdo, e viveu muito solitario. Desprezava a companhia das pessoas, mas adorava seu cao. Sera que esse traço de sua biografia pode tornar invalida uma possivel universalizaçao de suas assertivas?
16/04/2002 às 20:31 #75033márcioMembrohumm … que assertivas por exemplo ? (eu particularmente nao conheco nenhuma).
16/04/2002 às 21:03 #75034Miguel (admin)MestreMe referia as frases que Hendrik citou. Nao que eu nao concorde, mas esse traco da biografia de Schopenhauer e interessante. (teclado sem acentos, desculpe).
11/05/2002 às 20:51 #75035Miguel (admin)MestreAristóteles fez um estudo sobre a alma e ele percebeu que a alma é vital para qualquer organismo. E que no homem é tb a força da Razão.E bastante independente da memória. Aristóteles dividiu em três tipos: alma vegetativa, alma sensitiva e a alma racional, onde a alma racional seria exclusiva de nos humanos, a sensitiva, pertence tb aos animais, e a vegetativa comun a todos os seres vivos.
16/07/2002 às 0:22 #75036Miguel (admin)Mestrebem, aproveitando.. vou lançar uma pergunta para ver mais dos conhecimentos do pessoal aqui.
qual voces acham que é a diferença entre alma e espírito (isto é, se vocês acham que tem alguma diferença, ou se os dois existem..)?20/10/2002 às 16:59 #75037Miguel (admin)MestreRefletirmos se os animais tem alma ou não, já é tarefa árdua!Aristóteles tentou, mas não conseguiu!E nós tb tentamos, basta verificarmos o mundo “mágico da imaginção”(animais que falam… epor ai em diante). Hoje essa questão ajuda-nos a sermos mais humanos e sensíveis.Espero que esse tema possa colocar-nos um pouco mais em “harmonia” com os “mundo animal”.Sem esse fim o debate não tem razão de ser!Particularmente falando, é meio complicado afirmar se os animais tem alma.A verdade é que nem nós mesmos sabemos se temos!Não temos evidências!Pior ainda é pensar…a diferença entre alma e espírito!Sou mais da linha de que a alma foi uma “invenção” do cristianismo!O que existe é o ser humano, imerso num mundo que nos assusta cada vez mais!
21/10/2002 às 1:43 #75038Miguel (admin)MestreComo assim, “Aristoteles tentou mas nao conseguiu”? A explicaçao dele é muito clara.
E nao, “alma” nao é “invençao” do cristianismo, que eu saiba Sócrates nem era batizado.
O que existe é o ser humano, imerso num mundo que nos assusta cada vez mais!
E o que é “ser humano”? Voltamos para o senso comum? Um cadáver nao se assusta, os vivos é que podem se assustar com ele.
27/10/2002 às 2:57 #75039Miguel (admin)MestreBom, eu não li esses tratados biológicos do Aristóteles, mas a noção de alma dele é algo peculiar. Supondo a alma em Aristóteles, se ele define que o homem é um animal racional, parece óbvio que os animais tenham alma, a não ser que a alma seja algo peculiar à razão.
28/12/2005 às 5:08 #75040Miguel (admin)MestreMesmo não sabendo se eles tem ou não alma, nao deveriamos nos precipitar e comer animais como se fossem coisas, nós nao sabemos como é ser um animal.
Como somos seres conscientes somos capazes de perceber pela maneira q reagem qdo submetidos a dor q eles nao gostam e tentam fugir dela demonstranto interesse em permanecer vivo.
por esses motivos acho errado comer carne e se for comer por considerar algo natural, nao poderia comprar carne industrializada pq é totalmente anti-natural a maneira como os animais são tratados nas fazendas industriais, sendo trancados sem poder ver a luz do sol, nem dar um passo para frente ou para tras(pra carne fica + macia)e sem ter nenhum contato com qlqr coisa q nao seja comida, metal ou humanos q só os maltratam, nesse caos e tedio intenso os animais ficam doidos e começam a se auto mutilar e em alguns casos eles tem morte espontanea sem explicação…
Sem falar na sujeira das fazendas industriais onde os animais tomam vacinas mas q só tende a deixar o virus + forte e surge gripe aviaria…ou por outros motivos mas tb por desleixo
a doença da vaca louca e por ai vai….
O que mais considero errado é a maneira como os animais são tratados nas fazenda industriais…Espero q vcs procurem saber mais antes de comer carne, toma leite ou comer ovos de granja…procurem na internet tem mta materia que deixa vcs a par da situação q eles passam para as pessoas poderem come-los….
Pra mim é uma questão de ética e respeito a seres sencientes….29/01/2006 às 11:52 #75041DhabhuMembroInteressante! Porém muito pouco racional, já que estamos trabalhando com racionalismo aqui.
29/01/2006 às 22:26 #75042paulonegratoMembroPois é . Estamos tratando de racionalismo. E justamente por este motivo, não há motivo (racional, obviamente) algum que nos mostre que os animais sintam menos dor que os homens, que o seu sofrimento seja menor, etc.. Enfim: na minha modesta opinião, o termo “alma” é uma invenção humana, utilizada como instrumento de dominação. Haja vista o que já foi feito no passado com as mulheres e com os negros. A inteligência não pode ser vista como fator delimitador de direitos. Se assim for, os homens não podem ser considerados iguais, não é verdade ?Seria muito mais justo reconhecer que o homem domina as demais espécies, e que todas as teorias criadas servem tão-somente para perpetuar essa dominação, sobretudo através da religião.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.