Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Nietzsche › Associações de Nietzsche com o nazismo – indevidas?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
27/05/2000 às 7:44 #69793Miguel (admin)Mestre
O principal argumento dos nietzscheanos contra estas associações indevidas com o nazismo é a manipulação dos textos pela sua irmã, Elizabeth Foster (amiga notória de Mussolini, e que criou uma colônia nazista chamada Nova Germânia no Paraguai). Sabemos que Elizabeth se aproveitou da fama do irmão, de sua capacidade intelectual, deteve os direitos autorais depois da morte. Mas alguém sabe exatamente como se deu essa alegada manipulação? Quais textos foram modificados e como?
28/05/2000 às 5:32 #71276Miguel (admin)MestreA obra póstuma Vontade de Poder foi manipulada, já que Nietzsche deixou os textos sem uma ordem definida. O Anti-Cristo teve muitas partes suprimidas, inclusive o subtítulo original: Maldição sob o Cristianismo.
28/05/2000 às 8:14 #71277Miguel (admin)MestreCaro André: Obrigado pela resposta. Mas você poderia me informar se estas são todas as manipulações relatadas ou se são só exemplos de manipulações? E como estas alterações na obra do autor contribuíram para o aumento da visão leiga que associa o nazismo com o pensamento de Nietzsche?
29/05/2000 às 5:00 #71278Miguel (admin)MestreOnofre, são apenas dois exemplos de manipulação, os mais claros. Por ter acesso ao texto de Vontade de Poder de forma desordenada, Elizabeth teria privilegiado afirmações de Nietzsche que poderiam ser interpretadas como de tendência racista ou nacionalista. Obviamente, pelo caráter não-sistemático da obra de Nietzsche, pode-se ver o que se quiser em centenas de momentos. Porém, tomando-se a obra como um todo,as acusações de alicerce do nazismo mostram-se absurdas, porque o que se revela é uma filosofia em luta contra qualquer forma de absoluto, verdade, etc. Sem estes conceitos, não há espaço para religiões ou sistemas totalitários. Se há um autor que encarna este espírito aludido a Nietzsche, este chama-se Hegel.
29/05/2000 às 5:50 #71279Miguel (admin)MestreInteressante André. Realmente, gostei de sua afirmação de que Nietzsche, por não ser sistemático permite diferentes leituras. Creio que em filosofia, isso faz a riqueza do autor. Um tópico interessante seria uma leitura é superior à outra?
Quanto ao livro, creio que não é vontade poder, mas sim a genealogia da moral em que os acusadores destacam alguns trechos de anti semitismo, ou quando ele fala dos arianos serem a besta loura que dominava a terra. Como você disse, não se pode ver os trechos fora do contexto, e algumas partes da obra de Nietzsche se contrapõem à princípios básicos do nazismo. (talvez fosse melhor discutir isso um tópico acima). Mas quanto ao totalitarismo, sabemos que a política não era uma das preocupações do pensamento nietzscheano. Embora Nietzsche se oponha ao absoluto, tampouco era favorável à democracia, pois provelegiava um pequeno grupo de indivíduos (os verdadeiros nobres), que contrariarmente aos ascetas religiosos, eram capazes de exercer a vontade de potência.
08/10/2001 às 23:15 #71280Miguel (admin)MestreSe isso não tivesse ocorrido, o nazismo não teria evoluido com tanta força, como evoluiu, mas com o tempo e com outras obras perdidas, começou a surgir a verdade e começou a se ver como grande parte da obra de Nietzsche foi adulterada para manipular massas que não usam o raciocínio.
28/02/2002 às 0:59 #71281Miguel (admin)MestreIsso mesmo! Quem duvida, que leia o §475 de “Humano, Demasiado Humano”, além do “Ecce Homo” inteiro (onde ele xinga os alemães a cada 3 linhas)
05/03/2002 às 21:01 #71282carlosMembroHitler era cristão, diz ele que se baseou na bíblia para expulsar os judeus da Alemanha. Alguém acusou Deus ou Jesus ou qualquer outro mito religioso?
14/04/2002 às 19:40 #71283Miguel (admin)MestrePois é não devemos cair no erro do generaliar, dizendo que Hitler, era cristão ou nietzschiano. Ele tinha uma vontade-política: Exterminar os judeus, e para isso buscou, em várias fontes argumentos que o favorecessem.
Mas o que mais deixa-me intrigado em toda esta história de anti-nazismo, é o conceito de vida. Quando é que ela deve ser preservada? Luta-se muito contra Hitler, contra os comunistas, os cristãos, mas quando dois paízes entram em guerra todos os conceitos de humanidade são destruidos!
28/01/2003 às 18:35 #71284Miguel (admin)MestreÉ CERTO QUE HITLER ENCONTOU APOIO EM ZARATUSTRA PARA CONSEGUIR ATINGIR MUITO PODER SOBRE AS MASSAS! PARA MIM ESTE (ASSIM FALAVA ZARATUSTRA) LIVRO PODE REALMENTE SER UMA ARMA PODEROSA PARA TIRANOS. MAS O MESMO POSSO DIZER DA BIBLIA, DO LIVRO DOS MORMONS, DO AL CORÃO, DE CONVERSAS COM DEUS, ETC. É NECESSÁRIO REFLEXÃO E CONHECIMENTO PARA GERIR “BEM” CERTAS OBRAS. NÃO SEJAMOS PRECIPITADOS A ACUSAR NIETZSCHE, O SEU LEGADO MERECE MUITO RESPEITO; SÓ TEMOS, PORVENTURA, DE TER CUIDADO NA APRECIAÇÃO DAS SUAS IDEIAS DO SUPER-HOMEM!
11/06/2004 às 1:17 #71285Miguel (admin)Mestrea questão é histórica.Hitler para levantar a moral do povo que estava humilhada desde a primeira guerra e consequente perda de alsácia e lorena e imposiçao ao pagamento de indenizaçao a tríplice aliança usou o povo judeu como cobaia.Acusou esse povo de contribuir para a situaçao alema e entao iniciou seu exterminio.Estrategia que deu certo ja que a alemanha desenvolveu e iniciou a segunda grande guerra.sabemos entretanto que e fato que para acusar o povo judeu hitler se baseou na filosofia de nietzsche
26/08/2004 às 16:12 #71286Miguel (admin)Mestrenão hitler não se baseou pela filosofia de Nietzsche, se baseou sim pela interpretaçõa que ele fez de Nietzsche, interpretação esta que é errada, o super-homem nietzschiano não busca uma superação social e sim uma superação de pensamento e ética, as idéas de hitler provavelmente fariam Nietzsche dar risada e reafirmar que a ignorância proporciona grandes estragos
27/08/2004 às 0:31 #71287Miguel (admin)MestreNietsche era contra o nacional-socialismo…
…acho que não preciso dizer mais nada…
…seu único pecado foi ter uma irmã doente da cabeça.
28/08/2004 às 21:36 #71288Miguel (admin)MestreNiet não é contra o nacional-socialismo – porque o nacional-socialismo não existia em sua época. Niet era contra o germanismo.
28/08/2004 às 22:14 #71289Miguel (admin)MestreAh, sim, obrigado pela correção…
…mas você não acha que, justamente por ser contra o germanismo, ele não apoiaria o nacional-socialismo alemão?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.